29 abril 2011

Artesp vai verificar acessos das marginais da Raposo Tavares na próxima semana

No início da próxima semana, o diretor de investimentos da Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo), Theodoro de Almeida Pupo Júnior, virá a Sorocaba para verificar as condições dos acessos das vias marginais da Rodovia Raposo Tavares e assim tomar as devidas providências junto à CCR ViaOeste, concessionária responsável pela obra.

O pedido foi feito pelo prefeito Vitor Lippi e demais lideranças locais do PSDB - deputada estadual, Maria Lúcia Amary, Flávio Chaves e Antônio Carlos Pannunzio.

O objetivo é de melhorar os dispositivos de acesso às marginais e garantir a segurança do cidadão que se utiliza da rodovia. “Acreditamos que esses acessos da Raposo Tavares são passíveis de melhorias e essa é uma prioridade absoluta para nós, pois estamos preocupados com a segurança das pessoas”, destacou o prefeito Vitor Lippi.

Obras de substituição do piso são finalizadas na Braguinha e na Barão do Rio Branco

Consumidores terão mais comodidade para visitar o Centro no Dia das Mães
Foto: Paulo Ochandio / Secom


Os dois principais corredores comerciais do Centro de Sorocaba, os bulevares Braguinha e Barão do Rio Branco, tiveram os serviços para substituição do piso praticamente finalizados nesta sexta-feira (29). A previsão inicial da Prefeitura de Sorocaba era de que os trabalhos nestes locais fossem interrompidos agora e retomados somente depois do Dia das Mães, devido a maior movimentação de pessoas na região nesta época do ano. Entretanto, o bom andamento dos trabalhos permitirá mais comodidade aos consumidores que frequentarem a região neste fim de semana. 

No início do mês, o secretário de Obras e Infraestrutura Urbana, Wilson Unterkircher Filho, técnicos da pasta e representantes da Associação Comercial de Sorocaba e das empresas responsáveis pelas obras se reuniram para definir o cronograma dos serviços nas proximidades do Dia das Mães, em razão do aumento da movimentação de pessoas no comércio da área central neste período. 

Serviços nos bulevares estão concluídos em cerca de 99%
Foto: Paulo Ochandio / Secom


De acordo com Unterkircher, os serviços nos bulevares estão 99% prontos, restando apenas os arremates e uma verificação final para eliminar desníveis. Após o Dia das Mães, o assentamento do piso será retomado apenas no cruzamento da Barão do Rio Branco com a Rua da Penha. “Neste local, houve a necessidade do levantamento das guias para a implantação de uma lombotravessia, o que impediu o assentamento do piso”, explica. 

Desde esta sexta-feira (29), a substituição do piso está interrompida na Praça Cel. Fernando Prestes. E até a próxima quinta-feira (5 de maio), as ações continuarão apenas nas ruas XV de Novembro e Cesário Mota, no Largo de São Bento e no entorno do Mercado Municipal. Os trabalhos serão plenamente retomados a partir do dia 9 de maio.

Sábado é o dia de combater a dengue

Nas próximas semanas, os sorocabanos receberão um mini roteiro, com as medidas básicas para evitar os criadouros em suas casas.  Foto: Paulo Ochandio / Secom


A Prefeitura de Sorocaba lembra a população que sábado é o dia de combater a dengue. “Nós pedimos o apoio de todos os sorocabanos para que dediquem alguns minutos deste dia para vistoriar nas suas casas, removendo todos os criadouros do mosquito transmissor. Só assim vamos conter o avanço da doença que, infelizmente, já provocou uma morte na cidade. Todos devem fazer sua parte no combate ao mosquito, para assim evitarmos mais mortes e mais sofrimento”, apela o prefeito Vitor Lippi.

Para ajudar os sorocabanos nesta tarefa de vistoriar a casa, estão sendo veiculados na imprensa local os novos anúncios da campanha publicitária da Prefeitura de Sorocaba, contendo o mini roteiro de tarefas contra a dengue: os munícipes poderão recortá-lo e deixa-lo em algum local visível na casa e, assim, seguir cada item. No material há uma lista de doze tarefas básicas que são fundamentais para eliminar criadouros do mosquito da dengue.

Sorocaba terá 32 postos de vacinação neste sábado, “Dia D” contra a gripe

A vacinação continuará até dia 13 de maio
Foto: Emerson Ferraz / Secom


Neste sábado (30), Sorocaba contará com 32 postos de vacinação para atender aos grupos que precisam se imunizar contra a gripe: pessoas com 60 ou mais, gestantes e crianças com idade entre seis meses a 1 ano e 11 meses.  O Ministério da Saúde escolheu a data como o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, que continua até o dia 13 de maio.

Assim, neste sábado a vacina será oferecida nos seguintes locais e horários: Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) da Zona Norte (Avenida Itavuvu, 101) e da Zona Oeste (Avenida General Carneiro, 1.670), das 8h às 17h; e nas 30 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, das 8h às 14h.

Atividades da Semana do Tropeiro começam dia 03

Comemorações resgatam tradições históricas de Sorocaba
Foto: Emerson Ferraz / Secom

O mês de maio está só começando, mas as atividades comemorativas à 44ª Semana do Tropeiro de Sorocaba têm início nesta terça-feira, dia 03. Estão programadas palestras em vários bairros para divulgação da importância desta cultura em Sorocaba e da história Tropeira. Os encontros acontecerão sempre em dois horários - das 10h às 11h e das 13h às 14h - sob o comando de Álvaro Augusto Antunes de Assis, equinocultor, técnico em Pecuária e um estudioso das questões tropeiras.

Nesta terça, as palestras acontecerão no Parque “Miguel Gregório de Oliveira”, no Jardim Santa Bárbara. Na quinta-feira, dia 05, é a vez dos estudantes da EE “Wanda Costa Daher”, da Avenida Itavuvu, receberem a palestra. “A intenção é que, além dos estudantes, a comunidade do bairro visitado também participe da atividade”, explica o secretário da Cultura e Lazer, Anderson Santos. A Semana do Tropeiro é uma promoção da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura e Lazer (Secult). “O objetivo é manter viva a tradição Tropeira, tão rica e importante na história de Sorocaba e do Brasil", destaca o prefeito Vitor Lippi.

    
  

Comandante da PM no Estado participa de audiência em Sorocaba

O titular da Sesco entregou o brasão de Sorocaba ao comandante-geral da PM
Foto: Paulo Ochandio / Secom



O secretário de Segurança Comunitária, Roberto Montgomery, representou o prefeito Vitor Lippi na audiência pública promovida pelo Comando Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo em Sorocaba, nesta sexta-feira (29). O evento contou com a participação do comandante-geral da corporação, coronel Álvaro Batista Camilo, representantes do comando da PM no município e de prefeitos e vereadores da região.

