31 agosto 2010

Avenida Antônio Silva Saladino tem segunda etapa de duplicação entregue a população

Pavimentação de ruas chega a mais bairros de Sorocaba

Crédito: Emerson Ferraz / Secom
Iniciadas no final do mês de junho, as obras para a pavimentação continuam em desenvolvimento em oito ruas do Conjunto São Joaquim, na região da Vila Barão. Além disso, nas próximas semanas, a Prefeitura de Sorocaba deve levar o asfalto para mais oito vias da cidade, atendendo os bairros Quintais do Imperador e Vila Astúrias. O prefeito de Sorocaba autorizou o benefício em atendimento a antigas reivindicações dos moradores, “que agora terão melhores condições de transitar pela região, sem os transtornos provocados pela chuva ou pelo sol”.

As obras no Conjunto São Joaquim beneficiam as ruas 16, 23, 39, 47 e Benedito Clemente de Souza. A Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) iniciou as ações por meio da instalação dos dispositivos de drenagem de águas pluviais nas ruas, que estão em uma área de grande declividade. Atualmente, acontece a aplicação de massa asfáltica e a implantação de bocas-de-lobo e guias e sarjetas em concreto.
Crédito: Emerson Ferraz / Secom
A pavimentação complementa uma série de melhorias desenvolvidas pela Prefeitura de Sorocaba nesta região da cidade nos últimos anos, como a transferências de famílias do Conjunto São Joaquim para o Jardim Renascer; o asfaltamento de ruas na Vila Barão; a Av. Mário Covas, integrante do programa “Sorocaba Total”; a implantação da Área de Lazer Pedro de Godoy, Oficina do Saber, Escola Municipal “Avelino Leite de Camargo” e a unidade do Sabe Tudo, todos no Nova Esperança; o processo de regularização de cerca de mil moradias no Nova Esperança e de parte da Vila Barão, dentro do programa Casa Legal.

Alunos do 'Clube da Escola' têm aula de inglês, de graça!

Além de participarem de jogos, brincadeiras, atividades educativas e culturais, alunos da EM “Edward Frufru Marciano da Silva”, do Jardim Botucatu, têm agora mais um motivo para irem à escola aos sábados: aprender inglês. A escola, umas das 14 que integram o programa “Clube da Escola”, foi a primeira a receber a atividade.

As aulas são ministradas por um estagiário do curso de Letras da Universidade de Sorocaba (Uniso). Uma semana antes, ele passou nas classes da unidade escolar para divulgar a novidade. Qual foi sua surpresa ao chegar à escola, no sábado: se deparou com 63 crianças e jovens (alguns nem estudam naquela unidade), ávidos por aprender a língua inglesa! O curso é aberto gratuitamente também aos moradores, basta que se inscrevam.

Para facilitar o aprendizado e despertar um interesse maior dos alunos, Robson aplica as aulas de forma mais lúdica, envolvendo brincadeiras, músicas, teatros e jogos. A única regra é: o português só é utilizado em última instância. “É um diferencial no aprendizado porque prende o interesse do aluno. É o aprender brincando”, explica a professora Suad Ribeiro, gestora de Desenvolvimento Educacional da Secretaria Municipal da Educação.

Leia essa notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br, clicando aqui.

Separ vai conhecer modelo de coleta seletiva de Diadema

O secretário de Parcerias, Carlos Laino, e a assessora técnica, Gislaine Simões, estarão nesta quarta-feira (1) em Diadema, na Grande São Paulo, para conhecer o projeto de coleta seletiva do lixo adotado por aquele município.

“O objetivo é conhecer o modelo de coleta seletiva de Diadema e a forma de remuneração dos catadores de materiais recicláveis. Vamos ver como funciona e se é possível praticar o mesmo sistema em Sorocaba”, diz Laino.

Também, dando prosseguimento à nova fase do sistema de coleta seletiva de Sorocaba, o secretário se reunirá na quinta-feira (2) com os presidentes e representantes das quatro cooperativas de reciclagem da cidade – Coreso, Ecoeso, Reviver e Catares – para discutir os pontos finais do projeto de expansão do sistema.

Amigo da Escola é apresentado em Sorocaba

A Sorocaba recebeu na manhã de terça-feira (31) a apresentação do projeto Amigos da Escola, desenvolvido pela Rede Globo nas escolas públicas de todo o Brasil. A secretária da Educação de Sorocaba, Maria Teresinha Del Cístia, participou do evento realizado no Sorocaba Park Hotel, ao lado de cerca de 120 diretores e dirigentes de escolas públicas municipais e do estado, de Sorocaba, Itapetininga e São José do Rio Preto.

Na região de Sorocaba, o programa terá a coordenação da TV TEM, através de Marina Crespi. A apresentação teve a presença da coordenadora nacional do programa, Vanise Martines, que veio do Rio de Janeiro. Ela ressaltou que ao longo de 2010 serão realizadas cinco ações como essa em todo o país e Sorocaba foi uma das cidades escolhidas.

Em seu pronunciamento, Teresinha Del Cístia ressaltou o momento especial da região com a chegada do Amigos da Escola, que ajuda na educação de qualidade para todos. “Queremos a escola pública não apenas em período integral, mas sim uma educação integral para nossas crianças. Sorocaba está de portas abertas para receber esse programa que consegue envolver e transformar toda a comunidade em benefício da educação”, disse.

Segundo a coordenadora nacional, atualmente são cerca de 7.300 unidades escolares de todo o país que participam do programa, mas esse número é alterado constantemente em função da adesão de novas escolas. Para participar do programa, a escola deve se inscrever, ter autorização da diretora da unidade e uma declaração da Secretaria da Educação de que é uma escola pública. Mais informações podem ser obtidas no site www.amigosdaescola.com.br.

Futsal e handebol fecham rodada dos Jogos Escolares

Seis partidas fecharam a rodada desta terça-feira (31) pelos Jogos Escolares de Sorocaba (JES), categoria Infantil. As disputas foram realizadas no Ginásio Municipal de Esportes “Dr. Gualberto Moreira”, no Além Ponte, nas modalidades de futsal e handebol.

Veja os resultados de hoje no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br, clicando aqui.

Guardas Municipais recebem treinamento

Um grupo formado por 26 guardas municipais participou de um curso de atualização, durante a semana passada, promovido pelo comando da corporação. O curso faz parte de uma programação desenvolvida durante o ano e se estende a todo o efetivo da GM.

Nesta fase, os guardas receberam orientação sobre primeiros socorros, legislação de trânsito, direito penal aplicado, imobilização, chefia de liderança, ética, armamento e tiro. As aulas foram ministradas por integrantes da própria GM, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar de Sorocaba.

Urbes altera horários e itinerários do transporte coletivo a partir de 1º de setembro

A Urbes – Trânsito e Transportes informa que, nesta quarta-feira, dia 1º de setembro, serão realizadas cinco alterações em linhas do Sistema de Transporte Coletivo de Sorocaba, conforme seguem abaixo:
08 – Trujillo: Terá seu ponto final alterado para a avenida Mario Covas nas proximidades da Escola Municipal Avelino Leite de Camargo;

31 – Cajuru: Alteração do horário de partida do Terminal São Paulo de 13h33 para 13h28, de segunda a sexta-feira;

60 - Ouro Fino: Alteração do itinerário e do ponto final do atendimento ao Wanel Ville V. O novo itinerário será:
Partindo do Terminal Santo António - Segue normal até a rua Zenilda Alves Mascarenhas e depois pela rua Darcy Fruet e avenida Joaquim de Carvalho Gil, onde passará a realizar ponto final.
Partindo do Novo Ponto Final - Parte da avenida Joaquim de Carvalho Gil, e depois segue pelas ruas Nelson Antonio Henrique e Zenilda Alves Mascarenhas, retornando ao seu itinerário normal até o Terminal Santo António.

