31 janeiro 2011

Urbes divulga gabarito da prova do processo seletivo

A Urbes – Trânsito e Transportes divulgou o gabarito oficial das provas objetivas realizadas no último domingo (30), referentes aos cargos de Atendente de Call Center e Auxiliar Operacional I do Processo Seletivo – Edital nº 02/2010. O gabarito oficial está afixado na Urbes e também disponível nos sites da Urbes e do Instituto Mais
O prazo para a interposição de recursos é de dois dias úteis, contados a partir da divulgação dos respectivos gabaritos. Conforme estabelecido no Edital do Processo Seletivo, o recurso deverá ser entregue pessoalmente, das 9h às 16h, na Urbes, que fica na Rua Pedro de Oliveira Neto, 98, no Jd. Panorama.

Urbes altera mão de direção em ruas do Dois Corações, a partir desta 3ª

A Urbes – Trânsito e Transportes informa que a partir desta terça-feira (1), se as condições do tempo permitirem, trechos de algumas ruas do Jardim Dois Corações terão suas mãos de direção alteradas e, com isso, será implantada uma nova sinalização naquela região.
De acordo com a Urbes, a Rua Antônio Roque Rodrigues passará a ter sentido único no trecho da Rua Maria de Castro Affonso Marins até a Rua Pedro Wursching. Passará a ter sentido único também a Rua Miguel Martins Rodrigues no trecho da Rua Pedro Wursching até a Rua Maria de Castro Affonso Marins, que passa a ter sentido único da Rua Miguel Martins Rodrigues até a Rua Antônio Roque Rodrigues.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Nova turma do Curso Aplicado de Administração Pública tem aula inaugural nesta quarta-feira

Com a presença do prefeito Vitor Lippi, acontece nesta quarta-feira (02), às 13h, a primeira aula da nova turma do Curso de Administração Pública Municipal. Idealizado pela Secretaria de Gestão de Pessoas (Segep) em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisa da Administração Pública (Cepam), o curso vai discutir questões sociais, legais e administrativas no que tange o poder público municipal tanto no campo teórico, quanto no prático, com estudo de casos. 
O curso - que selecionou 40 alunos entre os 500 candidatos - soma 284 horas e pode ser considerado na pontuação por capacitação no Plano de Carreira dos servidores. Entre os assuntos que serão abordados estão políticas setoriais, planejamento e desenvolvimento urbano, sistemas administrativos e de comunicação, gestão à vista, história de Sorocaba e muito mais.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Alunos da Rede Municipal voltam às aulas dia 7

Foto: Zaqueu Proença / Secom



Com novidades em algumas escolas, todos os alunos da rede municipal de Ensino iniciam as aulas na próxima segunda-feira (07). De acordo com dados de dezembro (2010), do Censo Escolar, são 46.122 alunos (Infantil, Fundamental e Médio), além daqueles que integram o projeto “Alfa Vida”, de alfabetização de adultos.

Durante o período de férias, os prédios que necessitavam passaram por serviços de limpeza ou pintura, manutenção hidráulica e elétrica, além de adequações físicas para receber os estudantes. Em sete unidades, os alunos terão uma surpresa das mais agradáveis a partir deste ano letivo: eles passarão a ficar o período integral na escola para participar das atividades múltiplas da Oficina do Saber. 

As Escolas Municipais que passam a ter Ensino em Tempo Integral são: “Julica Bierrenbach” (Jd. Cruzeiro do Sul), “Josefina Zilia de Carvalho” (Jd. Guadalajara), “Lea Edy Alonso Saliba” (Jd. Marcelo Augusto), “Luis de Almeida Marins” (Júlio de Mesquita), “Maria Domingas Tótora de Góes” (Vila Leopoldina), “Maria de Lourdes M. Martinez” (Jd. Santa Bárbara) e “Genny Kalil Milego” (Herbert de Souza).

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Ônibus Azul atende no Parque Vitória Régia até quarta-feira (2)

Foto: Paulo Ochandio / Secom



O Ônibus do Homem, unidade móvel de saúde da Prefeitura de Sorocaba, permanece na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Vitória Régia até esta quarta-feira (2). Os atendimentos serão realizados das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Na quinta-feira (3), o Ônibus Azul estará no Largo do Divino, à Av. Luiz Mendes de Almeida, também das 9h às 12h e das 14h às 17h. E, na sexta-feira (4), fará atendimentos no Centro Esportivo do Jardim Maria Eugênia, no mesmo horário.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Aviso de Pauta - Licenciamento Ambiental

O prefeito Vitor Lippi e o presidente da Cetesb, Fernando Rei, convidam a imprensa para anunciar a municipalização do licenciamento ambiental em Sorocaba. A coletiva acontece nesta terça-feira (dia 1º), às 11h, no gabinete do prefeito, no 6º andar do Paço Municipal.

Old Friends e Projeto Bola de Meia se apresentam no Domingo no Parque

Foto: Emerson Ferraz / Secom



Mais uma vez o Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim, receberá, no próximo dia 6, os shows gratuitos do projeto “Domingo no Parque”. As apresentações terão início a partir das 11h.

A partir das 11h sobe ao palco a banda “Old Friends”, que nasceu da união de amigos músicos, alguns que já haviam participado de outras bandas nos anos 60, e outros mais contemporâneos, mas que apreciam tocar e cultuam o espírito contido nas músicas românticas, alegres e descontraída, dos anos 60 e 70. São relembrados os sucessos dos Beatles, da Jovem Guarda e de músicas Pop Internacional, como as de Elvis Presley. 

Já, a partir das 16h, é a vez do “Projeto Bola de Meia” animar os frequentadores do Campolim. O grupo tem um estilo musical diferenciado, onde são acoplados os seguintes gêneros: Hip Hop, Reggae, Samba-Rock, Dub, RaggaMuffin e derivados da Musica Popular Brasileira. 

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui



Começa nesta terça-feira a inscrição para as oficinas do “Mais Cultura”

Foto: Zaqueu Proença / Secom



A partir desta terça-feira (dia 1º), a Secretaria da Cultura e Lazer (Secult) abre as inscrições para 1.188 vagas dos cursos do Projeto “Mais Cultura”. Durante todo o ano, serão oferecidas aulas de street dance, balé, teatro, coral, dança de salão, teclado, pintura em tela, violão, mangá, jazz, violino, Tai Chi Chuan, capoeira, percussão, DJ, flauta e sapateado. As inscrições devem ser feitas somente até o dia 11 de fevereiro,  no próprio local onde será ministrado o curso escolhido.

“O programa tem como objetivo proporcionar aos participantes a oportunidade de aprendizado e vivência de diferentes experiências, por meio de cursos gratuitos, que possibilitarão a ampliação dos horizontes culturais e formação de cidadãos mais conscientes de sua atuação na sociedade”, explica o secretário Anderson Santos.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Abertas as inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol Veterano da 1ª Divisão

A Secretaria de Esporte (Semes) abre nesta terça-feira (01) as inscrições para a temporada 2011 do Campeonato Municipal de Futebol Veterano da 1ª Divisão. 

Para as equipes, as inscrições terminam no dia 28. Para os atletas, no dia 07 de março. Todas as inscrições precisam ser feitas no Ginásio Municipal de Esportes “Dr. Gualberto Moreira”, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h ou das 13h às 17h horas.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

UBS Jardim Simus fecha às 14h, nesta terça-feira

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Simus encerra o expediente às 14h nesta terça-feira (1º). No período da manhã, os atendimentos serão realizados normalmente. A alteração de horário é necessária para a realização de uma oficina de planejamento com a equipe da unidade. 

A UBS Jardim Simus fica na Alameda dos Lírios, 327. O horário normal de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O telefone para outras informações é o 3221-1177.



Aviso de Pauta - Operação Delegada

O prefeito Vitor Lippi recebe a imprensa nesta segunda-feira (31), em seu gabinete, no sexto andar do Paço Municipal, para conversar sobre a implantação da "Operação Delegada" em Sorocaba. O encontro será às 17h.

SOROCABA WEB TV: Obra da nova UBS do Ana Paula Eleutério entra na fase final

Aviso de Pauta - Operação Delegada

O governador Geraldo Alckmin e o prefeito Vitor Lippi assinam nesta segunda-feira (31), às 12h, um protocolo de intenções para a implantação em Sorocaba do programa Operação Delegada. A assinatura marca o início da expansão do programa da Secretaria de Segurança Pública, onde a Polícia Militar apoia ações municipais de segurança.

Evento: Assinatura de implantação da Operação Delegada em Sorocaba 
Data: Segunda-feira, 31 de janeiro de 2011 
Horário: 12h 
Local: Sala de reuniões do Gabinete do Governador. Palácio dos Bandeirantes (Av. Morumbi, 4.500. São Paulo). 

Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira

A segunda-feira (31) em Sorocaba é um dia de calor e sol forte. Há possibilidade de chuvas de curtas duração com trovoadas em qualquer hora do dia. A temperatura mínima prevista é de 20º C e a máxima é de 31º C.

Sem nuvens, o índice de radiação ultravioleta ficará no nível 13, considerado extremo pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Fonte: CPTEC - INPE

28 janeiro 2011

Saae concluiu obra de ampliação do sistema de drenagem da praça Lions

Sistema complementa revitalização da Av. Dom Aguirre  Foto: Carlos Lara / Saae AI




O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae) concluiu na última quinta-feira (27/01) a obra de ampliação do sistema de drenagem da praça Lions, com o objetivo de captar a água que se acumula, em dias de fortes chuvas, na avenida Dom Aguirre, sob o pontilhão da ALL, próximo da Usina Cultural.

De acordo com o diretor-geral da autarquia, arquiteto Geraldo Caiuby, nessa intervenção o Saae fez uma adequação do sistema já existente, utilizando as mesmas bombas que captam a água que se acumula sob o pontilhão da Votorantim, no início da avenida Afonso Vergueiro.

“Implantamos uma linha de tubulação com 60 metros de extensão e 400 milímetros de diâmetro, partindo da casa de bombas com 2,50 metros de profundidade e chegando sob o pontilhão com 1,70 metro, permitindo a captação da água que permanece naquele local em dias de chuvas intensas”, detalha o diretor-geral do Saae.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

OBRAS NO CENTRO: Veja algumas imagens da 3ª semana de serviços

“Pedala Noturno” já é tradição em Sorocaba e na última quinta-feira reuniu mais de 700 ciclistas

Foto: Paulo Ochandio / Secom



O Pedala Noturno, de responsabilidade da Urbes – Trânsito e Transportes, contou com mais de 700 participantes no passeio ciclístico na noite de quinta-feira (27). O evento se tornou tradicional e acontece mensalmente, sempre nas últimas quintas-feiras do mês. O passeio sai sempre da Praça 9 de Julho, no Centro, pontualmente às 20h30, e segue por algumas das principais vias de Sorocaba.

O bombeiro industrial, José Marcos da Costa Gororoba, 64 anos, participa deste passeio ciclístico noturno pela quarta vez. “A iniciativa do prefeito para este projeto é muito boa e precisa ser aplaudida. Andar de bicicleta traz qualidade de vida e faz bem a saúde”, lembra.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Semes e São Bento realizaram reunião nesta sexta-feira

O secretário Cládio Bacci (centro) ressaltou o apoio da Administração Municipal ao clube  Foto: Zaqueu Proença / Secom



A Secretaria de Esporte (Semes) e a diretoria do Esporte Clube São Bento se reuniram na tarde desta sexta-feira (28) para discutir novos projetos para o Clube. A intenção é estreitar um diálogo entre Clube e poder público e, para isso, novos encontros serão agendados.

O secretário Cláudio Bacci destacou a importância do Clube para a cidade. “O São Bento tem tradição na cidade e uma torcida apaixonada, esse são alguns dos motivos para aproximarmos as relações e, dentro da lei, fazermos o possível, enquanto administração municipal, para que o Clube cresça cada vez mais”, elucidou.

“O Bacci sempre nos recebeu bem e ficamos muito felizes em manter e de poder ampliar esse apoio por parte da Prefeitura”, destacou o presidente do São Bento, Luis Augusto Manenti.

Também participaram do encontro os assessores da Semes Marcos Antônio Matheus e José Ricardo Rezende, e o presidente do Conselho Deliberativo do São Bento, Márcio Rogério.

Secid volta a fiscalizar casa usada como abrigo por mendigos

A equipe da Ronda Social voltou a fiscalizar a casa localizada na Rua Juvenal de Campos, 44, no bairro Pinheiros, que vinha servindo de abrigo a mendigos e até de criminosos e para atos de prostituição, segundo denúncia de vizinhos. Por conta dessas denúncias, a fiscalização no local teve apoio da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), sob orientação do delegado Acácio Aparecido Leite.

A primeira fiscalização ocorreu na quinta-feira (28), ocasião em que no local foram encontradas oito pessoas. Após a abordagem, três delas foram encaminhadas para casa de familiares em Votorantim, Itu e Sorocaba, e outros três, que não aceitaram a ajuda de assistentes sociais da Secretaria da Cidadania, deixaram a casa voluntariamente; exceto dois homens que disseram estar no local por autorização do proprietário da casa.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Prefeitura avalia instalações da sede de Cartórios Eleitorais

Foto: Emerson Ferraz / Secom



O prefeito Vitor Lippi visitou na tarde desta sexta-feira (28) a sede dos Cartórios Eleitorais de Sorocaba, no prédio do antigo Fórum de Justiça, no Mangal. Acompanhado pelo vice-prefeito José Ailton Ribeiro e dos secretários de Governo e Relações Institucionais, Paulo Mendes, e de Habitação e Urbanismo, José Carlos Comitre, a visita teve o objetivo de avaliar as condições estruturais do prédio, visando a elaboração de um orçamento para um futuro projeto de reforma.

No ano passado, a Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) realizou serviços de manutenção no prédio dos Cartórios Eleitorais, anteriormente às Eleições. Os trabalhos consistiram em uma revisão geral e em reparos emergenciais nas redes elétrica e hidráulica, além das calhas e telhado.

