30 setembro 2010

Prefeitura oferece cursos técnicos do Senac para alunos do ProJovem Adolescente

Participam dos cursos de Logística e Secretariado 90 adolescentes 
Foto: Paulo Ochandio / Secom

Há menos de um mês, “Logística” era uma palavra que o estudante Luís Henrique Batista, 17 anos, já tinha ouvido falar, mas não sabia muito bem o seu significado. Neste mesmo período, Sabrina Oliveira da Silva, 16 anos, recebeu conhecimentos dos quais não fazia a menor ideia, por exemplo, como se comportar no ambiente ou manter uma mesa arrumada no ambiente de trabalho. Há três semanas, os dois estão frequentando os cursos profissionalizantes de Logística e de Secretariado no Senac, oferecidos gratuitamente pela Prefeitura de Sorocaba, por meio do programa ProJovem Adolescente.

O ProJovem Adolescente é desenvolvido em parceria entre o Governo Federal e os municípios e oferece assistência às famílias de jovens de 15 a 17 anos. Em Sorocaba, a Secretaria da Cidadania (Secid) beneficia os assistidos com atividades de lazer, cultura, cidadania e formação profissional nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), de segunda a sexta-feira, sempre em horários diferentes dos das escolas de ensino regular, que eles frequentam.


“Minha rotina mudou bastante: é uma correria, não está nada fácil. Mas estou vendo que este esforço vai ter um bom resultado no futuro”,  destaca Sabrina 
Foto: Paulo Ochandio / Secom

Os cursos técnicos do Senac, instituição contratada pela Prefeitura, acontecem às segundas e terças-feiras, das 14h às 16h, com 50 alunos na turma de Logística e 40 na de Secretariado. Das 16h às 17h, os estudantes assistem as aulas oferecidas pela Secid, sobre noções do mercado de trabalho, também no Senac.

É esta formação profissional completa, inclusive no campo comportamental, que Sabrina destaca como o principal aprendizado que a ajudará em seu futuro profissional, bem diferente de quando, depois da escola, passava as tardes em casa, no Parque São Bento. “Minha rotina mudou bastante: é uma correria, não está nada fácil. Mas estou vendo que este esforço vai ter um bom resultado no futuro”, destaca a aluna do 2º ano do Ensino Médio, que pretende cursar a faculdade de Psicologia.

“O curso está superando minhas expectativas e me ajudará a ser um profissional melhor”, acredita Luís Henrique  Foto: Paulo Ochandio / Secom

Morador da Vila Helena e também no 2º ano do Ensino Médio, Luís Henrique até mesmo explica o que aprendeu nas aulas de Logística, por exemplo, como gerenciar os recursos de uma empresa de forma mais eficiente, desde a relação com os fornecedores até o produto chegar ao consumidor. “O curso está superando minhas expectativas. Pretendo prestar vestibular na área de Engenharia Mecânica e as aulas me ajudarão a ser um profissional melhor”, acredita.

Apesar dos cursos não terem completado seu primeiro mês, a facilitadora do ProJovem Adolescente, Thaís de Oliveira Rosa Góes, ressalta uma evolução e um interesse crescente dos alunos durante as aulas, principalmente, pela aproximação com mercado de trabalho. “O principal ganho deles é a oportunidade de ter contato com novos temas e ter uma formação técnica, uma formação mais específica”, acredita.

Prefeitura envia o maior orçamento do município dos últimos anos

Serão mais de R$ 1,5 bilhão para toda a Administração Pública, um crescimento de 26% em relação ao valor deste ano.  Foto: Paulo Ochandio / Secom 

A Prefeitura de Sorocaba encaminhou nesta quinta-feira (30) para a Câmara Municipal a lei para a aprovação do maior orçamento do município de forma absoluta e relativa. Serão mais de R$ 1,5 bilhão para toda a administração pública direta e indireta, incluindo a própria Câmara Municipal, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e a Funserv. Em valores nominais, o crescimento do orçamento para 2011 foi da ordem de 26% se comparado com o em execução. Comparado com a inflação prevista, o crescimento é de 21% percentuais acima do máximo esperado para este ano.

Segundo o Secretário de Finanças, Fernando Furukawa, o orçamento ganhou crescimento expressivo acompanhando o comportamento do cenário apresentado pela economia local. “Enquanto o crescimento no Estado de São Paulo gira em torno dos 5%, Sorocaba está experimentando 10% de elevação na economia local”, explica. Ele informa que estes números são refletidos tanto em valores obtidos por receitas diretas, quanto às derivadas de repasses.

A própria mensagem do prefeito Vitor Lippi ao apresentar o orçamento ressalta o crescimento do país e local. “Este projeto foi preparado num ambiente em que as condições econômico-financeiras são favoráveis com perspectivas de crescimento do PIB brasileiro já neste ano”, explicita na mensagem.

Leia esta matéria completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

"Choro em Linha de Passe" é atração sábado, em Santa Rosália


Foto: Divulgação

Acontece neste sábado (02), a partir das 20h30, na Praça Pio XII, em Santa Rosália, por meio do Projeto Tom Natural, a apresentação do grupo de choro “Choro em Linha de Passe”, numa promoção da Gas Natural São Paulo Sul, com apoio da Secretaria da Cultura e Lazer, e é gratuito.

O “Choro em Linha de Passe”, formado por Lipe Canindé (violão 7 cordas), Billi Magno (sax e clarinete), Tico Macambira (percussão) e Kico Nogueira (cavaquinho), segue a linha tradicional dos velhos chorões, mas sem desprezar a boa herança deixada pela bossa nova. O repertório é variado, com sambas, maxixes, choros, valsas, bossa nova, gafieira, frevo e forró, fruto do vasto colorido musical presente no território brasileiro.

As apresentações da temporada 2010 acontecem quinzenalmente, sábado sim, sábado não, a partir das 20h30, com apresentações de chorinho na Praça Pio XII, em Santa Rosália. Sempre no segundo domingo do mês no Parque Carlos Alberto de Souza, às 11h, no Campolim. E no quarto sábado do mês no Parque dos Espanhóis, em Pinheiros, sempre às 16h30. Tudo gratuito.

Basquete e vôlei têm campeões nos JES

Os Jogos Escolares de Sorocaba (JES), da categoria Infantil, definiram campeões. No Vôlei feminino, a EE "Antônio Vieira Campos" faturou o primeiro lugar e, no masculino, a EE "Guiomar Camolesi de Souza" venceu a final. Já o Basquete feminino teve vitória da EE "Sarah Savestro" e, no masculino, o Colégio Ápice sagrou-se campeão.

Todas as finais ocorreram no Ginásio Municipal “Dr.Gualberto Moreira”. Na próxima segunda-feira (04), os JES terão as finais do Handebol e do Futsal. Confira os resultados e a tabela do dia 4 no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui



Prefeitura de Sorocaba já castrou mais de 1,3 mil animais em 2010, de graça

Número de cirurgias realizadas até agosto superou o total de 2009. Com esta ação,
mais de 10 mil filhotes deixaram de nascer em Sorocaba este ano. 
Foto: Emerson Ferraz / Secom

Entre janeiro e agosto deste ano, a Unidade de Controle Animal da Seção de Controle de Zoonoses de Sorocaba fez 1.315 castrações gratuitas em cães e gatos da cidade. Este número já superou o total de cirurgias realizadas em todo o ano passado: em 2009, 1.030 animais foram castrados pela unidade.

“O maior conhecimento da população e o censo realizado nos bairros onde há maior concentração de animais, aliado à orientação dos moradores sobre o conceito de posse responsável, são apontados como motivos para o sucesso do programa neste ano”, avalia Nila Puglia, coordenadora da área de educação da Zoonoses.

Segundo Leandro Arruda, chefe da Zoonoses, do total de animais esterilizados pela Unidade de Controle Animal, 58% correspondem a cães e 42% são formados por gatos. Com estes números, a equipe da seção estima que mais de 10,6 mil animais deixaram de nascer em Sorocaba só neste ano. A médica veterinária, Lilian Nascimento, explica que essa conta considerou apenas as fêmeas castradas em uma única geração, sem estimar as filhas e netas. O cálculo é baseado em estudos de que uma única cadela tem duas crias anuais, com 6 filhotes cada e uma única gata tem três crias anuais com quatro filhotes cada.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Empresa cria suplemento alimentar a base de colágeno


O colágeno representa cerca de 25% de toda proteína do organismo humano, com função estrutual em células, órgãos,  pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões.  Foto: Zaqueu Proença / Secom 

O apoio da Incubadora Tecnológica de Sorocaba (Intes) e do Polo de Desenvolvimento e Inovação (Podi), mantidos pela Prefeitura de Sorocaba, foi fundamental para o surgimento de um novo produto que promete ajudar os brasileiros no desafio por uma pele saudável.

A infraestrutura, assessoria desde a formação, os cursos realizados com o Sebrae, a legalização, oferecidos pela Intes, convenceu os sócios Marcelo Antônio Araújo Fonseca, Laércio de Godoy e Luciana Fonseca a darem vida a um projeto antigo: nasceu então, a Energy Alimentos, uma das 10 empresas que atualmente utilizam a estrutura da Incubadora de Sorocaba.

Depois de um período de testes e de aceitação pelo público, o Supry Colágeno deve chegar às farmácias e supermercados de Sorocaba em aproximadamente 30 dias. “É um suplemento alimentar, que tem o colágeno como base. Normalmente, nosso organismo produz o colágeno. Na fase adulta, sua deficiência começa a ser notada, consequentemente, reduzindo a elasticidade da pele e o aparecimento de rugas. O aumento das fragilidades articular e óssea são inevitáveis”, explica Fonseca.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Prefeitura monta esquema especial para garantir segurança aos eleitores

A Prefeitura de Sorocaba montou um esquema especial para garantir maior segurança aos eleitores neste domingo (03), principalmente em relação ao trânsito nas proximidades dos 134 locais de votação da cidade.

Toda a estrutura colocada pela Prefeitura à disposição da Justiça Eleitoral deve colaborar para que as eleições respeitem a legislação vigente. As ações incluem apoio à fiscalização da Justiça Eleitoral, monitoramento do trânsito e da segurança, por agentes da Urbes – Trânsito e Transportes, Guardas Municipais e Polícia Militar,

Já, nas primeiras horas da manhã do dia 4 de outubro, equipes da Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) estarão nas ruas para efetuar a limpeza nas vias próximas dos locais de votação. O serviço terá início pela região central e nas principais vias da cidade, seguindo para os bairros.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

SOROCABA WEBTV: Prefeitura de Sorocaba realiza doação de equipamentos para Cooperativas da cidade

Prefeitura triplica investimentos em iluminação pública em 2010

Neste ano, foram implantados mais de 1.600 novos pontos,
somando mais de R$ 930 mil  Foto: Paulo Ochandio / Secom

Entre janeiro e setembro deste ano, a Prefeitura de Sorocaba instalou 1.642 novos pontos de iluminação pública em todas as regiões da cidade. Este número representa um aumento em mais de três vezes o total de serviços executados em todo ano de 2009, quando foram implantados 513 pontos. Os investimentos no setor em 2010 somam, até o momento, cerca de R$ 930 mil, possibilitando melhores condições de segurança a diversos bairros.

Desde 2005 foram instalados 4.350 novos pontos de iluminação, sendo que a maioria dos pedidos atendidos refere-se a solicitações de munícipes, feitas diretamente à Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) pelo telefone 156 ou encaminhadas por meio da Câmara Municipal ou das Plenárias de Participação Cidadã.

O secretário da Seobe, Wilson Unterkircher Filho, explica que a ampliação dos investimentos possibilitou melhorar as condições de segurança da população. Em 404 lugares, a capacidade de iluminação inclusive foi ampliada, casos do Parque Carlos Alberto de Souza, no Campolim, e do segundo trecho revitalização da Av. Antônio Silva Saladino, no Vitória Régia.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Evento discute o papel da universidade no Parque Tecnológico

Promover a articulação da academia no projeto do Parque Tecnológico de Sorocaba e direcionar a sua atuação, destacando o papel da agência de inovação. Com esse objetivo, a Prefeitura de Sorocaba, por meio do Polo de Desenvolvimento e Inovação (Podi), realiza na próxima quarta-feira (06) o Workshop “O Papel da universidade no Parque Tecnológico de Sorocaba”.

O evento terá a participação do prefeito Vitor Lippi, da especialista em Parque Tecnológico, Desirée M. Zouain, de Davi Sales, da Unicamp, e de Paulo Ignácio Fonseca de Almeida, da Agência de Inovação de São Carlos. Durante o workshop, serão apresentadas experiências de Parques Tecnológicos, como os de Campinas e de São Carlos, e discutida a atuação da academia.

Segundo o diretor do Podi, Carlos Costa, especificamente o evento vai analisar formas e modelos de participação da academia local, envolvendo articulação e governança, além de incorporar e discutir as demandas das universidades em relação aos principais projetos. “O PTS avança com grande agilidade e essa articulação é necessária. Investimentos são realizados, projetos são elaborados, processos desenvolvidos, para tornar a cidade de Sorocaba numa cidade inovadora e alinhada com a sociedade do conhecimento”, explica ele.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

“A Hora do Chorinho” e “Encontro com o Choro” animam o fim de semana de Sorocaba

Foto: Divulgação

Acontece nesta sexta-feira (01), a partir das 19h30, no Parque Miguel Gregório de Oliveira, no Jd. Santa Bárbara, mais uma apresentação do projeto “A Hora do Chorinho”, realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por intermédio da Secretaria da Cultura e Lazer.
Para o morador da Vila Formosa, o aposentado João Batista, o projeto é uma novidade muito boa. “É excelente porque aqui não existia nada no passado. O nosso bairro mudou 100% para melhor depois deste evento”, salientou, durante o evento, “A Hora do Chorinho”, que acontece no local aos sábados.

Já, em razão da eleição neste domingo (03), não haverá a realização do projeto tanto no sábado como no domingo (02 e 03), excepcionalmente. Também neste sábado (2), a partir das 10h, a Biblioteca Infantil Municipal Renato Sêneca de Sá Fleury recebe o grupo “Entre Amigos”. Eles interpretarão, juntamente com convidados, os clássicos da MPB. Tudo gratuito.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Serviços de recapeamento atenderão região do Além Ponte

O prefeito Vitor Lippi acompanhou uma vistoria técnica nas ruas, acompanhado pelo secretário de Obras, Wilson Unterkircher (esquerda) e o vereador Rozendo de Oliveira   Foto: Emerson Ferraz / Secom

A Prefeitura de Sorocaba inicia nos próximos dias as obras para o recapeamento de 13 ruas na região do Além Ponte, nos bairros Barcelona, Vila Assis e Parada do Alto. O prefeito Vitor Lippi acompanhou, nesta semana, uma vistoria realizada no local por técnicos da Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe). Os serviços somam-se aos cerca de R$ 13,8 milhões investidos nos últimos meses em pavimentação, que representam cerca de 27 km de extensão. Lippi esteve acompanhado pelo secretário Wilson Unterkircher Filho e pelo vereador Rozendo de Oliveira.

De acordo com a programação, as próximas ruas em que a Seobe irá recuperar o asfalto são: José Maria Moreira e Costa Rica, na Parada do Alto; Canadá (entre as ruas Paraguai e Colômbia) Porto Rico, Panamá (entre as ruas Paraguai e Paranapiacaba), Nicarágua (entre as mesmas ruas), Peru (entre as ruas Paraguai e Chile), Francisco Pinho, Paranapiacaba (entre as ruas Porto Rico e Panamá) e Chile (entre as ruas Canadá e Panamá), no Barcelona; e Marcilio Dias ( entre as ruas Cons. João Alfredo e Silva Jardim), Conselheiro João Alfredo e Moreira Sales, na Vila Assis

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Rua em Santa Rosália será interditada para implantação de sarjetão

Neste sábado (02),a Urbes - Trânsito e Transportes vai interditar um trecho das rua Phorfírio Loureiro com a Avenida Pereira da Silva, no Jardim Santa Rosália. A intervenção, das 8h às 18h, é necessária para que a Secretaria de Obras e Infra-Estrutura Urbana (Seobe) implante um sarjetão no local.

A interdição exigirá uma sinalização com cones, placas de orientação e cavaletes. Também haverá apoio e orientação dos motoristas por agentes de trânsito.

Mudanças melhoram trânsito no Jardim Panorama

A Urbes – Trânsito e Transportes concluiu as alterações no Jardim Panorama, na Zona Sul da cidade, onde foi implantado um binário visando melhorias ao tráfego de veículos na região. As mudanças foram executadas pela gerência de Sinalização Viária da empresa.

Com as intervenções, a rua Rui Coelho de Oliveira Filho terá passou a ter mão única de direção, entre a avenida Arthur Fonseca e a rua Pedro de Oliveira Neto. A rua Francisco Tertuliano Lopes também ganhou mão única, da rua Pedro de Oliveira Neto até a rua Domingos Del`Omo. E esta via ficou com mão única, da rua Francisco Tertuliano Lopes até a avenida Arthur Fonseca.

O novo binário exigiu a implantação de 25 placas de advertência e regulamentação e 270 metros quadrados de sinalização de solo, incluindo legendas Pare, Atenção e Devagar.

Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira

A quinta-feira (30) em Sorocaba será um dia de calor, com sol entre nuvens e grande possibilidade de chuva a qualquer hora do dia. A temperatura máxima prevista é de 32ºC.

Os dados são do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

29 setembro 2010

Inscrições para o Concurso Jornalístico e Publicitário terminam no dia 18

Os interessados devem procurar a Secretaria de Comunicação com todo o material necessário para validar a participação no concurso. Nesta quarta-feira (29), a pedido de profissionais da imprensa, a Secom acrescentou a medida 20X30 como opção para as ampliações fotográficas (além da medida 25X30 já prevista).

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Comunicação, continua recebendo as inscrições para o Concurso Jornalístico e Publicitário de 2010. Os candidatos devem estar atentos ao prazo de inscrição e aos documentos necessários para validar a participação. As inscrições devem ser protocoladas até o dia 18 de outubro, na Secretaria de Comunicação, localizada no 4º andar do Palácio dos Tropeiros, no Alto da Boa Vista, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Devido a argumentações técnicas de profissionais da cidade, além da ampliação na medida 25X30 para a modalidade Melhor Fotografia Jornalística, serão aceitas ampliações na medida 20X30. A escolha entre esses dois tamanhos compete ao candidato que deve apresentar cinco cópias em uma das duas medidas previstas. Esta informação já foi corrigida no documento que contém as instruções para o concurso - disponível no link abaixo.

O concurso é realizado anualmente com o objetivo de valorizar os profissionais e incentivar o setor de comunicação da cidade, premiando os melhores trabalhos relacionados ao município e veiculados na mídia local. Os prêmios estão divididos em quatro categorias: Imprensa (Jornal e Revista), Rádio, Televisão e Publicidade, cada uma com suas modalidades e premiações. Cada candidato pode participar com apenas um trabalho em cada modalidade.

Leia esta notícia completa, as instruções para as inscrições e baixe a ficha de inscrição no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui.

Formação Continuada beneficia educadores da Rede Municipal

Crédito: Zaqueu Proença / Secom
Aproximadamente 100 Orientadores pedagógicos e Supervisores de Ensino da Rede Municipal, além dos profissionais do Centro de Referência em Educação, participaram na manhã desta quarta-feira (29) da palestra da professora dra. Kátia Cristina Stocco Smole, reconhecida nacionalmente pelo seu trabalho na área da Matemática e Educação Infantil.

A professora abordou “Inteligências Múltiplas e Desenvolvimento de Projetos na Educação Infantil”. Ela é coordenadora-geral do Grupo Mathema, que tem como principal característica das suas pesquisas a proximidade com a escola e a formação do professor de Educação Infantil ao Ensino Médio. Por mais de uma hora, Kátia falou sobre os direitos da criança em ser criada, respeita e poder viver a sua infância. “Hoje, as crianças têm tantas responsabilidades que não têm nem tempo de brincar”, disse.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui.

Saae recupera as margens de córrego no Jardim Iguatemi

Crédito: Carlos Lara / Saae
Em virtude das chuvas dos últimos dias, trechos dos taludes que compõem as margens do córrego que atravessa o Jardim Iguatemi sofreram um processo de erosão e estão sendo recuperados pelo Departamento de Drenagem do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae).

Nesta quarta-feira (29/09), máquinas e caminhões da autarquia trabalhavam na rua Diadema, onde um trecho de 100 metros de taludes está sendo recomposto. A intervenção consiste na escavação do que restou das margens e a colocação de terra e grandes pedras, que possibilitarão a recuperação e a estabilização das margens.

De acordo com o diretor-geral do Saae, arquiteto Geraldo Caiuby, essa ação deverá ser concluída até o final desta semana. “No mesmo local, vamos realizar a substituição da passarela de madeira para pedestres existente por outra com estrutura de concreto e guarda-corpo metálico, garantindo mais segurança aos munícipes que a utilizam para fazer a travessia”, adianta Caiuby.

Inscrições para o Seminário de Enfrentamento da Violência Sexual continuam abertas

Continuam abertas as inscrições para o Seminário de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, que integra a programação 3ª Semana Municipal de Combate à Pedofilia em Sorocaba. O evento, organizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Vigilância de Violências e Acidentes (Viva) da Secretaria da Saúde, em parceria com o Projeto de Apoio à Cidadania e Infância (Pacin) e Projeto Vencer, será realizado nos dias 6 e 7 de outubro, no Centro Arquidiocesano de Pastoral (Avenida Eugênio Salerno, 60).

A programação da semana foi preparada com o objetivo de promover discussões e reflexão sobre o tema na cidade. “Crianças que sofrem abuso sexual podem repercutir esse fato por toda a vida. Por isso, é importante chamar a atenção da sociedade em geral para discutirmos o tema e, assim, tentar evitar novos casos de pedofilia”, analisa Daniela Valentim dos Santos, coordenadora da Viva e do evento. Além disso, um material informativo e de divulgação começou a ser distribuído em pontos estratégicos da cidade na última segunda-feira (27).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Portal da Cidadania www.sorocaba.sp.gov.br ou pelo e-mail sorocaba.viva@gmail.com, informando a atividade que pretende participar, nome completo e a instituição que representa (se houver). O evento tem como público alvo profissionais das áreas de saúde, educação, assistência social, segurança pública, estudantes e população em geral. As vagas são limitadas.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui.

CS Vila Haro fecha das 13h às 17h nesta quinta-feira

O Centro de Saúde Vila Haro estará fechado nesta quinta-feira (30), das 13h às 17h. Neste período, os funcionários da unidade estarão reunidos para uma oficina de planejamento. Estas reuniões são realizadas mensalmente nos Centros de Saúde para envolver as equipes na avaliação permanente dos serviços oferecidos e discutir as necessidades da região atendida, metas e programas a serem implementados.

O Centro de Saúde Vila Haro fica na Rua Aristides Silva Lobo, 379, e seu funcionamento normal é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3227.2370.

Secretaria da Juventude capacita jovens sobre internet e novas tecnologias

Em outubro, a Secretaria da Juventude (Sejuv) vai realizar uma capacitação com os jovens sobre “O Uso Responsável da Internet e Novas Tecnologias”. As aulas são gratuitas e serão realizadas pelo presidente da Comissão de Direito Eletrônico e Novas Tecnologias da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), José Carlos Francisco Filho.

Na capacitação, o professor vai abordar aspectos gerais sobre segurança na internet. “Vou falar sobre cyberbullying, ofensas, utilização indevida de imagens e outros crimes que podem acontecer enquanto se navega na internet. Além disso, vou falar sobre a legislação e vou apresentar alguns cases que eu tenho. Ao final, vou abrir espaço para questionamentos dos jovens e debates”, explica José Carlos.

A primeira aula será realizada nesta segunda-feira (04), às 14h, no Território Jovem 33, envolvendo 80 jovens, de 14 a 29 anos, integrantes do Projeto Jovem Cidadão, Primeira Chance, Desafio Jovem, estudantes das escolas locais (grêmios) e alunos participantes das atividades desenvolvidas no Território Jovem do Jardim Nova Esperança. A unidade fica na Rua Paula Mayer Catini, no Nova Esperança (ao lado do Centro de Saúde).

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui.

Debate avalia criação da Delegacia do Idoso em Sorocaba

A Secretaria da Cidadania (Secid) e o Conselho Municipal do Idoso promovem nesta sexta-feira (1º de outubro) um debate sobre a possibilidade da criação de uma Delegacia do Idoso em Sorocaba. O encontro deve reunir representantes da Prefeitura de Sorocaba, Câmara Municipal, Poder Judiciário, Promotoria de Justiça e Defesa da Cidadania e entidades representativas, das 9h às 12h, no auditório da Fundação Ubaldino do Amaral / Jornal Cruzeiro do Sul (Av. Eng.º Carlos Reinaldo Mendes, 2.800, Alto da Boa Vista).

Para a secretária da Cidadania, Mazé Lima, sete anos depois da criação do Estatuto do Idoso, a área apresentou avanços, mais ainda necessita de uma maior articulação organismos responsáveis pelo atendimento e gestão das políticas públicas. “O Estatuto do Idoso ainda não contempla totalmente em suas proposições como, por exemplo, o idoso vítima de violência. A criação de uma delegacia específica seria uma forma de centralizar este tipo de atendimento e encaminhá-lo de forma adequada”, destaca.

Em Sorocaba, a Secid e o Conselho do Idoso recebem uma média mensal de 40 a 50 denúncias de maus tratos ao idoso, somando mais de 400 casos por ano - excluindo as que são encaminhadas diretamente à Promotoria. O debate será aberto a todos os interessados, sem a necessidade de inscrição prévia. Informações com a Secretaria da Cidadania pelo telefone 3219.1920.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui.

Missa dos Animais abrirá a programação de aniversário do Zoo, na 2ª feira

O "Bolo Animal", saboreado aqui pelo chipanzé Black, será
uma das atrações da festa  Foto: Arquivo / Secom

Para lembrar a passagem do Dia Internacional dos Animais e de São Francisco de Assis, em 4 de outubro, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) realizará nesta segunda-feira (4), às 15h, a Missa dos Animais no auditório aberto do Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros. A celebração ecológica, feita em parceria com a Paróquia Bom Jesus dos Aflitos, acontece dentro da programação de aniversário de 42 anos do Zoo.

Participam da bênção, durante a celebração, todos os animais silvestres presentes na fauna local e do próprio Zoo, simbolizando a natureza e a importância da sua conservação.

De acordo com a equipe de Educação Ambiental, é proibida a entrada de animais de estimação no parque, pois podem transmitir doenças aos animais do Zoo. Para a celebração, os visitantes poderão trazer pertences de seu bichinho de estimação, como fotos e outros objetos. Em seguida, o Frei Sílvio Trindade dará a bênção aos animais domésticos em frente ao portão principal do Zoo (lado externo).

O evento também conta com o apoio do Fundo de Apoio ao Meio Ambiente (Fama) e do Clube Conservadores da Natureza (CCN) do Zoo. O “Quinzinho” fica na Rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. Informações pelo telefone (15) 3227.5454.

Leia esta notícia completa e confira a programação de aniversário do Zoo no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Vagas para as Visitas Noturnas no Zoo já se esgotaram

Foto: Paulo Ochandio / Secom

Às 10h desta quarta-feira (29), as 120 vagas para as Visitas Noturnas no Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros e no Museu Histórico Sorocabano já se esgotaram. As atividades, que estão dentro da programação de aniversário de 42 anos do Zoo, vão acontecer às terças-feiras, nos dias 5, 19 e 26 de outubro, das 19h às 22h.

O evento é uma promoção da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), com apoio da Secretaria da Cultura e Lazer (Secult) e do Fundo de Apoio ao Meio Ambiente (Fama).

“Isso mostra que a comunidade está realmente interessada em participar dos nossos eventos. Em uma hora, as vagas estavam todas preenchidas”, ressalta Viviane Rachid, bióloga e gestora ambiental da Secretaria do Meio Ambiente.

Misturando mistério, aventura e educação, o passeio vai ampliar o conhecimento da população sobre a importância da conservação dos animais e seus ambientes e da história da nossa cidade. Neste passeio, os visitantes terão a sensação de estarem sendo perseguidos pelos olhos do tigre, da onça, das corujas e dos jacarés que, embora em cativeiro, parecem estar todos atentos, prestando atenção.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

A Hora do Chorinho” e “Encontro com o Choro” animam o fim de semana de Sorocaba

Foto: Paulo Ochandio / Secom

Acontece nesta sexta-feira (01), a partir das 18h30, no Parque Miguel Gregório de Oliveira, no Jd. Santa Bárbara, mais uma apresentação do projeto “A Hora do Chorinho”, realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por intermédio da Secretaria da Cultura e Lazer. O projeto visa proporcionar à comunidade a oportunidade de apreciar uma programação cultural focada na música instrumental, com clássicos e melodias conhecidas do público, num repertório repleto de marchinhas, samba-canção, chorinho e música popular brasileira gratuitamente.

Para o morador da Vila Formosa, o aposentado João Batista, o projeto é uma novidade muito boa. “É excelente porque aqui não existia nada no passado. O nosso bairro mudou 100% para melhor depois deste evento”, salientou, durante o evento, “A Hora do Chorinho”, que acontece no local aos sábados.

Já, em razão da eleição neste domingo (03), não haverá a realização do projeto tanto no sábado como no domingo (02 e 03), excepcionalmente.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Documentário 'O Equilibrista' será apresentado no Usina 'CineCult'

O ganhador do Oscar na categoria Melhor Documentário em 2008, “O Equilibrista”, será exibido pelo projeto Usina CineCult na próxima quarta-feira (06), a partir das 20h, na Usina Cultural “Ettore Marangoni”.

O longa conta a história de Philippe Petit que, no dia 7 de agosto de 1974, se equilibrou, de forma ilegal, em uma corda bamba estendida entre as torres gêmeas, em Nova York. Na época estes eram os prédios mais altos do mundo, sendo que após uma hora no local ele foi levado para um exame psicológico e, posteriormente, preso. Para realizar o feito Petit levou 8 meses planejando-o com amigos, buscando um meio de enganar a segurança do World Trade Center para que pudesse entrar no prédio com a corda de aço e equipamentos.

O CineCult é promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias de Comunicação e de Cultura e Lazer. A Usina Cultural tem capacidade para 150 expectadores, área para estacionamento e fica à margem direita do Rio Sorocaba, com acesso pela Rua Padre Madureira.

Os ingressos podem ser retirados momentos antes do início do filme.

Ficha Técnica - O Equilibrista
titulo original: (Man on Wire)
lançamento: 2008 (EUA) (Inglaterra)
direção: James Marsh
atores: Paul McGill , Ardis Campbell , David Demato , David Roland Frank ,
duração: 90 min
gênero: Documentário

SOROCABA WEBTV: Prefeitura de Sorocaba realiza doação de equipamentos para Cooperativas da cidade

CS Vila Barão abre hoje às 13h

O Centro de Saúde da Vila Barão começa a atender a população a partir das 13h desta quarta-feira (29). Das 7h às 13h, os funcionários da unidade estarão reunidos para uma oficina de planejamento.

A unidade funciona normalmente de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e está localizada na rua Afonso Muraro, 41. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3233-1559.

Palestra sobre carreiras abre a Feira de Profissões

Expectativa da Prefeitura é superar público de 2009, que foi de aproximadamente
 15 mil pessoas Foto: Emerson Ferraz / Secom

Ministrada por profissional da Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (ESAMC), a palestra “Carreiras e Mercados” abre o ciclo de palestras da II edição da Feira de Profissões. Previsto para falar aos estudantes às 8h15, Silva Neto vai abordar entre outros assuntos, as tendências das carreiras e os respectivos mercados no cenário brasileiro.
Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação, o evento acontece nos dias 7 e 8 de outubro, no Parque dos Espanhóis. A atração principal do evento será o humorista Márcio Ballas, que fará palestra e conversará com os jovens na noite do dia 8. A Feira de Profissões tem foco na orientação vocacional e é dirigida especialmente a estudantes do Ensino Médio, com o objetivo de ajudá-los a escolher suas futuras carreiras.

No ano passado, mais de 15 mil pessoas de Sorocaba e de cidades da região visitaram a Feira, que teve como ponto alto a palestra do astronauta Marcos Pontes. “Essa feira marcou um momento importante para os nossos jovens. Fico muito feliz por podermos oferecer novamente essa oportunidade para os nossos estudantes, para que conhecerem mais sobre o curso que desejam estudar futuramente e, assim, terem mais condições de realizar o sonho profissional”, destaca Vitor Lippi.

Veja a programação completa da Feira de Profissões no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira

A quarta-feira (28) em Sorocaba será um dia de bastante calor, com sol e grande possibilidade de chuva em qualquer hora do dia. A temperatura máxima prevista é de 33ºC.

Os dados são do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

28 setembro 2010

"Emergência – Use Certo!" profere palestra para médicos das redes pública e particular de saúde

Integrando as ações da campanha “Emergência – Use Certo!”, lançada no dia 4 de agosto, numa iniciativa conjunta das redes pública e particular de saúde de Sorocaba, o médico João Márcio Garcia, delegado do Conselho Regional de Medicina (CRM) de Sorocaba, vai proferir palestra sobre o tema “Conduta e Ética Médica na Área Urgência e Emergência”. O evento é dirigido a médicos plantonistas de atendimento de urgência e emergência das redes municipal e privada e acontecerá nesta quarta-feira (29), no Salão de Vidro do Paço Municipal (andar térreo), às 19h30.

A campanha “Emergência – Use Certo!” foi idealizada pela Comissão para Orientação ao Uso do Serviço de Emergência, formada por integrantes da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES); Unimed Sorocaba; Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba; Intermédica; Hospital Samaritano; Hospital Santa Lucinda; Hospital Evangélico e Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). A iniciativa visa melhorar o atendimento médico nas unidades de urgência e emergência da cidade, trazendo assim benefícios para a população em geral.

O secretário da Saúde de Sorocaba, Milton Palma, presidente da comissão, explica que a campanha, que visa melhorar o atendimento médico nas unidades de urgência e emergência da cidade, é de orientação, educativa e progressiva.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Alunos da Rede Municipal vão receber mais livros

Projeto já distribuiu mais de 43 mil exemplares Crédito: Zaqueu Proença / Secom

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação, começa nestes próximos dias a segunda etapa do projeto “Esse Livro é Meu”, que prevê a distribuição de aproximadamente 80 mil livros aos alunos da Rede Municipal. Anualmente, cada aluno receberá dois livros para que comece a formar uma pequena biblioteca pessoal.

"Esse Livro é Meu” tem como foco principal estimular os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal para que criem e mantenham o hábito da leitura. O projeto começou em abril, quando os alunos da EM “Maria de Lourdes Aires Moraes”, do Jardim Santa Marina, foram os primeiros a receber os livros.

A professora Isabel Cristina Dias, gestora do projeto, explica que ao todo serão distribuídos 60 títulos diferentes, de autores renomados, como Ruth Rocha, Tatiana Belink e Ricardo Azevedo, entre outros. “É maravilhoso ver o interesse das crianças pela leitura, mas também o incentivo por parte dos professores”, disse.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Missa dos Animais e feirinha de adoção serão realizadas no dia 4 de outubro


Foto: Paulo Ochandio / Secom

Em comemoração ao Dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais, a Seção de Controle de Zoonoses de Sorocaba promoverá nesta segunda-feira (4) a tradicional Missa em Ação de Graças aos Animais. A celebração será realizada às 10h, na praça em frente ao Instituto Humberto de Campos, na rua Humberto de Campos, 541.

Nila Puglia, da Zoonoses, lembra que os interessados podem comparecer com seus animais de estimação para uma bênção durante a missa. A celebração será do padre Wilson Bizoni, da Paróquia Santa Rita de Cássia, da Vila Santana.

“O objetivo do evento é confraternizar todos que gostam dos animais e principalmente promover uma reflexão sobre posse responsável”, comenta Nila. No local, além da missa, haverá orientações sobre adoção consciente, sobre os cuidados que todo animal deve receber e os deveres do proprietário e ainda uma feirinha de adoção de cães e gatos.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

EE Brigadeiro Tobias domina Xadrez nos JES

Os Jogos Escolares de Sorocaba (JES), da categoria Infantil, apresentaram os campeões no Xadrez. A Escola Estadual Brigadeiro Tobias ganhou o primeiro lugar superando no masculino e, no feminino, venceu o Colégio Ápice. Ainda, nesta terça-feira (28), os JES tiveram jogos de Basquete e Vôlei.

Veja os resultados e a tabela no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

SOROCABA TOTAL: Ponte sobre o rio Sorocaba interligará Zona Norte e Zona Industrial


Maquete eletrônica da futura ponte sobre o rio Sorocaba.
A Prefeitura de Sorocaba publicou nesta terça-feira (28), em veículos de imprensa com circulação local e nacional, edital de abertura de processo licitatório para a construção de uma ponte dupla que passará sobre o rio Sorocaba, interligando as avenidas Tadao Yoshida e Ulysses Guimarães. As obras integram o programa “Sorocaba Total” e serão desenvolvidas em 2011, com o objetivo de facilitar o trânsito entre a Zona Norte e a Zona Industrial.

A ponte contará com duas pistas paralelas e será a maior localizada na área urbana da cidade, percorrendo aproximadamente 180 metros de extensão, com altura variando ente 30 e 40 metros. Cada uma das pistas terá sentido único de direção e nove metros de largura, divididos em três faixas para circulação de veículos e ciclovia. De forma comparativa, a ponte de acesso da rodovia José Ermírio de Moraes (Castelinho) à Av. Dom Aguirre conta com cerca de 170 metros de extensão.

Segundo o coordenador do “Sorocaba Total”, Valmir Almenara, o projeto da nova ponte utilizou recursos modernos de engenharia, o que permitirá uma redução nos custos das obras. Um destes exemplos será a montagem da estrutura da ponte com aterro armado, mesma técnica construtiva empregada nos novos trechos da pista das rodovias Imigrantes e Castello Branco.

Almenara ainda destaca como principal benefício trazido pela ponte “a facilitação do acesso entre a Zona Norte e a Zona Industrial, assim como a região do Paço Municipal e do Parque das Águas”. A ponte irá da Av. Tadao Yoshida, local onde a Prefeitura desenvolveu obras de duplicação, drenagem, pavimentação, iluminação, implantação de ciclovia e paisagismo, até a Av. Ulysses Guimarães, cuja obras de duplicação dever ser retomadas conjuntamente à construção da ponte.

De acordo com o edital, a abertura das propostas das empresas interessadas será dia 8 de novembro e, terminados os prazos para recursos, as obras devem se iniciar no primeiro semestre de 2011 e serem executadas durante o ano que vem.


Na maquete, a nova avenida Ulysses Guimarães, após sua revitalização.

A interligação da Tadao Yoshida com o Parque das Laranjeiras faz parte do Complexo Viário “Ulysses Guimarães”. O sistema começará no trevo de acesso à Castelinho e seguirá pelas avenidas Fernando Stecca, Camilo Júlio, Tadao Yoshida , Ulysses Guimarães, Itavuvu, Edward Fru-Fru e Alameda do Horto, com término na Av. Ipanema (altura da rodovia Sorocaba-Porto Feliz).

Maior obra viária em andamento no interior do São Paulo, o “Sorocaba Total” prevê melhores condições ao trânsito da cidade, com a implantação de 33 km de novas avenidas, em três complexos viários. O projeto viabilizará o estabelecimento de rotas alternativas a partir da rodovia Senador José Ermírio de Moraes (Castelinho), possibilitando a diminuição do tráfego de veículos no Centro da cidade.

Ao todo, o “Sorocaba Total” prevê a construção de 23 km de novas avenidas e mais 11 km de obras de revitalizações viárias, além da implantação de sete parques novos e obras de drenagem urbana. O investimento total do programa é de cerca de US$ 90 milhões, sendo 60% financiado pela Corporação Andina de Fomento (CAF).

Zoo de Sorocaba comemora 42 anos com muita festa no mês de outubro

Crédito: Zaqueu Proença / Secom
O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” completa 42 anos neste mês de outubro e a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), vai realizar uma programação especial com atividades que serão realizadas durante o mês inteiro.

Entre os destaques das atividades estão a tradicional Missa Ecológica, no dia 4, às 15h; as Visitas Noturnas no Zoo e no Museu Histórico Sorocabano, que vão acontecer às terças-feiras (dias 5, 19 e 26), das 19h às 21h30; a festa do Dia do Aniversário do Zoo, com a confecção do bolo animal, no dia 20, às 15h30; e o batizado do filhote de anta, no dia 28, às 15h.

Crédito: Paulo Ochandio / Secom
O tema deste ano é “Educando para Conservação da Biodiversidade”, conforme a Organização das Nações Unidas (ONU), que declarou 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade. Concomitante a essa iniciativa, o Ministério de Ciência e Tecnologia selecionou o tema “Ciência para Desenvolvimento Sustentável" como eixo principal da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que também acontecerá em outubro.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui.

Calendário das Feiras de Artesanato em Outubro

A Secretaria de Relações do Trabalho (Sert) divulgou o calendário das cinco Feiras de Artesanato que serão realizadas durante na cidade, durante o mês de outubro. De acordo com a Comissão de Artesanato e Geração de Renda de Sorocaba, as feiras funcionarão sempre das 10h às 18h, conforme o seguinte calendário: dias 2 e 3, o evento será realizado na Praça José Bernardo de Andrade (Éden); de 4 a 8, na Praça Frei Baraúna (Centro); de 11 a 15, no Largo do Rosário (Centro); de 18 a 22, na Praça da Maçonaria (Mangal), e, dias 30 e 31, na Praça da Amizade (Santa Rosália).

Curso de Turismo agora está acontecendo no Território Jovem do Nova Esperança

O Curso de Turismo que foi oferecido no Território Jovem do Jardim Ipiranga está acontecendo desde segunda-feira (27) na unidade do Jardim Nova Esperança. Durante as aulas, os alunos aprenderão sobre a História do Turismo, Mercado de Trabalho, Turismo no Brasil, Turismo Internacional e, para encerrar, será também abordada a História de Sorocaba.

De acordo com Carina Ribeiro da Silveira, professora do curso, as aulas acontecem nos mesmos moldes das realizadas com a turma do Ipiranga. Formada em Administração e com MBA em Marketing, Carina tem experiência em Turismo, tendo trabalho em aeroportos, companhias aéreas e agências de turismo.

As aulas são oferecidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, no Território Jovem do Nova Esperança, que fica na Rua Paula Mayer Cattini (ao lado do Centro de Saúde). Informações pelo telefone: (15) 3221.3733.

SOROCABA WEBTV: Urbes e Meio Ambiente organizam evento 'um dia sem carro'

Confira a previsão do tempo para esta terça-feira

A terça-feira (28) em Sorocaba será um dia nublado, com muitas nuvens e períodos curtos de sol, com grande probabilidade de pancadas de chuva durante o dia. A temperatura máxima prevista é de 27ºC.

Os dados são do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

27 setembro 2010

Funcionários da Educação recebem capacitação sobre Saúde Emocional

Crédito: Emerson Ferraz / Secom
Para aprenderem a lidar com as emoções pessoais, o autoconhecimento, uma reflexão interior, e consequentemente ter uma melhor relação na rotina do trabalho. Isso é o que está aprendendo um grupo de aproximadamente 80 profissionais que atuam no setor administrativo da Secretaria municipal de Eduacação.

Entre esta segunda (27) e terça-feira (28), eles passam por capacitação em Saúde Emocional, que acontece no Centro de Referência em Educação. O treinamento vem sendo aplicado por profissionais da Associação pela Saúde Emocional de Crianças (São Paulo) que, por sua vez, foram capacitados pela Partnership for Children, entidade de Londres (Inglaterra) que coordena o projeto “Amigos do Zippy” no mundo.

Segundo a professora Meire Sforcim, gestora do programa na Rede Municipal de Ensino, a capacitação vai abranger todos os setores da rede. “Os profissionais da administração concluem o treinamento em outubro. Depois será a vez dos diretores, vice-diretores, orientadores pedagógicos, segundos educadores e todos os inspertores de alunos, num total de 210 profissionais”, explica ela.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui.

Inscrições para as Visitas Noturnas vão acontecer somente nesta quarta e quinta-feira


Foto: Paulo Ochandio / Secom

No mês do aniversário de 42 anos do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), com apoio da Secretaria da Cultura e Lazer (Secult) e do Fundo de Apoio ao Meio Ambiente (Fama), vai realizar durante todo o mês de outubro as Visitas Noturnas no Zoo e no Museu Histórico Sorocabano. As atividades acontecerão sempre às terças-feiras, nos dias 5, 19 e 26 de outubro, das 19h às 22h.

Misturando mistério, aventura e educação, o passeio vai ampliar o conhecimento da população sobre a importância da conservação dos animais e seus ambientes e da história da nossa cidade. Neste passeio os visitantes terão a sensação de estarem sendo perseguidos pelos olhos do tigre, da onça, das corujas e dos jacarés que, embora em cativeiro, parecem estar todos atentos, prestando atenção.

Os interessados em participar das atividades devem se inscrever somente nesta quarta e quinta-feira (dias 29 e 30), das 9h às 17h, por telefone ou diretamente na Biblioteca do Zoo. O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” fica na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. Mais informações pelos telefones (15) 3227.5454 ou 3227.5511.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui.

Alunos de oito Escolas Municipais participam do Roteiro Educador

Crédito: Emerson Ferraz / Secom
Estudantes de oito escolas municipais do programa Escola em Tempo Integral – Oficina do Saber participam até o dia 8 de outubro de mais uma etapa do Roteiro Educador de Sorocaba. A atividade consiste em visitas monitoradas a locais como o Mosteiro de São Bento, Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cerrado, Centro Administrativo (Prefeitura e Câmara) e o Centro Cultural Quilombinho.

Neste mês, conforme a programação, várias classes de alunos já conheceram os quatro pontos já mapeados do Roteiro Educador. Semana passada, estudantes das EMs “Darlene Devasto”, do Jardim Atílio Silvano, e “Edmir Digiampetri” (Vila Barão) já visitaram o Mosteiro de São Bento. Já, na segunda-feira (27), 40 alunos da EM “Benedito José Nunes”, do Pq. Esmeralda, estiveram no Centro Cultural Quilombinho para aprender sobre a valorização e a difusão da cultura afro-brasileira.

O evento prossegue nesta terça-feira (28), com duas turmas da EM “Edemir Digiampietri”, da Vila Barão, que vão conhecer o Espaço e o Mosteiro de São Bento, uma das construções mais antigas de Sorocaba. Na quarta e quinta-feira (29 e 30), alunos da EM “Osvaldo de Oliveira”, do Jardim Jatobá-Éden, visitarão a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cerrado.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui.

Debate avalia criação da Delegacia do Idoso em Sorocaba

A Secretaria da Cidadania (Secid) e o Conselho Municipal do Idoso promovem nesta sexta-feira (1º de outubro) um debate sobre a possibilidade da criação de uma Delegacia do Idoso em Sorocaba. O encontro deve reunir representantes da Prefeitura de Sorocaba, Câmara Municipal, Poder Judiciário, Promotoria de Justiça e Defesa da Cidadania e entidades representativas, das 9h às 12h, no auditório da Fundação Ubaldino do Amaral / Jornal Cruzeiro do Sul (Av. Eng.º Carlos Reinaldo Mendes, 2.800, Alto da Boa Vista).

Segundo o IGBGE, vivem no Brasil hoje em dia cerca de 16 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Caso a expectativa de vida da população se mantenha, este índice deve chegar a 32 milhões em 2025, fazendo com que o país venha a ter a 6ª maior população nesta faixa etária do mundo. Para atender a esta grupo da população, a Prefeitura oferece uma série de atividades físicas, culturais, lazer e turismo, por exemplo, nos Centros Esportivos, Centros de Referência e Assistência Social (Cras) e Centros de Saúde, além da construção do Clube do Idoso e do conjunto habitacional Vila Dignidade, em parceria com o Governo do Estado.

Informações com a Secretaria da Cidadania pelo telefone 3219.1920.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui.

Alunos do Programa 'Miniempresa' inauguram fábrica de cabines

Uma pequena solenidade na sede da GM Distribuidora em Sorocaba marcará, nesta terça-feira (28), a inauguração da “Quality Hangers”, a fábrica fictícia de cabides dos alunos do programa “Miniempresa”. Desenvolvido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação, em parceria com a General Motors Distribuidora e a ONG Júnior Achievement, o programa envolve 25 alunos da EM “Achilles de Almeida”. A cerimônia começa às 10h nas instalações do projeto da fábrica de cabides, no Centro Distribuidor de Peças da General Motors do Brasil, em Sorocaba.

Participam do programa meninos e meninas na faixa etária dos 17 anos, que estão vivendo a experiência prática em economia e negócios, através da organização e operação de uma empresa, além de conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. Os participantes também aprenderam a apurar os resultados da empresa e remunerar com valor simbólico todos os envolvidos no processo: funcionários, acionistas e aluguel.

Segundo a professora Maria Emília Faria Alquezar Serafim, articuladora da pedagogia empreendedora na Rede Municipal, essa iniciativa estimula os jovens a desenvolver o empreendedorismo, a conhecer como funciona uma empresa, na prática. “Durante o curso, eles conheceram todas as etapas e processos de criação e produção. Agora, vão começar a produção dos cabides e, no final do curso, farão a comercialização, que é outra etapa do aprendizado”, explica ela.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui.

Evento sobre pedofilia recebe inscrições


Estão abertas as inscrições para o Seminário de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, evento que marca as atividades da 3ª Semana Municipal de Combate à Pedofilia em Sorocaba. O seminário será realizado nos dias 6 e 7 de outubro, no Centro Arquidiocesano de Pastoral, à avenida Dr. Eugênio Salerno, 60, e contará com palestras, conferências e a presença de especialistas no assunto.

A programação da 3ª Semana Municipal de Combate à Pedofilia foi preparada com o objetivo de promover discussões sobre o tema e divulgação de material informativo. Cartazes, faixas e busdoors alusivos à Semana começaram a ser distribuídos nesta segunda-feira (27). O material será colocado em pontos estratégicos da cidade e em várias linhas de ônibus do transporte coletivo.

De acordo com Daniela Valentim dos Santos, coordenadora da Viva e do seminário, as palestras abordarão temas como direito digital e pedofilia na internet. Além disso, serão formados grupos de trabalho para elaboração do Plano Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual, medidas preventivas, educacionais e de ações integradas.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui.

CS Márcia Mendes fecha das 14h às 18h nesta terça-feira

O Centro de Saúde Márcia Mendes funcionará em horário diferenciado nesta terça-feira (28). A unidade permanecerá fechada das 14h às 18h devido à realização de uma oficina de planejamento com os funcionários. Os serviços funcionarão normalmente das 7h às 14h e das 18h às 19h, conforme informações da coordenadora da unidade, Jussara Maria Piqueras.

O CS Márcia Mendes fica na Praça José A. Rabello Jr., 91, no Jardim Vera Cruz, e funciona normalmente de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O telefone para informações é o 3221.3984.

Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira

A segunda-feira (27) em Sorocaba será um dia nublado, com muitas nuvens e períodos curtos de sol, com  possibilidade de pancadas de chuva. A temperatura máxima prevista é de 27ºC.

Os dados são do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

26 setembro 2010

Chuva cancela atividades do Dia Mundial de Prevenção da Gravidez na Adolescência em Sorocaba

O evento que seria realizado neste domingo (26) no Parque das Águas, no Jardim Abaeté, alusivo ao Dia Mundial de Prevenção da Gravidez na Adolescência, foi cancelado devido às chuvas que caíram durante a manhã em Sorocaba. A comissão organizadora das atividades, formada por integrantes das Secretarias da Saúde (SES), Educação (Sedu), Juventude (Sejuv), Cidadania (Secid) e Cultura e Lazer (Secult) se reunirá durante esta semana para decidir se será agendada uma nova data para o evento.

24 setembro 2010

Tigre passa por tratamento dentário no Zoológico de Sorocaba

Neste ano, já passaram pelo dentista vários animais, como uma fêmea de tigre, onça pintada, chimpanzé, bugio, irara e um cachorro-do-mato Foto: Emerson Ferraz / Secom

Um tigre macho do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, de 11 anos, passou na manhã desta sexta-feira (24) por um tratamento dentário no Setor de Veterinária. O procedimento incluiu uma cirurgia de canal em dois dentes, por causa de uma fratura de dois caninos inferiores com exposição de polpa. Esse é um dos serviços realizados pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, que garante o bem-estar e a saúde dos habitantes do Zoológico.

De acordo com o médico-veterinário do Zoo, Rodrigo Teixeira, foi o tratador do parque que percebeu que o animal estava com algum problema, pois ele estava mastigando somente com um dos lados da mandíbula. “Essas fraturas são comuns em animais de cativeiro, pois em suas jaulas tem arames, madeiras e outros objetos que contribuem para isso”, explica.

O felino foi atendido por uma equipe de especialistas: dois médicos-veterinários especializados em odontologia da Universidade de São Paulo (USP), um médico-veterinário anestesiologista da Universidade Anhembi Morumbi, três médicos-veterinários do zoo e oito estagiários. Ao todo, foram cerca de 4 horas de procedimento, desde o horário que o bicho foi sedado. O tigre teve o seu batimento cardíaco monitorado durante todo o tratamento.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Secretaria de Administração conclui contratação de empresa para construção de dez pistas de skate


Foto: Arquivo / Secom

O prefeito Vitor Lippi assinou nesta quinta-feira (23) o contrato com a empresa vencedora para a construção de dez pistas de skate, na modalidade circuito street, nas mais diversas regiões da cidade. A assinatura do contrato finaliza o processo licitatório realizado pela Secretaria de Administração da qual participaram quatro empresas na última fase: a de abertura das propostas de preços.

Segundo Mário Pustiglione, secretário de Administração, a empresa vencedora tem um ano para concluir a construção das dez pistas depois de ser emitida a ordem de serviço. “O contrato agora segue para a Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana para a emissão da ordem de serviço”, explica Pustiglione.

A licitação prevê a construção de pistas de skate em Brigadeiro Tobias, no Éden, no Conjunto Ana Paula Eleutério, no Jardim Renascer, na Vila Barão, no Mineirão, no Parque Vitória Régia, no Jardim Rodrigo, na Vila Formosa e no Parque das Laranjeiras. “As unidades não serão construídas necessariamente nesta ordem, mas de acordo com a definição da secretaria responsável pelo acompanhamento das obras”, conta Pustiglione.

Evento comemora o 1º ano do Centro de Referência em Educação

Foto: Emerson Ferraz / Secom

Um Encontro de Educação Inclusiva, contendo palestras, apresentações de oficinas e de experiências inclusivas na Rede Municipal, marcou nesta sexta-feira (24) o primeiro ano de funcionamento do Centro de Referência em Educação. Participaram diretores de Centros de Educação Infantil (CEIs), Orientadores Pedagógicos e a Equipe Multidisciplinar do Centro de Referência.

As atividades começaram às 9h, com apresentação de um vídeo institucional com resultados dos trabalhos realizados pelo Centro de Referência junto às escolas municipais. Em seguida, aconteceram as oficinas: “Customização da Mala da História”, apresentada por Ronnie Corazza, com a participação de 30 educadores; “Diferentes Propósitos da Leitura”, por Mara Sílvia Negrão Povoa e Rosa Maria Monsanto Gloria, com a participação de 70 pessoas; “Recursos Acessíveis para Pessoas com Deficiência”, por Sandra Regina S. H. Mesquita, com a participação de 30 educadores; “O Brincar nos Espaços Escolares”, por Maria Valburga, com 30 participantes, e “Experiências Artísticas Inclusivas”, por Cibele Lucena, Suiá Ferlauto e Joana Zatz, com a participação de 60 pessoas.

O Encontro de Educação Inclusiva, contou com a participação de profissionais do Instituto Paradigma, considerado referência no Brasil na questão da inclusão educacional. Segundo a secretária da Educação, Maria Teresinha Del Cistia, o evento além de marcar o primeiro ano de funcionamento do Centro de Referência, serviu para apresentar um pouco do trabalho que é realizado pela equipe multidisciplinar e também para atualização dos profissionais envolvidos.