08 outubro 2010

Sorocaba terá 80 km de ciclovias até o final do ano

Atualmente, a Seobe implanta uma nova ciclovia entre Av. Dom Aguirre e a Biblioteca Municipal. Nas próximas semanas, esta pista será ampliada, até o Parque Natural “Chico Mendes”  Foto: Emerson Ferraz / Secom


Considerado um modelo nacional nas áreas de mobilidade urbana e qualidade de vida, o Plano Cicloviário de Sorocaba avançará em breve em mais uma etapa. Por determinação do prefeito Vitor Lippi, nesses próximos dias, a Prefeitura inicia a construção de mais 15 km, completando uma rede de 80 km. As obras serão desenvolvidas em avenidas de diferentes regiões, além de iniciar o processo de interligação das ciclovias aos parques da cidade, beneficiando a todos que pedalam, seja para quem vai ao trabalho, para o lazer ou para a prática de atividades físicas.

De acordo com Lippi, a meta do Plano Cicloviário é viabilizar 100 quilômetros de ciclovias interligados até 2012, o que permitiria a circulação entre todas as regiões da cidade. Conforme cronograma da Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe), as próximas ciclovias serão implantadas na Zona Norte, na Avenida Ipanema e no Parque da Formosa (até a Av. Ulysses Guimarães); Zona Leste, na Rua Pereira da Fonseca (Éden); na Zona Oeste, no acesso ao bairro Quintais do Imperador e na Av. Américo Figueiredo (altura do Júlio de Mesquita), e na Zona Sul, no Campolim (entre os parques “Kasato Maru” e “Carlos Alberto de Souza”). Essas obras devem terminar até o final do ano.

O diretor de Serviços Urbanos da Seobe, Clebson Ribeiro, explica que um dos objetivos do Plano Cicloviário é promover a interligação entre ciclovias e parques, visando incentivar o uso dos dois espaços como promotores de qualidade de vida. “Nesta nova etapa, a gente pretende agregar com ciclovias o Parque do Campolim e o 'Chico Mendes', alcançando mais este objetivo dentro do sistema Cicloviário”, destaca.

Leia esta matéria completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui