31 março 2011

Sorocaba é destaque em publicação sobre Escola Integral

Oficina do Saber beneficia mais de 6 mil alunos da Rede Municipal
Foto: Zaqueu Proença / Secom


Durante o Seminário Internacional de Educação Integral, encerrado nesta quarta-feira (30), em São Paulo, a Fundação Itaú Social e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lançaram a publicação “Tendências para a Educação Integral”, destacando as 16 melhores práticas do país. O programa Escola em Tempo Integral – Oficina do Saber, desenvolvido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação, é um dos destaques da publicação.

Do Estado de São Paulo, apenas os municípios de São Paulo e Sorocaba tiveram projetos selecionados para a publicação. A secretária da Educação, Maria Teresinha Del Cístia, que participou do seminário, destacou que a inserção da Oficina do Saber na publicação é reconhecimento ao trabalho iniciado em 2007, cujo maior objetivo é a educação de qualidade para as crianças sorocabanas. “É um orgulho para Sorocaba constar entre as melhores práticas na Educação Integral. É o resultado de uma grande equipe envolvida com a educação de qualidade”, diz a secretária.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Revitalização preparam Assentamento do novo piso no Largo do Rosário

Obras visam tranfrormar local em um espaço mais bonito e seguro
Foto: Zaqueu Proença / Secom


Em meio às obras desenvolvidas pela Prefeitura de Sorocaba na região central, a revitalização da Praça Dr. Ferreira Braga, o Largo do Rosário, continua em pleno andamento. No momento, a Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) desenvolve ações visando ao assentamento do novo tipo de piso que será implantado no local. A revitalização do Largo do Rosário deve estar concluída até o final do semestre e vai transformar o espaço em uma área de lazer e convivência mais bonita e segura.

Os trabalhos no Largo do Rosário começaram no final do ano passado, pela remoção das pedras portuguesas que revestiam o chão do local, seguida da instalação das tubulações para a passagem de redes subterrâneas, concretagem e preparação do contrapiso para o assentamento das novas peças. O Largo do Rosário contará com um novo piso do tipo ladrilho hidráulico, o mesmo modelo que está sendo instalado no Centro, porém, disposto em uma paginação diferente.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Prefeitura interdita prédio abandonado na rua Humberto de Campos, no Cerrado

A obras estava paralisada há vários meses, o que levou à notificação da construtora
Foto: Zaqueu Proença / Secom


Uma operação coordenada pela Prefeitura de Sorocaba culminou com a interdição e fechamento de toda a área de um prédio em construção, na Rua Humberto de Campos, região do Cerrado. O local vinha sendo frequentado por mendigos, prostitutas, usuários de drogas e suspeitos de tráfico, além de acumular lixo e água de chuva, onde foram encontradas larvas do mosquito da dengue.

A intervenção se deu nesta quinta-feira (31) de manhã, com a participação de fiscais municipais, agentes da Zoonoses, assistentes sociais, guardas civis e policiais militares e civis. No prédio se encontravam cinco pessoas, entre elas dois menores, posteriormente encaminhados ao Conselho Tutelar.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Sorteio das cidades participantes do “Dia do Desafio” será no dia 02 de maio

O medalhista olímpico e ex-nadador, Gustavo Borges, e o secretário de Esporte, Cláudio Bacci (direita) participaram do pré-lançamento do projeto Foto: Emerson Ferraz / Secom


Sorocaba sediou o pré-lançamento do Dia do Desafio na manhã desta quinta-feira (31), no anfiteatro do Colégio Objetivo. O evento, que teve a participação do ex-nadador Gustavo Borges, definiu o dia 2 de maio como a data do sorteio das cidades participantes do programa, que acontecerá no dia 25 de maio. “É um momento marcante para que se gere e desperte o interesse pelo esporte. O dia do Desafio é muito mais um trabalho de conscientização do que qualquer outra coisa”, opinou o atleta.

O programa propõe que pessoas de todas as idades estejam unidas com o mesmo objetivo: se exercitar e adotar hábitos saudáveis. Qualquer um pode participar, para isso, deve realizar atividades de exercício físico – por, pelo menos, quinze minutos. Após o sorteio das cidades será definido um número de telefone, para que o munícipe ligue gratuitamente para registrar a participação.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui



Confira a agenda dos Ônibus da Mulher e do Homem

Os ônibus Azul e Rosa levam serviços de saúde a diversos bairros da cidade
Foto: Paulo Ochandio / Secom


Os Ônibus da Mulher e do Homem, unidades móveis de saúde da Prefeitura de Sorocaba, iniciam o mês de abril cumprindo agenda no mesmo local: ambos estarão nesta sexta-feira (1º) no Jardim Montreal, na Zona Oeste da cidade: os atendimentos serão realizados das 9h às 17h na Associação Amigos de Bairro do Jardim Santa Bárbara e Adjacências, que fica à Rua Antenor Maciel, 51.

No sábado, domingo, segunda e terça-feira (2, 3, 4, e 5), o Ônibus Rosa estará das 9h às 17h no Supermercado Bom Brasil, à Rua Manoel Antônio Salgado, Vila Helena. Nestes dias, o Ônibus Azul estará em lugares diferentes: no sábado (2), os atendimentos serão das 9h às 12h e das 14h às 17h na EE “José Quevedo”, à Avenida Paraná, 3.076, Cajuru; no domingo (3), das 8h às 14h, na Feira da Barganha, na área anexa ao Horto Florestal, na Avenida Ipanema; na segunda-feira (4), das 9h às 12h e das 14h às 17h, próximo à base da Guarda Municipal do Parque São Bento; e na terça-feira (5), no mesmo horário, atenderá na Comunidade Evangélica Cristo para as Nações, à Rua João Mustafá, 53, Éden.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

“Time do Emprego” recebe inscrições a partir de 2ª feira

Quem está à procura de orientações ou técnicas para buscar um emprego ou uma nova atividade para geração de renda, não pode perder a chance de participar do Time do Emprego. O programa, promovido pelo Posto de Atendimento do Trabalhador (PAT), recebe inscrições de interessados a partir da próxima semana, entre os dias 4 e 8 de abril.

Para participar, a pessoa deve estar cadastrada no Sistema Emprega São Paulo, ter no mínimo de 18 anos, estar há mais de seis meses desempregado ou ser candidato ao primeiro emprego.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui



Semes divulga tabela da 9ª semana do Cruzeirão

A Secretaria de Esporte (Semes) divulgou a tabela da nona semana da 52ª Edição do Torneio Aberto de Futsal - Cruzeirão 2011. Os jogos devem acontecer no período do dia 04 a 08 de abril.

Saae desenvolve treinamento para aperfeiçoar atendimento ao público

Os funcionários vivenciaram situações comuns no cotidiano do trabalho
Foto: Carlos Lara / Saae AI


Em continuidade à programação de treinamentos que desenvolve junto aos seus funcionários, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) está realizando nesta semana o curso denominado “Quem liga, Saae satisfeito!”, que tem como objetivo aperfeiçoar o sistema de atendimento via telefônico oferecido aos munícipes.

“Os nossos telefones de atendimento à população são a porta de entrada do Saae e, dessa forma, estamos buscando a melhoria e aperfeiçoamento desse serviço, com o objetivo de fazer com que o munícipe que nos procura para solicitações diversas se sinta cada vez mais satisfeito em suas expectativas”, destaca o diretor-geral do Saae/Sorocaba, arquiteto Geraldo Caiuby.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

EC Paranazinho e EC Nova Esperança lideram grupos do “Taça Cidade de Sorocaba”

A Secretaria de Esporte (Semes) divulgou na tarde desta quinta-feira (31) a classificação atualizada da edição 2011 do Campeonato Municipal de Futebol da 1ª Divisão - “Taça Cidade de Sorocaba”. Após três rodadas, as equipes do EC Paranazinho e EC Nova Esperança/Nelson S lideram seus grupos com nove pontos e saldo de gols de 9 e 13, respectivamente.
A Semes ainda informa que o jogo da quarta rodada entre as equipes EC Palestra e CA João Romão/JC Morais, agendado para domingo (03), às 9h40, no Estádio “Adeli Pires do Amaral”, foi transferido para o Centro Esportivo Maria Eugênia, que fica na Rua Dante Trevisan, no Jd. Maria Eugênia, no mesmo horário.
Na mesma situação acontece com a partida entre as equipes América FC e Ipê FC, válida pela 4ª rodada e agendada também para este domingo, às 9h40, no Centro Esportivo Pinheiros. O jogo será realizado no Estádio “Bráulio Garcia Clemente” (EC Canto do Rio), na Rua Chile, no Jd. Barcelona, também no mesmo horário. Segue a classificação e a tabela da quarta rodada:

Domingo no Parque terá “BeatCity” e “Os Figurantes”, neste fim de semana

Grandes sucessos dos Beatles agitam a manhã no Campolim  Foto: Emerson Ferraz / Secom



Esta semana, no Domingo no Parque (03), acontecem os shows dos grupos “BeatCity”, às 11h, e “Os Figurantes”,  às 16h, que prometem muita agitação e música no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim. A promoção é da Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias da Cidadania (Secid) e de Cultura e Lazer (Secult), com produção artística de Carlos Madia, e acontece todo domingo, naquele parque. 
Além das apresentações musicais, o Domingo no Parque oferece - das 9h às 13h - uma oficina de pintura pela Associação Cultural Pintura Solidária, e, durante todo o dia, literatura de graça com a unidade móvel do Vai e Vem. Neste projeto, as pessoas podem emprestar livros para ler no próprio local ou levar para casa, sabendo que deverão devolvê-los num prazo pré-determinado. Não é cobrada taxa alguma. Redes para descanso também estarão disponíveis para o público.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Alunos do programa Miniempresa inauguram fábrica de cabides

  
Os jovens conhecem na prática o empreendedorismo, a conhecer como funciona uma empresa na prática  Foto: Zaqueu Proença / Secom



Uma pequena solenidade na sede do Centro Distribuidor de Peças da GM em Sorocaba marcará, na próxima terça-feira (05), a inauguração da “Inovart S.A/E”, a fábrica fictícia de cabides dos alunos do programa “Miniempresa”. Desenvolvido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação, em parceria com a GM do Brasil e a ONG Júnior Achievement, o programa envolve 25 alunos da EM “Flávio de Souza Nogueira”.
A cerimônia começa às 10h, nas instalações do projeto da fábrica de cabides, na Avenida General Motors, 129. Participam adolescentes com idades entre 16 e 18 anos, que estão vivendo a experiência prática em economia e negócios, através da organização e operação de uma empresa, além de conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. Os participantes também aprendem a apurar os resultados da empresa e remunerar com valor simbólico todos os envolvidos no processo: funcionários, acionistas e aluguel. 
Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

SOROCABA WEB TV: Cidades Educadoras



Vídeo produzido pela Associação Internacional das Cidades Educadoras.

Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira

A quinta-feira (31) em Sorocaba será um dia de calor e muitas nuvens, com curtos períodos de sol. Durante a tarde, há possibilidade de pancadas de chuva, em algumas áreas da cidade.

A temperatura mínima prevista é de 20º C e a máxima é de 26º C. De acordo como Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC-INPE), a umidade relativa do ar durante o dia varia entre 69% e 77%.

Em horários sem nuvens, o Índice de Radiação Ultravioleta (IUV) deve chegar ao nível 10, considerado muito alto pelo instituto.

Fonte: CPTEC - INPE

30 março 2011

Obras preparam terreno para construção do Núcleo do Parque Tecnológico

O Núcleo Central abrigará a incubadora de empresas de base tecnológica e núcleo administrativo do local  Foto: Paulo Ochandio / Secom


A Prefeitura de Sorocaba iniciou mais uma etapa das obras de infraestrutura para atender ao Parque Tecnológico, localizado no final da Av. Itavuvu, na Zona Norte. A Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) está desenvolvendo serviços para terraplanagem do terreno onde será construído o prédio do Núcleo Central. Até o momento, os investimentos municipais empregados nesta região são de aproximadamente R$ 16 milhões.
O Parque Tecnológico é um centro de pesquisas que atua como elemento de aproximação entre empresas de alta tecnologia, escolas técnicas e universidades, favorecendo a aplicação das pesquisas acadêmicas na produção das indústrias. O Núcleo Central do Parque Tecnológico abrigará a incubadora de empresas de base tecnológica e núcleo administrativo do local. Com 6.656 mil m², o prédio será formado por dois pavimentos, com estrutura modular. 

Terraplanagem do terreno integra investimentos iniciais, que incluem interligação entre Av. Itavuvu e Castello Branco Foto: Paulo Ochandio / Secom

A construção do Núcleo Central contará com recursos da Prefeitura e do Governo do Estado. De acordo com Seobe, o atual estágio das obras visa nivelar a altura do terreno, com a deposição e regularização de camadas de terra. Cerca de 20% dos trabalhos já foram executados. Após a conclusão da atual etapa dos serviços, será iniciada a construção do prédio, cujo processo licitatório está em andamento. 

O prefeito Vitor Lippi destaca que os atuais investimentos consistem numa primeira etapa das obras previstas para a região. “As obras estão indo bem. Esperamos entregar esta etapa até o meio do ano e depois interligar esta nova Zona Industrial e o complexo da Toyota até a Zona Norte da cidade”, explica. 

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Videomonitoramento no CIC trata mais segurança ao estádio

Das 31 câmeras no CIC, quatro contam com o sistema “dome” que giram 360 graus
Foto: Zaqueu Proença / Secom


Cumprindo a exigência do Estatuto do Torcedor, o Estádio Municipal “Walter Ribeiro”, o CIC, está com videomonitoramento e, assim, garantindo maior segurança aos seus frequentadores. O serviço no local para a implantação do sistema e das câmaras começou em 15 de janeiro e, esta semana, a Secretaria de Esporte (Semes) completou a instalação das 31 câmeras. 

O secretário Cláudio Bacci acompanhou Renato Bernardini, diretor da Sekron, empresa responsável pela inserção das câmeras, durante a vistoria dos equipamentos, bem como o funcionamento do sistema. “Estamos seguindo todas as orientações da Federação Internacional de Futebol e Associados (Fifa), do Estatuto do Torcedor e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em uma adequação programada para deixar o estádio capacitado para receber qualquer partida”, elucidou Bacci. 

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Prefeito Vitor Lippi recebe o secretário estadual da Educação

O secretário Herman Voorwald (esquerda) falou sobre a reorganização de ciclos do Ensino Fundamental Foto: Emerson Ferraz / Secom


O prefeito Vitor Lippi recebeu, no final da manhã desta quarta-feira (30), a visita do secretário de Estado da Educação, professor Herman Voorwald. Ele esteve em Sorocaba para participar do ciclo de debates que a secretaria estadual vem realizando com os educadores da rede estadual, buscando a melhoria da educação em São Paulo.

Na conversa que teve com o Vitor Lippi, Voorwald ficou sabendo do andamento das obras das oito escolas que estão sendo construídas em parceria com a Prefeitura nos bairros Santa Bárbara, Ipanema Ville, Santa Esmeralda, Vila Barão, Éden, Cajuru, Wanel Ville e Bonsucesso. 

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui


Encontro apresenta as boas experiências das cidades educadoras

Encontro apresenta projetos educacionais desenvolvidos pelo Brasil
Foto: Zaqueu Proença / Secom

O que torna uma cidade educadora e o que a diferencia das demais? Estas são apenas algumas das ações que serão apresentadas durante o V Encontro da Rede Brasileira de Cidades Educadoras, que acontecerá em Sorocaba entre os dias 11 e 16 de abril. Durante os cinco dias, os participantes conhecerão as melhores experiências e ações dos 14 municípios brasileiros que integram a rede.
Entre as cidades que já confirmaram presença estão Ourinhos, Porangaba, Carapicuíba, Pilar do Sul e Iperó (SP) e Parobé, do Rio Grande do Sul. Com o tema “Aprender nas cidades, com as cidades”, o evento, que acontecerá no auditório do Sorocaba Park Hotel, será aberto pelo prefeito Vitor Lippi.
Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Prefeitura remove centenas de pneus abandonados em área na Zona Norte

Prefeitura intensifica ações de combate ao mosquito da dengue
Foto: Zaqueu Proença / Secom



Centenas de pneus velhos foram removidas pela Prefeitura de Sorocaba nesta quarta-feira (30), resultando na eliminação de um grande foco de propagação do mosquito da dengue na Zona Norte de Sorocaba. A operação foi desenvolvida por agentes de serviço da Zoonoses e fiscais municipais numa área da Vila Helena, próximo ao aeroporto.

No local funcionava uma borracharia que já havia sido interditada pela Secretaria de Segurança Comunitária (Sesco) por pelo menos duas vezes devido a atividade irregular (não possui licença para funcionamento) e por expor risco à saúde pública. Ao redor do estabelecimento havia uma grande quantidade de pneus a céu aberto, potenciais focos de reprodução do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

24 Horas de Caminhada terá programação especial para comemorar sua 10ª edição

O evento  terá apresentação musical, aulas abertas de academias de ginástica e contará ainda com um DJ para animar a galera  Foto: Zaqueu Proença / Secom


Neste ano, o tradicional evento 24 Horas de Caminhada, promovido pela Prefeitura de Sorocaba, chega a sua 10ª edição. Para marcar o 10º aniversário da atividade, a comissão organizadora está preparando uma programação especial, que contará, inclusive, com a presença de DJs do Runa Club e a apresentação de uma banda de rock para animar a galera.

Além disso, a comissão organizadora das 24 Horas de Caminhada comemora o número de equipes, na modalidade revezamento, que já confirmaram a participação no evento deste ano. “Até a manhã desta quarta-feira (30), 31 equipes já fizeram inscrição para as 24 Horas de Caminhada. Para nós, este número é muito bom. Esperamos mais inscrições até a véspera do evento. E quem quiser comparecer no dia para caminhar sozinho, sem fazer a inscrição prévia, será muito bem-vindo”, diz Leila Rodrigues, que integra a comissão.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

"Francisco Camargo César" goleia "Elza Salvestro Bonilha" no futsal dos JES

A EE “Francisco Camargo César” venceu a EE "Elza Salvestro Bonilha" por 8 a 0, na partida de futsal masculina, pela categoria Infanto dos Jogos Escolares de Sorocaba (JES).

Outros quatro jogos aconteceram no Ginásio Municipal “Dr. Gualberto Moreira”. Seguem os resultados desta quarta-feira (30) e a tabela do dia 31.

Rotary Art Nossa doa quimonos a alunos da EM “Osvaldo Duarte”

Nesta quinta-feira (31), integrantes do Rotary Club Arte Nossa, da Árvore Grande, fará mais uma entrega de quimonos a estudantes que frequentam o programa Escola em Tempo Integral – Oficina do Saber, da Prefeitura de Sorocaba. Desta vez, serão entregues 100 unidades para serem utilizadas durante as oficinas de caratê, uma das atividades do programa desenvolvido na EM “Osvaldo Duarte”, do Wanel Ville.

Além dos alunos daquela escola, pais, professores e equipe escolar, a festa deverá contar com a presença da professora Patrícia Bonilha, coordenadora do programa na rede municipal, e da comunidade. Esta é a quarta vez que o clube rotário participa como parceiro do programa Escola em Tempo Integral - Oficina do Saber fazendo a doação de quimonos às crianças. 

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

ARTIGO: Sorocaba contra a dengue

A operação especial "Guerra Contra a Dengue" visa impedir uma epidemia da doença
Foto: Zaqueu Proença / Secom



A dengue avança em todo o país. Somente no ano passado o Brasil teve quase um milhão de doentes e mais de mil mortes. Neste ano, Sorocaba já registrou 325 casos da doença e corre o risco de enfrentar uma epidemia da doença caso todos nós não declaremos guerra ao mosquito.

A Prefeitura tem feito o possível para orientar a população e fiscalizar o cumprimento das regras básicas da guerra contra o mosquito Aedes aegypti, mas infelizmente muitos sorocabanos não estão levando a sério o risco da doença.

Mais de vinte ações permanentes de combate e prevenção à dengue já são executadas pela Prefeitura com o objetivo de tentar evitar uma epidemia na cidade e, principalmente, mortes pela doença.

A partir de agora, para proteger a população a Prefeitura passará a multar todos aqueles que estão colocando em risco a saúde das pessoas ao manter em suas casas ambientes propícios para proliferação do mosquito. 

E para que não haja dúvidas de como a população deve agir no combate à dengue, a Prefeitura estará anexando nas contas de água do Saae um mini-roteiro com as tarefas básicas para evitar criadouros em suas casas. Além disso, ampla campanha publicitária está sendo deflagrada para alertar e orientar a população sobre as ações de combate à dengue. Seguindo essas orientações as pessoas estarão prevenindo a doença, evitando multas e ajudando a salvar vidas.

O combate à dengue deve ser um trabalho permanente e, mesmo com toda essa divulgação, 90% dos criadouros continuam sendo encontrados dentro das residências, sendo obrigação de cada cidadão cuidar da própria casa.

A responsabilidade é de todos. Não podemos deixar o mosquito vencer esta guerra, senão teremos sofrimento e mortes. Só com a união e o esforço de todos é que derrotaremos o mosquito. Sorocaba declara guerra contra a dengue. Faça a sua parte neste combate!



Vitor Lippi
Prefeito de Sorocaba




*Artigo originalmente publicado pelo jornal Bom Dia Sorocaba, na edição desta quarta-feira (30/03/2011)

SOROCABA WEB TV: Clube do Idoso

CBH-SMT elege novo presidente nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (31), às 14h, durante a 29ª Reunião Ordinária do Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT), acontecem a eleição e a posse da nova diretoria para a gestão 2011/2012. O evento vai acontecer no Núcleo ETC da UFSCar, que fica na Rua Maria Cinto de Biaggi, 130, em Santa Rosália (próximo ao Hipermercado Extra).

O encontro deverá reunir representantes das 34 cidades participantes do CBH-SMT, sob a presidência do prefeito Vitor Lippi. São elas: Alambari, Alumínio, Anhembi, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Bofete, Boituva, Botucatu, Cabreúva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Conchas, Ibiúna, Iperó, Itu, Jumirim, Laranjal Paulista, Mairinque, Pereiras, Piedade, Porangaba, Porto Feliz, Quadra, Salto, Salto de Pirapora, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tatuí, Tietê, Torre de Pedra, Vargem Grande Paulista e Votorantim, além de órgãos não governamentais e organismos estaduais.

Mapa Cultural Paulista recebe inscrições para a fase municipal

Começam nesta quarta-feira (30) e prosseguem até o dia 29 de abril as inscrições de interessados em participar do “Mapa Cultural Paulista”. As inscrições serão recebidas no Palacete Scarpa, sede da Secretaria da Cultura e Lazer de Sorocaba.
A ação é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, realizado por intermédio da Abaçaí Cultura e Arte – Organização Social de Cultura. O objetivo é identificar, valorizar e promover o intercâmbio da produção cultural no Estado e, ao mesmo tempo, estimular a participação de seus municípios em atividades culturais.
Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Funcionários da Visa recebem votos de congratulações da Câmara Municipal

Os funcionários da Vigilância Sanitária de Sorocaba (Visa) recebem nesta quinta-feira (31), às 12h30, votos de congratulações na Câmara Municipal de Sorocaba. A iniciativa foi do vereador Francisco Moko Yabiku. 

De acordo com Eliane Martins Prestes Lungwtz, chefe da Visa, os funcionários receberam o reconhecimento do Legislativo devido aos trabalhos de desburocratização dos processos para liberação das licenças de funcionamento e pelo trabalho desenvolvido junto aos comerciantes de gêneros alimentícios da cidade.

A Divisão de Vigilância Sanitária (Visa), da Área de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde, realiza a fiscalização ou inspeções sanitárias tendo como objetivo a avaliação de estabelecimentos relacionados à saúde, tais como de alimentos, farmácia, odontologia, serviços de saúde, serviços veterinários e de meio ambiente, entre outras áreas de abrangência da Visa. Emite julgamento sobre a situação encontrada, com relação às condições higiênico-sanitárias, monitorando a qualidade dos produtos e serviços destinados à população, dentro da legislação estabelecida para cada caso, tendo uma visão muito mais preventiva e corretiva do que punitiva

29 março 2011

Prefeito assina o 49º protocolo de intenção

Crédito: Emerson Ferraz / Secom

O prefeito Vitor Lippi assinou na tarde desta terça-feira (29) mais um protocolo de intenções com empresa sistemista da Toyota do Brasil. Desta vez o compromisso assinado foi com a Scorpios, empresa que prevê investimentos de R$ 40 milhões e geração de 380 empregos, sendo 180 diretos. Esta é a quinta empresa a firmar compromisso com a Prefeitura para instalação no parque de fornecedores da Toyota.

Em seu pronunciamento, Vitor Lippi deu as boas vindas aos representantes da empresa e falou sobre o desenvolvimento que a cidade e a região vêm ganhando com a chegada da Toyota e do Parque Tecnológico. Falou ainda da opção pelos modelos internacionais de desenvolvimento adotado por Sorocaba: Cidade Saudável, Cidade Educadora. “É uma satisfação enorme receber a Scorpios e dizer que Sorocaba está preparada e vem recebendo cada vez mais investimentos para receber bem as indústrias. Estamos investindo, inclusive, na nova zona industrial, levando melhorias para que as empresas tenham boas condições para se instalarem”, disse o prefeito.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, nos últimos quatro anos já foram assinados 48 protocolos de intenções para instalação de novas indústrias ou ampliação do parque industrial das já instaladas no município. O total de investimentos previstos é de R$ 3,66 bilhões em investimentos e geração de aproximadamente 54 mil empregos diretos e indiretos.

Participaram do ato de assinatura o vice-prefeito José Ailton Ribeiro e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mário Tanigawa, além dos representantes da empresa Otávio de Góes, diretor presidente, Flávio Stédile, diretor industrial, Airton Silva Peres, gerente financeiro, e João Antônio Lima, administração. Antes da Scorpios, já assinaram protocolo de intenções a TT Steel, a Formtap e a Toyota Boshoku do Brasil Ltda. e a Inergy do Brasil.

Segundo Otávio de Góes, a construção da fábrica da Scorpios começa em maio e deve ficar pronta em janeiro de 2012. “Entraremos em operação imediatamente, porque temos de fornecer à montadora”, explicou, revelando que na medida em que a produção da Toyota aumenta, automaticamente as fornecedoras também deverão ampliar, gerando mais empregos.

Fiscalização interdita pátio de guincho

Crédito: Paulo Ochandio / Secom

Fiscais da Prefeitura de Sorocaba interditaram o pátio do guincho “Fast Help” na tarde desta terça-feira (29). A empresa já havia sido autuada três vezes por não respeitar a Lei Municipal nº 2.397, de março de 2008. Segundo a lei, os pátios tinham 90 dias para se adequar ao novo sistema, ou seja, fazer coberturas de metal.

A Secretaria de Segurança Comunitária, que é responsável pela Área de Fiscalização, informa que o local só deverá ser liberado após realizar todas as mudanças exigidas pela legislação. Com a interdição, a partir desta quarta-feira (30) não será permitida a entrada de nenhum veículo guinchado no pátio, o que não impede a retirada de veículos apreendidos anteriormente, pois o setor que cuida desse serviço não foi prejudicado.

Além da Fiscalização da Prefeitura, participaram da ação equipes da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar.

Vitor Lippi lamenta morte do ex-vice-presidente

O ex-vice-presidente José de Alencar deixa uma história de vida pública e pessoal admirável, pela dignidade dos serviços que prestou ao País, pela determinação e, ainda, pela inabalável fé com que durante anos enfrentou a doença.

Em todas as suas manifestações, ele fez questão de transmitir confiança e coragem, mesmo nos períodos mais difíceis, valorizando a vida e a esperança.

Vitor Lippi
Prefeito de Sorocaba

Vitor Lippi diz que é a grande chance das empresas da região

Crédito: Zaqueu Proença / Secom

Na abertura do seminário “Sorocaba Petróleo, Gás e Energia”, na manhã desta terça-feira (29), no Teatro Municipal Teotônio Vilela, o prefeito Vitor Lippi ressaltou que esta é a grande oportunidade para as empresas da região. “Sorocaba é empreendedora e nossas empresas, os parceiros que aqui estão, fazem parte desse grande sonho coletivo”, observou.

O prefeito destacou também que os países emergentes estão trabalhando muito para ocupar espaço na cadeia produtiva do petróleo e que esta é a oportunidade de as empresas de Sorocaba e região se capacitarem para disputar esse bilionário mercado. “Tudo que as empresas precisam conhecer para se tornarem fornecedores, esta parceria entre Prefeitura, Ciesp, Caixa Econômica Federal (CEF), Abimaq, Associação Comercial e Sebrae oferece por meio deste evento”, explicou.

Antes de encerrar seu pronunciamento, Vitor Lippi fez uma breve apresentação sobre o Parque Tecnológico de Sorocaba, afirmando que também se trata de uma grande ferramenta de desenvolvimento tecnológico não só para Sorocaba, mas de toda a região.

Cerca de 200 representantes de empresas de Sorocaba e região, além do prefeito de Salto de Pirapora, Joel Haddad, participaram do seminário. O objetivo foi o de apresentar o cenário e as oportunidades de negócios na cadeia produtiva de petróleo, gás e energia.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, clicando aqui.

Seminário define elaboração do Plano Municipal de Habitação

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Habitação e Urbanismo (Sehab), promove nesta quinta-feira (31) mais um seminário visando a elaboração do Plano Municipal de Habitação. O encontro começa às 9h, na Escola de Gestão Pública Municipal (Av. Engº Carlos Reinaldo Mendes, 3.101, Alto da Boa Vista). Esta é a última reunião da terceira etapa do plano, em que a população terá a oportunidade de apresentar sugestões para a proposta final.

O Plano Municipal de Habitação vem ao encontro às diretivas estabelecidas pelos planos Estadual e Federal do setor, que buscam definir estratégias e metas para conduzir as políticas públicas e direcionar investimentos na área da habitação até 2023. Em Sorocaba, a Prefeitura iniciou o processo pela elaboração de um diagnóstico habitacional, que levou em conta as características econômicas, de infraestrutura e de transporte da cidade, os investimentos habitacionais realizados até o momento e um perfil socioeconômico da população.

O diagnóstico foi apresentado no último de 16 de fevereiro e, de acordo com a pesquisa, o déficit habitacional atual de Sorocaba é de 12.442 moradias. Em seguida, a Sehab promoveu ouras duas oficinas: em 2 de março, para a definição de diretrizes e metas, e 16 de março, para a definição dos programas, sendo a oficina desta quinta-feira para a definição da captação de recursos. Concluído o debate, o seminário para votação da proposta acontecerá no próximo dia 14 de abril, às 9h.

Urbes altera mão de direção de ruas na zona leste de Sorocaba

Nesta terça-feira, dia 29, a Urbes - Trânsito e Transportes alterou o sentido de direção de duas vias da Vila Haro, na zona leste da cidade. Uma delas foi a rua Francisco Otaviano, que agora tem o trânsito permitido somente da rua Ramon Haro Martini para a rua Gastão Vidigal nesse trecho. A outra via é Gastão Vidigal onde o trânsito passou a ser somente da rua Francisco Otaviano para a rua Ramon Haro Martini nesse quarteirão.

Urbes altera preferencial de rua no Jardim Marize

Nesta terça-feira, dia 29, a Urbes- Trânsito e Transportes alterou a preferencial do cruzamento das ruas Araceli Pilar Antunes e Judith Silva Barbosa, no Jardim Marize, que fica na zona norte da cidade. A preferencial passou a ser a rua Judith Silva Barbosa.

A mudança visa oferecer mais segurança no local. Os técnicos da Urbes recomendam aos usuários das vias para que tenham muita atenção à mudança.

'As melhores Coisas do Mundo' é a atração desta 4ª,no CineCult

Divulgação

Nesta quarta-feira (30), o Projeto “Usina CineCult” exibe o longa brasileiro “As Melhores Coisas do Mundo”, da diretora Laís Bodanzky. Promovida pelas Secretarias de Comunicação (Secom) e Cultura e Lazer (Secult), a sessão tem início às 20h, na Usina Cultural “Ettore Marangoni”.

O filme se passa num colégio de classe média em São Paulo, e narra o período de um mês da vida de Mano, um jovem que vive os altos e baixos da adolescência. Mano tem 15 anos, adora tocar guitarra, beijar na boca, rir com os amigos, andar de bike, curtir na balada. Um acontecimento na família faz com que ele perceba que virar adulto nem sempre é tarefa fácil: a popularidade na escola, a primeira transa, o relacionamento em casa, as inseguranças, os preconceitos e a descoberta do amor.

Em meio a tantos desafios, Mano descobre e inventa “As Melhores Coisas do Mundo”. O filme foi inspirado na série de livros “Mano”, escrita por Gilberto Dimenstein e Heloisa Prieto.

A Usina Cultural tem capacidade para 150 espectadores, área para estacionamento e fica à margem direita do Rio Sorocaba, com acesso pela Rua Padre Madureira.

Título original: (As Melhores Coisas do Mundo)
Lançamento: 2010 (Brasil)
Direção: Laís Bodanzky
Atores: Francisco Miguez, Fiuk, Denise Fraga, Zé Carlos Machado.
Duração: 107 min
Gênero: Drama
Censura: Livre

Arrastão na Zona Norte combaterá mosquito da dengue

Guardas Civis e fiscais da Secretaria de Segurança Comunitária (Sesco) participam nesta quarta-feira (30) de um arrastão na Zona Norte da cidade, com o objetivo de eliminar focos do mosquito da dengue. A operação se concentrará na região da Vila Helena e deve durar todo o período da manhã, sob a coordenação da Sesco.

De acordo com o secretário Roberto Montgomery, o objetivo é percorrer oficinas mecânicas, borracharias e outros estabelecimentos comerciais que possam estar oferecendo riscos de propagação dos focos de dengue. Os imóveis que forem constatadas a formação de criadouros do mosquito transmissor da doença serão submetidos a uma limpeza geral e seus proprietários serão notificados pela Prefeitura.

Primeira rodada do Veterano da 1ª divisão acontece neste sábado

A Secretaria de Esporte (Semes) realiza neste sábado (02), às 15h20, a primeira rodada do Campeonato Municipal de Futebol Veterano da 1ª Divisão - 2011. Serão dez jogos na data e horário, mas em diferentes locais. Confira:


Endereços dos Locais:

Campo da Vila Barão (CA Juventus) – Av. Gonçalves Júnior, 771 Vila Barão (atrás do Posto de Gasolina)
Estádio “Erothides Leite da Cruz” – (Atlético Brasil FC) - Rua José Raimundo Andrade, 650 – Éden
Estádio “Adeli Pires do Amaral” – Rod. Emerenciano Prestes de Barros, Km 4,5 - Caguaçu
Estádio “Rogelio M. Peres”– Rua José Rosa - Jardim Ipê
Estádio “Euzébio Moreno” – Av. Paraguai, 459 – Barcelona – Fone: 3227.4140
Estádio “Izaltino Walter”- Rod. Raposo Tavares, Km 102 – Cerrado
Estádio “Milton Cardoso” – Av. Abraham Lincoln, 738 – Jd. dos Estados
Estádio “Bráulio Garcia Clemente” – Rua Chile, 742 – Barcelona – Fone: 3227.6354
Estádio “Luciano Pellegrini” – Rua Antônio R. C. Sobrinho - Cerrado
Estádio “Ariovaldo F Mendes” – (GE Nova Sorocaba) – Rua Francisco B. de Camargo, 790 – Nova Sorocaba

Equipe da Secid participará de Seminário sobre os Direitos da Mulher, em São Paulo

A secretária da Cidadania, Maria José Lima, a equipe da Coordenadoria da Mulher e o Movimento de Mulheres Negras participam, nesta quinta (30) e sexta-feira (31), em São Paulo, do Seminário que tratará sobre “Direitos da Mulher”. Os temas a serem debatidos são: “Violência Contra Mulher e Imagem dela na Mídia”; “Igualdade Racial e de Gênero”; “A Inclusão da Mulher no Mercado de Trabalho”; “A Saúde da Mulher”, entre outros.

O evento, a se desenrolar no auditório do Hotel Dan Inn, na Avenida Cásper Líbero, é promovido pela Coordenadoria da Mulher da Prefeitura de São Paulo.

Campanha realiza 466 exames de tuberculose

A Campanha de Busca do Sintomático Respiratório, promovida pela Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) entre os dias 21 e 25 de março, para marcar a passagem do Dia Internacional da Tuberculose (celebrado no último dia 24), colheu 466 amostras do exame de escarro, realizado para detectar a doença. Deste total, um caso já foi identificado e o paciente já iniciou o tratamento. Alguns exames ainda aguardar resultado.

A enfermeira Valquíria Carnio Gomes, coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, explica que a campanha teve como objetivo examinar as pessoas que apresentam os sinais da doença e assim identificar novos casos em fase inicial. “O tratamento é gratuito, com antibiótico. Ele interrompe a transmissão para outras pessoas e garante a cura da doença no prazo de seis meses, se seguido corretamente”, explica.

O caso identificado foi encaminhados para acompanhamento e tratamento na Policlínica Municipal de Especialidades “Dr. Edward Maluf”, onde funciona o programa, que mantém um trabalho permanente.

“Quem está com tosse há três semanas ou mais e não participou da campanha, ainda pode fazer o exame em qualquer uma das 30 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira. Todas as UBSs da cidade têm profissionais preparados para identificar um caso suspeito e realizar o exame na rotina do atendimento”, explica Valquíria.

Saae realiza interligação de redes para ampliar abastecimento na região do Júlio de Mesquita

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae) realiza na manhã desta quarta-feira (30/03) as interligações de redes junto ao reservatório que abastece a região do Conjunto Habitacional “Júlio de Mesquita Filho”, como parte do novo sistema de recalque de água que a autarquia está implantando no local, com o objetivo de ampliar as condições de abastecimento de toda aquela região da cidade.

Para desenvolver essa intervenção, será necessário interromper o abastecimento de água daquela região, no período programado para o serviço, das 8h às 12h, fato que vai refletir em falta de água no próprio Júlio de Mesquita Filho, Jardim Ouro Fino, Wanel Ville, Jardim Ipiranga, Jardim Santa Bárbara e Jardim Tropical.

Assim que as interligações estejam concluídas, o sistema de abastecimento será imediatamente religado, possibilitando que o fornecimento de água seja normalizado até o início da noite.

Ainda há vagas para os Clubes Ecológicos dos parques Água Vermelha e Biquinha

As atividades dos Clubes Ecológicos dos parques Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, Biquinha e do Água Vermelha “João Câncio Pereira” já tiveram início neste mês de março. E, de acordo com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), ainda há vagas para a atividade no Biquinha, que acontece às quartas-feiras, das 14h às 16h, e no Água Vermelha, também às quartas-feiras, pela manhã, das 9h às 11h, e a tarde, das 14h às 16h.

As atividades de educação ambiental da Sema são gratuitas. Os interessados em participar de um dos Clubes devem comparecer ao Setor Educativo dos Parques no dia e horário dos encontros, para fazer a inscrição. Cada grupo é formado por, no máximo, 30 participantes.

Além de formar agentes multiplicadores das questões ambientais, a ideia é proporcionar exercícios de cidadania, incentivando os participantes a respeitarem o meio ambiente e a refletirem sobre questões como a poluição, caça predatória, queimadas, desmatamentos, entre outros.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, clicando aqui.

Urbes altera mão de direção de rua na zona norte de Sorocaba

A Urbes - Trânsito e Transportes informa que, na próxima quinta-feira, dia 31, vai alterar o sentido de direção da rua Alfredo Benedito da Rosa, na Vila Helena, zona norte da cidade. A via passará a ter o trânsito permitido somente da avenida Riusaku Kanizawa para a rua Ozias de Oliveira Dias.

Ao todo serão sinalizados 25 m² de solo e instaladas dez placas de regulamentação e advertência. A implantação dessa mudança visa oferecer mais segurança e fluidez para os usuários do local que receberá faixas e cavaletes. Os técnicos recomendam que os condutores tenham atenção à nova forma de circulação.

28 março 2011

Reportagem do 'Estadão' destaca a Educação em Tempo Integral de Sorocaba

Crédito: Reprodução / Estadao.com.br

Em reportagem de página publicada neste domingo (27), no jornal o Estado de São Paulo, o “Estadão”, um dos mais respeitados diários da América do Sul, destacou a Educação em Tempo Integral – Oficina do Saber, programa que beneficia 6.100 crianças da rede municipal de ensino de Sorocaba. A reportagem fala sobre a educação integral do país e a proposta que tramita no Congresso de que, até 2020, 50% dos estudantes da educação básica permaneçam o dia todo na escola.


Com o título “Sorocaba aposta em oficinas e colhe resultados no Ideb”, o texto assinado pela jornalista Ocimara Balmant, ressalta a acentuada melhora no desempenho dos alunos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A jornalista esteve em Sorocaba na última quinta-feira (24), quando visitou duas escolas que fazem parte do programa e conversou com alunos. Além do texto, duas fotos do fotógrafo sorocabano Epitácio Pessoa, sendo uma delas de atividade desenvolvida no interior do prédio da Oficina do Saber, ilustram a reportagem.

O aluno Pablo Henrique de Souza, de 7 anos, estudante da EM “Paulo Fernando Nóbrega Tortello”, do Parque das Laranjeiras, foi destaque na reportagem. O garoto é levado diariamente à escola pelo pai e os dois vão de bicicleta pela ciclovia que passa perto da escola, fato que chamou a atenção da repórter. “Toda escola integral possui um painel de desempenho onde exibe os resultados do Ideb”, ressalta um trecho da reportagem.

De acordo com o prefeito, a meta é ampliar para 10 mil alunos na Escola em Tempo Integral até o final de 2012. “Estamos construindo quatro novos prédios próprios para a Oficina do Saber e vamos licitar outras unidades de forma a proporcionar espaços adequados para a realização das atividades”, destacou o prefeito Vitor Lippi.

Sorocaba tem 325 casos de dengue confirmados em 2011

Desde o início do ano até o dia 25 de março, foram confirmados 325 casos de dengue em Sorocaba. Deste total, 306 são autóctones (contraídos na cidade) e 19 são importados. Os dados são do último boletim da Área da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde, divulgado nesta segunda-feira (28).

Ainda segundo o boletim, os casos de dengue continuam sendo registrados em praticamente todas as regiões da cidade: por isso, a importância da população fazer sua parte e entrar definitivamente na guerra contra a doença, eliminando todos os criadouros do mosquito transmissor.


Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

SOROCABA WEB TV: Prefeito convoca a população para a Guerra Contra a Dengue

Ciclovia inicia estrutura de lazer na área do Mega Plantio

Foto: Zaqueu Proença / Secom


Menos de quatro meses depois do Mega Plantio, com mais de 95% das 50 mil plantadas apresentando um bom desenvolvimento, a Prefeitura de Sorocaba iniciou obras para transformar o local em um espaço de lazer. As mudanças começaram pela implantação uma ciclovia com aproximadamente 3 km, que fará parte do Plano Cicloviário da cidade, após se interligar a outra pista, que será desenvolvida pelo programa Sorocaba Total. Nos próximos anos, a área do Mega Plantio integrará um complexo ambiental na Zona Norte com mais de 580 mil m² – equivalente a quase oito vezes o tamanho do Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim. 
A Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) iniciou os trabalhos pela preparação do terreno onde se localizará a futura ciclovia, a partir da Av. Olinda Aires Paulete, no Jd. Santa Marina. A pista se estenderá por cerca de três mil metros, contando com uma passarela sobre o Rio Sorocaba, até terminar na Av. Ulysses Guimarães, no Jd. Santo André II. Neste ponto, a ciclovia se integrará à outra, prevista pelo projeto da duplicação do segundo trecho da avenida, conforme prevê o Sorocaba Total. 
Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

“Zoo vai à Comunidade” tem início na Casa do Cidadão de Brigadeiro Tobias

Foto: Emerson Ferraz / Secom


A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) deu início, nesta segunda-feira (28), a uma nova atividade de educação ambiental: a exposição interativa “Zoo vai à Comunidade”. A estreia aconteceu na Casa do Cidadão de Brigadeiro Tobias.  Das 9h às 11h e das 14h às 16h, as pessoas que passaram pelo local aprenderam um pouco mais sobre “O verde da nossa cidade” - tema da atividade. A cada segunda-feira, a exposição estará em local diferente, conforme agendamento.
O objetivo é mostrar a importância das áreas verdes, também como abrigo e alimentação dos animais, melhoria na qualidade de vida, proteção de corpos d'água, entre outros. “Estamos dando início a essa nova programação da Secretaria do Meio Ambiente, destinada às escolas e também à comunidade em geral. Durante a ação, as pessoas vão descobrir por que é importante a manutenção das áreas verdes da nossa cidade”, explica a bióloga Viviane Rachid.
Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Cerca de 28 mil pessoas conferiram o “Ecociente” no Esplanada Shopping

Foto: Paulo Ochandio / Secom


Cerca de 28 mil pessoas prestigiaram o “Ecociente”, que movimentou a Praça de Eventos do Esplanada Shopping entre os dias 17 e 27 últimos. Promovido pela Secretaria de Comunicação (Secom) e Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o shopping e o Greenpeace, o evento celebrou o Dia Mundial da Água e do Rio Sorocaba (22 de março) e o Dia Mundial da Floresta (21 de março). 

Durante o evento, as pessoas que passaram pelo local puderam conferir gratuitamente as exposições “Peixes do Rio Sorocaba”, “Fauna do Rio Sorocaba” e a fotográfica “As melhores imagens do Mega Plantio”. Nesta, foram apresentadas 60 fotos produzidas pela imprensa sobre e durante a ação do Mega Plantio, em dezembro de 2010.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui clicando aqui

Santa Escolástica vence primeira partida dos Jogos Escolares de Sorocaba

O vice-prefeito José Ailton Ribeiro destacou a importância do esporte para a formação dos estudantes  Foto: Paulo Ochandio / Secom



Na primeira partida de futsal masculino da categoria Infanto dos Jogos Escolares de Sorocaba (JES) 2011 quem comemorou foram os jogadores do Colégio Santa Escolástica, que venceu por 4 a 1 a equipe do Colégio Tableau. O jogo aconteceu na tarde desta segunda-feira (28), no Ginásio Municipal de Esportes “Dr. Gualberto Moreira”. 
O jogo aconteceu logo após a cerimônia de abertura dos JES 2011, que nesta 10ª edição que conta 59 escolas participantes da categoria Infanto. O JES é uma promoção da Secretaria de Esporte com apoio do McDonald's e em sua última edição teve a participação de 58 escolas nas categorias Infantil e Mirim, e 51 na Infanto, totalizando a interação de aproximadamente 6.800 alunos. 

A competição conta com 59 escolas na categoria Infanto  Foto: Paulo Ochandio / Secom


A solenidade de abertura contou com a presença do vice-prefeito José Aílton Ribeiro. “O esporte é fundamental para o crescimento físico e mental das crianças. Por essa razão, a Prefeitura de Sorocaba celebra este grande número de escolas participantes”, concluiu Ribeiro.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Semes divulga tabela da 8ª semana do Cruzeirão

A Secretaria de Esporte (Semes) divulgou a tabela da oitava semana da 52ª Edição do Torneio Aberto de Futsal - Cruzeirão 2011. Os jogos devem acontecer no período de 28 março a 1º de abril. Confira: ou no 1º andar do Palacete Scarpa, que fica na Rua Souza pereira, 448 – Centro, com Lívia, das 9h às 16h.

Veja os próximos jogos do Cruzeirão no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Mapa Cultural Paulista recebe inscrições para a fase municipal

Começam nesta quarta-feira (30) e prosseguem até o dia 30 de abril as inscrições de interessados em participar do “Mapa Cultural Paulista”. As inscrições serão recebidas no Palacete Scarpa, sede da Secretaria da Cultura e Lazer de Sorocaba.
A ação é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, realizado por intermédio da Abaçaí Cultura e Arte – Organização Social de Cultura. O objetivo é identificar, valorizar e promover o intercâmbio da produção cultural no Estado e, ao mesmo tempo, estimular a participação de seus municípios em atividades culturais.
Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Biblioteca Infantil apresenta trabalhos de Ivanilde Monteiro

Foto: Divulgação


A Prefeitura de Sorocaba, por intermédio da Secretaria de Cultura e Lazer, promove até o dia 10 de abril a mostra “Abrazamiento”, composta de dezoito fotografias de Ivanilde Ribeiro, professora de educação infantil da rede municipal de ensino, com formação em Filosofia e Pedagogia.
A exposição revela o olhar atento e sensível da fotógrafa ao registrar detalhes que passam despercebidos à grande maioria das pessoas, e que estão a nossa volta: flores, insetos, plantas. “A natureza, enfim, cumprindo os seus diferentes ciclos”, explica a artista.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Aviso de Pauta - Assinatura de protocolo de intenções

O prefeito Vitor Lippi convida a imprensa para participar nesta terça-feira (29), às 15h20, da assinatura de mais um protocolo de intenções para instalação de indústria sistemista da Toyota. A solenidade será em seu gabinete, no sexto andar do Paço Municipal.

Urbes altera preferencial de rua no Jardim Marize

A Urbes - Trânsito e Transportes informa que, nesta terça-feira, dia 29, vai alterar a preferencial no cruzamento das ruas Araceli Pilar Antunes e Judith Silva Barbosa, no Jardim Marize, que fica na zona norte da cidade. A preferencial passará a ser a rua Judith Silva Barbosa.

A mudança visa oferecer mais segurança no local. Os técnicos da Urbes recomendam aos usuários das vias para que tenham muita atenção à mudança.

Cadeia petrolífera é tema de Seminário nesta terça-feira

O prefeito Vitor Lippi preside nesta terça-feira (29), às 9h, no Teatro Municipal Teotônio Vilela, a cerimônia de abertura do Seminário “Sorocaba Petróleo, Gás e Energia”. Realizado em parceria entre Prefeitura, Ciesp, Caixa Econômica Federal (CEF), Abimaq, Associação Comercial e Sebrae, o objetivo é apresentar as empresas sorocabanas o cenário e as oportunidades de negócios na cadeia produtiva de petróleo, gás e energia.

O prefeito fará uma apresentação sobre o Parque Tecnológico de Sorocaba aos empresários e, em seguida, o superintendente regional da CEF, Edalmo Porto Rangel, falará sobre o “Cenário e oportunidades do setor”. Na sequência, o tema “Perspectivas Econômicas do Setor de Petróleo, Gás e Energia” será abordado por Alberto Machado Neto, diretor executivo da Abimaq, e por Júlio Diaz, diretor de infraestrutura do Ciesp.

Às 10h, o assunto em pauta será “Portal de Cadastramento e Fontes de Recursos”, tendo como palestrante Lilian Santos, gerente regional da CEF, e ainda Gerson Rentes Borges, coordenador de atendimento aos fornecedores da Petrobras (RJ), seguido de uma mesa de debates. O encerramento acontecerá às 11h30.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Mário Tanigawa, ressalta a importância de as indústrias de Sorocaba e região participarem desse processo. “Nossa vocação industrial é o metal-mecânico e, considerando o promissor mercado do Pré-Sal, nossas indústrias não podem deixar de fazer parte da cadeia de fornecedores”, explicou.

De acordo com dados do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), os investimentos em infraestrutura, previstos para o País entre 2010 e 2013, chegarão a R$ 540 bilhões. O valor dos projetos para energia elétrica, petróleo e gás, portos, telefonia, estradas e ferrovias superarão em 50% os R$ 360 bilhões investidos nos quatro anos anteriores à crise (2005-2008). Pouco mais da metade (50,7%) virá de investimentos em petróleo e gás. Impulsionados pelas reservas do pré-sal, os aportes nessa área deverão somar cerca de R$ 340 bilhões até 2013.

Urbes altera mão de direção de ruas na zona leste de Sorocaba

Nesta terça-feira, dia 29, a Urbes- Trânsito e Transportes vai alterar o sentido de direção de duas vias da Vila Haro, na zona leste da cidade. Uma delas é a rua Francisco Otaviano, que passará a ter o trânsito permitido somente da rua Ramon Haro Martini para a rua Gastão Vidigal nesse trecho. A outra via é Gastão Vidigal onde o trânsito passará a ser somente da rua Francisco Otaviano para a rua Ramon Haro Martini nesse quarteirão.

A Urbes vai sinalizar, ao todo, 160 m² de solo e instalar dez placas de regulamentação e advertência. Com a implantação dessas mudanças haverá ganho em segurança e fluidez para todos os usuários das vias.

Programa de apoio para pessoas com câncer ainda recebe inscrições

O Programa de Apoio Psicológico e Emocional para Pessoas Diagnosticadas com Câncer, desenvolvido na Policlínica Municipal de Especialidades “Dr. Edward Maluf em parceria com a Associação Gaia ReVida, está com as inscrições abertas para a 16ª edição do Programa Extensivo, que visa dar apoio emocional para pacientes e ex-pacientes adultos.

De acordo com a psico-oncologista Luizeta Carolina Júlio de Miranda, da Gaia ReVida, o programa tem dois meses de duração, com oito sessões de quatro horas cada. Os encontros são gratuitos e seguem uma metodologia voltada à mente, ao corpo e ao emocional. O programa tem início dia 7 de abril e as sessões serão realizadas sempre às quintas-feiras, das 14h às 18h, na Policlínica. São oferecidas 15 vagas no total.

“Cada encontro tem um tema e um é ligado ao outro. Falamos sobre memórias da infância, dúvidas e informações sobre a doença e diversos outros assuntos. O programa visa acolher e apoiar o paciente na recuperação de seu equilíbrio físico, emocional, mental e espiritual. Os resultados têm sido muito bons”, diz Luizeta.

As inscrições e informações sobre o programa devem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, com Luíza, pelo telefone 3232.5611. Nesta quinta-feira (31), das 12h30 às 15h, representantes da Gaia ReVida estarão na Policlínica para realizar entrevistas com pacientes interessados em participar. A Policlínica fica na Avenida Senador Roberto Simonsen, 987, no Jardim Santa Rosália.

Manifestação em Iperó pode atrasar coleta de lixo em Sorocaba

O protesto de moradores de Iperó na altura de George Oeterer, em virtude do transporte coletivo naquela cidade, poderá afetar a coleta de lixo na cidade de Sorocaba. A informação é da Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe).

Os moradores interditaram a via utilizada pelos caminhões de lixo da empresa coletora em Sorocaba para o transporte dos resíduos até o aterro da empresa Proactiva, em Iperó. Às 10 horas desta segunda-feira, dia 28, dez caminhões esperavam para passar pelo local a fim de destinar os resíduos domiciliares.

Segundo a Seobe, a interdição da via poderá resultar no atraso da coleta nesta segunda-feira. Também será provável que algumas regiões em que há coleta no final do expediente sejam atendidas apenas amanhã. A alteração da coleta dependerá o atraso imprimido por conta da manifestação em Iperó e ainda não está confirmada.

Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira

A segunda-feira (28) em Sorocaba será um dia de calor e muitas nuvens, com curtos períodos de sol. Durante a tarde, há possibilidade de pancadas de chuva, com trovoadas.

A temperatura mínima prevista é de 20º C e a máxima é de 33º C. De acordo como Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC-INPE), a umidade relativa do ar durante o dia varia entre 69% e 77%.

Em horários sem nuvens, o Índice de Radiação Ultravioleta (IUV) deve chegar ao nível 10, considerado muito alto pelo instituto.

Fonte: CPTEC - INPE