Na ocasião, a Seobe avaliou as condições gerais do prédio e elaborou um orçamento para a realização de uma reforma, projeto que passará por revisão. Construído pela Prefeitura e inaugurado em 1972, o prédio sediou o Fórum de Justiça de Sorocaba até o ano 2000, quando foi transferido para a atual sede do Judiciário, no Alto da Boa Vista. Atualmente, o prédio do Mangal sedia os cartórios das seis Zonas Eleitorais de Sorocaba e o escritório regional da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp).

Ônibus Azul encerra o mês realizando atendimentos no Parque Vitória Régia

Foto: Zaqueu Proença / Secom



O Ônibus do Homem, unidade móvel de saúde da Prefeitura de Sorocaba, não funcionará neste sábado (29). Mas no domingo (30), retoma os atendimentos normalmente: a unidade estará no Parque dos Espanhóis, em Pinheiros, das 8h às 14h. E na segunda-feira (31), último dia de janeiro, o Ônibus Azul estará, das 9h às 12h e das 14h às 17h na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Vitória Régia, localizada à Rua Francisco Silva Martins, 35.

O Ônibus Azul realiza exames, orientações e vários outros serviços de saúde do homem e do Programa de Planejamento Familiar. Para ter acesso aos serviços da unidade não é preciso agendar horário, basta comparecer à unidade no horário indicado. Quem possui Cartão do SUS ou de alguma unidade de saúde pode apresentar o documento para facilitar agendamentos e encaminhamentos.

O Ônibus da Mulher está passando por obras de manutenção e deve retomar os atendimentos em fevereiro.



Secretaria da Cultura e Lazer oferece 1.188 vagas para oficinas do “Mais Cultura”

Aulas de balé estão entre opções dos cursos  Foto: Zaqueu Proença / Secom



A partir de terça-feira (dia 1º), a Secretaria da Cultura e Lazer (Secult) vai abrir as inscrições para 1.188 vagas para os cursos do Projeto “Mais Cultura”. Durante todo o ano, serão oferecidas aulas de street dance, balé, teatro, coral, dança de salão, teclado, pintura em tela, violão, mangá, jazz, violino, Tai Chi Chuan, capoeira, percussão, DJ, flauta e sapateado. As inscrições devem ser feitas somente até o dia 11 de fevereiro, das 9h às 16h, no local onde será ministrado o curso escolhido.

“O programa tem como objetivo proporcionar aos participantes a oportunidade de aprendizado e vivência de diferentes experiências, por meio de cursos gratuitos, que possibilitarão a ampliação dos horizontes culturais e formação de cidadãos mais conscientes de sua atuação na sociedade”, explica o secretário Anderson Santos.

As oficinas serão oferecidas em vários locais da cidade, como o Território Jovem 33 (Nova Esperança), Palacete Scarpa (Centro), Biblioteca Infantil Municipal (Centro), Biblioteca Municipal de Sorocaba (Alto da Boa Vista), Museu Histórico Sorocabano (Vila Hortência), Parque dos Espanhóis (Pinheiros) e nas Casas do Cidadão Ipanema, Itavuvu, Brigadeiro Tobias, Ipiranga e Éden.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

        


Saae solicita a colaboração de todos para manter sistema de abastecimento da cidade

ETA/Cerrado terá sua capacidade de abastecimento ampliada
Foto: Paulo Ochandio / Secom



Em decorrência do forte calor dos últimos dias e o conseqüente alto consumo de água, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae) está solicitando a colaboração dos sorocabanos, para que façam uso racional da água e evitem o desperdício, visto que a autarquia já está encontrando dificuldades para abastecer as zonas altas de alguns bairros.

“A Estação de Tratamento de Água do Cerrado, responsável pelo abastecimento de mais de 90% da cidade, está trabalhando com sua capacidade máxima, produzindo 2.300 litros de água por segundo, e mesmo com esse volume estamos encontrando dificuldades para manter em níveis ideais alguns dos 47 reservatórios que temos distribuídos pela cidade. Portanto, é primordial que a cidade colabore, usando a água sem exageros e com economia”, explica o diretor-geral do Saae, Geraldo Caiuby.

Ainda segundo Caiuby, o consumo nos últimos dias tem sido tão alto, que alguns dos reservatórios distribuídos pela cidade chegaram a “zerar”, fato que reflete em outro problema que é a entrada de ar nas tubulações, o que impede a passagem da água e exige diversas manobras para que o sistema seja restabelecido.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Secid abre inscrição para curso de Teatro a Idosos

A Secretaria de Cidadania (Secid) abriu inscrições para o curso de Teatro a Idosos, cujas aulas serão dadas em seu próprio auditório, localizado na Rua Santa Cruz, 111, centro, todas as segundas-feiras, das 14h às 17h. A chefe da seção de apoio ao idoso da Secid, Iara Santoro Cardoso Magno, diz que a inscrições podem ser feitas na própria secretaria ou pelo telefone 3219.1920.

O curso será administrado pelo professor Hamilton Sbrana, da Camarim Cia. de Teatro, também ator e diretor de grande experiência. As aulas começam no dia 7 de fevereiro.

Domingo tem prova do processo seletivo da Urbes

Acontece neste domingo (30), a partir das 14h, a prova objetiva para os candidatos aos cargos de Atendente de Call Center e Auxiliar Operacional I, referente ao Processo Seletivo – Edital nº 02/2010 da Urbes – Trânsito e Transportes. Os candidatos devem se apresentar às 13h20 no local onde será realizada a prova. Às 14h, os portões serão fechados.

De acordo com a Urbes, 2.469 pessoas se inscreveram para o processo seletivo, sendo 247 para Atendente de Call Center (6 vagas e salário de R$ 884) e 2.222 para Auxiliar Operacional I (50 vagas e salário de R$ 712,15).

O candidato deverá comparecer ao local de prova munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, 40 minutos antes do horário estabelecido para fechamento dos portões. Além disso, ele também deve apresentar um documento de identidade original, conforme consta no edital.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

'A Hora do Chorinho' vai acontecer no sábado e no domingo

Foto: Paulo Ochandio / Secom



 Neste final de semana (dias 29 e 30), às 17h30, o projeto “A Hora do Chorinho” terá apresentações com o grupo “Entre Amigos” em dois locais da cidade. No sábado, o show será no Parque da Formosa, na Vila Formosa, e, no domingo, na Praça Pio XII, em Santa Rosália. As apresentações são gratuitas.

Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura e Lazer (Secult), o evento visa proporcionar aos moradores a oportunidade de apreciar uma programação cultural focada na música instrumental, com clássicos e melodias conhecidas, num repertório repleto de marchinhas, samba-canção, chorinho e música popular brasileira.

De acordo com a Secult, após essas duas apresentações, o grupo “Entre Amigos” fará uma pausa e retornará em março para prosseguir com as apresentações do projeto “A Hora do Chorinho”.



Obras demandam interdição da Av. Itavuvu neste domingo

A Urbes – Trânsito e Transportes vai interditar, neste domingo (30), a Av. Itavuvu para a obra de passagem da tubulação de águas pluviais do Plaza Shopping Itavuvu Empreendimentos.

A interdição se dará em dois momentos: pela manhã, às 7h, no sentido Bairro/Centro, quando o trânsito será desviado pela Rua Antônio Ferraz, Al. Laurindo de Brito, Rua Alfredo dos Santos, retornando à Av. Itavuvu. Em seguida, no sentido Centro/Bairro, o trânsito será desviado pelas ruas Otto Alfred Geissler e Rua Atanásio Soares, retornando em seguida à Av. Itavuvu. 

O local estará sinalizado e o trânsito na região será monitorado e orientado por agentes de trânsito da Urbes.

Veja onde os radares móveis estarão a partir de 2ª feira

A Urbes – Trânsito e Transportes informa que, a partir desta segunda-feira (31) até domingo (6) os equipamentos móveis poderão estar nas avenidas Afonso Vergueiro, Armando Pannunzio, Engº Carlos Reinaldo Mendes, General Osório e Itavuvu, onde a velocidade máxima permitida é de 60 km/h. Os radares também poderão ficar na Rua José J. Lacerda, local em que a velocidade máxima permitida é de 50 km/h.

SOROCABA WEBTV: Parque da Água Vermelha realiza o 'Aquagito 2011'

Conexão Sorocaba 27ª edição - 28 de janeiro de 2011

Jornal Município de Sorocaba - 28 de janeiro de 2011



Acesse a edição online da Imprensa Oficial do Município no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira

A sexta-feira (28) em Sorocaba é um dia de calor e sol forte pela manhã. Durante a tarde, há possibilidade de chuvas com trovoadas. A temperatura mínima prevista é de 20º C e a máxima é de 32º C.

Sem nuvens, o índice de radiação ultravioleta ficará no nível 13, considerado extremo pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Fonte: CPTEC - INPE

27 janeiro 2011

“Cel. Fernando Prestes” já recebe novo piso

Foto: Emerson Ferraz / Secom


As obras para substituição do piso do Centro avançam em novas etapas. Após a instalação de mais de 1.000 m² do novo piso no Bulevar Braguinha, a Prefeitura de Sorocaba iniciou nesta quinta-feira (27) os serviços para o assentamento das peças em ladrilho hidráulico na Praça Cel. Fernando Prestes. Durante esta semana, a Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) vem acompanhando o começo da remoção do antigo piso em porcelanato no entorno do Mercado Municipal, na Praça Carlos de Campo e no Largo de São Bento.

A Praça Cel. Fernando Prestes foi um dos primeiros locais onde a Prefeitura iniciou a remoção do antigo piso, ações que já chegaram a cerca de 5 mil m² da praça, ao redor da Pérgola. A implantação do piso em ladrilho hidráulico começou nesta semana em razão dos ladrilhos serem maiores em relação aos usados nas calçadas e nos bulevares Braguinha e Barão do Rio Branco. Visualmente, os ladrilhos também são cinza com algumas peças vermelhas, sendo que nas laterais eles são amarelos e do modelo direcional, visando facilitar o deslocamento de deficientes visuais. Atendendo às normas de acessibilidade, as esquinas terão pisos do tipo tátil, voltado às pessoas com mobilidade reduzida e que, por exemplo, façam o uso de cadeiras de rodas ou andadores.



Foto: Emerson Ferraz / Secom


No Bulevar Braguinha, os trabalhos prosseguem no trecho entre o Bulevar Barão do Rio Branco e a Rua Monsenhor João Soares. Ao todo, são 38 mil m² do antigo piso em porcelanato que serão substituídos pelo ladrilho hidráulico. Conhecido como “piso padrão”, o modelo foi definido pela Prefeitura a partir de uma enquete, quando foi escolhido por 89% dos 1.746 entrevistados. O piso foi considerado menos escorregadio.



Foto: Emerson Ferraz / Secom


Os locais onde estão sendo retirado o antigo piso para a implantação do novo estão sinalizados e isolados por telas, para garantir a segurança dos pedestres e não prejudicar o funcionamento do comércio. Conforme as obras terminam em determinado setor, a estrutura de isolamento também é deslocada, para acompanhar o andamento dos trabalhos. O prefeito Vitor Lippi avalia como positivo o andamento das obras e agradece aos trabalhadores, frequentadores, comerciantes e moradores do Centro pela colaboração.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui





Três novos lotes de obras serão licitados para a conclusão do "Sorocaba Total"

Foto: Zaqueu Proença / Secom (c/ maquete eletrônica)


A licitação de três novos lotes de obras irá concluir o processo de contratação do Programa Sorocaba Total, a maior obra viária do interior do Estado de São Paulo, com 33 quilômetros de extensão, anuncia a Secretaria de Planejamento e Governo. Segundo Rodrigo Moreno, titular da pasta, a expectativa é a de que até o final do primeiro semestre todos os procedimentos contratuais estejam terminados para o andamento de cinco frentes simultâneas de obras.

Estes três novos lotes de obras fazem parte da segunda fase do "Sorocaba Total", projeto do qual 33% das edificações previstas já foi concluído. Entre recursos próprios e financiamento tomado da Corporação Andina de Fomento (CAF), o programa já consumiu R$ 50 milhões e ainda deverá receber mais R$ 105 milhões.

Com as obras em andamento, os três complexos viários em construção já estão ganhando os contornos que irão agilizar o trânsito de veículos e pessoas nas diversas regiões da cidade. Do Complexo Mário Covas, 47% das obras já foram concluídas; do Ulysses Guimarães, 43% e, do Franco Montoro, 23%. Até o início de abril a licitação de três novos lotes será realizada, explica Moreno.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Saúde realiza 16,8 mil testes de HIV em 2010

Foto: Zaqueu Proença / Secom




A Secretaria da Saúde de Sorocaba, por meio do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids), realizou 16.801 exames de HIV em 2010. O teste é oferecido gratuitamente pela rede municipal de saúde durante o ano todo no Centro de Orientação e Aconselhamento de Sorocaba (Coas), nos Ônibus da Mulher e do Homem e nas 30 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

O número de exames de HIV realizados no ano passado em Sorocaba foi quase 30% maior do que o registrado em 2009: naquele ano, foram feitos 13.023 testes no total. Para a coordenadora do Programa Municipal DST/Aids, Maria Tereza Morales Dib, esse resultado é positivo. “O aumento do número de testes de HIV realizados no ano passado em comparação a 2009 faz uma grande diferença, porque o objetivo do Programa em 2010 e que continua neste ano é justamente a ampliação do diagnóstico precoce, o que garante que essa pessoa vai ter qualidade de vida, apesar de conviver com o vírus HIV”, diz.

Durante a campanha estadual Fique Sabendo, que visa incentivar a realização do teste de HIV, além de intensificar a divulgação sobre prevenção e a importância do diagnóstico precoce, que ocorreu entre os dias 16 de novembro e 1º de dezembro do ano passado, foram realizados 840 exames. 

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Guardas Municipais flagram traficante no Parque da Formosa

A Guarda Municipal de Sorocaba conseguiu deter um indivíduo acusado de tráfico durante a madrugada desta quinta-feira (27), no Parque da Formosa, na Vila Formosa, na Zona Norte da cidade. Silvio Eduardo de Andrade, 31 anos, foi flagrado no momento em que vendia drogas naquele espaço público, por volta de 4 horas da manhã.