Na audiência, o comandante fez uma explanação sobre o trabalho realizado pela Polícia Militar em todo o Estado, destacando a utilização de tecnologias no combate à criminalidade. Ele também ressaltou a importância da colaboração da população, principalmente por intermédio dos Conselhos de Segurança Comunitária, nas operações de combate ao crime.

Projeto integra jovens de vários países

Estudantes das Escolas Municipais “Flávio de Souza Nogueira”, “Achilles de Almeida”, “Getúlio Vargas” e “Leonor Pinto Thomaz” estão tendo a oportunidade de conhecer novas culturas, ter contato com outras línguas e costumes sem sair da escola. Tudo isso está sendo possível graças à parceria entre a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação, o Instituto Gerdau e a Associação Internacional de Estudantes de Ciências Econômicas e Comerciais (considerada a maior organização internacional de estudantes).

O objetivo do projeto é sensibilizar os alunos para as diferentes culturas e a sustentabilidade, quebrando paradigmas, respeitar a diversidade, ampliar a visão de mundo e a trocar experiências.

Secretaria de Esporte divulga os 50 atletas que serão atendidos pelo “Bolsa Atleta-Sorocaba”

A Secretaria de Esporte (Semes) divulgou os nomes dos cinquentas atletas beneficiados pelo programa “Bolsa Atleta-Sorocaba”, instituído pela Lei 8.175, de 31 de maio de 2007. A lista dos atletas que se candidataram às bolsas foi aprovada pelo Conselho Municipal de Esportes e Lazer, conforme informou o secretário Cláudio Bacci.

Pelas regras desse programa, há dois tipos de bolsas. Uma no valor mensal de R$ 300,00 a atletas pertencentes à categoria estadual, que tenham sido campeão ou vice, representando Sorocaba em Jogos Abertos do Interior. Outra, de categoria regional, destina-se a atletas que tenham conquistado o 1º lugar, também representando a cidade, nos Jogos Regionais ou nos Jogos Abertos da Juventude.

Sensibilização para Conferência Municipal de Saúde será realizada na segunda-feira

A Conferência Municipal de Saúde de Sorocaba, que acontece entre os próximos dias 3 e 5 de junho, no Salão Maracanã da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP, campus Sorocaba, tem uma novidade: nesta edição, será realizada a chamada “Reunião de Sensibilização”. O encontro está marcado para esta segunda-feira (2), a partir das 19h, e ocorrerá no Teatro Municipal “Teotônio Vilela”, no Alto da Boa Vista.

De acordo com o secretário geral da 6ª Conferência Municipal de Saúde, Carlos Eduardo Golob Lara Santos, a Reunião de Sensibilização é preparatória para as pré-conferências, que ocorrerão em seis locais diferentes da cidade no dia 14 de maio.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui


Urbes altera mão de direção da rua Sylvio Romero na semana que vem

A Urbes- Trânsito e Transportes informa que, na próxima terça-feira, dia 2 de maio, se as condições do tempo permitirem, vai alterar o sentido de direção da rua Sylvio Romero em toda a sua extensão. A via fica no bairro do Vergueiro, na zona sul da cidade. 

A via passará a ter o trânsito permitido somente da rua Zélia Dulce de Campos Maia para a rua Capitão Grandino. Ao todo serão sinalizados cerca de 100 m² de solo e instaladas 17 placas de regulamentação e advertência. Com a implantação dessa mudança haverá ganho em segurança e fluidez para os usuários das via. 

Novo conjunto semafórico será implantado na zona norte da cidade

A Urbes - Trânsito e Transportes informa que na próxima semana dará início à operação de um novo conjunto semafórico implantando no cruzamento das ruas João Ribeiro de Barros e Azomar Batista de Carvalho, no Jardim Seriema, na zona norte da cidade.

O local, que faz parte do complexo viário Franco Montoro do programa Sorocaba Total, está recebendo 15 grupos focais. Também serão implantadas 15 placas de regulamentação e advertência. A previsão é de que os semáforos, ao entrarem em funcionamento, ofereçam mais fluidez e segurança aos condutores que circulam pela região.

Urbes amplia atendimento em duas linhas do transporte coletivo

A Urbes – Trânsito e Transportes vai promover, a partir deste domingo, dia 1º de maio, alterações em três linhas do transporte coletivo com o objetivo de melhorar o atendimento aos usuários, conforme segue abaixo:

Linha 49 – Astúrias: criação do atendimento à Cidade Universitária na viagem de 7h30 partindo do terminal São Paulo, de segunda a sexta-feira;

Linha 55 – Rodrigo: alteração dos últimos horários, aos sábados, partindo do ponto final de 22h26 para 22h36, de 22h50 para 23h01, e de 23h14 para 23h36.

Linha 23 – Industrial / Dois Corações: extinção dos atendimentos à empresa YKK nas viagens de 6h35 partindo do terminal Santo Antônio e 7h10 partindo do ponto final.

Arara-azul será o “Bicho do Mês” de maio no Zoo

O público poderá votar para escolher os nomes dos dois filhotes da espécie
Foto: Paulo Ochandio / Secom



Neste mês de maio, o “Bicho do Mês” do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” será a arara-azul-grande. Durante todo o mês, o público vai aprender um pouco mais sobre a espécie por meio de uma exposição interativa. A atividade de educação ambiental poderá ser conferida de terça a sexta-feira, das 9h às 11h30 ou das 13h30 às 16h30, e aos domingos, das 9h30 às 16h30, em frente ao recinto do bicho.

Desde o início do ano, o Zoo está oferecendo a atividade, que consiste em ter um animal como mascote durante todo mês e oferecer informações para o público sobre a espécie e seu habitat, destacando as soluções individuais e coletivas para a sua conservação. 

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

7ª Sempat começa neste sábado,com exposição, show e teatro

Dia do Trabalho será comemorado com mais um edição do "Pedala Trabalhador"
Foto: Paulo Ochandio / Secom



Um evento para toda a família. É deste modo que Daniela Valentim, coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), um dos organizadores da 7ª Semana Municipal de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sempat), descreve o evento que será aberto oficialmente neste sábado (30), às 16h, no Shopping Villàgio, no Jardim Santa Rosália. Assim, a programação tem início com uma exposição de fotos e desenhos, show do Boneco Zequinha e sua Turma e a apresentação de uma peça de teatro dos alunos do Colégio Tableau.

