Apesar do frio, a participação dos sorocabanos na segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil foi considerada boa pela Secretaria Municipal da Saúde: de acordo com a Vigilância Epidemiológica, Sorocaba vacinou 31.763 crianças menores de 5 anos entre as 8h e as 17h de sábado (14). O número corresponde a 79,2% da população alvo da campanha na cidade, estimada em 40.107 crianças.
Os pais ou responsáveis que ainda não levaram as crianças menores de 5 anos para tomar a vacina, podem procurar um dos 30 Centros de Saúde onde as doses continuam disponíveis de segunda a sexta-feira, no horário de atendimento normal de cada unidade, até que a meta de 95% de cobertura seja atingida.
Além de tomar as duas gotinhas da vacina Sabin que protege contra a poliomielite, as crianças que comparecerem às unidades básicas de saúde também poderão atualizar outras vacinas da carteira de imunização.
No encerramento da primeira fase deste ano, foram imunizadas 35.155 crianças, número que equivale a 87,65% do total. Em 2009, apesar da divulgação reforçada, a adesão dos pais não foi suficiente para atingir a meta de cobertura nas duas fases. Na primeira etapa, 93,42% das crianças participaram e na segunda fase a taxa foi de 93,7%.