A ocorrência foi atendida pelos GMs Alex e Paulo Roberto, que chegaram a ser agredidos pelo acusado durante a abordagem policial. Ele ainda tentou fugir e dispensar as drogas, mas não obteve êxito. No momento em que os guardas chegaram ao local, ele comercializava com o motorista de um Celta, que se afastou rapidamente do parque, em alta velocidade, sem ser identificado.

Com Silvinho, como ele é conhecido nos meios policiais, foram apreendidas 82 porções de entorpecentes, entre cocaína e craque, além de R$ 27,00 em dinheiro. Encaminhado ao Plantão Policial da Zona Norte, constatou-se que ele se encontrava em liberdade condicional e que já havia sido preso 18 vezes por assalto à mão armada. Foi autuado em flagrante e conduzido à Cadeia Pública de Sorocaba.



Irmãos assumem compromisso de cuidar da idosa encontrada em situação de abandono

A idosa Erbelinda do Carmo, encontrada em sua casa, localizada na Árvore Grande, sem comida, gás e luz, e com dificuldade para se expressar, agora passará a ter os cuidados permanentes por parte dos seus cinco irmãos. Eles participaram de um encontro na Câmara de Mediação da Secretaria de Cidadania (Secid), onde assumiram esse compromisso.

Erbelinda já saiu da casa onde vivia sozinha e está abrigada na residência da irmã, Maria Joaquina, desde que a Política Militar, chamada por vizinhos, encontrou-a em situação precária de subsistência esta semana. Por isso, os policiais chamaram a equipe de assistência social da Secid.

“Logo depois localizamos todos os outros irmãos e convidarmos todos para um diálogo na Câmara de Mediação, o que foi realizado nesta quinta-feira (27), pela manhã”, conforme informou Maria Aparecida Rodrigues Athayde, assessora técnica da Secid.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Serviços de tapa-buraco reparam mais de 12 mil m² de asfalto

Foto: Zaqueu Proença / Secom



Nas primeiras três semanas do ano, a Prefeitura de Sorocaba atendeu cerca de 140 ruas e avenidas da cidade com as ações de tapa-buraco. Somadas, estas ações resultaram no reparo de mais de 12 mil m² de asfalto. De acordo com dados da Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe), entre os dias 17 e 22, os trabalhos de manutenção asfáltica das cinco equipes atuais percorreram 44 ruas e avenidas, de 23 bairros de diferentes, em todas as regiões da cidade.

Os serviços de tapa-buraco atenderam na semana passada aos bairros Vila Assis, Vila Hortência, Centro, Pq. Manchester, Jd. Simus, Jd. São Carlos, Cajuru, Éden, Jd. Planalto, Lajeado, Jd. Paulistano, Vila Jardini, Vila Angélica, Jd. Novo Horizonte, Jd. Sto. Amaro, Campolim, Vitória Régia, Jd. Maria Eugênia, Vila Carol, Vila Gomes, Jd. Ana Maria, Zona Industrial e Jd. Helena Cristina.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Universitários conhecem o Zoológico de Sorocaba

Foto: Paulo Ochandio / Secom



Durante esta semana, mais de 25 estudantes dos cursos de Biologia e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP) de São José do Rio Preto e de Piracicaba, da Unesp de Botucatu e da Unip-Sorocaba estiveram no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” para conhecer a estrutura do local. A equipe da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) acompanhou o grupo na visita, apresentando o Setor de Veterinária e de Educação Ambiental do parque.

Considerado referência internacional, o Zoo é classificado pelo Ibama na “categoria A” entre os zoológicos brasileiros e é referência para a América Latina nas áreas de lazer, pesquisa, educação ambiental e preservação de espécies

O “Quinzinho de Barros” reúne aproximadamente 1.200 animais de 300 espécies, com mais de 70% deles pertencente à fauna brasileira. Sua área é de aproximadamente 150 mil m², com um lago de 17 mil m² e outros 36 mil m² formados por vegetação da Mata Atlântica. 

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Urbes altera mão de direção em ruas do Dois Corações, a partir de terça-feira

A Urbes – Trânsito e Transportes informa que a partir de terça-feira (dia 1º), se as condições do tempo permitirem, trechos de algumas ruas do Jardim Dois Corações terão suas mãos de direção alteradas e, com isso, será implantada uma nova sinalização naquela região.

De acordo com a Urbes, a Rua Antônio Roque Rodrigues passará a ter sentido único no trecho da Rua Maria de Castro Affonso Marins até a Rua Pedro Wursching. Passará a ter sentido único também a Rua Miguel Martins Rodrigues no trecho da Rua Pedro Wursching até a Rua Maria de Castro Affonso Marins, que passa a ter sentido único da Rua Miguel Martins Rodrigues até a Rua Antônio Roque Rodrigues.

No local serão colocadas faixas e cavaletes e durante a intervenção haverá apoio de agentes de trânsito. A sinalização inclui sessenta novas placas de regulamentação e advertência e 600 m² de sinalização horizontal. A Urbes solicita atenção dos motoristas nessa nova forma de circulação de veículos.





Sorocaba recebeu R$ 37,6 milhões do Fundo de Participação dos Municípios em 2010

Dados finais da Secretaria de Finanças (SEF) apontam que, embora tenha fechado abaixo do esperado, o volume de repasses de quota parte do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) apresentou uma recuperação em relação ao panorama que se mostrava no início do exercício de 2010. Em janeiro do ano passado o Governo Federal repassou um valor 14,8% menor que o recebido pela Prefeitura de Sorocaba no mesmo mês no exercício anterior. Com todos os repasses efetuados até o final de dezembro, a administração recebeu 8,9% abaixo do previsto inicialmente pelo orçamento para 2010, porém 7,1% acima que o realizado em 2009.

Uma fonte de verba indireta repassada pelo Governo Federal, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), é formado pela arrecadação dos seguintes tributos federais: Imposto de Renda (IR) de pessoas físicas e jurídicas, Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Sorocaba recebeu R$ 37.600.024,27 no repasse do FPM de janeiro a dezembro de 2010. O previsto no orçamento era de R$ 41.270.000,00. Porém, no ano anterior foram repassados R$ 33.450.036,18.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Crianças do Tranzoo Pimpolhos vão participar da “Madrugada Ecológica” nesta quinta-feira

Foto: Zaqueu Proença / Secom




As crianças de 4 a 6 anos participantes do Tranzoo Pimpolhos estão se divertindo no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” desde o início desta semana. Na noite desta quinta (27) para sexta-feira (28), eles vão participar da tão esperada “Madrugada Ecológica”, encerrando o curso de férias.

Promovido pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o tema deste ano é “A Floresta em minha casa”, enfocando a origem (fonte natural) dos produtos que utilizamos em nossa casa. O objetivo é que as crianças entendam que todos os produtos que consumimos diariamente vêm da natureza.

O curso envolve estratégias diferenciadas com o objetivo de promover um aprendizado sobre as questões ambientais de forma lúdica e interativa.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Exposição do Mega Plantio pode ser conferida somente até esta sexta-feira, no Palacete Scarpa

Foto: Zaqueu Proença / Secom



A exposição “As melhores imagens do Mega Plantio” pode ser conferida gratuitamente somente até esta sexta-feira (28), das 9h às 16h30, no Salão de Exposições do Palacete Scarpa. 