“A proposta é que a 7ª edição da Sempat envolva toda a família. Na abertura, o show do Boneco Zequinha vai abordar a questão dos acidentes de trabalho diretamente às crianças e suas famílias. No dia 1º de maio, crianças e adultos também poderão participar do passeio ciclístico 'Pedala Trabalhador'. Já, na semana de palestras, os adultos terão informações sobre segurança no trabalho e prevenção de acidentes”, comenta Daniela.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Roteiro Educador vai ganhar novos pontos



A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), prepara novos espaços da cidade para se integrarem ao Roteiro Educador. Em breve, esses locais começarão a receber a identificação do toten do programa, que descreve o porquê tais espaços são definidos como educador. Os parques das Águas e Kasato Maru, o Rio Sorocaba, o Palácio Brigadeiro Tobias e o Mercado Municipal são alguns dos novos pontos.

Com o Roteiro Educador, os próprios públicos, entidades e monumentos históricos da cidade se transformam em espaços educadores, recebendo as crianças da Rede Municipal de Ensino, que frequentam a Escola em Tempo Integral - Oficina do Saber. Desde que o Roteiro Educador entrou em funcionamento, em maio do ano passado, mais de três mil alunos, que passaram a conhecer a história da cidade ao vivo. É, na realidade, uma aula sobre a história da cidade e de seus personagens, ao vivo. A proposta é a de atingir 70 locais de visitas até o final de 2012.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Alunos da rede municipal conhecem o Planetário

Desde o dia 25 de abril, alunos da 4ª série do Ensino Fundamental II, do Ensino Médio e os que frequentam os cursos do Pro-Jovem e Alfa Vida, da Rede Municipal de Ensino estão tendo uma experiência única: explorar os mistérios do espaço. Até o próximo dia 13 de maio eles participam de um evento extraclasse, mas que desperta a maior curiosidade e, em alguns casos, literalmente deixa-os com os cabelos em pé.

Trata-se de uma atividade interativa de astronomia com o foco curricular no eixo "Terra e Universo", que acontece no Shopping Panorâmico. Ali, os estudantes têm a oportunidade de interagir com robôs humanoides, ver imagens astronômicas, conhecer um gerador de Van graaf (máquina eletrostática que produz tensões elevadas e que eriça os cabelos de quem a toca).

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Confira a agenda dos Ônibus da Mulher e do Homem

Foto: Zaqueu Proença / Secom


Os Ônibus da Mulher e do Homem, unidades móveis de saúde da Prefeitura de Sorocaba, começam o mês de maio cumprindo a agenda juntos. Neste domingo (1º), eles estarão no Parque da Formosa, na Vila Formosa, nos seguintes horários: o Rosa fará atendimentos das 10h às 16h, e o Azul, das 8h às 14h.

Na segunda-feira (2), ambos os ônibus não farão atendimentos à população. Na terça-feira (3), eles estarão das 9h às 17h na sede da Associação de Moradores do Bairro do Jardim Brasilândia, à Rua José J. Mira Domingues, 216.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Lista de radares estáticos pode ser conferida no site da Urbes

A Urbes – Trânsito e Transportes informa que da próxima segunda-feira (dia 2) até o domingo seguinte (dia ), os equipamentos móveis poderão estar montados nas avenidas Antonio Carlos Comitre, Armando Pannunzio, Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, General Carneiro, Ipanema e Itavuvu.

Essa relação com os locais escolhidos para a instalação dos equipamentos na próxima semana já está disponível no site www.urbes.com.br.

Jornal Município de Sorocaba - 29 de abril de 2011



Acesse esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Atividades marcam o Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), promove ações nesta sexta-feira e sábado (29 e 30) para marcar a passagem do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, lembrado nesta terça-feira, dia 26 de abril. A programação inclui orientações sobre a doença e aferição da pressão arterial em pontos diferentes da cidade.

Nesta sexta-feira (29), haverá atendimentos e orientações das 9h às 16h, nos Terminais São Paulo e Santo Antônio e, das 10h às 17h, no Shopping Sorocaba. Nestes locais, também será oferecida a aferição de pressão arterial. As pessoas que tiverem alguma alteração identificada serão encaminhadas para uma unidade de saúde da cidade.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Conexão Sorocaba 40ª edição - 29 de abril de 2011

28 abril 2011

Obras de pavimentação e nova ponte interligam avenidas na Zona Norte

Novo sistema viário interligará Alameda do Horto e Av. Edward Frufru
Foto: Paulo Ochandio


Obras do programa Sorocaba Total integrantes do Complexo Viário “Ulysses Guimarães”, a duplicação da Alameda do Horto, bairro Caguaçu, avança em mais duas frentes de obras. A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (SPG), acompanha os serviços para a pavimentação do primeiro trecho da pista e para a estruturação de aterro para a construção de uma ponte, que irá interligá-la à Av. Edward Frufru Marciano da Silva, no Jd. São Guilherme. 

Os serviços nas duas avenidas começaram no ano passado, pela Edward Frufru, com a implantação da ciclovia, recuperação da avenida e preparação das estruturas de uma ponte, que passará sobre um córrego local. O projeto prevê que as duas avenidas estarão interligadas por um sistema viário com pista duplicada, ciclovia, novo projeto paisagístico e sistema de iluminação.

Obras de duplicação prosseguem na Alameda do Horto
Foto: Paulo Ochandio / Secom



O Complexo Viário "Ulysses Guimarães" começará no trevo de acesso à Rodovia Senador José Ermírio de Moraes (Castelinho) e seguindo pelas avenidas Fernando Stecca, Camilo Júlio, Tadao Yoshida. Neste ponto, uma ponte sobre o Rio Sorocaba irá interligá-la à Av. Ulysses Guimarães, no Parque das Laranjeiras, prosseguindo pelas avenidas Itavuvu, Edward Fru Fru Marciano da Silva e Alameda do Horto, com término na Avenida Ipanema (altura da rodovia Sorocaba-Porto Feliz).


Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Aviso de Pauta - Segurança Comunitária

O prefeito Vitor Lippi participa nesta sexta-feira (29) de uma audiência pública, juntamente com o comandante geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Cel. Álvaro Batista Camilo. O encontro acontece a partir das 11h, no salão de eventos do Shopping M, no Campolim.

O evento também contará com a participação do Secretário de Segurança Comunitária, Roberto Montgomery.

Prefeito Vitor Lippi recebeu Condecoração da Marinha, do IHGGS e da Soamar

O prefeito recebeu a condecoração do presidente do IHGGS, Adilson Cezar
Foto: Emerson Ferraz / Secom


O Prefeito Vitor Lippi e mais oito personalidades foram condecorados com o “Colar Almirante Álvaro Alberto da Mota e Silva” em ato realizado na manhã desta quinta-feira (28), na Praça da Marinha, no Campolim. A Cerimônia foi promovida pelo Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo, Aramar/Iperó, em parceria com o Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba e Sociedade Amigos da Marinha de Sorocaba.