63 – Esmeralda: Alteração do itinerário sentido bairro-centro:
Partindo do Novo Ponto Final - segue normal até a alameda dos Antúrios, e depois pela alameda das Papoulas e avenida Américo Figueiredo, retornando ao seu itinerário normal até o Terminal Santo António.

77 - Santa Bárbara: Voltará a atender a rua Almir Muza Soares em ambos os sentidos e a realizar ponto final na rua Alexandre Dias Batista, portanto, fica suspenso o atendimento ao bairro Jardim Tropical.

Feriadão terá dois dias com passagem de ônibus a R$ 1,00

No próximo domingo, dia 5 de setembro, e na terça-feira que vem, dia 7, quando é comemorada a Independência do Brasil, a passagem de ônibus - para quem tem o cartão social - custará apenas R$ 1,00.

A redução no valor da tarifa é possível graças ao programa “Domingão”, lançado pela prefeitura em dezembro de 2007 e que concede o desconto na passagem aos domingos e feriados.

A Urbes – Trânsito e Transportes destaca que aqueles usuários que ainda não têm o cartão social podem retirá-lo nas bilheterias dos dois terminais urbanos e nas unidades da Casa do Cidadão, onde é preciso apresentar um documento de identidade e adquirir dois créditos.

O cartão social é de uso contínuo, ou seja, um único cartão pode ser usado por toda a família durante a mesma viagem. Os créditos são descontados no validador de acordo com o número de passagens pela catraca.

Os técnicos da Urbes orientam os usuários a consultar a tabela horária da sua linha pelo site www.urbes.com.br ou pelo telefone 118.

Confira a previsão do tempo para esta terça-feira

Nesta terça-feira (31), os sorocabanos vão ter céu aberto durante todo o dia, com baixa nebulosidade. A temperatura segue alta, chegando aos 27º, segundo dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).

Com o céu livre de nuvens, o índice de radiação ultravioleta está no nível 8, considerado muito alto pelo CPTEC. As recomendações do Centro são: em horários próximos ao meio-dia, permaneça na sombra e não dispense o uso do protetor solar, camisa e boné.

Dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

30 agosto 2010

Sabe Tudo chega a 36 mil usuários e quase 850 mil acessos


Crianças e jovens utilizam os Sabe Tudo da EM "Walter Carretero", do Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério. Crédito: Zaqueu Proença / Secom
No final de julho, as 21 unidades do Sabe Tudo da Prefeitura de Sorocaba, localizadas em 21 bairros diferentes da cidade, atingiram as marcas de 36.458 pessoas (usuários) cadastradas e a impressionante marca de 836.450 acessos computados. A maioria dos usuários é de alunos das escolas públicas de Sorocaba, que utilizam os computadores com acesso a internet banda larga, onde podem realizar trabalhos escolares, pesquisas e realizarem cursos de informática e cidadania.

Para o prefeito Vitor Lippi, os números comprovam a importância dos Sabe Tudo na vida dos estudantes e das pessoas que residem nas proximidades das escolas municipais que contam com esse recurso. “Sem dúvida é um volume dos mais expressivos. Esse é o grande benefício da inclusão digital que, além do conhecimento, leva informação, presta serviços importantes a uma grande parcela da população que não tem computador em casa”, afirma o prefeito.
Crédito: Zaqueu Proença / Secom

Atualmente são 21 unidades dos Sabe Tudo instaladas ao lado de Escolas Municipais (veja abaixo), além de uma unidade móvel, mantida em parceria com a Fatec de Sorocaba. O ônivus equipado com 20 computadores, percorre os bairros onde não tem Sabe Tudo, levando os cursos acima.

Até o final do ano, outras 9 unidades serão inauguradas ao lado de Escolas Estaduais. “Nosso objetivo é levar esse grande benefício ao maior número possível de sorocabanos, claro, priorizando o atendimento aos estudantes. Sabemos que quase 70% das residências não possuem computadores e nem internet em casa”, conclui o prefeito.

Leia essa notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br, clicando aqui.

Undime realiza reunião regional em Sorocaba

A Secretaria Municipal de Educação (Sedu) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) realizam na próxima semana, dia 08, a fase regional do “Programa Município que Educa: Nova Arquitetura da Gestão Pública". O encontro será no Teatro Municipal Teotônio Vilela, das 14h às 17h, e é dirigido aos secretários de Educação e a um professor representante de cada município integrante da região de Sorocaba.

A expectativa dos organizadores é a de que representantes de mais de 20 municípios estejam presentes. Cada participante poderá se inscrever em um ou mais encontros até o preenchimento total das vagas.

Criado pelo Instituto Paulo Freire, o “Município que Educa” tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento das cidades com base na identificação, fortalecimento e mobilização do potencial educativo dos seus espaços e tempos, das ações dos sujeitos que ali vivem ou atuam e das iniciativas articuladas entre Estado e sociedade civil.

Leia essa notícia completa e veja os objetivos específicos no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br, clicando aqui.

Profissionais de enfermagem são capacitados

Enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam nas unidades de urgência e emergência da rede municipal de saúde – Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) e Pronto-Atendimentos (PAs) – participaram, no final de agosto, de um curso de capacitação.

O treinamento, promovido pela Secretaria de Saúde (SES), no auditório do Hospital Jardim das Acácias, teve como objetivo aprimorar o atendimento prestado à população, motivar a equipe e abordar vários temas relacionados ao atendimento de urgência e emergência.

O curso foi coordenado pela supervisora de Área de Urgência e Emergência da SES, Magda Aparecida Arantes de Oliveira. Participaram profissionais de enfermagem das UPHs Zona Norte e Zona Oeste e dos PAs do Parque das Laranjeiras, do Éden e de Brigadeiro Tobias.

Entre os temas abordados estavam: sistematização e humanização da assistência de enfermagem; organograma do sistema de urgência e emergência; gerenciamento de resíduos hospitalares; padronização de trabalho 5 S; central de esterilização de materiais e injeções intramusculares.

'MadrugAtiva Jovem' atrai mais de mil pessoas nas unidades do Território Jovem

Mais de mil jovens participaram do “MadrugAtiva Jovem”, que aconteceu das 22h da última sexta-feira (27) até às 2h de sábado (28). Promovido pela Secretaria da Juventude (Sejuv), o evento ofereceu simultaneamente diversas atividades para a garotada de 15 a 29 anos nas três unidades do Território Jovem, localizados no Jardim Ipiranga e no Nova Esperança.

“O nosso objetivo foi promover, em um horário diferenciado, opções de lazer para os jovens nos bairros onde eles moram”, explica a secretária da Juventude, Edith Maria Di Giorgi. “Essa foi nossa segunda experiência e mais uma vez foi um sucesso. A ideia agora é fazer uma edição todo o mês”, destacou.

Os jovens participaram de jogos de futsal, jiu-jitsu, hip hop, basquete, axé, teatro, campeonato de truco, boxe, lual, roda de capoeira, pagode, sertanejo universitário, parkour, jogos de mesa e skate. Segundo Edith, a programação da “Madrugada” foi escolhida pelos próprios jovens.

O Território Jovem do Jd. Ipiranga fica na Av. Elias Maluf, 1.080. Informações pelo telefone (15) 3221.3081. Já as unidades do Nova Esperança ficam na rua Mons. Benedito Mario Calazans, 15 (Praça Pedro Godoy) e na Rua Paula Mayer Cattini (ao lado do Centro de Saúde). Informações pelos telefones: (15) 3217.3395 e 3221.3733.

Leia essa notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br, clicando aqui.

Secretaria do Meio Ambiente participa de workshop em SP

Uma equipe da Secretaria do Meio Ambiente participou na tarde desta segunda-feira (30) do II Workshop de Construção de Indicadores para a Gestão Pública da Madeira. O evento aconteceu na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo.

O objetivo foi de reunir diferentes setores da sociedade que, de alguma forma, estão envolvidos com o tema, a fim de contribuírem com suas experiências para a revisão e a complementação desta ferramenta. Os indicadores são importantes para o avanço do monitoramento, da autogestão e da transparência dos procedimentos e políticas públicas com relação à temática da madeira na gestão pública.

O workshop é a segunda etapa de um processo que se iniciou em março deste ano, no âmbito da Rede Amigos da Amazônia, projeto gerido pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade e pelo Centro de Estudos em Administração Pública e Governo.

Capacitação visa integrar atendimento à mulher vítima de violência

Sorocaba recebe o projeto Coren Itinerante

A Secretaria da Saúde e a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP trazem para a cidade o projeto Coren Itinerante, do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP). Trata-se de um ônibus equipado que leva a estrutura do conselho a este profissional. O veículo estará na Praça José Ermírio de Moraes, 270, em frente ao campus da PUC, a partir desta terça-feira (31), sempre das 8h às 16h, até sexta-feira, dia 3 de setembro.

Os serviços oferecidos pelo Coren-SP Itinerante são os mesmos disponíveis em todos os endereços do conselho. O ônibus funciona como uma subseção e os profissionais poderão realizar ou cancelar inscrições (provisórias e definitivas), alterar dados do cadastro, solicitar segunda via de boleto de anuidade, solicitar certidão negativa, parcelar débitos, fazer o registro de especialidade e fazer o recadastramento obrigatório, exigido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

No Coren-SP Itinerante também estarão presentes um fiscal e um conselheiro para esclarecer dúvidas e orientar os profissionais nas questões de legislação e ética profissional.

Megaoperação de Controle de Fumaça Diesel vistoria 600 veículos

27 agosto 2010

Revitalização melhora trânsito na Zona Norte e acesso à Zona industrial

Crédito: Emerson Ferraz / Secom
O prefeito Vitor Lippi inaugurou na manhã desta sexta-feira (27) a segunda fase da duplicação da Av. Antônio Silva Saladino, no Parque Vitória Régia. Durante a solenidade, ele destacou as melhores condições de tráfego e segurança aos motoristas e ciclistas que circulam entre a Zona Norte e a Zona Industrial, inclusive, visando o início das operações do Parque Tecnológico e da fábrica de automóveis, Toyota, nos próximos anos.

A Antônio Silva Saladino é um dos principais corredores viários da Zona Norte, contando agora com mais de 2 km de pista duplicada, ciclovia, sistema de iluminação e paisagismo, entre as avenidas Itavuvu e General Motors. Lippi mencionou a valorização possibilitada pela reurbanização do bairro e os benefícios para o trânsito local.

“A população pode chegar as suas casas mais rápido e com mais segurança, especialmente agora, com a previsão de um tráfego maior em razão da instalação do Parque Tecnológico e da vinda da Toyota, uma nova etapa no desenvolvimento da cidade”, destacou. O prefeito ainda lembrou que o tráfego de veículos da região será, em breve, beneficiado pelas próximas fases do programa Sorocaba Total, que vem implantando 33 km de novas avenidas na cidade.

A Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) revitalizou esta segunda fase da avenida em 1.200 metros de extensão, com a duplicação e asfaltamento da pista em 12 mil m²; a construção de calçadas; novo sistema de drenagem, ao longo de 300 m; a criação de 96 pontos de iluminação e a substituição de outros 80; a troca de postes de madeira por concreto; e a readequação dos equipamentos de telefonia.
Crédito: Zaqueu Proença / Secom
A ciclovia se estende na avenida por 1.200 metros, onde houve o plantio de 6.500 m² de grama esmeralda e 350 mudas de árvores, além da preservação de outras espécies já existentes. A Seobe ainda executou o recapeamento da pista original da avenida e da Rua Nanci Ferro, somando 11,4 mil m² de asfalto. O novo percurso se interliga ao trecho revitalizado pela Prefeitura em 2007, a partir do cruzamento com a Av. Itavuvu.

A cerimônia teve a presença de familiares de Antônio Silva Saladino, servidor municipal (1922-1990). O jornalista Rui Albuquerque, amigo da família, fez um pronunciamento em homenagem ao patrono da avenida.

Além de Vitor Lippi, também estiveram presentes na solenidade o presidente da Câmara Municipal, Mário Marte Marinho Jr.; os vereadores Benedito de Jesus Oleriano, Emílio de Souza (Ruby), Izídio de Brito e José Francisco Martinez; os secretários Wilson Unterkircher Filho (Seobe); Paulo Mendes (Governo e Relações Institucionais); Rodrigo Moreno (Planejamento e Gestão); Carlos Laino (Parcerias) e o diretor-geral do Saae, Geraldo Caiuby.

VISÃO APROXIMADA - Obras do Sorocaba Total



Na foto de Zaqueu Proença (Secom), o retrato do estágio avançado das obras do Sorocaba Total. A imagem foca os trabalhos na interligação da Av. Radial Norte com a rua João Ribeiro de Barros, na região do Brasilândia. Este trecho está incluído no Complexo Viário “André Franco Montoro”.

Maior obra viária em andamento no interior do estado de São Paulo, gerenciada pela Secretaria de Planejamento e Gestão (SPG), o Sorocaba Total prevê melhores condições ao trânsito da cidade, com a implantação de 33 km de novas avenidas, em três complexos viários (André Franco Montoro, Ulysses Guimarães e Mário Covas). O projeto viabilizará o estabelecimento de rotas alternativas a partir da Castelinho, possibilitando a diminuição do tráfego de veículos no Centro.

Debate discute intersetorialidade de políticas para pessoas com deficiência

Crédito: Zaqueu Proença / Secom
O Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência (CMPPD), com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), promoveu nesta sexta-feira (27) o fórum “A intersetorialidade na Política Pública para a Pessoa com Deficiência”, no plenário da Câmara Municipal. O encontro avaliou as políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência desenvolvidas em Sorocaba e no Brasil, além de possíveis medidas para aumentar a articulação entre os órgãos de atendimento a este segmento social.

O fórum marcou a passagem da Semana de Prevenção às Deficiências, tendo por objetivo aumentar a divulgação sobre os serviços públicos e a rede social de atendimento das pessoas com deficiências, assim como apresentar novas propostas. A secretária Maria José de Almeida Lima, ressaltou a importância permanente da manutenção de um trabalho em rede articulado, envolvendo os órgão públicos, entidades e organizações-não-governamentais voltadas às pessoas com deficiência.

O fórum apresentou, pela manhã, palestras da advogada e militante de Santos-SP, Vera Lúcia Vasques; do economista e militante de Sorocaba, Emerson Cañas; e do Promotor de Justiça e Defesa da Cidadania, Jorge Alberto de Oliveira Marum. À tarde, os participantes se dividiram em quatro grupos de trabalhos, onde discutiram propostas nas áreas de Trabalho, Educação, Esporte e Lazer e Assistência Social.

As propostas aprovadas pela planária farão parte da Carta de Sorocaba, a ser redigida posteriormente, contendo as diretrizes de políticas públicas para a pessoa com deficiência em âmbito municipal. O documento será encaminhado às autoridades competentes.

282 alunos se formaram no Metareciclagem

Aconteceu na tarde desta sexta-feira (27), na Escola Metareciclagem, a formatura de 282 alunos. Os formandos são de cinco cursos: Montagem de Micro e Manutenção, Informática Básica, Web Designer, Office Básico e Gestão Empresarial. A formatura foi na mesma escola, que fica na Av. 9 de Julho, 1066, na Vila Barão.

O Metareciclagem, sob a coordenação da Secretaria de Relações do Trabalho (SERT), utiliza computadores fora de uso para que os alunos, além de terem o acesso à internet gratuita, possam aprender técnicas de montagem e manutenção das máquinas, reaproveitando o material disponível.

O curso, segundo o secretário Luiz Alberto Firmino, está permitindo uma destinação adequada para o chamado Lixo Eletrônico, uma vez que entre as doações estão computadores ultrapassados. As aulas também proporcionam conhecimentos em instalação de software livre, informática básica e desenvolvimento de sites.

CS Aparecidinha promove neste sábado o 'Dia S - Dia da Saúde', no Iporanga 2

O Centro de Saúde Aparecidinha realiza neste sábado (28) a primeira edição do “Dia S – Dia da Saúde”. O evento, que será realizado na área rural do bairro Iporanga 2, vai oferecer exames, avaliações e orientações para homens e mulheres daquela região. Além disso, estarão disponíveis vários serviços, como cortes de cabelo, bazar da pechincha e cálculo e controle de Índice de Massa Corporal (IMC) pelos estagiários do curso de Nutrição da Universidade de Sorocaba (Uniso).

Os Ônibus da Mulher e do Homem, unidades móveis de saúde da Prefeitura de Sorocaba, também estarão participando do evento. No Ônibus Rosa serão realizados exames como colheita de papanicolau, agendamento de mamografia, orientações sobre câncer de mama, testes de HIV, encaminhamento para o Programa de Planejamento Familiar, entre outros serviços.

No Ônibus Azul, a equipe de enfermagem vai orientar os homens quanto a dietas, prática de atividades físicas, aferição da pressão arterial, da glicemia, entre outros exames básicos de check-up. Já as consultas urológicas serão enfocadas principalmente na sexualidade do homem e na realização de exames de próstata e cálculos renais.

O “Dia S – Dia da Saúde” será realizado das 9h às 16h no Sindicato dos Químicos, que fica na Estrada do Ferraz, s/nº, bairro Iporanga 2.

Edital para licitação de coleta e destinação de resíduos domiciliares de Sorocaba será publicado neste sábado

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Administração, publica neste sábado (28) o edital da concorrência para a coleta, transporte, transbordo e destinação dos resíduos sólidos domiciliares de Sorocaba. A comunicação estará nos três jornais diários de Sorocaba e no Diário Oficial do Estado de São Paulo. Os envelopes de habilitação e proposta deverão ser entregues até as 9h45 do próximo dia 5 de outubro. A abertura do envelope de habilitação acontecerá no mesmo dia, às 10h.

De acordo com a Lei nº 8.666/93, a licitação será do tipo menor preço. O edital completo e seus anexos poderão ser adquiridos na Divisão de Licitações e Pregões da Secretaria de Administração (que fica no primeiro andar do Paço Municipal), durante o horário bancário, mediante o pagamento de R$ 100,00. O edital, sem os anexos, estará disponível no Portal sorocaba.sp.gov.br.

O edital estabelece que a empresa a ser contratada fique responsável pela coleta e destinação de aproximadamente 13,5 toneladas/mês de resíduos domiciliares. Deverá também fornecer cerca de 45 mil contêineres para a coleta.

A ganhadora do processo licitatório deverá assinar um contrato com vigência de 36 meses de duração. O serviço a ser prestado inclui a criação, pela empresa, de um serviço de atendimento ao cliente por telefone denominado “Disque Lixo”, a ser implementado até 30 dias após a assinatura do contrato.

Ônibus Rosa e Azul estarão no Iporanga 2 e no Central Parque neste fim de semana

Os Ônibus da Mulher e do Homem, unidades móveis de saúde da Prefeitura de Sorocaba, continuam cumprindo a agenda juntos. Eles estarão neste sábado (28) no bairro Iporanga 2 (região de Aparecidinha) e, no domingo (29), no Central Parque.

No Ônibus Rosa são realizados exames como colheita de papanicolau, agendamento de mamografia, orientações sobre câncer de mama, testes de HIV (dentro do programa Fique Sabendo) encaminhamento para o Programa de Planejamento Familiar, entre outros serviços. Não é preciso agendar horário para ter acesso aos serviços oferecidos no Ônibus da Mulher, basta comparecer ao local indicado. As mulheres que possuem cartão do SUS ou das unidades de saúde devem levar o documento para facilitar encaminhamentos e agendamentos.

Já, no Ônibus Azul, a equipe de enfermagem orienta os homens quanto a dietas, prática de atividades físicas e realiza aferição da pressão arterial, da glicemia, entre outros exames básicos de check-up. As consultas urológicas serão enfocadas principalmente na sexualidade do homem e na realização de exames de próstata e cálculos renais.

No bairro Iporanga 2 os Ônibus Rosa e Azul estarão no Sindicato dos Químicos (Estrada do Ferraz, s/nº), das 9h às 16h, participando do evento “Dia S”, organizado pelo Centro de Saúde Aparecidinha. Já, no domingo, as unidades móveis farão os atendimentos na EE “José Odin de Arruda”, que fica na Avenida Salvador Milego, 400, das 10h às 16h.

Durante a semana

Na próxima segunda e terça-feira (30 e 31), os Ônibus da Mulher e do Homem atenderão a população do Condomínio Residencial Ibiti do Paço, sempre das 9h às 17h. Na quarta e na quinta-feira (1 e 2 de setembro), as unidades estarão no Centro de Integração Social (CIS) da Vila Rica, porém em horários diferenciados: o Ônibus Rosa ficará das 9h às 17h e, o Azul, das 9h às 13h.

'Corrida Histórica' terá esquema especial de trânsito e transporte

A Urbes - Trânsito e Transportes montou um esquema especial para a Corrida Histórica TV TEM, que será realizada neste domingo, dia 29, com largada na Rua Saliba Mota.

A prova demandará a interdição da pista da Av. Dom Aguirre, sentido Castelinho, no trecho entre a Praça Dom Tadeu Strunck e a Ponte do Pinga-Pinga.

A Urbes interditará das 8h às 12h, horário que está previsto o término da corrida, que terá dez quilômetros de percurso. Agentes de trânsito acompanharão todo o percurso da corrida a fim de orientar os condutores.

Leia essa notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br, clicando aqui.

Professores da Rede Municipal terão curso de informática

A Secretaria da Educação (Sedu) começou esta semana uma pesquisa para saber o interesse dos professores da Rede Municipal em participar de curso de informática avançado nos Sabe Tudo. A iniciativa foi adotada em razão dos resultados positivos conseguidos pelo projeto piloto, que foi aplicado aos educadores da EM “Léa Edy Alonso Saliba”, do Jardim Marcelo Augusto.

Inicialmente, o curso estará disponível somente aos professores, cuja escola onde trabalham tenham unidade do Sabe Tudo. No questionário enviado pela Sedu aos professores, pede-se para apontar o interesse no curso, que tem como objetivo auxiliá-los para o uso da informática na rotina escolar, com os alunos, no preparo das aulas e também em casa.

O curso será ministrado por profissionais do Projeto Pérola, que administra as unidades do Sabe Tudo em Sorocaba. Com base no projeto pilto, a expectativa é a de que um número superior a 200 educadores participem dos cursos. O prazo para os professores responderem ao interesse termina dia 10 de setembro, sendo que o início das aulas deve acontecer até o dia 18.

Festival Tooro Nagashi vai interditar trecho da Rua Saliba Mota, neste final de semana

A Urbes – Trânsito e Transportes informa que vai interditar neste final de semana um trecho da Rua Saliba Mota (em frente ao Podi). A interdição é necessária para a realização do Festival Tooro Nagashi, promovido pela União Cultural Esportiva Nipo-Brasileira de Sorocaba (Ucens), com apoio da Secretaria da Cultura e Lazer (Secult).

No sábado (28), a via estará interditada das 14h às 22h e, no domingo, das 12h às 19h, quando termina o evento. Enquanto durar a interdição, a região estará devidamente sinalizada e terá o monitoramento de agentes de trânsito.

Urbes monta esquema especial para Circuito Paulista de Mountain Bike

Técnicos da Urbes - Trânsito e Transportes prepararam um esquema especial de trânsito para a realização da primeira etapa do Circuito Paulista de Mountain Bike 2010, que acontecerá neste domingo (29), com largada às 9h30 do Parque Natural “Chico Mendes”.

De acordo com a Urbes, a Av. 3 de Março será interditada somente na largada, entre a Av. Engº Carlos Reinaldo Mendes e o Parque Natural. Agentes de trânsito acompanharão todo o percurso das provas.

Basquete, futebol e judô no Clube do Nais

As crianças, adolescentes e jovens interessados em participar de aulas de judô, basquete e futebol no Clube do Nais ainda podem se inscrever de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no próprio local. As atividades já tiveram início e são gratuitas.

Para a secretária da Juventude, Edith Maria Di Giorgi, essas atividades esportivas ajudam na valorização e no fortalecimento dos jovens. "Nós queremos oferecer mais condições à nossa juventude de evoluir e desenvolver este espírito de equipe”, destaca.

As aulas de judô acontecem as segundas, quartas e sextas-feiras, em dois horários: das 9h30 às 11h e das 15h às 16h30. A atividade atende ambos os sexos e a Sejuv oferecer o quimono aos participantes. As aulas de basquete são às quartas-feiras, das 11h às 14h, e às sextas-feiras, das 14h às 15h.

Já as aulas de futebol ocorrem as terças e quintas-feiras, das 8h às 12h e de quartas e sextas-feiras, das 15h às 17h. Podem participar meninos de 12 a 17 anos. O professor é Jorge Gaúcho, ex-profissional do Esporte Clube São Bento formado em Educação Física e pós-graduado em Administração e Marketing Esportivo.

Para fazer a inscrição, o interessado deve procurar o Clube do Nais de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e apresentar uma foto 3 X 4 e uma declaração escolar. O Clube do Nais fica na Av. Comendador Pereira Inácio, 2.239. Mais informações pelo telefone (15) 3211.2258.

Gestores públicos e de ONGs iniciam o Curso de Avaliação Econômica de Projetos Sociais

Teve início nesta sexta-feira (27), no Salão de Vidro do Paço Municipal, o Curso de Avaliação Econômica de Projetos Sociais a 35 gestores públicos e de Organizações Não-Governamentais (ONGs), que desenvolvem projetos sociais no município. “Queremos agradecer a Fundação Itaú Social por oferecer esse curso em nosso município. Estamos muito otimistas com a realização dessa capacitação”, ressalta a secretária da Juventude (Sejuv), Edith Maria Di Giorgi.

Promovido pela Fundação Itaú Social e viabilizado em parceria com a Sejuv, com o apoio da Unip, o curso é gratuito e tem como objetivo preparar e capacitar os gestores a avaliar economicamente os programas que desenvolvem e os seus impactos. De acordo com a Sejuv, as aulas acontecerão até o dia 12 de novembro, sempre às sextas-feiras, das 10h às 17h, na Universidade Paulista (Unip).

“Nós tivemos um contato muito interessante com a Edith e percebemos o quanto Sorocaba investe na educação e nas questões da juventude. Essa será uma grande parceria”, elogiou Valéria Ricomini, da Fundação Itaú Social.

Um dos fatos que abriu as portas para que a Fundação Itaú Social se interessasse em oferecer esse curso na cidade foi que o programa Escola em Período Integral – Oficina do Saber, um dos vencedores do Prêmio Itaú-Unicef, em 2009, concorrendo com projetos de mais de 100 cidades do Brasil. “Além desse grande prêmio, Sorocaba chamou a atenção pelo seu conceito de 'Cidade Educadora'”, explica Edith.

Leia essa notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br, clicando aqui.

Lista de radares estáticos pode ser conferida no site da Urbes

A Urbes - Trânsito e Transportes informa que, da próxima segunda-feira (30/08) até o domingo seguinte (5/09), os equipamentos móveis poderão estar nas avenidas Afonso Vergueiro, Armando Pannunzio, Engº Carlos Reinaldo Mendes, Ipanema, Itavuvu e também na Rua José J. Lacerda.

Área para a construção da Vila Dignidade em Sorocaba foi aprovada pela CDHU

A área de cerca de 6.400 m² no Jardim Tulipas, entre a Avenida Tereza Albiero e a Rua Antônio Dias de Palma, vai receber o Programa Vila Dignidade em Sorocaba. Nesta semana, a Secretaria de Habitação e Urbanismo (Sehab) recebeu um parecer favorável da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) ao terreno cedido pela Prefeitura de Sorocaba para a construção das unidades habitacionais do programa. Inclusive, já foi feito o levantamento topográfico do local.

O Vila Dignidade é um programa habitacional do Governo do Estado, que prevê a construção de pequenas vilas voltadas à população acima dos 60 anos. O beneficiário tem de ser independente para a realização das tarefas diárias, possuir renda mensal de até dois salários mínimos e não possuir vínculos familiares sólidos e morar há pelo menos dois anos no município.

“Serão 24 casas com mais esse projeto habitacional realizado entre a Prefeitura e o CDHU”, destaca o secretário José Carlos Comitre. A previsão é de que até o final do ano seja assinado um convênio entre a Prefeitura e o CDHU. Conforme a Sehab, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), é quem vai identificar e cadastrar os futuros beneficiários de acordo com os critérios estabelecidos pelo Governo do Estado.

Leia essa notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br, clicando aqui.

Começam os Jogos Escolares da categoria Infanto

A Secretaria de Esportes (Semes) dá início nesta segunda-feira (30) aos Jogos Escolares de Sorocaba (JES), categoria Infanto. Esta primeira semana terá jogos de futsal, handebol e damas - feminino e masculino. As competições serão realizadas no Ginásio Municipal de Esportes "Dr. Gualberto Moreira", na Vila Hortência, e no Centro Esportivo "Padre Pieroni", no Jardim Simus.

Ainda, nesta segunda-feira, começam as inscrições de escolas interessadas em participar do JES na categoria Mirim. O prazo termina no dia 15 de setembro e, no dia 22, às 14h30, no salão de vidro do Paço Municipal, será realizado o congresso técnico da categoria, que compreende os alunos nascidos em 1998 e 1999.

Conexão Sorocaba 5ª edição - 27 de agosto de 2010

Imprensa Oficial já está online

A edição desta sexta-feira (27) do Jornal Município de Sorocaba já está online, no Portal da Cidadania.

Para acessar a edição número 1.437 da imprensa oficial, basta clicar aqui.


Para acessar edições anteriores, basta clicar aqui.

Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira

A sexta-feira (27) em Sorocaba será de temperatura alta, com a máxima chegando aos 28º, segundo dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC). Não há possibilidade de chuva.

O dia será céu aberto e o índice de radiação ultravioleta ficará no nível 8, considerado muito alto pelo CPTEC. As recomendações do Centro são: em horários próximos ao meio-dia, permaneça na sombra e não dispense o uso do protetor solar, camisa e boné.

Os dados são do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

26 agosto 2010

Prefeitura entrega a quarta unidade da Oficina do Saber

Interligação entre Castelinho e Zona Norte terá nova frente de obras

Crédito: Zaqueu Proença / Secom
A partir de setembro, o programa Sorocaba Total contará com uma nova frente de desenvolvimento, com a duplicação da Avenida Fernando Stecca. Com cerca de 3 km, a via integra o Complexo Viário “Ulysses Guimarães”, responsável por interligar a rodovia Senador José Ermírio de Moraes (Castelinho) à Zona Norte, contando com uma ponte sobre o rio Sorocaba. Ainda neste semestre, a Prefeitura de Sorocaba realizará a licitação referente à fase 2 das obras, um investimento de aproximadamente R$ 90 milhões.

Os serviços para a implantação do Complexo “Ulysses Guimarães” começaram no primeiro semestre, com a criação da Av. Tadao Yoshida, na Zona Industrial. De acordo com o projeto, o novo sistema viário começará no trevo de acesso à Castelinho e seguirá pelas avenidas Fernando Stecca, Camilo Júlio e Tadao Yoshida. Neste local, a Prefeitura construirá uma ponte com cerca de 170 metros de extensão, que servirá de interligação à Av. Ulysses Guimarães, no Parque das Laranjeiras.

A construção está em fase de elaboração do processo licitatório, com previsão de ser iniciada até o início de 2011. O dispositivo tem uma extensão semelhante à ponte de acesso da Castelinho e da Av. Dom Aguirre, sendo que ele foi projetado de forma a prevenir inundações e permitir uma possível ampliação da pista no futuro. Depois de chegar ao Laranjeiras, o Complexo Viário segue pelas avenidas Itavuvu, Edward Fru-Fru e Alameda do Horto, com término na Av. Ipanema, altura da rodovia Sorocaba-Porto Feliz.

Leia essa notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br, clicando aqui.

Vitor Lippi apresenta projeto do Parque Tecnológico na Anfavea

Divulgação
O prefeito Vitor Lippi realizou, tarde desta quinta-feira (26), em São Paulo, uma apresentação do projeto do Parque Tecnológico de Sorocaba aos diretores da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e da Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos (Fenabrave). Entre os participantes estavam o sorocabano Sérgio Reze, presidente da Anfavea; o diretor da GM, Luiz Moan Yabiku Júnior, e os empresários Alberto Pescumo Filho, Alexandre Bernandes, Antônio Megale, Augusto Cattoni, João Alecrim, Marco Saltini, Ricardo Bastos, Paulo Sotero e Aurélio Santana.

Acompanharam Lippi à palestra, Mario Tanigawa, secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Costa, diretor do Polo de Desenvolvimento e Inovação (Podi). O objetivo do encontro foi o de apresentar às montadoras, a vocação do Parque Tecnológico de Sorocaba, que terá atuação voltada na pesquisa e inovação na indústria metal mecânica, contando inclusive com um laboratório de testes automotivos. A implantação de um laboratório com essa especialidade no Brasil é de interesse das montadoras.

Em uma palestra de quase 40 minutos, o prefeito traçou um breve perfil de Sorocaba e destacou que o Parque Tecnológico será um marco divisor no desenvolvimento do município e da região. “Será como uma cidade de inovação e pesquisa, onde o conhecimento se reverterá em benefício para toda uma região”, destacou Lippi.

Vitor Lippi falou também sobre os prazos de construção do Parque Tecnológico, cuja obra do Núcleo Central se encontra com licitação aberta, já recebendo a inscrição de empresas interessadas. “Definida a licitação, vamos iniciar a obra em novembro, com previsão de entregarmos até o final de 2011. São 18.000 m² de área construída do Núcleo. Nessa primeira etapa, o prédio terá 11.000 m²”, disse.

Os diretores da Anfavea se mostraram interessados no projeto do Parque Tecnológico de Sorocaba, principalmente na questão da implantação do laboratório de testes automotivos. Pediram uma cópia do projeto para que possam analisar e voltar a discutir o assunto.

Dentro do Núcleo Central funcionarão as incubadoras de empresas, laboratórios que ocupam pequenos espaços, representações de instituições da área de Ciência e Tecnologia, serviços técnicos especializados, área de convivência, restaurantes, bancos e serviços diversos, além de uma área especifica para a administração do Parque Tecnológico.

Entre as universidades que já manifestaram interesse em se instalar no Parque Tecnológico estão a Ufscar, PUC, USP, Uniso e a Unesp, além da Fatec. Lippi lembrou ainda o convite formulado à Fundação Ricardo Franco, do Rio de Janeiro, mantenedora do Instituto Militar de Engenharia (IME), para instalação do laboratório de testes Cras Test (ensaios destrutivos de veículos). “Seria o primeiro laboratório desse gênero na América Latina e nós apresentamos o interesse de Sorocaba em recebê-lo”, explicou o prefeito.

Sorocaba passa a tratar 96% do seu esgoto com inauguração de ETE nesta sexta-feira

Crédito: Zaqueu Proença / Secom
A partir desta sexta-feira (27/08) Sorocaba passa a tratar 96% de todo o esgoto gerado pela cidade, com a entrada em operação da Estação de Tratamento de Esgoto S 2 (ETE S 2), em cerimônia de inauguração marcada para às 16h. O investimento da Prefeitura de Sorocaba e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) em mais essa obra integrante do Programa de Despoluição do Rio Sorocaba é de R$ 20,3 milhões, com financiamento de R$13,5 milhões pela Caixa Econômica Federal e contrapartida da autarquia no valor de R$ 6,8 milhões.

O volume de efluentes a ser processado pela nova ETE corresponde a 5 milhões de litros de esgoto tratados diariamente ou 860 caminhões-tanque/dia, que deixam de ser despejados no rio Sorocaba, e passam a ser tratados, contribuindo significativamente para a sua recuperação.

Instalada numa área de 61.000 metros quadrados, na região do Parque Vitória Régia, a ETE S 2 vai tratar mais 21% do esgoto produzido pela cidade, correspondente às regiões do Jardim Brasilândia, Mineirão, Paineiras, Vitória Régia e mais Cajuru e Éden. A exemplo das demais ETEs atualmente em operação (S 1, Pitico, Itanguá, Quintais do Imperador e Ipaneminha), a Estação S 2 vai operar por meio de um processo biológico, sem a utilização de produtos químicos.

Leia essa notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br, clicando aqui.

Aula inaugural do Curso de Avaliação Econômica de Projetos Sociais acontece nesta sexta

Acontece nesta sexta-feira (27), às 10h, a aula inaugural do Curso de Avaliação Econômica de Projetos Sociais, no Salão de Vidro no Paço Municipal. Promovido pela Fundação Itaú Social e viabilizado em parceria com a Secretaria da Juventude (Sejuv), com o apoio da Unip, o curso é gratuito e tem como objetivo preparar e capacitar 30 gestores públicos e de Organizações Não-Governamentais (ONGs) que desenvolvem projetos sociais no município.

De acordo com a Sejuv, as aulas acontecerão até o dia 12 de novembro, sempre às sextas-feiras, das 10h às 17h, na Universidade Paulista (Unip). “Com essa capacitação, nós teremos a possibilidade de avaliar economicamente os programas que desenvolvemos e os seus impactos. É importante termos instrumentos e a capacidade de avaliá-los”, explica a secretária da Juventude, Edith Maria Di Giorgi. “Essa é uma novidade para a nossa área”, completa.

Intercalando aulas teóricas e práticas, o curso apresentará aos participantes os principais conceitos de avaliação de impacto e de análise custo-benefício, e as metodologias básicas para sua realização. O curso prevê a realização em grupo de um exercício de avaliação, a partir dos dados dos projetos dos participantes.

Leia essa notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br, clicando aqui.

Produtor e ex-guitarrista do Yes, Billy Sherwood, vem a Sorocaba neste sábado

Neste sábado (28), Sorocaba será privilegiada com única apresentação de Billy Sherwood no Brasil. O músico americano se apresentará gratuitamente, a partir das 18h, no Parque Carlos Alberto de Souza, no Campolim, no show "Concerto Rock Sinfônico", numa produção de Carlos Madia Produções (Projeto Sonoridarte), produção técnica de Maurício Trindade e apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Lazer.

Também conhecido por ter sido guitarrista da maior banda de rock progressivo de todos os tempos, o YES, Billy assina uma extensa discografia como produtor, incluindo discos de bandas como Motörhead, Toto, Ratt, Paul Rodgers (Free/Queen) e do próprio YES. Billy Sherwood também lançou alguns trabalhos como artista solo e dois CDs com o projeto Conspiracy ao lado do baixista Chris Squire, do YES. Atualmente, Billy lidera o CIRCA, nova banda que também conta com dois heróis do YES, o baterista Alan White e o tecladista Tony Kaye, além de capitanear o Yoso, projeto ao lado do vocalista Bobby Kimball, ex-Toto.

Billy Sherwood também é o nome por traz da mixagem de Tempo, novo CD da Banda do Sol, renomado grupo brasileiro de rock progressivo, formado em 1980. A apresentação em Sorocaba vem justamente consolidar esse encontro, agora no palco.

Leia essa notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br, clicando aqui.

Agita Galera acontece nesta 6ª e vai incentivar a prática de jogos e brincadeiras populares

Escolas das redes estadual, municipal e particular de Sorocaba, assim como os grupos de caminhada dos Centros de Saúde e dos Centros Esportivos, estão convidadas a participar nesta sexta-feira (27) da 14ª edição do Programa Agita Galera. Neste ano, os participantes serão estimulados a praticar algum tipo de atividade que resgate a prática de jogos e brincadeiras populares.

O Agita Galera é um dos eventos do Agita São Paulo, mantido pelo Governo do Estado desde 1996, para incrementar o conhecimento da população sobre os benefícios da atividade física e aumentar o envolvimento com essa prática. Especificamente voltado ao público mais jovem – em idade escolar até 18 anos - o Agita Galera tem como proposta informar e convencer essa parcela da população a usar o tempo de lazer de forma ativa, com passeios, caminhadas, esportes e brincadeiras.

Dentro da programação do Agita Galera em Sorocaba, serão realizadas atividades nesta sexta-feira no Parque das Águas, no Jardim Abaeté, das 15h às 16h30 e no Parque dos Espanhóis, em Pinheiros, das 9h às 17h.

Leia essa notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br, clicando aqui.

Fórum debate políticas voltadas à pessoa com deficiência

O Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência (CMPPD) promove nesta sexta-feira (27) o fórum “A intersetorialidade na Política Pública para a Pessoa com Deficiência”, das 8h às 17, no plenário da Câmara Municipal. O encontro conta com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), e reunirá representantes do Poder Público, entidades e sociedade civil para debater as políticas voltadas às pessoas com deficiência, para uma maior articulação entre os órgãos de atendimento.

O fórum marca a passagem da Semana de Prevenção às Deficiências, tendo por objetivo aumentar a divulgação sobre os serviços públicos e a rede social de atendimento das pessoas com deficiências, assim como apresentar novas propostas. De acordo com a chefe da seção de Apoio à Pessoa com Deficiência da Secid, Aline Marcheto, o fórum “evidencia a necessidade de se efetivar um trabalho em rede, articulador e intersetorial envolvendo todos os interessados na garantia da cidadania deste segmento populacional”.

Pela manhã, o fórum apresentará palestras da advogada e militante de Santos-SP, Vera Lúcia Vasques; do economista e militante de Sorocaba, Emerson Cañas; e do Promotor de Justiça e Defesa da Cidadania, Jorge Alberto de Oliveira Marum. À tarde, os participantes serão divididos em quatro grupos de trabalhos para a discussão de propostas, nas áreas de Trabalho, Educação, Esporte e Lazer e Assistência Social.

As propostas aprovadas pela planária farão parte da Carta de Sorocaba, um documento com diretrizes de políticas públicas para a pessoa com deficiência em âmbito municipal, que será encaminhada para as autoridades competentes.

Domingo no Parque apresenta Luís Modolo e Didi

Divulgação
O Domingo no Parque apresenta neste fim de semana as atrações Luís Modolo, às 11h e o guitarrista Didi, às 16h. O evento acontece semanalmente, aos domingos, no Parque Carlos Alberto de Souza, no Campolim, numa promoção da Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias da Cidadania (Secid) e de Cultura e Lazer (Secult), com produção artística de Carlos Madia. Além dos shows, há outras atividades gratuitas à população.

Luís Modolo estudou violão e voz no Conservatório de Tatuí e é integrante do Grupo Catavento, conjunto vocal que gravou vários CDs e fez shows pelo país. Didi é guitarrista desde os 12 anos e sempre gostou do rock. Participou de inúmeros projetos musicais e de diferentes estilos, cultivando assim uma ampla influência musical que vai do baião ao hip-hop, compondo um estilo versátil, o que justifica o fato de ser tão requisitado no meio multi-instrumentista.

Didi lançou em 2009 o CD "Utopia na bagagem" e vem preparando seu segundo disco, com previsão de lança-lo no final do ano. O que o músico adianta a respeito desse próximo trabalho é que “Alguns elementos eletrônicos estarão presentes...”.

Além das apresentações musicais, o Domingo na Praça oferecerá - das 9h às 13h - uma oficina de pintura pela Associação Cultural Pintura Solidária e aulas de ioga, das 9h30 às 10h30, e alongamento, das 10h30 às 11h, oferecidas pela Academia K2.

Durante todo o dia, o projeto também oferecerá literatura de graça com a unidade móvel do Projeto Vai e Vem. Com isso, as pessoas podem emprestar livros para ler no próprio local ou levar para casa, sabendo que deverão devolvê-los num prazo pré-determinado. Não é cobrada taxa alguma. Redes para descanso também estarão disponíveis para o público. Outras informações pelo site www.domingonapracasorocaba.com.br.

'A Hora do Chorinho' agita o fim de semana em Sorocaba

Crédito: Paulo Ochandio / Secom
A Prefeitura de Sorocaba, através da Secretaria da Cultura e Lazer, realiza neste fim de semana mais apresentações do "A Hora do Chorinho". O projeto visa proporcionar à comunidade a oportunidade de apreciar uma programação cultural focada na música instrumental, com clássicos e melodias conhecidas do público, num repertório repleto de marchinhas, samba-canção, chorinho e música popular brasileira.

"A Hora do Chorinho" pretende resgatar as tradicionais bandas de Sorocaba nas principais praças e parques da cidade, explica o secretário de Cultura, Anderson Santos. O projeto acontecerá até dezembro, sempre nos seguintes locais e horários: sextas-feiras, às 19h30, na praça do Jardim Ipiranga; aos sábados, às 18h30, no Parque da Vila Formosa; e, aos domingos, às 16h30, na Praça de Santa Rosália.

Confira abaixo a programação deste final de semana:

Entre Amigos Corporação Musical - Sexta-feira (20) – Jd. Ipiranga
Corporação Musical Carlos Gomes - Sábado (21) – Vila Formosa
Francisco Dimas de Melo - Domingo (22) - Santa Rosália

CS Mineirão fecha às 12h nesta sexta-feira

O Centro de Saúde Mineirão encerra suas atividades mais cedo nesta sexta-feira (27) para a realização de uma oficina de planejamento com todos os funcionários da unidade. A unidade abrirá normalmente às 7h, mas funcionará somente até as 12h.

No encontro, serão discutidos os programas desenvolvidos na unidade. As reuniões de planejamento são realizadas mensalmente nos Centros de Saúde da cidade para envolver as equipes na avaliação permanente dos serviços oferecidos, bem como, na discussão das necessidades da região atendida, metas e programas a serem implementados.

O CS Mineirão fica na Rua Ten. Érico Oliveira, 110, e funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h. Outras informações pelo telefone 3233.7165.

Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira

Nesta quinta-feira (26), os sorocabanos vão ter céu aberto durante todo o dia, com baixa nebulosidade. A temperatura chega aos 30º, segundo dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).

Com o céu livre de nuvens, o índice de radiação ultravioleta permanece no nível 8, considerado muito alto pelo CPTEC. As recomendações do Centro são: em horários próximos ao meio-dia, permaneça na sombra e não dispense o uso do protetor solar, camisa e boné.

Dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

25 agosto 2010

Sorocaba será um dos destaques da revista britânica Foreign Affairs


O jornalista espanhol Inácio Goyeneche entrevista o prefeito Vitor Lippi no gabinete do Paço Municipal. Crédito: Zaqueu Proença / Secom
O prefeito Vitor Lippi foi entrevistado na tarde desta quarta-feira (dia 25) pelo repórter espanhol Ignacio Mulas Goyeneche, correspondente na América Latina da revista britânica Foreign Affairs. A publicação econômico-política é considerada uma das mais influentes do mundo.

Deste ano, dado o enorme interesse despertado pelos leitores, o Publisher e CIO da Foreign Affairs, David Kellogg, deu o sinal verde para começar uma reportagem sobre o Brasil e, como um de seus destaques, o desenvolvimento alcançado por Sorocaba. Além do prefeito sorocabano, representantes do Governo Federal, governadores e prefeitos de algumas capitais do Brasil também serão entrevistados, bem como empresários.

A Foreign Affairs embarcou na producão de uma série de reportagens e conferências aprofundadas sobre os países BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China). A reportagem, chamada “Brazil, Investing in a Sustainable Future” representa o primeiro principal suplemento da Foreign Affairs produzido para atender a demanda de leitores por informações na América do Sul como principal região para investimento.

Revitalização de avenida melhora acesso entre Zona Norte e Zona Industrial

Crédito: Zaqueu Proença / Secom
O prefeito Vitor Lippi inaugura nesta sexta-feira (27), a partir das 10h, a segunda fase da duplicação da Av. Antônio Silva Saladino, no Parque Vitória Régia. Considerada um dos principais corredores viários da Zona Norte, a via oferece agora mais condições de tráfego e segurança aos motoristas e ciclistas que circulam pela região ou precisam acessar à Zona Industrial, com mais de 2 Km de pista duplicada, ciclovia, sistema de iluminação e paisagismo.

O novo percurso se interliga ao trecho da via, de 700 metros, revitalizado pela Prefeitura em 2007, onde houve a duplicação da pista, implantação de ciclovia e reurbanização. Lippi destacou a importância da Saladino para o trânsito da cidade, ligando às avenidas Itavuvu e General Motors. “Estamos muito satisfeitos em entregar uma obra muito bem feita, com ciclovia, que valoriza o bairro e permite que as pessoas cheguem mais rápido e com segurança ao seu destino, representando mais um investimento na Zona Norte, a região da cidade que mais cresce”.

A Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) desenvolveu a segunda etapa de revitalização da avenida em um trecho de 1.200 metros de extensão, com a duplicação e asfaltamento da pista em cerca de 12 mil m²; a construção de calçadas; novo sistema de drenagem, ao longo de 300 m; a criação de 96 pontos de iluminação e a substituição de outros 80; a troca de postes de madeira por concreto; e a readequação dos equipamentos de telefonia.

Leia essa notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br, clicando aqui.

Crédito: Zaqueu Proença / Secom

Capacitação visa integrar atendimento à mulher vítima de violência


Crédito: Paulo Ochandio / Secom
A Prefeitura de Sorocaba iniciou nesta quarta-feira (25) um curso de Capacitação de Prevenção e Combate à Violência contra as Mulheres, no auditório da Secretaria da Cidadania (Secid). Até esta sexta-feira (27), participam das atividades cerca de 80 profissionais e voluntários de órgãos públicos e entidades responsáveis pelo atendimento à mulher vítima de violência físcia e psicológica, para buscar uma maior integração entre estes organismos e um atendimento mais eficiente.

De acordo com a secretária da Cidadania, Maria José de Almeida Lima, o curso é um importante passo na construção de uma rede integrada de atendimento à mulher vítima de violência, “ajudando estes profissionais e voluntários a estarem mais capacitados para um melhor tratamento à estas mulheres e encaminhamento dos casos”. Já a secretária de Gestão de Pessoas, Silvana Chinelatto, destacou o curso dentro da política da Prefeitura de Sorocaba em investir no aprimoramento do conhecimento dos servidores, tendo em vista um melhor atendimento aos munícipes, “em especial nestes casos, de mulheres que, infelizmente, ainda sofrem com a violência”.

A capacitação complementa um debate promovido pela Secid no início do mês o “Violência contra a mulher: Quem está falhando? A legislação? A mulher? Quem?”, que reuniu representantes da Administração Municipal, Poder Judiciário, Segurança Pública, entidades representativas e lideranças comunitárias, que discutiram causas das ocorrências e mecanismos para aprimorar a rede de atendimento a estes casos na cidade.

Leia essa notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br, clicando aqui.

Megaoperação de Controle de Fumaça Diesel vistoria 600 veículos


Crédito: Zaqueu Proença / Secom
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e a Urbes – Trânsito e Transportes, em parceria com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), realizaram nesta quarta-feira (25), das 9h30 às 15h, uma Megaoperação de Controle de Fumaça Diesel na Av. Independência, próximo ao Posto da Base Comunitária da PM, no Éden. Ao todo, foram vistoriados 600 veículos a diesel, sendo que 47 foram reprovados e multados pela Cetesb, o que representa 7,8% do total.

“Isso não é novidade para os condutores, pois a Prefeitura já vinha desde 2009 realizando blitzes educativas para orientar e alertar os motoristas de veículos a diesel para regularem seus motores. E, durante essas ações, nós comunicamos que faríamos uma ação punitiva”, ressalta a secretária Jussara de Lima Carvalho. “Por enquanto, somente a Cetesb tem a competência legal para multar”, explica.

Crédito: Zaqueu Proença / Secom
A secretária destaca que, além de ser uma ação punitiva, a operação também teve um caráter educativo. Durante toda ação, além das multas aplicadas pela Cetesb, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente distribuiu folhetos com orientações e dicas aos condutores. “Queremos conscientizar os motoristas sobre a importância de manter os veículos a diesel regulados para garantir uma melhor qualidade do ar, contribuindo para a saúde da população”, ressalta Jussara. A ação contou também com o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Ambiental, que ainda fez a vistoria das cargas dos caminhões e verificou a documentação dos veículos.

Leia essa notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br, clicando aqui.

Crédito: Zaqueu Proença / Secom
 

Jovens do Fazendo Futuro começam visitas às escolas

Desde esta quarta-feira (25), os jovens do projeto Fazendo Futuro começaram a colocar em prática o que aprenderam durante o curso de capacitação desenvolvido ao longo do primeiro semestre. São 307 meninos e meninas, estudantes da Rede Pública, que vão atuar como multiplicadores e já estão visitando os professores para apresentar o que vão fazer quando da conversa com os demais estudantes.

Desenvolvido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias da Educação e da Saúde, em parceria com a ONG Piracema (Núcleo Regional de Atenção à Família), o projeto prepara os jovens com idade entre 13 e 18 anos para um trabalho dos mais importantes: orientação aos colegas da mesma faixa etária sobre os riscos da gravidez precoce, DSTs e outros assuntos.

Nesta quarta-feira, eles iniciaram visitas as 47 escolas públicas que contam com estudantes da mesma faixa etária. São nessas unidades que os jovens vão atuar como multiplicadores. De acordo com o terapeuta e coordenador do projeto, José Orivaldo Simonetti, esse trabalho prossegue até a próxima semana, dia 3 de setembro. “Os professores vão assistir a palestra e conhecer o trabalho que os jovens desenvolverão”, explica Simonetti.

Leia essa notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br, clicando aqui.

Moradores do Jd. Cruz de Ferro agradecem ações da Prefeitura


Crédito: Paulo Ochandio / Secom
Passado pouco mais de um ano da concessão de liminar pelo Tribunal de Justiça que suspendeu a reintegração de posse no Jardim Cruz Ferro, os moradores do bairro estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (25) com o secretário de Governo e Relações institucionais, Paulo Mendes, para agradecer as ações que a Prefeitura vem desenvolvendo no bairro desde então. Os moradores estiveram acompanhados pelo vereador João Donizeti Silvestre.

"Agora, esses moradores estão tranquilos e vivendo com mais qualidade. Vamos continuar colaborando no que for necessário para minimizar ainda mais a insegurança social dessas famílias”, explicou Paulo Mendes, lembrando que a Prefeitura acompanhou a ação da liminar concedida pelo Tribunal de Justiça pela relevância social e do risco com que as mais de cem famílias passaram em 2009.