Promovido pela Secretaria de Comunicação (Secom), a mostra possui 59 trabalhos, entre fotografias e vídeo-reportagens, que a imprensa da cidade produziu sobre o evento e a ação do Mega Plantio, que aconteceu no dia 5 de dezembro de 2010.

Além dos visitantes poderem conferir imagens de crianças, jovens e adultos que participaram do plantio, há um retrato definido de como ficou o visual da área a partir do recebimento das 50 mil novas árvores naquele dia.

Entre os autores das 54 fotografias expostas estão: Juliana Moraes (Jornal Ipanema), Luiz Setti (Jornal Cruzeiro do Sul), Gilson Hanashiro (Jornal Bom Dia Sorocaba) e Emerson Ferraz, Paulo Ochandio e Zaqueu Proença (Secretaria de Comunicação). Já as cinco vídeo-reportagens são dos veículos: TV TEM, TV Sorocaba/SBT, TV Record e Secretaria de Comunicação (por Thiago Cordeiro).

Cruzeirão: jogos do dia 12 têm mudança de local

A Secretaria de Esporte (Semes) mudou o local dos jogos do dia 12 de fevereiro, referentes à primeira semana da 52ª Edição do Torneio Aberto de Futsal Cruzeirão 2011.

As partidas que ocorreriam no Ginásio Municipal de Esportes “Dr. Gualberto Moreira”, neste dia, foram transferidas para o Ginásio de Esportes Santa Rita, que fica na Rua José Antão, na Vila Progresso. Segue a tabela anterior e sua alteração:

Secretaria da Cultura está recebendo donativos às vítimas do RJ

Os eventos promovidos pela Secretaria da Cultura e Lazer (Secult) também são pontos de coleta de donativos em prol das vítimas de enchentes e deslizamentos que ocorreram na Região Serrana do Rio de Janeiro. São aceitas doações de alimentos não perecíveis, água potável, velas, material de higiene pessoal (principalmente papel higiênico, escova de dente e creme dental) e de limpeza.

De acordo com a Secult, todo o material arrecadado nos shows dos projetos “A Hora do Chorinho”, “Terça Sertaneja”, “Domingo no Parque”, entre outros, será encaminhando para a sede do Corpo de Bombeiros de Santa Rosália.



26 janeiro 2011

Lippi reivindica obras de marginais da Castello e melhorias em rodovias de acesso a Sorocaba

Crédito: Emerson Ferraz / Secom
O prefeito Vitor Lippi esteve na tarde de quarta-feira (26) na Secretaria de Estado dos Transportes, em São Paulo, onde participou de uma reunião com o assessor especial da pasta, Leandro Mendes, para apresentar reivindicações de melhorias nas rodovias de acesso a Sorocaba. Entre os pedidos, o principal é a construção de avenidas marginais na Rodovia Castello Branco, em razão da implantação do Parque Tecnológico e da fábrica da Toyota, e as revitalizações da SP-264 - Rodovia João Leme dos Santos e o trecho urbano da SP-079 - Avenida Paraná, no Cajuru.

Lippi justificou a implantação de marginais na altura do Km 93 da Castello Branco pelo aumento no volume de tráfego a ser gerado quando da entrada em funcionamento do Parque Tecnológico e da fábrica da Toyota, em especial, de veículos de carga. A criação do Parque Tecnológico de Sorocaba envolve uma série de investimentos da Prefeitura e do Governo do Estado, incluindo obras de infraestrutura e no sistema viário da região. Acompanharam o prefeito no encontro o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mário Tanigawa, o assessor técnico da Sede, José Fernando Alonso, e o engenheiro da Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe), Fumio Kurukawa.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, clicando aqui.

Convênio entre Prefeitura e Polícia Militar visa aumentar a segurança na cidade

A Prefeitura de Sorocaba firmará um convênio com a Secretaria de Estado da Segurança Pública, pelo qual a Polícia Militar colocará um efetivo para desenvolvimento de ações compartilhadas de segurança e fiscalização, visando combater irregularidades administrativas e atos ilícitos penais na cidade. A atuação é semelhante ao que já vem ocorrendo na Capital paulista, a chamada Operação Delegada, onde policiais trabalham em seus dias de folga.

Segundo dados da própria PM, em São Paulo o número de ocorrências criminais, somente na área central, diminuiu em 80%, desde que passou a vigorar o convênio entre a Prefeitura da Capital e o Governo do Estado, em dezembro de 2009. As estatísticas mostram ainda que os furtos de objetos recuaram 20% e houve diminuição de 29% no furto

Pelo convênio, Sorocaba poderá contar com um efetivo maior em termos de horas, auxiliando no policiamento ostensivo e nas ações estratégicas da corporação. Para o prefeito Vitor Lippi, “trata-se de uma importante parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, em benefício da população”.

Para viabilizar essa parceria, a Prefeitura repassará recursos à Polícia Militar, cujos valores e detalhes do convênio serão detalhados pelo prefeito em coletiva à imprensa, prevista para o próximo dia 1º de fevereiro. Também participarão deste encontro o comando da PM e os membros do Poder Legislativo Municipal.

Garotada do Território Jovem está se capacitando no 'Time do Emprego'

Crédito: Paulo Ochandio / Secom
Mais de 40 jovens, entre 16 e 20 anos, estão participando do Time do Emprego no Território Jovem do Jardim Ipiranga. O curso é oferecido pela Secretaria da Juventude (Sejuv) em parceria com a Secretaria de Relações do Trabalho (Sert) e acontecerá sempre às quartas-feiras, das 14h às 17h, até o dia 23 de fevereiro.

Desenvolvido pelo PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), em parceria com o Governo do Estado, o curso é considerado pela Sert como o melhor programa de inclusão no mercado de trabalho. O objetivo é promover a orientação profissional e oferecer apoio ao jovem na busca do seu primeiro emprego ou de uma recolocação no mercado de trabalho.

Por intermédio de seus monitores, o programa desenvolve junto aos participantes vários temas voltados para o desenvolvimento e reconhecimento de competências e potencialidades. Durante os encontros, os jovens são preparados para participar de entrevistas de emprego, aprendem a elaborar um currículo, a preencher formulários, a fazer um planejamento financeiro, recebem noções de comportamento, reconhecem suas habilidades, além de trocar experiência com os colegas.

De acordo com Maria de Lurdes Moraes, assistente administrativa do PAT e uma das orientadoras do Time do Emprego, 60% das pessoas que participam dos encontros conseguem uma colocação no mercado de trabalho.

Nesta quarta-feira o encontro teve foco no “quem sou eu”. No curso, os participantes conheceram mais sobre seus colegas, puderam fazer uma apresentação em público e conheceram mais a fundo seus defeitos e qualidades. “Com isso eles vão percebendo suas habilidades e competências”, ressaltou Maria de Lurdes.

Crédito: Paulo Ochandio / Secom
Gabriela de Moura Espíndola (foto), 16 anos, moradora do Central Parque, está no último ano do Ensino Médio e, no momento, pretende fazer faculdade de psicologia. A garota já trabalhou em três locais diferentes e hoje está desempregada.

“Sempre frequentei o Território Jovem e agora, durante as férias, vi que iria ter esse curso e fiquei muito interessada”, conta Gabriela. “Vim fazer o curso para buscar conhecimento e descobrir minhas habilidades”, destacou.

O Território Jovem do Jd. Ipiranga fica na Av. Elias Maluf, 1.080. Informações pelo telefone 3221.3081.

Novas licitações da Prefeitura de Sorocaba contratarão recuperação asfáltica e coleta de lixo hospitalar

A Secretaria de Administração publica até o final desta semana editais para duas novas e importantes concorrências. A CPL-1492/2010 irá contratar duas empresas para realizar a recuperação asfáltica na operação Tapa Buracos. Já a CPL-3692/2010 tem como objetivo a realização do trabalho de coleta, transporte, tratamento e disposição de lixo hospitalar.

De acordo com Mário Pustiglione, Secretário de Administração, a licitação para a operação tapa buracos prevê a contratação de serviços para a recuperação asfáltica de 250 mil metros quadrados e vigência de 24 meses, por até R$ 10.681.130,00. “Optamos para dividir a cidade em dois lotes para agilizar os serviços”, explica Pustiglione. A entrega de envelopes com a documentação das empresas concorrentes, bem como com as propostas financeiras está agendada para o 15 de março, às 10h, na Sala de Licitações da Prefeitura.

A coleta de lixo hospitalar estabelece também a contratação para a coleta e destinação de animais de pequeno porte. Prevista para abertura de propostas no dia 16 de março, também às 10h, na Sala de Licitações da Prefeitura, a licitação tem como teto financeiro o valor de R$ 1.469.358,60 e contrato com duração de doze meses.

“As duas licitações são na modalidade menor preço, portanto devemos obter contratos bem mais econômicos para a administração”, explica Pustiglione.

SOROCABA WEBTV: Bulevar Braguinha começa a receber o novo piso

Prefeito decreta luto oficial por três dias em virtude da morte do desembargador Antônio Viana

O prefeito Vitor Lippi decretou, na manhã desta quarta-feira (26), luto oficial por três dias em razão do falecimento do desembargador Antônio Carlos Viana Santos, sorocabano que presidia o Tribunal de Justiça de São Paulo. Ainda no final da tarde desta quarta-feira, o prefeito Vitor Lippi e o secretário de Governo e Relações Institucionais, Paulo Mendes, estarão no velório do desembargador.

Paulo Mendes recorda que esteve na posse de Antônio Carlos Viana Santos como presidente do Tribunal, em janeiro do ano passado, então como vereador, representando a Câmara Municipal. “Ele saiu da cidade aos onze anos e, posteriormente, seguiu carreira brilhante no Judiciário. Há poucos dias ele conversou com o prefeito Lippi por telefone, convidando-o para uma visita ao Tribunal, o que deveria ocorrer em breve se não fosse o seu falecimento prematuro", comentou.

Vitor Lippi também lamentou a morte do desembargador, ressaltando como uma de suas principais virtudes “a exemplar dedicação à causa da Justiça, uma constante ao longo de sua edificante vida profissional”.

Ampliação de vagas do Ensino Técnico beneficiará o Parque Tecnológico

Crédito: Emerson Ferraz / Secom

O prefeito Vitor Lippi se reuniu na manhã desta quarta-feira (26) com diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, na sede da instituição, em São Paulo. Acompanhado pelos secretários da Educação, Maria Teresinha Del Cístia, e de Relações do Trabalho, Luiz Alberto Firmino, o encontro debateu a implantação, no município, dos cursos do programa de qualificação profissional 'Via Rápida do Emprego'. Tendo em vista o início das atividades do Parque Tecnológico de Sorocaba, as parcerias da Prefeitura com o Governo do Estado ampliarão de 2.300 para mais de 6 mil as vagas dos cursos de Ensino Técnico e Tecnológico na cidade.

O 'Via Rápida do Emprego' oferece cursos profissionalizantes de curta duração, com aproximadamente 300 horas, de acordo com a vocação econômica das regiões do Estado, em um modelo semelhante ao desenvolvido pela Prefeitura na Universidade do Trabalhador (Unit). Agora, a Prefeitura e o Centro Paula Souza vão avaliar possíveis terrenos em Sorocaba para sediar a nova unidade de ensino, assim como as principais necessidades do mercado para definir os futuros cursos.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, clicando aqui.

Semes divulga tabela da 1ª semana do Cruzeirão

A Secretaria de Esporte (Semes) divulgou na tarde desta quarta-feira (26) a tabela da primeira semana da 52ª Edição do Torneio Aberto de Futsal Cruzeirão 2011.

O primeiro jogo acontece na próxima sexta-feira, dia 4 de fevereiro, com a partida entre o Campineiro e o Rala Bucho FS, às 20h, no Ginásio Municipal de Esportes “Dr. Gualberto Moreira”.

Veja a tabela dos dias 4 a 13 de fevereiro no Portal da Cidadania, clicando aqui.

Prefeitura de Sorocaba castrou quase 2 mil animais em 2010

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Unidade de Controle Animal (UCA), da Seção de Controle de Zoonoses da Secretaria da Saúde, realizou 1.931 castrações gratuitas em cães e gatos da cidade no ano passado, o que representa uma média de 160 esterilizações por mês. Este número é 87,4% maior do que o total de cirurgias feitas em 2009: naquele ano, 1.030 animais foram castrados pela seção.

Para o chefe da Zoonoses, Leandro Arruda, o conhecimento da população e o censo realizado nos bairros onde há maior concentração de animais, aliados à orientação dos moradores sobre o conceito de posse responsável, são apontados como fatores principais para o aumento do número de castrações realizadas pela UCA.

Do total de animais esterilizados em 2010, 60% corresponde a cães e 40% a gatos. Na distribuição por sexo, 68% deste total são fêmeas e 32% machos. Com esta divisão, a equipe da Seção de Zoonoses estima que 15.780 animais deixaram de nascer em Sorocaba no ano passado.

Lílian Nascimento, médica veterinária responsável pela UCA, explica que essa conta considerou apenas as fêmeas castradas em uma única geração, sem estimar as filhas e netas. O cálculo é baseado em estudos de que uma única cadela tem duas crias anuais, com 6 filhotes cada, e uma única gata tem três crias anuais, com quatro filhotes cada.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, clicando aqui.

Banco do Povo fecha nesta sexta-feira (28)

O Banco do Povo, de responsabilidade da Secretaria de Relações do Trabalho (Sert), não terá expediente nesta sexta-feira (28). De acordo com a chefe de Seção da pasta, Raquel Menezes, o fechamento ocorre devido a uma reunião de planejamento com a equipe.

O Banco do Povo está localizado na Rua Saliba Mota, 260, no Jardim Pelegrino. O horário normal de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. O telefone para outras informações é o 3237.4878 ou 3237.4881.

Prefeitura concluiu recape na Rua Epitácio Pessoa

Crédito: Zaqueu Proença / Secom

O asfalto da Rua Epitácio Pessoa, na Árvore Grande, já foi totalmente recuperado por meio do serviço de recape, num trecho de 220 metros de extensão, da Avenida São Paulo até a linha da ferrovia. O serviço foi realizado pela Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe).

“Essa rua suporta um fluxo intenso de veículos não apenas por conta do cemitério Pax ou dos estabelecimentos comerciais nela situados, mas também porque esse trecho é passagem para os veículos que saem da Avenida São Paulo e seguem em direção à Avenida Eng. Carlos Reinaldo Mendes, passando por debaixo do pontilhão da ferrovia”, comentou o secretário de Governo, Paulo Mendes.

Ainda conforme o secretário, parte dessa rua, antes de terra, já havia recebido o asfalto. Mas o trecho anterior, embora já asfaltado, estava deteriorado. "Por isso, o prefeito Vitor Lippi determinou que fosse feito o recape daquele trecho deixando-o em boas condições tal qual o asfalto no restante da rua", comentou.

Prova do processo seletivo da Urbes será realizada neste domingo

Neste domingo (30), às 14h, a Urbes – Trânsito e Transportes vai realizar a prova objetiva para os candidatos aos cargos de Atendente de Call Center e Auxiliar Operacional I, referente ao Processo Seletivo – Edital nº 02/2010. O edital com as informações foram publicados nos jornais de grande circulação e no Jornal Município de Sorocaba, em sua edição da última sexta-feira (21).

De acordo com a Urbes, 2.469 pessoas se inscreveram para o processo seletivo, sendo 247 para Atendente de Call Center (6 vagas e salário de R$ 884) e 2.222 para Auxiliar Operacional I (50 vagas e salário de R$ 712,15).

O candidato deverá comparecer ao local de prova munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, 40 minutos antes do horário estabelecido para fechamento dos portões. Além disso, ele também deve apresentar um documento de identidade original, conforme consta no edital.

Os locais de realização das provas objetivas, contendo nome do candidato, sala e horário de prova, podem ser conferidos no site da Urbes (www.urbes.com.br) ou na página do Instituto Mais (www.institutomais.org.br), responsável pela organização do concurso.

O edital também está afixado na Urbes, que fica na Rua Pedro de Oliveira Neto, 98, no Jd. Panorama.

25 janeiro 2011

Renovação para veículos escolares termina no dia 31

Foto: Emerson Ferraz / Secom



 A Urbes – Trânsito e Transportes recebeu, até às 16h desta terça-feira (25), 290 pedidos para a renovação anual de alvará dos profissionais de transporte escolar em Sorocaba, o que corresponde a 77% dos 379 condutores cadastrados no município. Os interessados em continuar exercendo a atividade em 2011 devem protocolar o pedido na sede da empresa, localizada à Rua Pedro de Oliveira Neto, 98, Jardim Panorama, das 8h às 17h, até a próxima segunda-feira (31).

Os motoristas devem solicitar a renovação juntamente com a documentação pertinente, especificada na Resolução nº 101/2002, disponível no site www.urbes.com.br. Após a abertura do pedido junto a Urbes, a renovação do alvará será concedida após vistoria dos veículos realizada pela Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran).

As vistorias estão programadas para acontecer nos dias 4 (placas com finais pares) e 11 (finais ímpares) de fevereiro, das 8h às 11h ou das 13h às 15h, no pátio situado na Rua José Miguel, s/nº, atrás do Sesi do Mangal,

A Urbes reforça que a renovação do alvará só é confirmada depois da vistoria. Caso o interessado perca a data, dependerá de novo agendamento por parte da Ciretran. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3331-5000 e pelo site www.urbes.com.br.

Campanha da Urbes alerta sobre proibição de trotes em vias públicas

A Urbes - Trânsito e Transportes deu início nesta semana a instalação de faixas em alguns dos principais cruzamentos e nas ruas e avenidas próximas às faculdades e universidades de Sorocaba. O objetivo é informar a população sobre a ilegalidade da prática de brincadeiras conhecidas como “trotes universitários” nas vias da cidade.

De acordo com a Urbes, a ação consiste na colocação gradual de faixas nos locais onde os trotes costumam ocorrer. Já foram colocadas faixas nos seguintes locais: Av. Antônio Carlos Comitre x Av. Washington Luiz, Av. Afonso Vergueiro x Av. Eugênio Salerno, Av. Juscelino K. de Oliveira x Av. Com. Pereira Inácio, Rua da Penha e Praça Dr. José Ermínio de Moraes.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Secretaria da Cidadania já identificou os familiares da idosa em situação de abandono

A Secretaria da Cidadania já localizou cinco irmãos da idosa Erbelinda do Carmo que, segundo vizinhos, teria sido abandonada por familiares. A Polícia Militar, chamada na segunda-feira (24), encontrou a idosa na casa situada na Rua João Ferreira da Silva, 287, sem comida, sem luz e gás, com dificuldades para se expressar e sem condições de indicar com precisão onde residiam seus familiares.

A equipe de Assistente Social da Secid foi até o local a pedido da PM. Constatada a situação em que Erbelinda vivia, a equipe saiu à procura dos familiares. Na própria segunda-feira, uma irmã foi encontrada. Ela, então, trouxe Erbelinda para a sua casa e forneceu os dados para que os outros quatro irmãos fossem encontrados.

“Diante disso, convidamos os 5 irmãos para que venham à Secretaria da Cidadania na quinta-feira (27), pela manhã. Vamos mediar um diálogo de modo a estabelecer um acordo para que assumam a responsabilidade compartilhada de cuidar da idosa”, conta Maria Aparecida Rodrigues Athayde, assessora técnica da Secid.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Obras de revitalização mudam visual do Largo do Rosário


Foto: Zaqueu Proença / Secom


Iniciadas pela Prefeitura de Sorocaba em novembro do ano passado, as obras de revitalização da Praça Dr. Ferreira Braga, o Largo do Rosário, começam a mudar o visual de quem passa por esta região do Centro. A Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) executa no local  os serviços para a remoção do piso e escavações para a implantação das redes subterrâneas. A revitalização do Largo do Rosário acontece paralelamente à substituição do piso do Centro, visando transformar o espaço em uma área de lazer e convivência mais segura. 

As obras devem continuar até o final do semestre, caso não ocorram imprevistos. Ao término dos trabalhos, o Largo do Rosário contará com um novo piso do tipo ladrilho hidráulico, o mesmo modelo que está sendo instalado  no Centro. O paisagismo da praça será inteiramente remodelado, com novas árvores e canteiros com arbustos, plantas e flores. Além disso, a praça terá seu sistema de iluminação renovado e ampliado, assim como receberá uma nova fonte luminosa. 

Foto: Zaqueu Proença / Secom


O prefeito Vitor Lippi esteve no local no início das obras para agradecer aos moradores e frequentadores do Centro pela paciência na espera pelos serviços e disse: “Depois de tudo pronto, tenho certeza de que todos irão se orgulhar do novo visual do Largo do Rosário. Tudo foi planejado para oferecer, além da beleza estética, mais conforto e maior segurança visual de toda a área, que é muito importante para a cidade”.