De acordo com o presidente do Instituto Histórico, professor Adilson Cezar, a “condecoração é um reconhecimento a personalidades e instituições que tenham colaborado para a divulgação e estudos relacionados ao desenvolvimento tecnológico de nosso País, especialmente do setor marítimo”.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Seminário Regional de Resíduos Sólidos encerra com avaliação positiva

Terminou na tarde desta quinta-feira (28) o 1º Seminário Regional de Resíduos Sólidos Urbanos no campus Cidade Universitária da Universidade de Sorocaba (Uniso). Promovido pelas Prefeituras de Sorocaba, Votorantim e Piedade, juntamente com a Uniso e a Câmara Municipal de Sorocaba, o evento teve como objetivo discutir as políticas públicas para o setor de resíduos sólidos urbanos e conhecer as tecnologias de triagem e tratamento. 
Para Fabíola Ribeiro, gestora ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e uma das coordenadoras do evento, o encontro cumpriu seu objetivo. “O seminário cumpriu o seu papel. As discussões foram enriquecedoras e ampliaram a questão dos resíduos sólidos, que está na pauta do dia. Além disso, os painéis formularam sugestões e propostas que poderão ser discutidas pelos municípios participantes”. 

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Prefeitura recebe equipamentos médicos apreendidos pela Receita

O delegado da Receita Federal, Angelo Bosso, formalizou a doação ao prefeito Vitor Lippi  Foto: Vinicius Castanho / Secom


O prefeito Vitor Lippi recebeu, na tarde testa quinta-feira (28), a visita do delegado regional da Receita Federal, Angelo Bosso, que fez a entrega de equipamentos médicos apreendidos pela aduana de Sorocaba. Acompanhado dos secretários Ademir Watanabe (interino de Saúde), Mário Pustiglione Júnior (Administração), Paulo Mendes (Governo e Relações Institucionais) e Valter Calis (Comunicação), o prefeito recebeu 112 aparelhos médicos de última geração, originários dos Estados Unidos.

Lippi elogiou o trabalho realizado pela Receita Federal, citando outras doações feitas à Prefeitura que também reverteram em benefícios aos sorocabanos. Por sua vez, Bosso fez um breve balanço do trabalho da aduana - localizada na Rodovia Castelinho, lembrando que ali são atendidas cerca de 3.500 declarações de importações por mês. Em um desses procedimentos estão os equipamentos médicos importados irregularmente dos EUA, com valor contábil de R$ 390 mil.

Segundo o prefeito Vitor Lippi, são equipamentos modernos utilizados em diagnósticos e cirurgias. “Serão extremamente úteis no atendimento da população. Vamos instalá-los nos hospitais públicos que atendem ao SUS de Sorocaba e, com isso, oferecer melhores condições de atendimento à população”, destacou.

Inscrição para participar da eleição do Conselho do Jovem inicia na segunda-feira

A partir de segunda-feira (28), o Conselho Municipal do Jovem (Comjov) vai receber as inscrições de jovens de 16 a 29 anos interessados em fazer parte de sua composição para o biênio 2011/2013. A inscrição deverá ser feita até o dia 12 de maio no site da Prefeitura: www.sorocaba.sp.gov.br. O edital de convocação da eleição e o regulamento da assembleia estarão publicados no Jornal “Município de Sorocaba”, na edição desta sexta-feira (29).

Já os representantes de entidades, grupos e movimentos sociais que atuam com a juventude em Sorocaba devem se inscrever no mesmo período, das 10h às 16h, na sede do Comjov, que fica no Clube do Nais, na Av. Comendador Pereira Inácio, 2.239. As entidades e os movimentos sociais devem ser legalmente constituídos e de interesse público comprovado. 

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

UBS Jardim Simus promove mais uma “Balada da Saúde”

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Simus realiza nesta sexta-feira (29), das 18h às 22h, mais uma edição da “Balada da Saúde”. O evento, que tem como tema “1.000ºC”, visa atrair a população jovem para discutir assuntos como a prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids), combate ao uso de drogas, métodos anticoncepcionais, gravidez na adolescência e violência contra crianças e adolescentes.

De acordo com a coordenadora da unidade, Carmem Lúcia Reginato, estes temas serão abordados por meio de atividades recreativas, palestras educativas e teatro. Além disso, os presentes poderão fazer teste vocacional. Também haverá sorteio de brindes e outras atrações. A equipe da UBS espera receber cerca de quinhentos jovens na “balada”.

A UBS Jardim Simus fica na Alameda dos Lírios, 327. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3221-1177.

Novo conjunto semafórico já está em operação na Zona Norte

O dispositivo visa melhorar a fluidez e segurança do trânsito
Foto: Comunicação Urbes


A Urbes – Trânsito e Transportes deu início agora há pouco, na manhã desta quinta-feira, dia 28, à operação de um novo conjunto semafórico implantando no cruzamento da rua Comendador Oeterer com a rua Princesa Isabel, na Vila Carvalho, que fica na zona norte da cidade. 

No local foram instalados quatro grupos focais. Também foram implantadas 18 placas de regulamentação e advertência, e ainda, sinalizados cerca de 100 metros quadrados de solo (faixas de travessia de pedestres e de retenção, além de legendas do tipo PARE). 

O objetivo do novo dispositivo é oferecer mais fluidez e segurança aos condutores que circulam pela região. A Urbes recomenda aos motoristas para que tenham muita atenção à presença do novo equipamento no cruzamento.

“História de Vida” forma mais uma turma na Fundação Casa

Acontece no próximo dia 13, a solenidade de formatura de mais uma turma do projeto “História de Vida”, desenvolvido na Fundação Casa. O projeto é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação, e a Fundação Casa.  
Neste dia, mais 20 jovens se formam no curso, que tem como foco as aulas de empreendedorismo ministradas pela professora Rosana Nunes, articuladora dessa pedagogia na rede municipal de ensino. Desde o início do projeto, em 2008, aproximadamente 250 adolescentes e jovens já passaram pelo curso.
Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

‘Plasmacar’ faz sucesso na minicidade de trânsito

Só nesta semana três escolas foram visitadas e 450 crianças, orientadas
Foto: Cláudia Cintra / Comunicação Urbes


Foi aberta na tarde desta quarta-feira, dia 27, a temporada 2011 da minicidade itinerante, criada pela Urbes – Trânsito e Transportes. A primeira unidade de ensino a receber a minicidade foi a escola de educação infantil Aconchego dos Anjos, na Vila Hortência. Também foram visitados o colégio Uirapuru, nesta quinta-feira, dia 28 e, nesta sexta-feira, dia 29, a escola estadual Professor Arquimínio Marques da Silva.

Cerca de 450 meninos e meninas com idades entre cinco e dez anos visitaram o minicircuito e receberam explicações de técnicos da Urbes além de percorrer um trajeto usando triciclos e novos carrinhos, do tipo ‘plasmacar’. O percurso é sinalizado com faixas de travessia de pedestres, semáforos e placas, e inclui também o traçado de uma ciclovia. 

Interessados podem procurar a Urbes

As instituições interessadas em receber a minicidade devem entrar em contato com a Urbes pelo telefone 3331-5000, pelo site www.urbes.com.br, através do serviço “fale conosco” ou, ainda, pelo email educar.transito@urbes.com.br.



6ª Conferência Municipal de Saúde realizará reunião de sensbilização na próxima 2ª feira

Encontro vai preparar as pré-conferências, que ocorrerão em seis locais da cidade
Foto: Paulo Ochandio / Secom


A Conferência Municipal de Saúde de Sorocaba, que acontece entre os próximos dias 3 e 5 de junho, no Salão Maracanã da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP, campus Sorocaba, tem uma novidade: nesta edição também será realizada a chamada “Reunião de Sensibilização”. O encontro está marcado para a próxima segunda-feira (2), a partir das 19h, e ocorrerá no Teatro Municipal “Teotônio Vilela”, ao lado do Paço Municipal.

De acordo com o secretário geral da 6ª Conferência Municipal de Saúde, Carlos Eduardo Golob Lara Santos, a Reunião de Sensibilização é preparatória para as pré-conferências, que ocorrerão em seis locais diferentes da cidade no dia 14 de maio.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

27 abril 2011

Reuniões serão realizadas para discutir a Saúde Mental

O prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi, recebeu, em seu gabinete, na tarde desta quarta-feira (27), uma comitiva com representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, da Coordenação Nacional de Saúde Mental e da Defensoria Pública de São Paulo.

Durante o encontro, foi formalizada a criação de uma comissão para discutir a saúde mental para que possa ser feita uma avaliação do sistema, viabilizando a construção de propostas para a área. A próxima reunião já ficou agendada para o dia 16 de maio, às 9h, no Auditório do Paço Municipal, localizado no andar térreo do Palácio dos Tropeiros. Todos os que estavam presentes se comprometeram a participar dessas reuniões que também serão abertas a demais interessados em contribuir com as discussões para a área.

A equipe estava na cidade para visitar hospitais psiquiátricos e procurou o prefeito para falar sobre o modelo de assistência atual e o histórico da saúde mental em Sorocaba e na região, além de dados que têm sido divulgados sobre os atendimentos realizados. O grupo estava acompanhado de integrantes dos Conselhos Federal e Regional de Psicologia e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), sendo alguns deles autores de um levantamento preliminar sobre a rede de saúde mental na região.

O prefeito Vitor Lippi abordou alguns avanços da rede de atendimento de Saúde Mental em Sorocaba, fez alguns esclarecimentos sobre a atuação dos hospitais e sobre a política municipal da área e informou que há levantamentos em andamento que poderão ser apresentados em breve. Para Lippi, a iniciativa da reunião foi muito oportuna, com a intenção de uma atuação colaborativa dos presentes.

Sorocaba registra o primeiro óbito por dengue

A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) lamenta informar que foi registrado o primeiro óbito por dengue na cidade.

A paciente era do sexo feminino, tinha 17 anos, e foi internada com quadro infeccioso, na Santa Casa de Sorocaba, no dia 21 de abril, onde recebeu cuidados intensivos. O óbito ocorreu na madrugada de domingo (24), após complicações respiratórias.

A Vigilância Epidemiológica de Sorocaba (VE) recebeu a confirmação de sorologia de dengue na terça-feira (26), e solicitou uma contraprova para o laboratório do Instituto Adolfo Lutz, da Secretaria de Estado da Saúde. A confirmação foi emitida no final da tarde desta quarta-feira (27).

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Sorocaba tem o maior número de empregos pelo PAT do estado

Sorocaba registrou crescimento de 83,97%, somente atrás da capital
Foto: Emerson Ferraz / Secom


A Secretaria de Relações do Trabalho (Sert), divulgou esta semana uma série de indicadores do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) em relação ao primeiro trimestre de 2011. Os dados da Sert mostram grande evolução no número de admissões e novas carteiras de trabalho se comparados ao mesmo período de 2010.

No ano passado, 1.326 conseguiram emprego através do PAT, em 2011 este número cresceu para 2.324, o que representa 998 novos trabalhadores empregados.

Em relação ao mês de março de 2011, o PAT registrou o maior número do interior de SP, com 861 admissões, contra 468 no mesmo período do ano passado.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Soluções para os resíduos sólidos estão sendo debatidas no seminário regional até 5ª

O seminário discutiu tecnologias para triagem e tratamento dos resíduos sólidos
Foto: Emerson Ferraz / Secom



 Com auditório lotado, teve início na manhã desta quarta-feira (27) o 1º Seminário Regional de Resíduos Sólidos Urbanos no campus Cidade Universitária da Universidade de Sorocaba (Uniso). “Os resíduos sólidos são um dos grandes desafios do mundo e estamos neste evento para acharmos soluções inteligentes para a destinação do nosso lixo e buscarmos as melhores tecnologias para isso”, destaca o prefeito Vitor Lippi.

Promovido pelas Prefeituras de Sorocaba, Votorantim e Piedade, juntamente com a Uniso e a Câmara Municipal de Sorocaba, o evento tem como objetivo discutir as políticas públicas para o setor de resíduos sólidos urbanos e conhecer as tecnologias de triagem e tratamento. 

“Este seminário vai nos dar subsídios para que os municípios consigam elaborar os planos municipais de gestão integrada de resíduos sólidos urbanos”, explica a secretária do Meio Ambiente (Sema), Jussara de Lima Carvalho. De acordo com a Lei Federal nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), os municípios têm até 2012 para dar início ao plano.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Território Jovem do Nova Esperança terá “MadrugAtiva Jovem” nesta sexta-feira

No local, os jovens vão poder praticar slackline (corda bamba), futsal, capoeira, além de outras atividades  Foto: Paulo Ochandio / Secom



O Território Jovem do Nova Esperança será palco de mais uma edição do “MadrugAtiva Jovem” nesta sexta-feira (29). Das 20h às 2h, os jovens de 15 a 29 anos vão poder participar de diversas atividades gratuitas.

Promovida pela Secretaria da Juventude (Sejuv), em parceria com a ONG Lua Nova, o evento tem como objetivo oferecer, em um horário diferenciado,  opções de lazer para os jovens nos bairros onde eles moram. 

O Grupo Piracema também estará presente na “MadrugAtiva Jovem” com jogos de mesa. Além disso, o grupo vai divulgar as ações que desenvolvem nas escolas, junto com a Prefeitura de Sorocaba, por meio dos Projetos Fazendo Futuro e Escola Segura. 

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Zoonoses abre inscrições para mais vinte bairros da Zona Norte



O cronograma observa as regiões da cidade com maior concentração de animais de rua  Foto: Emerson Ferraz / Secom 



Moradores de mais vinte bairros da Zona Norte da cidade já podem fazer inscrição para castrar gratuitamente seus animais de estimação. O programa de controle animal é desenvolvido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Seção de Controle Zoonoses da Secretaria da Saúde (SES), e já atendeu cerca de 3 mil cães e gatos.

De acordo com Lílian Nascimento, veterinária responsável pela Unidade de Controle Animal (UCA) da Seção de Zoonoses, a partir de agora, poderão também fazer inscrição os moradores dos seguintes bairros: Vila Fiori, Vila Melges, Jardim Brasilândia, Jardim Siriema, Mineirão, Jardim Hungarês, Jardim Guadalupe, Vila Formosa, Jardim Maria Antônia Prado, Jardim São Matheus, Jardim São Conrado, Jardim Atílio Silvano, Jardim Guaíba, Jardim Santo André, Parque das Laranjeiras, Jardim Santa Cláudia, Jardim Casabranca I e II, Jardim Santa Marina, Parque Paineiras e Jardim Santa Luíza.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Palestras de orientação vocacional beneficiam 1.300 estudantes

Ensino Tecnológico e Graduação, Orientação Vocacional e Marketing Pessoal são os temas a serem enfocados nas próximas palestras do projeto “Com Foco no Futuro”. Desenvolvido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação, levará até os estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio da rede municipal, informações sobre diversas profissões. 

As palestras acontecem toda terça-feira e quarta-feira, sempre das 20 às 22 horas, no teatro da EM “Getúlio Vargas”. O primeiro ciclo de palestras mostrou aos estudantes a motivação vocacional, com o professor Pedro Zilli, da Universidade de Sorocaba.

O projeto beneficiará aproximadamente 1.300 adolescentes que estudam nas EMs “Achilles de Almeida”, “Getúlio Vargas”, “Leonor Pinto Thomaz” e “Flávio de Souza Nogueira”. 

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Consumo consciente será um dos assuntos da aula de educação ambiental desta 5ª

Nesta quinta-feira (28), os 135 professores de educação básica da rede municipal de ensino vão conhecer um pouco mais sobre consumo consciente e também aprender sobre o panorama ambiental de Sorocaba. Oferecido numa parceria entre as secretarias da Educação (Sedu) e Meio Ambiente (Sema), o treinamento é gratuito e acontece às quintas-feiras pela manhã, das 8h às 11h, à tarde, das 13h30 às 16h30, no Centro de Referência em Educação, e à noite, das 19h às 22h, na EM “Getúlio Vargas”.

O objetivo é oferecer subsídios para que os professores executem um projeto voltado à educação ambiental aos alunos da rede municipal, com foco nos desafios da cidade e nas necessidades da comunidade em que a escola está inserida. “A ideia é promover a construção coletiva de um projeto para que os professores desenvolvam em sala de aula, com estratégias pontuais e pertinentes a cada comunidade escolar”, destaca a supervisora de ensino da Sedu, Parê Gutierrez.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Continuam abertas as inscrições para Fórum “Educa em Ação”

Professores da rede municipal de ensino têm até o dia 16 de maio para efetuarem as inscrições de suas experiências a serem apresentadas no 3º Fórum “Educa em Ação”. O evento foi criado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação, para revelar e divulgar as ações e experiências pedagógicas implantadas com sucesso em sala de aula. As inscrições devem ser feitas exclusivamente através dos formulários que serão enviados para cada escola municipal.

O Fórum será realizado no dia 06 de julho e, a exemplo do ano passado, é esperada a participação de um grande número de educadores. O projeto proporciona aos professores da Rede Municipal a oportunidade de divulgarem as boas práticas de trabalho para os demais colegas. “É a comunicação de professor para professor, destacando os trabalhos, valorizando os profissionais e a formação continuada em serviço”, destaca a secretária Maria Teresinha Del Cístia.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

UBS Vila Hortência fecha às 13h nesta quinta-feira

A Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Hortência encerrará os atendimentos ao público às 13h nesta quinta-feira (28). Depois deste horário, os funcionários da unidade estarão reunidos para uma oficina de planejamento. Estas reuniões são realizadas nas UBSs da cidade para envolver as equipes na avaliação permanente dos serviços oferecidos e discutir as necessidades da região atendida, metas e programas a serem implementados.

A UBS Vila Hortência fica na Rua Teodoro Kaisel, 677. O funcionamento normal da unidade é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3227-5438.

Alunos do 1º curso de Terapia Comunitária se formam neste sábado

Alunos primeira turma do curso de formação em Terapia Comunitária, promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), em parceria com grupo Piracema – Núcleo Regional de Atenção à Família, se formam neste sábado (30). A cerimônia de formatura será realizada  na Chácara Caputera, localizada no bairro de mesmo nome.

Direcionado a funcionários das secretarias da Saúde (SES), da Juventude (Sejuv), da Cidadania (Secid), dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da cidade e também a pessoas que desenvolvem algum trabalho relacionado à promoção social ou de saúde, o curso, que teve oito meses de duração, teve como objetivo formar os chamados terapeutas comunitários, que irão auxiliar nos cuidados da saúde emocional e mental da população, principalmente nos bairros periféricos.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Basquete e futsal agitaram os Jogos Escolares de Sorocaba nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (27), os Jogos Escolares de Sorocaba (JES) tiveram três partidas de futsal no Centro Esportivo “Dr. Pitico” e cinco de basquete no Ginásio Municipal “Dr. Gualberto Moreira”. 

SOROCABA WEB TV: Campanha nacional de vacinação contra a Gripe 2011

26 abril 2011

Zoonoses prossegue com treinamentos para os funcionários de imobiliárias

Crédito: Emerson Ferraz / Secom
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Seção de Controle de Zoonoses da Secretaria da Saúde (SES), continua a treinar funcionários das imobiliárias da cidade para que eles possam identificar e eliminar os criadouros do mosquito transmissor da dengue nos imóveis fechados, e que estão sob a responsabilidade destes estabelecimentos. A ação faz parte da campanha Guerra Contra a Dengue, lançada em março.

“É muito importante que os funcionários das imobiliárias da cidade participem deste treinamento, para garantir que os imóveis que permanecem fechados por longos períodos estejam livres de criadouros da dengue”, comenta Leandro Arruda, chefe da Zoonoses.

Nesta terça-feira (26), os agentes da Zoonoses capacitaram doze funcionários da Júlio Casas Imóveis, entre corretores, funcionários administrativos e terceirizados para manutenção geral dos imóveis.

De acordo com Leandro, no total, a Zoonoses já treinou nove funcionários de cinco imobiliárias distintas. São elas: Emaximóvel, Ferreira Imóveis, Paula Santos, Vendratec Imóveis, além da Júlio Casas. Além disso, estão agendados novos treinamentos, para esta semana e a próxima, com o seguintes estabelecimentos: Central Imobiliária, LB Bruno Imobiliária, Bravo Imóveis, Imobiliária Chris Jordão Adm. de Bens e BWM Imóveis.

O material elaborado pela Prefeitura para apoiar e facilitar o trabalho de vistoria nos imóveis pelas imobiliárias já está sendo distribuído: o kit é composto por uma ficha, que deverá ter as datas das vistorias feitas pelo funcionário; um adesivo, com o mesmo objetivo, mas que ficará afixado no imóvel e um cartão plastificado, com a lista de tarefas a serem executadas, que ficará com o corretor de imóveis.

Saae inicia mais uma etapa das obras de ampliação do sistema de drenagem

O programa já implantou 3.092 metros de novas redes e 132 bocas-de-lobo
Foto: Carlos Lara / Saae AI



As obras de ampliação do sistema de drenagem de águas pluviais da cidade, que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae) vem desenvolvendo desde maio do ano passado, entraram em mais uma fase, desta vez beneficiando parte da região central e o bairro de Santa Terezinha.

De acordo com o diretor-geral da autarquia, arquiteto Geraldo Caiuby, desde o início do programa de ampliação, a autarquia já implantou 3.092 metros de novas redes de galerias de águas pluviais e 132 novas bocas-de-lobo.

Nesta semana, o Saae deu início às obras de implantação e adequação das redes de galerias de águas pluviais nas ruas Arthur Gomes, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. As intervenções começaram na esquina da rua Rio Grande do Sul com a avenida Dr. Afonso Vergueiro, local de desemboque das tubulações.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Lançamento da Campanha do Agasalho será no dia 6 de maio

No total, 400 caixas de coleta serão distribuídas pela cidade
Foto: Emerson Ferraz / Secom



No próximo dia 6 de maio, às 17h30, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Denise Lippi, vai lançar a Campanha do Agasalho 2011 em Sorocaba. O evento vai acontecer no Hipermercado Carrefour, do Esplanada Shopping.

“A nossa meta é ultrapassar a campanha de 2010, que já foi um sucesso, e arrecadar mais de 270 mil peças”, destaca a primeira-dama. Para isso, o Fundo Social está pedindo a colaboração de toda a população, doando roupas, agasalhos e cobertores, incluindo peças para crianças. Os donativos podem ser novos ou usados, desde que em boas condições de uso, e devem ser depositados em caixas de coleta da campanha, que estarão disponíveis em vários pontos da cidade a partir do dia 9 de maio. 

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

7ª Semana Municipal de Prevenção de Acidentes do Trabalho tem início neste sábado

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES) e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), abrem oficialmente a 7ª edição da Semana Municipal de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sempat) no próximo sábado (30). Realizada anualmente, a Sempat visa marcar a passagem do Dia do Trabalho e incentivar a reflexão da sociedade sobre a importância de discutir a saúde e segurança do trabalhador.

A programação da 7ª Sempat terá início será aberta às 16h, no shopping Villàgio, à Praça Pio XII, 65, Jardim Santa Rosália, com uma mostra de fotos e desenhos. O material foi selecionado em dois concursos promovidos pela comissão organizadora do evento. Os desenhos foram feitos por alunos das 5ª séries das escolas municipais da cidade, numa parceria com a Secretaria da Educação (Sedu). Já as fotografias foram produzidas por alunos de cursos técnicos de Segurança do Trabalho, Enfermagem e Enfermagem do Trabalho, enfocando os temas “Situações de Trabalho Seguro” e “Situações de Trabalho Inseguro”.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

SOROCABA WEB TV: Paixão de Cristo 2011

‘Encontros com o Mito’ aborda Monteiro Lobato e a literatura para adultos



Acontece nesta quinta-feira, dia 28 de abril, mais um bate-papo sobre temas culturais na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”. Esta semana o tema do encontro é Monteiro Lobato e a literatura para adultos.

Os cursos são gratuitos e acontecem todas as quintas-feiras, das 14h às 16h, numa promoção da Secretaria da Cultura e Lazer (Secult), para pessoas acima de 12 anos. A Biblioteca Infantil fica na Rua da Penha, 673, Centro. Informações pelo telefone 3231.5723.

Inscrição para a eleição do Conselho do Jovem vai acontecer a partir de segunda-feira

O Conselho Municipal do Jovem (Comjov) de Sorocaba recebe, a partir de segunda-feira (2), as inscrições dos jovens de 16 a 29 anos interessados em fazer parte de sua composição para o biênio 2011/2013. A inscrição deverá ser feita até o dia 12 de março no site da Prefeitura: www.sorocaba.sp.gov.br. O edital de convocação da eleição e o regulamento da assembleia serão publicados no Jornal “Município de Sorocaba” desta sexta-feira (29).

Já os representantes de entidades, grupos e movimentos sociais que atuam com a juventude em Sorocaba devem se inscrever no mesmo período, das 10h às 16h, na sede do Conselho Municipal do Jovem, que fica no Clube do Nais, na Av. Comendador Pereira Inácio, 2239. As entidades e os movimentos sociais devem ser legalmente constituídos e de interesse público comprovado.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Concurso da biodiversidade define trabalhos vencedores

Professores e alunos desenvolveram trabalhos com foco na preservação da biodiversidade no ambiente urbano  Foto: Divulgação


Serão conhecidos na próxima terça-feira (03), os trabalhos vencedores do concurso “Ao Redor do Mundo”, que envolveu cerca de 500 alunos da rede municipal de ensino. Desenvolvida pela Proactiva Brasil, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba e a Unesco, a campanha de conscientização levou às crianças da rede municipal de ensino  o aprendizado sobre preservação do meio ambiente no cotidiano.

Professores e alunos desenvolveram trabalhos a partir de um material pedagógico, focado na importância da preservação da biodiversidade no ambiente urbano, e sobre conceitos variados como: “ilha de biodiversidade”, “espécies invasoras”, e o “papel fundamental da biodiversidade no ciclo dos resíduos ou da água”. Este tema foi escolhido para fazer eco à definição pela ONU (Organização das Nações Unidas) do ano 2010 como “ano da biodiversidade”.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Hermeto Pascoal se apresenta no ‘Domingo no Parque’

Show com o artista começa às 18h e comemora 2º ano do projeto
Foto: Divulgação


“Hermeto Pascoal e grupo” será a principal atração do Domingo no Parque no próximo dia 1º de maio, às 18h, quando o projeto comemorará seu segundo aniversário. Durante todo o dia outros shows e atividades especiais serão oferecidas no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim. 

O show com “Hermeto Pascoal e Grupo” é também o terceiro dos seis que compõe o projeto de música instrumental, “Sonoridarte”, produzido pela Carlos Madia Produções Artísticas, dentro da lei de incentivo cultural Rouanet, do Ministério da Cultura.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui




CMS recebe regimento interno da 6ª Conferência Municipal de Saúde

A comissão organizadora da 6ª Conferência Municipal de Saúde de Sorocaba entrega nesta quarta-feira (27) o Regimento Interno do evento aos conselheiros municipais da Saúde. O documento será entregue durante a reunião ordinária do Conselho Municipal da Saúde (CMS), que será realizada a partir das 19h, nas dependências do Hospital Jardim das Acácias, localizado na Avenida General Carneiro, 1.136, no Cerrado.

A 6ª Conferência Municipal de Saúde de Sorocaba será realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), e o Conselho Municipal de Saúde (CMS). O evento ocorrerá entre os dias 3 e 5 de junho, no Salão Maracanã da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da Puc-SP, campus Sorocaba.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Internauta pode classificar projeto de Sorocaba para segunda fase de concurso internacional

Mega Plantio está entre os projetos que participam do concurso
Foto: Zaqueu Proença / Secom



Os internautas têm até o próximo sábado, dia 30, para votar nos projetos da Prefeitura de Sorocaba inscritos no concurso internacional Cidades Ativas Cidades Saudáveis e conseguir classificá-los para a próxima fase do certame. A votação popular via internet é a única forma de os projetos MegaPlantio, Caminhada e Plano Cicloviário prosseguirem para a segunda fase da disputa bienal entre municípios da América Latina e do Caribe patrocinada pela Organização Panamericana de Saúde, pela Embarq (The WRI Center of Sustainable Transport) e Pelo Centro de Prevenção e Controle de Doenças. 

“Nós optamos por participar desse concurso internacional por ele vir ao encontro dos mesmos objetivos perseguidos pela administração pública de Sorocaba”, conta Rodrigo Moreno, Secretário de Planejamento e Gestão. “O Concurso Internacional Cidades Ativas Cidades Saudáveis busca destacar as administrações que se dedicam ao transporte saudável e ao meio ambiente, e que criam um estilo de vida saudável para os seus cidadãos”, conclui.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Prefeitura realiza audiência pública sobre lei de inovação

Para apresentar à sociedade civil, empresas e academias de ensino, a lei de inovação de Sorocaba, a Prefeitura realiza uma audiência pública na próxima quarta-feira (04). O evento, que acontece no Salão de Vidro do Paço Municipal, tem início previsto para às 9 horas e contará com as presenças do prefeito Vitor Lippi e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Mário Tanigawa.

Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a nova lei disciplina o estímulo à Ciência, à Tecnologia e à inovação na cidade. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Mário Tanigawa, Sorocaba tem se destacado como polo regional de desenvolvimento econômico e social, seja pela chegada de grandes empresas, com forte geração de empregos, ou pela capacitação da mão de obra pelas renomadas instituições de Ensino e Pesquisa, ou ainda pela implantação do seu Parque Tecnológico.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Basquete e futsal são atrações dos Jogos Escolares de Sorocaba nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (27), os Jogos Escolares de Sorocaba (JES) terão três partidas de futsal no Centro Esportivo “Dr. Pitico” e cinco de basquete no Ginásio Municipal “Dr. Gualberto Moreira”. A terça-feira não teve atividades nos Jogos Escolares, devido ao adiamento da oficina de tênis de mesa, que será remarcada posteriormente.

Sorocaba tem 895 casos confirmados de dengue em 2011

Apesar da redução de casos na última semana, medidas preventivas devem continuar
Foto: Zaqueu Proença / Secom



Desde o início do ano até o dia 22 de abril, foram confirmados 895 casos de dengue em Sorocaba. Deste total, 863 são autóctones (96,4%) e 32 são importados (3,6%). Os dados são do boletim epidemiológico nº 10, divulgado nesta segunda-feira (25) pela Área de Vigilância em Saúde, da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES).

De acordo com o gráfico que ilustra o comportamento da doença, foram registrados casos na cidade em todas as semanas desde o início de 2011, com aumento progressivo a partir da semana nº 5 e queda da curva nas semanas 15 e 16, o que pode sinalizar o início da regressão do surto.

“Acreditamos que depois deste trabalho intenso realizado pela Seção de Zoonoses nas últimos semanas, o lançamento da campanha Guerra Contra a Dengue e o apelo que o prefeito fez à população para que adote o sábado como o dia de eliminar os criadouros do mosquito, resultaram na queda do número de casos notificados por semana. Não podemos dizer que o surto está interrompido, mas há indícios de que estamos conseguindo deixar o surto sob controle”, comenta a diretora de Área da Vigilância em Saúde, Consuelo Matiello.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

25 abril 2011

Tem início a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe

Idosos, crianças entre seis meses e 1 ano e 11 meses, profissionais da saúde e gestantes têm até o dia 13 de maio para se imunizar  Foto: Paulo Ochandio / Secom



A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, vírus causador da gripe, teve início nesta segunda-feira (25) e prossegue até o dia 13 de maio. Em Sorocaba, a vacina está disponível em todas as 30 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, no horário normal de funcionamento de cada uma delas. A vacina é gratuita e, neste ano, além dos idosos (pessoas com 60 anos ou mais), deverão ser imunizados crianças entre 6 meses e 1 ano e 11 meses, gestantes e trabalhadores de serviços de saúde.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Sorocaba (VE), 85.288 pessoas na cidade pertencem aos grupos contemplados pelo Ministério da Saúde na campanha deste ano. Pelo menos 80% deste total, ou seja, 68.231 pessoas, devem ser vacinadas até o dia 13 de maio.
Segundo o balanço parcial da VE, até as 10h desta segunda-feira, 970 sorocabanos já tinham tomado a vacina. Altair Barbieri, de 70 anos, escolheu o primeiro dia da campanha para se imunizar contra a gripe. Foi até a UBS Cerrado, localizada na Vila Jardini, na parte da manhã. “Eu tomo a vacina todos os anos e procuro sempre não deixar para a última hora. É sempre melhor prevenir do que remediar”, comentou.
Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui