21 outubro 2011

Quatro mil alunos da rede pública visitaram a Expo Literária

Aproximadamente dois mil alunos da Rede Estadual de Ensino visitaram a 4ª edição da Expo Literária nesta sexta-feira (21). Na quinta-feira (21), outras duas mil crianças que estudam em Escolas Municipais também fizeram a visita. São crianças com idade entre 4 e 12 anos, que estudam da 2ª Etapa ao 2º Ano do Ensino Fundamental da rede pública.


De acordo com a professora Isabel Cardoso, da Secretaria da Educação (Sedu), o objetivo dessa participação é o incentivo à leitura, que contempla o trabalho realizado dentro da escola. A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação, mobilizou 60 ônibus para o transporte das crianças até a Biblioteca Municipal "Jorge Guilherme Senger", onde acontece a Expo Literária.

O foco é o desenvolvimento da competência leitora da criança. “São iniciativas alinhadas com o projeto 'Este Livro é Meu', que prevê a distribuição de um total de 200 mil livros aos alunos. Somente neste ano, as crianças já receberam 65 mil livros”, explicou a professora. Durante o período que permanecerem na exposição, eles participaram de diversas atividades, como contação de histórias, conversa com autores, assistirão a peças teatrais e musicais.

A Expo Literária acontece na Biblioteca Municipal até este sábado (22). O evento homenageia o escritor Monteiro Lobato e tem suas tendas batizadas com os nomes de seus famosos personagens.

SOROCABA WEB TV: Expo Literária 2011

Tooro Nagashi acontece no fim de semana, no Parque das Águas

O Parque das Águas, no Jardim Abaeté, recebe neste fim de semana (22 e 23) as duas festas tradicionais japonesas: Obon, Odori e Tooro Nagashi. O evento tem realização da Ucens (União Cultural e Esportiva Nipo-brasileira de Sorocaba), em parceria com a Secretaria da Cultura e Lazer.


Com programação variada inclui muita música, danças, comidas e outras atrações típicas japonesas. Os festejos começam às 12h e seguem até às 22h nos dois dias, com entrada gratuita.

O Obon Odori que acontece no sábado (22) é um festival que ocorre anualmente durante o verão no Japão (verão nórdico), que ocorre entre os meses de julho e agosto sempre após o pôr do sol, pois prevalece a crença de que os espíritos somente saem durante a noite. Com tradição budista, na festa os japoneses celebram-se as almas dos antepassados com danças em grupo e com lanternas acesas, uma forma saudosa de lembrar-se da sabedoria.

Já, durante o Tooro Nagashi, no domingo (23), também são colocadas lanternas flutuantes nas águas de um rio. A lanterna (tooro) é feita de papel, iluminada por uma vela em seu interior, contendo mensagem para os antepassados e entes queridos falecidos. Este festival também tem origem na tradição budista, na qual se acredita que as lanternas tem o poder de atravessar outros planos de existência. Nessas lanternas são escritos votos e pedidos de bênçãos aos deuses.



Interdição



A Urbes – Trânsito e Transportes informa que, para a realização destes dois eventos, interditará a Avenida Dom Aguirre, entre a avenidas Arthur Bernardes e Camilo Júlio, a partir das 14h deste sábado (22) até às 21h de domingo (23). De acordo com a Urbes, a região estará devidamente sinalizada, com cones e cavaletes, e terá o monitoramento de agentes de trânsito.

Resíduos Sólidos foi tema de encontro regional em Sorocaba

“Essa é uma iniciativa de grande interesse público. Em média, cada brasileiro produz 1 kg de lixo por dia. Precisamos dar um encaminhamento adequado para esses resíduos sólidos. Muitas cidades do mundo estão buscando novas alternativas para o lixo na geração de energia, como uma alternativa ambientalmente sustentável. Esse é um desafio mundial”, destacou o prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi, na abertura do “Workshop Regional de Resíduos Sólidos Urbanos: Planos Municipais e Consórcios Públicos”, que aconteceu nesta sexta-feira (21), na Câmara de Sorocaba.


Promovido pelas prefeituras de Sorocaba, Piedade e Votorantim, em parceria com a Câmara local e apoio do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Bacia do Rio Sorocaba e Médio Tietê (CISAB-SMT) e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê (CBH-RSMT), o objetivo foi tratar sobre a elaboração dos planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e a adoção de consórcios públicos.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, mais de 150 pessoas de 19 municípios participaram do encontro, entre representantes de órgãos municipais, professores universitários, estudantes, ONGs, cooperativas e empresas.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010) estabelece que, para aumentar a eficiência da gestão dos resíduos no território nacional, os municípios devem adotar instrumentos estabelecidos pela nova lei, como a elaboração dos planos municipais e o incentivo à adoção de consórcios. Trata-se de uma condição para as cidades terem acesso aos recursos da União, com prioridade para os que adotarem soluções consorciadas/compartilhadas para a gestão desses resíduos.

Pela manhã, o consultor da presidência da Caixa Econômica Federal (CEF), Vicente Trevas, falou sobre 'Desafios dos consórcios públicos e as ações do governo federal'. “Esses consórcios darão mais consistência a ação das prefeituras. E, aqui, a ideia é criar uma empresa regional de planejamento. Isso é pioneiro, um ótimo exemplo para as outras regiões”, elogiou. De acordo com ele, muitas cidades brasileiras não tem território para depositarem seus lixos. “Essa é uma limitação que já existe para os municípios”, afirmou.

Em seguida, Wladimir Ribeiro, consultor para elaboração e regulamentação das Leis Nacionais de Saneamento, Consórcios Públicos e Resíduos Sólidos, abordou o tema “Aspectos Jurídicos e Gerenciais dos consórcios públicos”. Na palestra, elogiou a iniciativa da Prefeitura de Sorocaba: “Com isso, teremos informações reunidas e esquematizadas, que ficarão visíveis para todos os municípios da região. Isso vai servir para as próprias cidades se conhecerem melhor, vendo os principais problemas e os pontos fortes. Além disso, vai subsidiar políticas públicas conjuntas”, destacou.

No período da tarde, Ronaldo Hipólito, gerente de Projetos de Resíduos Sólidos do Ministério do Meio Ambiente, falou sobre o "Plano Nacional e os Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos". Também participaram o deputado estadual Hamilton Pereira, os prefeitos Carlos Augusto Pivetta (Votorantim) e Geremias Ribeiro Pinto (Piedade); o presidente da Câmara de Sorocaba, Marinho Marte; os vereadores João Donizeti, Luís Santos, Rozendo de Oliveira, Claudemir Justi e Neusa Maldonado; e os secretários do Meio Ambiente Jussara de Lima Carvalho (Sorocaba), Elzo Savella (Votorantim) e Meirielen Caroline da Silva (Piedade).



Coleta Seletiva



Sorocaba conta hoje com o trabalho de quatro cooperativas de reciclagem: Reviver, Catares, Ecoeso e Coreso. Atualmente, juntas, as cooperativas comercializam 330 toneladas/mês de material reciclado. A Prefeitura de Sorocaba fornece infraestrutura como prensas, caminhões, bags, elevador de fardos, geladeira, fogão, computadores, impressoras, uniformes, equipamento de proteção individual e outros.

A cidade conta também com o Núcleo Ambiental de Resíduos Eletroeletrônicos, inaugurado em dezembro de 2010. A meta inicial é arrecadar 30 ton/mês de material eletroeletrônico e 900 kg de pilhas e baterias. Outro passo foi dado em agosto, quando o programa de coleta seletiva ganhou sua Central de Reciclagem, com galpão de mais de 2 mil m² e esteira de 25 m de extensão, que agiliza a triagem e acelera a comercialização do material.

De acordo com o prefeito Vitor Lippi, a ideia é ampliar ainda mais esse programa. “Estamos buscando um financiamento junto ao Governo Federal de R$ 5 milhões para ampliar essa estrutura da coleta”, declarou. “O objetivo é adquirir mais caminhões e veículos elétricos para substituir os carrinhos, melhorando as condições dos cooperados também”, completou.

Roteiro Educador receberá alunos das EMs “Oswaldo Duarte" e "Oswaldo de Oliveira”

Alunos das escolas municipais “Osvaldo Duarte" e "Oswaldo de Oliveira”, respectivamente do Wanel Ville e do Novo Cajuru, participam na próxima semana de uma visita monitorada na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cerrado e na Câmara Municipal. Os passeios fazem parte do “Roteiro Educador”, projeto realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação.


Na segunda-feira (24), os alunos da Oficina do Saber da EM “Osvaldo Duarte” visitam a ETA do Cerrado nos períodos da manhã e tarde. Na terça-feira (25) é a vez dos alunos da EM “Oswaldo de Oliveira” conhecer a Câmara Municipal. Eles assistirão parte dos trabalhos que acontecem na Casa de Leis, conhecerão a galeria de ex-presidentes e como funciona o Legislativo.

Nos dias 25 e 26 os estudantes invertem os locais de visita, completando mais uma semana do Roteiro Educador. Desde que foi lançado em maio de 2010, o projeto já beneficiou cerca de 9 mil alunos da rede municipal nas visitas aos 21 espaços educadores de Sorocaba. São cerca de 70 pontos da cidade que estão sendo mapeados e sinalizados para receberem os estudantes.

O Roteiro Educador consiste numa verdadeira viagem pela história da cidade, personagens e seus monumentos. Aplica na prática o conceito “aprender na cidade e com a cidade”, proposto pelo programa "Cidade Educadora". Consta da grade curricular da Rede Municipal. Monitoradas, as visitas são pré-agendadas e, durante a viagem de ida, o professor conta a história ou descreve sobre o local a ser visitado. Funciona, na realidade, como uma aula viva sobre a história da cidade e de seus personagens.

Para melhor aproveitamento, em sala de aula e antes de acompanhar os alunos em cada passeio, o professor se prepara para repassar uma boa informação e conhecimento da história, dos personagens e da representação sociocultural do local, bem como, da importância desses pontos à Cidade Educadora.

Veja onde os radares móveis estarão a partir de 2ª feira

A Urbes – Trânsito e Transportes informa que, a partir desta segunda-feira (24) até domingo (30), os equipamentos móveis poderão estar nas avenidas Antônio Carlos Comitre, Armando Pannunzio, Engº Carlos Reinaldo Mendes, General Carneiro, Ipanema, onde a velocidade máxima permitida é de 60 km/h. Os radares também poderão ficar na Rua José J. Lacerda, local em que a velocidade máxima permitida é de 50 km/h.

Confira a agenda dos Ônibus da Mulher e do Homem

Os Ônibus da Mulher e do Homem, unidades móveis de saúde da Prefeitura de Sorocaba, cumprirão mais uma vez a agenda juntos neste fim de semana. No sábado (22), estarão, das 9h às 16h, na Igreja Agnus do Jardim Brasilândia, à Rua Francisco Catalano, 675; depois, das 16h às 22h, atenderão no Parque das Águas, durante o evento “2º Festival da Paz Beneficente Nipo de Sorocaba”.


No domingo (23), as duas unidades atenderão na EM “Maria Ignez F. Deluno”, à Rua Rubens Pellini, 156, bairro Mineirão, mas em horários diferentes: o Ônibus Rosa estará das 9h às 11h30; o Azul, das 9h às 11h. A partir das 12h, até as 22h, novamente eles participarão do “2º Festival da Paz Beneficente Nipo de Sorocaba.”

Entre segunda e sexta-feira (24 e 28), o Ônibus da Mulher estará em um local de fácil acesso para a população: na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro. A estratégia faz parte da Campanha de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero e de Mama da Prefeitura de Sorocaba, que tem início na próxima segunda-feira (24). Todos os dias, a unidade atenderá das 9h às 18h.

O Ônibus Azul também estará na Praça Coronel Fernando Prestes na segunda-feira (24), das 9h às 12h e das 14h às 16h. Na terça-feira (25), a unidade não fará atendimentos à população, pois participará de um evento interno em uma empresa da cidade. Na quarta-feira (26), volta à Praça Coronel Fernando Prestes, no mesmo horário de segunda-feira. Na quinta-feira (27), o Ônibus do Homem estará na Gerdau, à Rua Padre Madureira, das 9h às 12h. E, na sexta-feira (28), novamente atenderá na Praça Coronel Fernando Prestes, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Não é preciso agendar horário para ter acesso aos serviços oferecidos tanto no Ônibus da Mulher quanto no do Homem: basta comparecer ao local indicado. Aqueles que possuírem cartão do SUS ou das unidades de saúde devem levar o documento para facilitar encaminhamentos e agendamentos.

"Chorinhos" e “Banda no Coreto” levarão música a vários bairros, no fim de semana

Neste sábado (22), a partir das 10h, a Biblioteca Infantil “Renato Sêneca da Sá Fleury” recebe o grupo “Entre Amigos” para animar o ambiente com o melhor dos clássicos da MPB. No domingo (23), o grupo Revivendo se apresentará, a partir das 10h, no Via Viva da Av. Itavuvu, com a Corporação Musical “Carlos Gomes”, e o “Banda no Coreto” estará, a partir das 17h, na Praça Pio XII, em Santa Rosália.


As apresentações são gratuitas e visam proporcionar aos moradores a oportunidade de apreciar uma programação cultural focada na música instrumental, com clássicos e melodias conhecidas.

Tiro com arco é atração do Via Viva neste domingo

Mais uma vez, neste domingo (23), o Via Viva oferecerá aos sorocabanos que gostam de esportes a oportunidade de conhecer de perto uma modalidade olímpica. O Clube Ipanema de Tiro fará uma demonstração de tiro com arco, aberta à participação de todos que quiserem se sentir como “Robin Hood” e se aventurar com o arco e flecha. A Av. Itavuvu ainda terá outras atrações das 8h às 13h, como aulas gratuitas de ginástica aeróbica, pilates e caratê, atrações musicais e diversos jogos e brincadeiras, além de passear com a família, caminhar, correr, andar de bicicleta, skate ou patins.


A Av. Itavuvu estará fechada para o trânsito, das 8h às 13h, num trecho de 2 km, entre a UPH Zona Norte e a Av. Atanásio Soares. Ao lado do caminhão de som, haverá apresentação de DJ e o Grupo Revivendo tocará chorinho e MPB, a partir das 10h. As crianças poderão se divertir com pintura facial, brinquedos infláveis e jogos de damas, xadrez, pebolim e tênis de mesa. O espaço ainda oferece uma área para jogos de basquete e aulas da Escola do Pedala, com orientações sobre segurança no trânsito.

Outra atração do Via Viva deste domingo será a apresentação de uma maquete eletrônica do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) na calçada ao lado do Sabe Tudo. O PTS está sendo implantado pela Prefeitura no final da Av. Itavuvu, nas proximidades do Km 92 da Rodovia Castello Branco, e funcionará com um organismo articulador entre universidades, escolas técnicas, institutos e empresas que investem em pesquisas de novas tecnologias.

O Via Viva tem levado a cada domingo de três a sete mil pessoas para se divertir na Av. Itavuvu, de acordo com a Secretaria de Esporte (Semes). O projeto mantém uma “Academia ao Ar Livre”, apresentações musicais e empréstimos de livros do “Vai e Vem Móvel”. O Sabe Tudo oferece gratuitamente acesso à internet e espaço para leitura de livros, revistas e jornais do dia.

A estrutura do Via Viva possui nove banheiros, em três pontos da avenida e duas tendas de serviço de manutenção básica de bicicletas. Para a segurança dos participantes, a Urbes monitora o fechamento e a abertura da avenida, das 8h às 13h, e das vias ao redor. A Guarda Civil e a Polícia Militar também participam, disponibilizando equipes e unidades móveis de comando para o devido atendimento.

A Semes pede para que os participantes procurem manter a direção das vias na avenida, utilizadas normalmente pelos automóveis. Aos ciclistas, a orientação é que não empinem as bicicletas e tenham prudência no tráfego para a segurança de todos no percurso.

Espetáculo infantil é opção de atividade do Zoo, neste domingo

Neste domingo (23), uma das opções para os visitantes do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” será conferir o espetáculo infantil “Umbigo do Mundo”, de Carlos Roberto Mantovani. A atração ocorrerá em dois horários, às 14h e Às 16h, e faz parte da programação de aniversário do Zoo, numa parceria entre a Área de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Grupo Manto.


Nessa montagem divertida e lúdica, os urbanizados Fritz e sua esposa, Julieta, partem para uma aventura na selva e rios da Amazônia e se deparam com o “Peixe Bota”, que foi parar no rio graças à poluição.

O “Boto” do Rio Amazonas, que serve como guia ao mundo encantado das águas, a “Vitória Régia” e muitos outros personagens, lendas, plantas e animais, que em um jogo de transformação constante, trazem à tona temas positivos e extremamente importantes como: natureza, preservação do meio ambiente e reciclagem.

A peça será apresentada no Zoo nos também nos dias 30 de outubro e 2, 5 e 6 de novembro. Em seguida, a equipe teatral fará temporada no Parque da Biquinha. No mês de dezembro, a peça será apresentada no Parque da Água Vermelha.



“Bicho do Mês” e “Hora do Bicho”



Neste sábado e domingo (dias 22 e 23), os visitantes do Zoo também poderão aproveitar o passeio para participar de duas atividades especiais, que fazem parte da programação de aniversário de 43 anos do parque: o “Bicho do Mês” e “A Hora do Bicho”.

O “Bicho do Mês” homenageia o Lobo Guará, já que no dia 12 de outubro foi comemorado o "Dia Nacional do Lobo-Guará". A ação educativa é constituída por uma exposição interativa, realizada nas tardes de sábado e durante todo o dia de domingo em frente ao recinto do “homenageado”.

Já, “A Hora do Bicho”, trata-se de um bate-papo com os tratadores de animais do Zoo. No encontro, o público poderá conhecer as curiosidades sobre algumas espécies e saber detalhes de como é o trabalho desses profissionais. A atividade acontecerá no sábado e no domingo, às 10h30 e às 15h30, em frente aos recintos dos animais selecionados: flamingo, bugio, ratitas e jabuti.

O “Quinzinho de Barros” fica na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. Informações pelo telefone 3227.5454.

Operação contra a dengue deste sábado será no Jd. Luciana Maria

Neste sábado (22), moradores do Jardim Luciana Maria, na Zona Norte da cidade, recebem a operação especial contra a dengue, realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio das Secretarias da Saúde (SES) e de Parcerias (Separ). É importante que a comunidade colabore com a ação, separando todos os materiais que possam acumular água e, assim, evitar que se tornem possíveis criadouros do mosquito transmissor da doença.


A operação terá início às 8h30, a partir da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Lopes de Oliveira, que fica na Rua Riusaku Kanizawa, 795. Agentes da Seção de Controle de Zoonoses passarão orientações e informações aos moradores sobre a dengue. Integrantes da Cooperativa dos Egressos e Familiares de Sorocaba e Região (Coopereso) também estarão presentes na ação, ajudando na coleta dos materiais, como vasos, pneus, garrafas etc.. A ação deve ser finalizada por volta das 14h.



Sábado: dia de combater a dengue



Todo sábado é o dia do sorocabano dedicar alguns minutos para vistoriar a casa e remover todos os criadouros do mosquito da dengue. Esta é uma recomendação da Prefeitura para que a população, numa ação conjunta, vença a luta contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

Assim, neste dia, cada cidadão deve eliminar de sua casa todos os objetos que possam acumular água de chuva. Além disso, também é preciso verificar se as calhas estão limpas e desobstruídas e se as caixas d'água estão tampadas. “O combate à dengue deve ser uma ação permanente: durante o ano todo, é preciso ficar atento e eliminar os criadouros”, comenta Leandro Arruda, chefe da Zoonoses.

Expo Literária termina neste sábado

Termina neste sábado (22), na Biblioteca Municipal "Jorge Guilherme Senger", a 4ª edição da Expo Literária. O evento neste ano homenageia o escritor Monteiro Lobato e traz muitas atrações voltadas ao público infanto-juvenil.


A programação deste último dia tem início às 13h30, com a interpretação musical de Nelson Porfirio Rodrigues, na tenta “Reinações de Narizinho”, seguindo com outras atividades até as 17h. A entrada é gratuita.

A Biblioteca Municipal fica no Alto da Boa Vista, ao lado do Paço Municipal. Informações pelo telefone 3228.1955.







Dia 22 de Outubro – sábado


13h30

TENDA 'REINAÇÕES DE NARIZINHO' – AUTORES SOROCABANOS

Nelson Porfirio Rodrigues - “Interpretação Musical”

Público: livre



14h

AUDITÓRIO

Zé Bocca - “Os Manducas de Fiuza - Debate com Escola da Família"

Público: infanto-juvenil



TENDA 'REINAÇÕES DE NARIZINHO' – AUTORES SOROCABANOS

Nathalia Cristina G. De Rosa - “Interpretação Musical”

Público: livre



14h30

TENDA 'REINAÇÕES DE NARIZINHO' – AUTORES SOROCABANOS

Beatriz Biancardi - “Interpretação Musicalização”

Público: livre



15h

TENDA 'CAÇADAS DE PEDRINHO'

SESC - “Conto de Fadas”

Público: infantil



TENDA 'REINAÇÕES DE NARIZINHO' – AUTORES SOROCABANOS

Alessandra Jovelina Duarte - “Declamação de Poesia”

Público: livre



15h30

TENDA 'O SACI'

SESC - “Cia. Circo de Bonecos”

Público: infantil



TENDA 'REINAÇÕES DE NARIZINHO' – AUTORES SOROCABANOS

Ana Maria Duarte - “Declamação de Poesia”

Público: livre



16h

AUDITÓRIO

Laé de Souza - “Publiquei meu Livro! E agora?”
Público: infanto-juvenil



TENDA 'MEMÓRIAS DE EMÍLIA'

Melissa Branco - “Apresentação Musical Semeando Em Cantos”

Público: infantil



TENDA 'REINAÇÕES DE NARIZINHO' – AUTORES SOROCABANOS

Rafael Granado Brossi - “Declaração de Poesia”

Público: livre



16h30

TENDA 'O SACI'

Conservatório Musical Rogério Koury – "Apresentação dos Alunos de Canto"

Público: livre



TENDA 'REINAÇÕES DE NARIZINHO' – AUTORES SOROCABANOS

Francisco Vieira Ribeiro – "Declamação de Poesia”

Público: livre

ESPECIAL - Intervenções com "KIKA", do Mundo Encantado do "Sítio do Pica-Pau Amarelo", durante toda a programação.



Exposição da 4ª Expo Literária

Exposição “Emília, a boneca de Lobato”

Local: Biblioteca Municipal de Sorocaba “Jorge Guilherme Senger”

Horário: 9 às 20h



25 a 31 de Outubro

“Semana Literária da Academia Sorocabana de Letras”

Local: Casa 52 / Jardim Maylasky – Centro

Horário: 9h às 21h

Gratuito

“The Big Draw” acontecerá em Sorocaba entre os próximos dias 25 e 31 de outubro

A Prefeitura de Sorocaba e o MACS – Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba, participarão, na última semana de outubro, do projeto “The Big Draw” – O Grande Desenho, o maior festival desta arte do mundo. Lançado em 2000, no Reino Unido, o evento acontece uma vez por ano em vários países. São mais de mil "The Big Draw" programados, onde pessoas de diversas idades desenharão em lugares variados das cidades participantes. O objetivo é criar, dar asas à imaginação e conviver com a família e amigos em uma atividade lúdica e educativa, mostrando que o desenho pode ser usado para conectar as pessoas.


“Todo o mês de outubro, museus, galerias, lugares históricos, bibliotecas, escolas e parques de vários países convidam pessoas, de qualquer idade, para descobrir como o desenho pode conectá-los com seu entorno e a comunidade em geral. Em 2011, o evento tem como tema 'A idade do desenho'”, explica Maria Inês Moron Pannunzio, uma das organizadoras de O Grande Desenho, em Sorocaba.

O MACS e a Prefeitura, por meio de várias secretarias municipais, com apoio do Jornal Cruzeiro do Sul, participarão do evento na próxima semana, entre os dias 25 e 31, em diferentes locais e horários. O tema de Sorocaba é: "O grande desenho: minha cidade” e acontecerá nas escolas municipais, nas Unidades Básicas de Saúde, nos Territórios Jovem, nas bibliotecas Infantil e Municipal, no Parque dos Espanhóis, no Zoológico "Quinzinho de Barros", no Via Viva (Av. Itavuvu), no Centro Comunitário do Jardim Iporanga, no Chalé Francês (em frente à Estação Ferroviária) na EE “José Osório", nas universidades Unip e Ufscar, na Unimed, entre outros.

Toda a população está convidada para fazer parte da ação nos locais que constam da programação, como artistas, universidades, escolas, crianças, idosos. O interessado deve apenas levar material para a realização das atividades.

Integrantes do Grupo Imagem e da Secretaria de Comunicação vão registrar todas as atividades e enviar o material que, posteriormente, será exposto no site internacional do projeto “The Big Draw” – O Grande Desenho: http://www.campaignfordrawing.org/home/index.aspx.



Confira abaixo a programação completa:



Dia 25

Teatro da Escola Municipal “Inês Cezarotti”

Público Alvo: Integrantes da Roda de Terapia Comunitária

Atividade: Desenho Coletivo em Papel Gigante

Horário: 14h às 15h30



Praça do Bairro Vitória Régia

Público Alvo: Integrantes do Grupo de Dança

Atividade: Pintura coletiva na calçada da praça

Horário: 16h às 17h



Dia 26

CIS (Centro de Integração Social) do Parque São Bento

Público: Crianças de 7 a 12 anos do Projeto Educart

Atividade: Pintura em Parede

Horário: das 10h às 11h e das 14h às 15h



UBS “Dr. Victor Pedroso” – bairro Ana Paula Eleutério (muro lateral)

Público: comunidade, alunos das escolas, pastoral e pessoas que estiverem sendo atendidas na unidade de saúde

Atividade: Pintura coletiva feita no muro da unidade de saúde

Horário: das 13h às 15h30



Terapia Comunitária na UBS do Wanel Ville

Público: integrantes da roda de terapia e alunos da pastoral e pessoas atendidas na unidade de saúde

Atividade: Desenho coletivo

Horário: das 8h às 10h e das 14h às 15h30



Biblioteca Infantil “Renato Sêneca de Sá Fleury”

Público: alunos do curso de Mangá

Horário: das 15h às 16h



Unip - Campus Sorocaba

Público: universitários

Atividade: alunos de design vão retratar sorocabanos

Horários: 19h às 20h30



Dia 27

Território Jovem Ipiranga, Território Jovem 33 e Centro Comunitário Iporanga

Público: crianças, jovens e familiares

Atividade: desenho e pintura em papel e grafitagem

Horário: das 14h às 17h



112 Escolas Municipais de Sorocaba

Público: crianças, adolescentes e jovens

Atividade: desenho livre

Horário: das 7h30 às 9h30, das 13h às 15h e das 19h30 às 21h



Unip - Campus Sorocaba

Público: universitários

Atividade: alunos de design vão retratar sorocabanos

Horários: 19h às 20h30



Hospital Unimed

Público: pacientes internados no hospital

Atividade: desenhos em tela e pintura

Horário: 14h30



Escola Estadual “José Osório”

Público: alunos das escolas

Atividade: desenhos em tela e pintura

Horário: 10h



Dia 28

Núcleo de Extensão, Tecnologia e Cultura (ETC) da UFSCAR

Público: universitários

Atividade: retratar a cidade através de desenhos em cartões postais

Horário: 13h às 18h



Chalé Francês

Público: artistas da cidade

Atividade: desenho e pintura

Horário: 14h às 17h



Medicina Preventiva da Unimed

Público: colaboradores

Atividade: desenhos em tela e pintura

Horário: 10h



Dia 29

Parque dos Espanhóis

Público: crianças do projeto Coeso e público do parque

Atividades: desenho livre

Horário: 16h às 18h



Parque Zoológico "Quinzinho de Barros"

Público: Clube Conservadores da Natureza – crianças de 7 a 12 anos

Atividade: desenho de animais das florestas de nossa cidade por meio da observação dos bichos do Cerrado, como a onça parda, gato do mato, furão, tamanduá bandeira, lobo guará, cachorro do mato, raposa do campo e veado catingueiro



Praça Kasato Maru

Público: interessados maiores de 12 anos

Atividade: desenho e gravura

Horário: das 9h às 11h



Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”

Público: frequentadores da biblioteca

Atividades: desenho livre

Horário: 15h às 16h30



Dia 30

Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”

Público: frequentadores da biblioteca

Atividades: desenho livre

Horário: 15h às 16h30



Via Viva – Avenida Itavuvu

Público: crianças frequentadoras do projeto

Atividades: desenho livre

Horário: 8h às 13h



31

UBS “Carlos Alberto Amorim” - bairro Ulysses Guimarães

Público: integrantes da comunidade

Atividade: pintura coletiva

Horário: 9h às 10h

Provas do processo seletivo da Urbes acontecem neste domingo

A Urbes – Trânsito e Transportes promove neste domingo (23) as provas objetivas do processo seletivo para a contratação de Agentes de Trânsito, Fiscais do Transporte Coletivo, Fiscais do Transporte Especial e Motoristas. Disputam os cargos 1.667 candidatos, entre os quais 795 para Agentes de Trânsito (45 vagas/salário de R$ 1.496,98), 526 para Fiscal do Transporte Coletivo (cadastro reserva/R$ 1.364,35), 192 para Fiscal do Transporte Especial (cadastro reserva/R$ 1.364,35) e 154 para Motoristas (cadastro reserva/R$ 1.193,18).


As provas serão realizadas na EE “Antônio Padilha” e na EM “Dr. Getúlio Vargas”, em dois horários: pela manhã, a partir das 8h (os portões fecham às 8h30), e à tarde, a partir das 13h30 (os portões fecham às 14h). Os candidatos devem comparecer ao local de prova 40 minutos antes do horário estabelecido para fechamento dos portões das escolas, munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, e apresentar um documento de identidade original, conforme consta no edital.

O local e horário das provas podem ser conferidos nos sites www.urbes.com.br (Urbes) ou www.institutomais.org.br, responsável pela organização do processo seletivo.

A EE “Antônio Padilha” fica na Rua Professor Toledo, 77, no Centro, e a EM “Dr. Getúlio Vargas” na esquina da Avenida Dr. Eugênio Salerno com a Rua Rio de Janeiro, no Centro (Santa Terezinha).

20 outubro 2011

SOROCABA WEB TV: Se Liga Bairro

Conexão Sorocaba - 65ª Edição - 21 outubro de 2011


Aniversário do Zoo é comemorado com bolos e presentes para os animais

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” completou 43 anos na tarde desta quinta-feira, dia 20, e o público e os funcionários do parque comemoraram com muita festa. A arara-canindé, arara-da-testa-vermelha, hipopótamo, babuíno sagrado, jaguatirica e o macaco-aranha-da-testa-branca tiveram direito a saborear bolos e presentes especialmente preparados por grupos de crianças, que participaram do “Bolo e Presente Animal”. Já o público, depois de cantar “Parabéns a você” para cada um dos seis animais do Zoo, saboreou outro bolo especialmente feito para a data, com mais de 5 metros de comprimento.


Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a atividade fez parte da programação de aniversário do Zoo que está sendo realizado durante todo este mês de outubro. A festa contou com a presença de crianças, adolescentes, adultos e até pessoas da melhor idade.

Com a ajuda dos tratadores de animais do Zoo e de seis integrantes do Clube Conservadores da Natureza da Melhor Idade, as crianças confeccionaram o bolo com os ingredientes da dieta dos animais que participaram da atividade do Zoo. Cada grupo escolheu um animal para presentear: Clube Conservadores da Natureza Infantil (arara-da-testa-vermelha), Clube Conservadores da Natureza Adolescentes (jaguatirica), EM "Getúlio Vargas" (arara-canindé e macaco-aranha-de-testa-branca) e EM “Benedito José Nunes” (hipopótamo e babuíno sagrado).

O da arara-canindé, por exemplo, foi feito com ração de arara, milho cozido, banana, beterraba e castanha. Já o da jaguatirica, teve ração, carne e pescoço de galinha.

Rafaela Kioko, 11 anos, faz parte do Clube Conservadores da Natureza do Zoo e foi uma das integrantes do grupo que confeccionou o bolo da jaguatirica. “Eu adorei participar da atividade. Eu nunca tinha vindo aqui comemorar o aniversário do Zoológico. Eu adoro este lugar!”, contou. Juliana Pereira, 9 anos, aluna da “Benedito José Nunes”, confeccionou presentes para a família de babuíno sagrado. “Eu achei legal fazer os presentes. E foi mais legal ainda ver esses bichinhos devorando a comida que a gente preparou”, destacou.

Os tratadores de animais do Zoo também foram homenageados. Cada um ganhou uma lembrança e recebeu aplausos do público. Maria Regina Damásio, 45 anos, mais conhecida como “Fu”, é a tratadora do setor de aves do “Quinzinho de Barros” há 5 anos. “Eu amo o que faço”, diz emocionada. Segundo ela, a rotina diária inclui trocar a comida dos bichos, lavar o tanque e limpar o recinto. Mas uma das principais funções é a observação dos animais. “Nós somos os olhos deste lugar. Qualquer problema ou atitude diferente do normal, comunicamos aos biólogos e veterinários pois estamos diariamente em contato com os bichos”, declara.

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” fica na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. Informações pelo telefone 3227.5454.

Véritas e Salesiano são campeões no atletismo do JES Mirim

O Colégio Salesiano e o Colégio Véritas/Vila Santana conquistaram nesta quinta-feira (20) os títulos do atletismo na categoria Mirim dos Jogos Escolares de Sorocaba (JES), respectivamente, nas modalidades masculina e feminina. Nesta tarde, aconteceram também as semifinais do vôlei masculino e feminino, vencidas pela EE “Guiomar Camolesi Souza”.


As competições de atletismo envolveram 52 escolas e foram disputadas no Sesi de Votorantim. Pelo masculino, o Salesiano ficou com 1º lugar, seguido pelo Colégio Objetivo e a EE “Ida Yolanda Lanzoni de Barros”. Já no feminino, o Véritas conquistou o campeonato, ficando o Colégio Adventista e a EE “Ida Yolanda de Barros” com o 2º e 3º lugares, respectivamente.

A EE “Guiomar Camolesi Souza” venceu as semifinais e se classificou para as finais do vôlei. No feminino, ela venceu por 2 sets a 1 a EE “Antônio Vieira Campos”, enquanto que no masculino, derrotou por 2 sets a 0 o Sesi 123. O JES Mirim continua nesta sexta-feira (21), com as semifinais do handebol e do futsal.

UBSs funcionarão em horário diferenciado nesta sexta-feira

Duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba atenderão em horário diferenciado nesta sexta-feira (21). A mudança do horário de funcionamento é necessária para a realização de oficinas de planejamento com os funcionários.


A UBS Vila Sabiá abrirá às 11h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3233.0974. Já a UBS Ulysses Guimarães, estará fechada das 13h às 17h. O telefone é o 3239.9563.

Vitor Lippi deu a Largada, em Sorocaba, da Volta Ciclística Internacional

O prefeito Vitor Lippi deu o sinal de partida, às 7h desta quarta-feira (20), aos 111 atletas que saíram do estacionamento do Paço Municipal pedalando rumo ao município de Atibaia, iniciando a 5ª etapa da Volta Ciclística Internacional de São Paulo. Sob muito frio e vento, os atletas iniciaram a disputa de um percurso de 150 quilômetros até aquela cidade, aonde chegaram por volta das 11h30.


O diretor da Federação Paulista de Ciclismo (FPC), Marcos Mazzaron, destacou a participação de Sorocaba neste evento. "Foi muito importante passarmos e visitarmos uma cidade que está investindo fortemente em ciclovias e incentivando o uso da bicicleta pela população como meio de lazer, esporte, saúde e de locomoção, com vários programas sociais, inclusive. Sorocaba se destaca em todo o Brasil pelos investimentos neste setor e também por estar representada por uma das principais equipes da elite do ciclismo nacional, como é o caso da Padaria Real/Caloi/Céu Azul Alimentos/Sorocaba", salientou.

Lippi, por sua vez, comentou que ter trazido uma disputa desse nível para a cidade foi muito importante, "para a valorização e popularização do ciclismo e incentivo cada vez maior do sorocabano ao uso da bicicleta e das nossas ciclovias.”

Continuam abertas as inscrições para três cursos no Clube do Nais

O Clube do Nais, unidade da Secretaria da Juventude (Sejuv), informa que ainda estão abertas as inscrições para três cursos profissionalizantes, todos gratuitos: Garçom (30 vagas), Depilação (30) e Montagem e Manutenção de Microcomputadores e Notebooks (20).


Os cursos para Garçom e de Montagem e Manutenção de Microcomputadores e Notebooks são destinados para pessoas com idades entre 16 e 29 anos e ter concluído ou estar cursando o Ensino Fundamental. O interessado deve se inscrever no Clube do Nais, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e apresentar o RG e o CPF. As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira, das 13h às 16h45, e terão início no próximo dia 1º de novembro.

Já o curso de Depilação é voltado para o público feminino. As interessadas devem ter 16 anos, no mínimo, e ter concluído ou estar cursando o Ensino Fundamental. As inscrições também devem ser feitas no Clube do Nais, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e apresentar RG e CPF. As aulas também começam no dia 1º de novembro.

Informações sobre os cursos podem ser obtidas no Clube do Nais, que fica à Avenida Comendador Pereira Inácio, 2.239, ou pelo telefone 3211.2258.

Centenas de pessoas participam do “Dia do Pulmão”

A Praça Frei Baraúna (Fórum Velho), no Centro, se transformou, na manhã desta quinta-feira (20), em um local de promoção de saúde e cidadania. Centenas de pessoas participaram, entre 8h e 13h, do “Dia do Pulmão”, evento realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), que teve como objetivo orientar a população sobre as principais doenças respiratórias, e como preveni-las e tratá-las.


Entre as atividades realizadas no “Dia do Pulmão”, as principais foram as orientações sobre a DPOC – Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, a asma brônquica e o tabagismo. Além de passar por exames gratuitos para avaliação da função pulmonar, quem foi até a Praça Frei Baraúna também pôde aferir a pressão arterial, fazer testes de glicemia, passar por avaliação da saúde bucal ou até fazer uma sessão de Auriculoterapia (tratamento terapêutico através de diferentes estímulos na orelha).

A cozinheira Eliane de Araújo, 54 anos, não pensou duas vezes: ao ver os serviços oferecidos no “Dia do Pulmão” logo entrou na fila para passar pelos exames. “Acho muito legal estas atividades gratuitas voltadas à saúde. A Prefeitura de Sorocaba deve continuar fazendo eventos como este. Eu participarei sempre que puder”, comentou.

O aposentado Nelson Bernardino de Oliveira, 70, também aprovou o evento. “Moro na Zona Norte e tive de vir ao Centro. Passei pela Praça Frei Baraúna e resolvi fazer alguns exames. É sempre bom cuidar da saúde”, disse.

Além dos serviços, testes e exames oferecidos, os Ônibus da Mulher e do Homem também estiveram presentes no “Dia do Pulmão”, assim como uma equipe da Seção de Controle da Zoonoses, que orientou sobre o combate à dengue.



Doença pulmonar



A DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) tem evolução progressiva, acomete principalmente indivíduos com mais de 40 anos de idade e engloba a bronquite crônica e o enfisema pulmonar. Em todo o mundo, milhares de pessoas sofrem do mal e morrem por causa da doença e suas complicações, e nem sabem que são portadoras de DPOC.

A principal causa de DPOC é a constante inalação da fumaça do cigarro (tabagismo). Os sintomas da doença são: falta de ar, tosse, infecções brônquicas e pulmonares de repetição, ansiedade, cansaço e diminuição do apetite.

A principal dificuldade do portador de DPOC é expirar, o que ocasiona acúmulo de ar nos pulmões, incapacitando o paciente gradativamente. Quando a doença se encontra em estágio avançado, o indivíduo tem dificuldades para realizar atividades de rotina, como caminhar ou subir escadas.

O diagnóstico da DPOC é feito por exames, solicitados por um médico pneumologista, que avaliam a função pulmonar. As 30 Unidades Básicas da Saúde (UBSs) da cidade estão preparadas para a realização de exames e encaminhamento para o tratamento.

Roteiro Educador já recebeu mais de 9 mil estudantes

A Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cerrado, Espaço São Bento, Centro Administrativo Municipal, Zoológico "Quinzinho de Barros", Museus, Parques, Bibliotecas e outros quinze pontos de Sorocaba vêm recebendo periodicamente a visita dos alunos da Rede Municipal de Ensino. De acordo com dados da Secretaria da Educação (Sedu), desde o início do projeto - em maio do ano passado - mais de 9 mil crianças já visitaram os espaços do Roteiro Educador.


O Roteiro Educador consiste numa verdadeira viagem pela história da cidade, personagens e seus monumentos. Consta da grade curricular da Rede Municipal de Ensino. Monitoradas, as visitas são pré-agendadas e, durante a viagem de ida, o professor conta a história ou descreve sobre o local a ser visitado. “É, na realidade, uma aula viva sobre a história da cidade e de seus personagens. A proposta é a de atingir 70 locais de visitas até o final de 2012”, explica a secretária Maria Teresinha Del Cistia.

Para melhor aproveitamento, em sala de aula e antes de acompanhar os alunos em cada passeio, o professor se prepara para repassar uma boa informação e conhecimento da história da cidade, os personagens e a representação sociocultural, bem como, a importância desses pontos à Cidade Educadora. São 21 pontos visitados pelos alunos que frequentam o programa Escola em Tempo Integral – Oficina do Saber.

Com o Roteiro Educador, os próprios públicos, entidades e monumentos históricos se transformam em espaços educadores, beneficiando os estudantes. As visitas acontecem nos períodos da manhã ou tarde, nos seguintes locais: Mosteiro de São Bento, Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cerrado, Centro Administrativo (Prefeitura e Câmara), Centro Cultural Quilombinho, Parque Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros", Museu Histórico, Parque da Biquinha, Espaço Santos Dumont, Fundec, Biblioteca Infantil, Biblioteca Municipal, parques das Águas e Kasato Maru, Rio Sorocaba, Palácio Brigadeiro Tobias, Mercado Municipal, Casas do Cidadão e Pelourinho. Os jornais da cidade também já estão entre os novos pontos do Roteiro Educador.


mais de 9 mil estudantes

Urbes sinaliza ruas recapeadas em três bairros

Os técnicos da Urbes – Trânsito e Transportes estão finalizando a sinalização da Rua Paes de Linhares, na Vila Fiori, Zona Norte da cidade. A via foi recentemente recapeada pela Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe). O local será beneficiado com 13 novas placas de regulamentação e 3.240 m² de sinalização de solo.


Os técnicos da empresa pública também trabalham na sinalização das ruas Marquês de Paranaguá, na Vila Porcel, e Aparecida, na Vila Santana. Essas vias também foram recapeadas recentemente pela Seobe. Nesses locais serão implantadas 25 novas placas de regulamentação e advertência, além de 650 m² de sinalização de solo.

"Banco de Ideias" premia os vencedores

Cerca de 200 servidores públicos municipais participaram, na tarde de quinta-feira (19), da cerimônia de premiação do projeto “Banco de Ideias”, uma iniciativa da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segep). O objetivo foi para incentivar os funcionários a enviar sugestões para melhorar os serviços prestados aos munícipes e o funcionamento da Prefeitura; bem como, estabelecer, como prática permanente, o diálogo entre administração e servidores para fortalecer o relacionamento.


Durante 90 dias, todos os funcionários foram incentivados a inscrever suas ideias de melhorias para a estrutura da Prefeitura, independente da área ou Secretaria onde trabalham. O resultado foi um total de 615 ideias inscritas, onde as 3 melhores classificadas foram premiadas.

Maurício Detogni Pomar, da Secretaria da Administração, foi o grande vencedor com a ideia “Cidade Educadora – Servidores Também Educadores”, e ganhou uma viagem a Porto Seguro, na Bahia, com direito a acompanhante. O segundo lugar ficou para a ideia da servidora Adriana Paschoal Costa, da Secretaria da Cidadania, com “Cadastro Municipal de Habitação de Interesse Social” e, o terceiro, para a ideia “Cadastro de interessados em mudança de local de trabalho”, da servidora Aparecida Martinez, da Secretaria de Finanças.

De acordo com a secretária da Segep, Silvana Chinelatto, praticamente 80 ideias apresentadas pelo Banco serão implantadas na Prefeitura a curto prazo. “É uma inovação. Somos uma das únicas cidades do Brasil a ter um projeto como este e quem ganha é toda a comunidade, que acabará tendo um serviço de melhor qualidade”, explica.

O “Banco de Ideias” da Prefeitura foi lançado em junho e está à disposição dos 8.377 servidores municipais. Para participar, o servidor deve cadastrar a sua ideia - que pode ter foco em melhorias de processos, economia, entre outros - no Portal da Cidadania (www.sorocaba.sp.gov.br) ou preencher um formulário que pode ser encontrado no Paço Municipal, no Centro Operacional da Secretaria de Obras de Infraestrutura Urbana, na Unidade Seminário da Prefeitura ou na Guarda Civil Municipal e depositar na urna. Periodicamente, serão premiados os autores das melhores ideias.

Cajuru ganhará um Território Jovem

O prefeito Vitor Lippi visitou nesta semana o prédio que abrigará mais um Território Jovem em Sorocaba: a o bairro Cajuru. Acompanhado pelo vice-prefeito e secretário de Planejamento e Gestão, José Ailton Ribeiro, e funcionários das secretarias de Juventude (Sejuv) e de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe), ele verificou as instalações do local, que passará por uma reforma e deve iniciar suas atividades até o final do ano.


O Território Jovem se localizará na Rua Pedro Natividade Silva, ao lado do Centro de Integração Social (CIS) do bairro. “Essa será mais um Território Jovem de Sorocaba e vai beneficiar os moradores do Cajuru, Éden e bairros da Zona Industrial. Vamos oferecer diversas atividades esportivas, culturais e cursos para a formação dos jovens”, destaca.

A reforma do prédio ficará a cargo da Seobe. Os serviços serão as revisões das redes hidráulica e elétrica, a reformas da fachada, a implantação de piso e pintura e a reforma e um novo acesso à quadra já existente.

Os Territórios Jovens de Sorocaba são espaços abertos para as manifestações culturais e artísticas propostas pelos próprios jovens. Por isso, eles podem ser usados para ensaios, eventos de grupos musicais, danças e apresentações em geral, além de cursos promovidos pela Sejuv. Atualmente, a cidade conta com duas unidades na Vila Nova Esperança e uma no Jd. Ipiranga. Em breve, será entregue também a unidade da Vila João Romão.

Workshop de Resíduos Sólidos acontece nesta sexta-feira, na Câmara de Sorocaba

Acontece nesta sexta-feira (21), das 9h às 16h, na Câmara Municipal de Sorocaba, o “Workshop Regional de Resíduos Sólidos Urbanos: Planos Municipais e Consórcios Públicos”. O evento é uma promoção das prefeituras de Sorocaba, Piedade e Votorantim, em parceria com o Legislativo local e apoio do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Bacia do Rio Sorocaba e Médio Tietê - (CISAB-SMT) e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê (CBH-RSMT). A solenidade de abertura com as autoridades regionais presentes terá início às 9h30.


O objetivo é tratar sobre a elaboração dos planos municipais e consórcios públicos. O workshop é aberto ao público, mas é direcionado, principalmente, aos gestores municipais das 34 cidades integrantes da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê. De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente de Sorocaba (Sema), 160 pessoas de 19 cidades já se inscreveram, entre representantes de órgãos municipais, professores universitários, estudantes, ONGs, cooperativas, vereadores e empresas.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010) estabelece que, para aumentar a eficiência da gestão dos resíduos no território nacional, os municípios devem adotar instrumentos estabelecidos pela nova lei, como a elaboração dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e o incentivo à adoção de consórcios. Trata-se de uma condição às cidades terem acesso aos recursos da União, com prioridade para os que adotarem soluções consorciadas/compartilhadas para a gestão desses resíduos.

“A nossa ideia é aprofundar dois pontos importantes da Política Nacional, como os planos municipais e a questão dos consórcios”, conta Fabiola Ribeiro, gestora de Desenvolvimento Ambiental da Sema. “De acordo com essa política, todas as cidades devem apresentar, até 2012, um plano municipal para o gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos”, completa.

Esses dois instrumentos precisam ter seu entendimento aprimorado, com o objetivo de subsidiar os municípios na tomada de decisões quanto à viabilidade de participação e gestão dos consórcios públicos, bem como na elaboração dos planos de gestão de resíduos.

Pela manhã, às 10h15, o consultor da presidência da Caixa Econômica Federal (CEF), Vicente Trevas, falará sobre “Desafios dos consórcios públicos e as ações do Governo Federal”. Às 11h, Wladimir Ribeiro, consultor para elaboração e regulamentação das Leis Nacionais de Saneamento, Consórcios Públicos e Resíduos Sólidos, abordará o tema “Aspectos Jurídicos e Gerenciais dos consórcios públicos”.

Já, a partir das 14h, Ronaldo Hipólito, gerente de Projetos de Resíduos Sólidos do Ministério do Meio Ambiente (MMA), tratará sobre o “Plano Nacional e os Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos”.

A Câmara de Sorocaba fica na Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, 2.945, no Alto da Boa Vista, ao lado do Paço Municipal. Informações pelos telefones 3219.2280 ou 3219.2299. Segue abaixo a programação do evento:



Dia 21 (sexta-feira)

9h - Recepção e Credenciamento

9h30 - Abertura

Presidente da Câmara de Sorocaba – Vereador Marinho Marte

Prefeito de Sorocaba – Vitor Lippi

Prefeito de Piedade – Geremias Ribeiro Pinto

Prefeito de Votorantim – Carlos Augusto Pivetta

10h15 – "Desafios dos consórcios públicos e as ações do governo federal", por Vicente Trevas (consultor da Presidência da Caixa Econômica Federal)

11h – "Aspectos Jurídicos e Gerenciais dos consórcios públicos", por Wladimir Ribeiro (consultor para elaboração e regulamentação das Leis Nacionais de Saneamento, Consórcios Públicos e Resíduos Sólidos)

11h45 - Debate

12h30- Almoço

14h – "Plano Nacional e os Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos", por Ronaldo Hipólito (gerente de Projetos de Resíduos Sólidos do Ministério do Meio Ambiente)

15h - Debate

16h - Encerramento - Jussara de Lima Carvalho, secretária do Meio Ambiente de Sorocaba

Educadores têm capacitação em Pedagogia Empreendedora

Dentro do processo de formação continuada, esta semana os vice-diretores e orientadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino receberam capacitação para aplicação da pedagogia empreendedora. A Secretaria da Educação (Sedu) ofereceu mais de 12 horas de treinamento a cerca de 80 profissionais que atuam em unidades de Educação Infantil e do Ensino Fundamental.


De acordo com a professora Valderez Soares, articuladora da pedagogia empreendedora na rede municipal, a capacitação faz parte do processo de preparação dos profissionais para que, se necessário, estejam prontos para serem multiplicadores nas escolas em que atuam. “Durante o seminário, os educadores tiveram momentos de teoria e prática, auto-avaliação, reflexão e dinâmicas”, explicou.

Entre os conceitos aplicados na capacitação foram focados os aspectos da Lei de Apoio à Micro e Pequenas Empresas, o capitulo XV da Educação Empreendedora e, ainda, a responsabilidade do município em estimular o desenvolvimento do empreendedorismo. “Sorocaba aplica no ensino municipal essa metodologia diferenciada, que estimula a criança a sonhar e a desenvolver ferramentas para buscar a realização, quer seja um sonho individual ou coletivo”, diz Valderez.

A capacitação foi realizada pela professora Rosé Bueno, consultora da Starta, empresa que difunde a pedagogia empreendedora no Brasil. De acordo com a Sedu, os educadores capacitados, poderão, caso necessário, formar outros professores para aplicação da metodologia dessa pedagogia empreendedora, que atualmente beneficia cerca de 40 mil estudantes da Rede Municipal tanto do ensino infantil como do fundamental.


em Pedagogia Empreendedora

19 outubro 2011

Ingressos para jogo de entre veteranos do Palmeiras e de Sorocaba tem 12 postos de trocas

O Estádio Municipal "Walter Ribeiro", o CIC, em Santa Rosália, recebe neste sábado (22), a partir das 15h, a 3ª edição do Dia da Solidariedade Case. Promovido em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, o evento terá como principal atração uma partida entre o time master do Palmeiras e veteranos do futebol sorocabano. Os ingressos podem ser trocados por 1kg de alimento não perecível em 12 postos, espalhados em diversas regiões da cidade.


O Dia da Solidariedade é realizado em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba (FSS), responsável por distribuir os alimentos arrecadados, com apoio da Secretaria de Esporte (Semes). A primeira-dama e presidente do FSS, Denise Lippi, destaca o jogo como "uma oportunidade para os sorocabanos colaborarem com as entidades sociais da cidade e, ainda, de rever antigos ídolos do futebol brasileiro". Até o momento, a Case confirmou os nomes de alguns ex-atletas para a partida, como Ademir Da Guia, Leivinha, César Maluco, Edu Bala, Paraná, Abelha, entre outros.

O Case Mutiação envolve os programas de ações sociais e sustentáveis mantidos pela empresa, fabricante de máquinas agrícolas e de construção. A programação começará pelas apresentações de crianças e adolescentes assistidos pelo Centro de Formação de Atletas Vânia e Vanira, Associação Pintura Solidária, Associação Bola da Vez, Pastoral do Menor e Projeto Pérola, realizados pela Case em parceria com a Semes, além dos atletas da Liga Sorocabana de Basquete (LSB).

Veja abaixo a relação dos craques do passado confirmados para a partida e dos postos para a troca de ingressos:



Convocados



Masters Palmeiras: Zé Luiz, Luiz Sérgio, Chiquinho, Rosemiro, Valtão, Aroca, Carlão, Dudu, Zé Mario, Ademir da Guia, Célio, Edu Manga, Edu Bala, Reinaldo Chavier, Galo, Mário, Esquerdinha e Zé Roberto.

Técnico: César Maluco

Coordenador técnico: Leivinha



Masters Sorocaba: Abelha (São Paulo/Palmeiras), Selmo (São Bento), Adilson Nery (São Bento/XV de Jaú), Nildo (Santos/São Bento), Geraldo (São Bento), Guinei (São Bento/Corinthians), Cláudio Anacleto (São Bento/Juventus), Cacau (Santos/São Bento), Picuíra (São Bento), Galãozinho (Corinthians/São Bento), Ismael (São Bento), Candinho (São Bento/Rio Preto), Cardoso (Juventus/São Bento), Valdir Ezzo (Cobreloa), Kedão (Atlético Sorocaba), Jorge Augusto (São Bento/Guarani), Paraná (São Paulo/Seleção).

Comissão técnica: Tim (Comercial RP, Goiás), Beto Lara (São Bento), Ney Rossi (Santos, São Bento, Botafogo), Claudio Cardoso (Espanha, São Bento).

Médico - Dr. Millen (Seleção Brasileira Feminina)



Pontos de troca de ingressos até sexta-feira (21)



- Casa do Cidadão Brigadeiro Tobias (Av. Bandeirante, 4.155, Brig. Tobias)

- Casa do Cidadão Éden (Rua Bonifácio de Oliveira Cassu, 80, Éden)

- Casa do Cidadão Ipanema (Av. Ipanema, 3.439, Vila Helena)

- Casa do Cidadão Ipiranga (Rua Estado de Israel, 424, Jd. Ipiranga)

- Casa do Cidadão Itavuvu (Av. Itavuvu, 3.415, Pq. das Laranjeiras)

- Centro Esportivo Maria Eugenia (Rua Mario Romano)

- Centro Esportivo Pitico (Rua Anselmo Rolim, Vila Angélica)

- Associação Atlética Santa Rita (Rua José Antão, Vila Progresso)

- Estádio Walter Ribeiro /CIC (Av. Pereira da Silva, Santa Rosália)

- Ginásio Municipal de Esportes (Rua Joaquim Martins, Vila Hortência)

- Centro Esportivo Pe. Pieroni (Av. Américo Figueiredo, 1.200, Jd. Simus)

- Centro Esportivo André Matiello (Rua Pe. Lara de Moraes, Pinheiros)

Sorocaba recebe atletas que competem a Volta Ciclística Internacional de São Paulo

Os atletas que competem a Volta Ciclística Internacional de São Paulo chegaram a Sorocaba nesta quarta-feira (19), por volta das 15h, vindos de São Carlos. O prefeito Vitor Lippi deu a bandeirada sinalizando o fim dessa quarta etapa de disputa, que se deu no estacionamento do Paço Municipal.


O primeiro a cruzar a linha de chegada foi Roberto Pinheiro da Silva, da equipe de Pindamonhangaba. Em segundo, chegou o atleta Edgardo Simon, de Sorocaba e, o terceiro do pódio, também foi de um atleta de Pindamonhangaba: Flávio Cardoso Santos.

A quinta etapa da competição começa nesta quinta-feira (20), com saída do Paço às 7h rumo ao município de Atibaia, num percurso de 150,2 km. O prefeito Vitor Lippi disse ser “muito importante para a cidade recepcionar essa que é uma das principais competições de ciclismo do País, na qual estão envolvidos os nossos melhores ciclistas e ainda de seis equipes estrangeiras.”

O prefeito destacou, ainda, o empenho de Sorocaba em valorizar a bicicleta “como esporte, mas também como importante meio de transporte e de promoção de qualidade de vida. Por isso, estamos investindo nas ciclovias, que hoje já conta com 80 km de extensão”.
 

Empresárias da Flórida visitam Sorocaba

Na tarde desta quarta-feira (19), o vice-prefeito José Aílton Ribeiro e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mário Tanigawa, se encontraram com as empresárias Kay Tracye (setor aeroportos) e Pamela Caseay, ambas da Flórida (EUA), e o presidente da Câmara de Comércio Brasil-Tampa (cidade da Flórida), Jeferson Michaelis. O objetivo foi o de apresentar Sorocaba para receber possíveis investimentos daquele estado americano.


A reunião aconteceu no Instituto de Tecnologia da Flextronics e contou ainda com a participação do presidente da empresa, Flávio Magalhães, e do presidente da Associação Comercial de Sorocaba, Nilton da Silva Cesar. Em seu pronunciamento, o vice-prefeito desejou boas vindas às visitantes, dizendo que Sorocaba vive um momento em sua economia e que está de portas abertas a novos investimentos. Por sua vez, Mário Tanigawa apresentou um perfil econômico do município e abordou também sobre a diversidade industrial que Sorocaba apresenta.

O secretário de Desenvolvimento Econômico abordou também sobre o conceito do Parque Tecnológico de Sorocaba, que tem vocação voltada ao setor metal-mecânico, automotivo, eletrônico e energia alternativa. Explicou como será o funcionamento do PTS, que é um dos únicos do país a reunir em um só local várias universidades, com seus laboratórios de pesquisas, e as indústrias. Falou também da Lei de Inovação e colocou a Prefeitura à disposição das empresárias americanas para outras informações sobre investimentos.

Por sua vez, as americanas apresentaram um vídeo sobre a Flórida, a economia e as possibilidades de investimentos. As conversações sobre o assunto terá sequência na próxima semana, quando uma delegação de aproximadamente 200 empresários daquele estado será recebida na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Quinta-feira do JES Mirim traz atletismo e semifinais do vôlei

A categoria Mirim dos Jogos Escolares de Sorocaba (JES) prossegue nesta quinta-feira (20). As provas masculinas e femininas envolverão 52 escolas, e serão disputadas a partir das 8h30, no Sesi de Votorantim (Av. Cláudio Pinto Nascimento, 140, Parque Morumbi).


Já, no período da tarde, o Ginásio Municipal de Esportes “Dr. Gualberto Moreira”, no Além Ponte, receberá as semifinais do vôlei. A partir das 13h45, a EE “Antônio Vieira Campos” enfrenta a EE “Guiomar Camolesi Souza” pelo feminino. Em seguida, a “Guiomar Camolesi” e o Sesi-123 jogarão pelo masculino.
 

UBSs Vila Barão e Éden atendem em horário diferenciado nesta quinta-feira

A Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Barão encerra os atendimentos à população às 14h nesta quinta-feira (20). Depois deste horário, os funcionários da unidade estarão reunidos para uma oficina de planejamento. A unidade funciona normalmente de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e está localizada à Rua Afonso Muraro, 41 - telefone 3233.1559.


Já a UBS Éden abrirá às 12h nesta quinta-feira, também devido à realização de uma oficina de planejamento com os funcionários. A unidade fica à Rua Salvador Leite Marques, 933, e funciona normalmente de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Concorrência do lixo abre envelope de propostas financeiras

A Secretaria de Administração promoveu a abertura dos envelopes das propostas financeiras das empresas que disputam o contrato para a coleta do lixo domiciliar em Sorocaba, nesta quarta-feira (19). A abertura foi conduzida pela Seção de Licitações, às 15h, reunindo representantes das cinco empresas que participam da concorrência pública.


Entre as empresas participantes, as propostas apresentadas foram as seguintes: Valor Ambiental Ltda., R$ 89.317.080,00; Construtora Gomes Lourenço Ltda., R$ 97.734.193,69; Leão Ambiental Ltda., R$ 106.565.400,00; Consórcio EMPA-ECP, R$ 126.755.280,00; e Limpebras Engenharia Ambiental Ltda., R$ 138.191.872,31.

Destas, apenas a Gomes Lourenço pediu a impugnação do pleito, o que será avaliado pela Comissão de Licitação. Depois disso, será feita a avaliação final das propostas para posterior publicação de edital declarando a empresa vencedora da concorrência, cujo prazo ainda não está definido pela Sead.

Nesta quinta-feira tem festa no Zoo!

Na tarde desta quinta-feira (20), os sorocabanos estão convidados a participar das comemorações da passagem dos 43 anos de fundação do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”. Para celebrar a data, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) organizou uma festa para os seus habitantes, com direito a “Bolo" e a um "Presente Animal”. Seis animais do Zoo foram escolhidos para ganhar três bolos e três presentes, que serão produzidos por grupos de crianças que já se inscreveram para participar deste evento. A festa está marcada para as 15h30.


A garotada que vai preparar a festa chegará ao parque às 13h e terá até às 15h para confeccionar os bolos e os presentes. Os animais homenageados deste ano são: arara-canindé, arara-da-testa vermelha e hipopótamo vão ganhar bolos, e o babuíno sagrado, a jaguatirica e o macaco-aranha-da-testa-branca os presentes.

O bolo será preparado com os ingredientes da dieta dos animais no Zoo. O da arara-canindé, por exemplo, será preparado com ração de arara, papa de fubá, milho cozido, banana, abacaxi, coco, maçã, beterraba e talo de couve. Já o do hipopótamo será feito com ração de cavalo, abóbora, vitamina e sal mineral.

Os presentes serão confeccionados por meio de uma técnica chamada 'enriquecimento ambiental'. Viviane Rachid, gestora de desenvolvimento ambiental da Sema, explica que a técnica é trabalhada com diferentes objetos, como picolés de frutas; quebra cabeças, cheiros, “brinquedos”, montes de folhas, entre outros. O objetivo é estimular os animais, melhorando a qualidade de vida nos cativeiros. “A ideia é dar uma atividade para animar o bicho e, assim, tornar a sua vida ainda mais saudável do ponto de vista comportamental”, explica.

Às 15h30, os animais ganharão o bolo ou o presente especial, com direito ao “Parabéns a você” por parte do público.

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” fica na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. Informações pelo telefone 3227.5454.



Jardim dos Bichos



Classificado pelo Ibama na “categoria A” entre os zoológicos brasileiros, o “Quinzinho de Barros” é referência para a América Latina nas áreas de lazer, pesquisa, educação ambiental e preservação de espécies. O parque reúne aproximadamente 1.500 animais de mais de 400 espécies. É um dos maiores acervos da América Latina.

Sua área é de aproximadamente 150 mil m², com um lago de 17 mil m² e outros 36 mil formados por vegetação da Mata Atlântica. Anualmente, o Zoo recebe um público originário de mais de 80 cidades.

A história do zoológico sorocabano começou em 1916, na atual Praça Frei Baraúna, no Centro, que até 1930 abrigou o “Jardim dos Bichos”. O local alojava, em condições precárias, algumas espécies nativas da região, como jacarés, bichos-preguiça, veados, macacos, serpentes e aves.

Em 1965, a Prefeitura transferiu esses animais para as margens do Rio Sorocaba, em recintos montados entre a ponte da rua XV de Novembro e a atual Praça Lions. O espaço durou até o ano seguinte, quando a família Prestes de Barros doou uma chácara ao município, na Vila Hortência. Em 20 de outubro de 1968, naquele local, a Prefeitura inaugurou o Zoológico e o Museu Histórico Sorocabano.



Preservação e lazer



Entre os animais que habitam o Zoo de Sorocaba está o único casal de elefantes indianos e a maior colônia de répteis da América do Sul. O parque apresenta também altas taxas de reprodução de espécies em extinção, como o macaco-aranha de testa branca, o mico-leão de cara-dourada, a anta, o lobo-guará, o papagaio, a arara, a serpente e o tamanduá-bandeira.

O Setor de Veterinária do "Quinzinho" desenvolve diversas pesquisas na sua área e em biologia, nos níveis de graduação e pós-graduação, incluindo as parcerias com universidades do Brasil e do exterior.

O "Quinzinho de Barros" é um dos primeiros zoos do País a realizar programas de Educação Ambiental que, desde 1979, busca conscientizar, de forma divertida, os públicos de todas as idades. Entre os projetos, destacam-se o Tranzoo, o Clube Conservadores da Natureza, os passeios orientados de escolas, os passeios noturnos, a participação em eventos em todo o país e as visitas a escolas e instituições.

Sorocaba Total implanta obras estruturais da nova ponte que ligará as zonas Industrial e Norte

O prefeito Vitor Lippi e o vice-prefeito e secretário de Planejamento e Gestão, José Ailton Ribeiro, visitaram na manhã desta quarta-feira (19) as obras de construção da maior ponte da cidade, e que será responsável por interligar as avenidas Tadao Yoshida e Ulysses Guimarães, por cima do Rio Sorocaba. O dispositivo integra as melhorias viárias desenvolvidas pelo programa Sorocaba Total e facilitará o acesso entre a Rodovia José Ermírio de Moraes (Castelinho) e a Zona Industrial à Zona Norte, diminuindo consideravelmente o tempo de motoristas, ciclistas ou motociclistas em permanecerem no trânsito da cidade hoje em dia.


Integrante do Complexo Viário “Ulysses Guimarães”, a ponte se estenderá por 180 metros sobre o Rio Sorocaba, percurso com pista duplicada, ciclovia, paisagismo e sistema de iluminação. A ponte terá 16 metros de altura em relação ao rio e, atualmente, a SPG realiza as ações para a montagem das 60 vigas de concreto, da estrutura de sustentação do dispositivo. Os serviços devem estar concluídos no primeiro trimestre de 2012.

Vitor Lippi considera as obras do Complexo Ulysses Guimarães fundamentais para o sistema viário de Sorocaba, pois facilitará o acesso entre a região da Zona Industrial e a Castelinho e as avenidas Itavuvu e Ipanema. “As pessoas vão fazer este percurso em um terço do tempo do atual. As obras ainda valorização a Zona Norte, nós estamos alavancando novos empreendimentos, que prometem gerar mais empregos e alavancar a economia do município. Isto trará um grande impacto econômico, social, de qualidade de vida e urbanístico, o que permitirá também a inclusão de novas linhas de ônibus”, destaca.

A Prefeitura também desenvolve obras para a duplicação de um novo trecho da Av. Ulysses Guimarães, onde já foram implantados dispositivos de drenagem. O sistema conta com linhas de tubulações denominadas aduelas que, em função das características do lugar, permitem a captação de um volume maior de água e suportam um tráfego de veículos mais intenso. Fabricados em concreto armado, cada tubo tem 2 metros de altura por 2,5 de largura, com formato retangular.

Maior obra viária em andamento no interior do São Paulo, o Sorocaba Total prevê melhores condições ao trânsito da cidade, com a implantação de 33 km de novas avenidas, em três complexos viários. O projeto viabilizará o estabelecimento de rotas alternativas a partir da rodovia Senador José Ermírio de Moraes (Castelinho), possibilitando a diminuição do tráfego de veículos no Centro da cidade.

Ao todo, o Sorocaba Total prevê a construção de 22 km de novas avenidas e mais 11 km de obras de revitalizações viárias, além da implantação de sete parques novos e obras de drenagem urbana. O investimento total do programa é de cerca de R$ 180 milhões, sendo 50% financiado pela Corporação Andina de Fomento (CAF).

Duas UBSs estarão abertas neste sábado (22), das 8h às 14h

Duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba estarão abertas excepcionalmente neste sábado (22), das 8h às 14h. A ação abre a Campanha de Prevenção do Câncer Ginecológico, que será realizada na próxima semana pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), entre os dias 24 e 27. As unidades estarão funcionando neste sábado justamente para a realização de exames de papanicolau e para passar orientações sobre câncer de mama às mulheres.


De acordo com o secretário Ademir Watanabe, a iniciativa visa atender principalmente as mulheres que trabalham durante a semana. “O câncer de mama é o primeiro e, o de colo de útero, o segundo mais incidente na população. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. Nossa campanha tem o objetivo de ampliar a realização dos exames, mas também conscientizar a mulher de que a participação dela é fundamental”, comenta.

As UBSs que estarão abertas neste sábado são: a Barcelona, que fica à Rua Colômbia, 253, e a Cerrado, localizada à Rua Visconde do Rio Branco, 885, Vila Jardini.

Segundo a enfermeira Selma Brancalhone, do Programa Municipal de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Paism), as mulheres devem aproveitar estas duas unidades que estarão abertas neste sábado para cuidar da saúde, fazendo os exames preventivos.



Campanha



Na próxima semana, entre os dias 24 e 27, todas as 30 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade e o Ônibus da Mulher participarão da Campanha de Prevenção do Câncer Ginecológico, priorizando a realização dos exames de papanicolau, que previne o câncer de colo de útero, e dando orientações sobre câncer de mama, inclusive, ensinando as mulheres a fazerem o autoexame em casa.

Ao serem atendidas para coleta do exame ou entrega do resultado, as mulheres também passarão pelo exame clínico das mamas. As mulheres que tiverem indicação terão o exame de mamografia agendado e, se houver alguma alteração nos resultados, elas serão encaminhadas ao serviço especializado na Policlínica Municipal.

O papanicolau é indicado para todas as mulheres com vida sexual ativa e deve ser repetido anualmente ou conforme indicação médica. Para a coleta, a mulher não pode ter tido relação sexual nas últimas 24 horas, não deve ter usado cremes ou duchas vaginais e nem pode estar menstruada.
 

"CineCult" exibirá curtas-metragens com trilhas sonoras ao vivo, na próxima quarta

Na próxima quarta-feira (26), o Projeto “Usina CineCult” terá uma edição especial. O público poderá conferir três curtas-metragens do polonês Wladyslaw Starewicz (1882-1965), pioneiro da animação stop motion na Europa, com o acompanhamento musical ao vivo do grupo "Bruno Cavalcante Jazz Combo". Promovida pelas Secretarias de Comunicação (Secom) e da Cultura e Lazer (Secult), a sessão é gratuita e tem início às 20h, na Usina Cultural “Ettore Marangoni”.


"O objetivo é de que o público reviva os tempos do cinema mudo, quando as orquestras acompanhavam o andamento dos filmes, mas com um diferencial: todo o repertório escolhido para este dia foi baseado nos standards de jazz e da música brasileira", contam as jornalistas Larissa Gallep e Mariana Campos, organizadoras do "CineCult".

Durante a sessão serão exibidos os curtas: “Carrossel de Inverno” (1958), “Fetiche de Lua de Mel” (1936) e “O Leão Velho” (1932). Na trilha sonora, o público ouvirá “Donna Lee” (Charlie Parker), “Stella by Starlight” (Victor Young), “Equinox” (John Coltrane), “Nardis” (Miles Davis), “Spain” (Chick Corea), “Chorinho pra ele” e “Correu tanto que sumiu” (Hermeto Pascoal).

“Todas essas músicas são tocadas pelos músicos valorizando a maneira interpretativa e espontânea própria do jazz, com a improvisação baseada nas imagens dos filmes. Com isso, toda a apresentação acaba sendo uma diferente da outra”, explica o músico Bruno Cavalcante, idealizador do projeto e arranjador da trilha sonora.

Bruno Cavalcante Jazz Combo é formado por Bruno Cavalcante (guitarra), Eric Ferreira (sax tenor e soprano), Eloy Porto (trombone baixo), Marcelo Pereira (sax barítono e flauta), Márcio Corrêa (bateria), Raphael Sampaio (trompete e flugelhorn) e Rodrigo Marques (baixo acústico).

A Usina Cultural tem capacidade para 150 espectadores, área para estacionamento e fica à margem direita do Rio Sorocaba, com acesso pela Rua Padre Madureira.



Wladyslaw Starewicz



Wladyslaw Starewicz é o pioneiro da história da animação stop motion. Ele se tornou o primeiro diretor do Lovno Museum of Natural History e se graduou em St. Petersburg Academy of Fine Arts. Sua ilustre carreira seguiu também ao lado de Walt Disney e, ainda hoje, tem seguidores e admiradores de seus trabalhos, como Tim Burton, diretor dos filmes “Alice no País das Maravilhas” (2010), “Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet” (2007) e “A Noiva Cadáver” (2005).

Stop motion é uma técnica que utiliza a disposição sequencial de fotografias diferentes de um mesmo objeto inanimado para simular o seu movimento. Estas fotografias são chamadas de quadros e, normalmente, são tiradas de um mesmo ponto, com o objeto sofrendo uma leve mudança de lugar para dar a ideia de movimento.

A obra de Wladislaw é tecnicamente impressionante, mesmo para padrões atuais. As fiações de apoio dos bonecos são quase invisíveis, mesmo em cenas onde dezenas de personagens se interagem simultaneamente, com folhas balançando ao vento, no fundo, luzes animadas de forma oscilante, água fazendo ondas, entre outras.

Uma de suas maiores inovações foi o uso de motion blur (ou o rastro borrado que aparece em fotografias de objetos em velocidade), depois conhecido como Go-Motion. Na hora de registrar certas cenas, ele balançava os arames que seguravam os bonecos, que saiam nas fotos ligeiramente borrados, resultando em cenas impressionantes de movimentos velozes, quase reais.



Curtas-metragens



“Carrossel de Inverno” conta a história de um pequeno grupo de animais que se reúne em torno de um lago congelado para brincar com o gelo e a neve. Mais tarde, quando chega a primavera, eles procuram novas maneiras de passar o tempo.

“Fetiche de Lua de Mel” trata de um casal de cães que saem em viagem de lua de mel, mas os problemas começam a aparecer ainda no porto, antes de o navio zarpar.

Já o “O Leão Velho” conta a história de um leão que perde seu posto de rei e lembra-se de uma aventura passada, quando ainda era jovem e foi para o Egito em busca de sua amada.



Bruno Cavalcante



Natural de São Paulo e criado em Sorocaba, Bruno Cavalcante estudou no Conservatório Musical “Souza Lima”, de São Paulo, e, mais tarde, no Conservatório Musical “Carlos de Campos”, de Tatuí. Teve como professores Paulo Braga, Paulo Hildebrand, Fernando Correia, Paulo Flores, Cléber Almeida, André Marques e Fábio Leal, entre outros.

Depois de formado, seguiu seus estudos na Faculdade Fac-Fito, em Osasco (SP), onde teve aulas com Fernando Correia e Roberto Saltini. Nesse período, participou de diversas formações musicais, como duos de MPB, trio de jazz e grupos de musica autoral, como “Engenho”, que participou do documentário “A música instrumental em Sorocaba”, de Nicholas Raushenberg.

Bruno também já atuou em grupos de baile e no espetáculo “De Pernas pro Ar”, da atriz Cláudia Raia, como flautista e guitarrista. Além disso, atua como professor de violão, guitarra, teoria musical e faz composições de trilhas para televisão, cinema e teatro.

Na “Vintena Brasileira”, grupo onde mais adquiriu experiência musical como guitarrista, gravou dois CDs: “De Baque as Avessas” e “Labirinto”. Este último, gravado com a participação especial de Hermeto Pascoal. Mais detalhes sobre o trabalho de Bruno Cavalcante: www.myspace.com/brunocavalcante.

Secretaria do Meio Ambiente atende em novos telefones

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) informa já está atendendo ligações em novos números de telefones: 3219.2280 e 3219.2299. Os antigos números (3233.7545 e 32337455) serão desativados em breve. A Sema fica na Rua Campos Salles, 850, em Pinheiros.

18 outubro 2011

Lippi reivindica ao Estado construção de novas moradias

As habitações previstas se destinarão preferencialmente a moradores de áreas de risco
Foto: Paulo Ochandio / Secom



O prefeito Vitor Lippi se reuniu no final da tarde de segunda-feira (17) com o secretário de Estado da Habitação, Sílvio Torres, para conversar sobre o andamento dos projetos habitacionais apresentados pela Prefeitura de Sorocaba. Em 2012, o Governo do Estado deve iniciar a construção de 910 novas moradias na cidade, destinadas a famílias com renda entre zero e três salários mínimos. 

O encontro aconteceu no gabinete do secretário, na capital, e reuniu ainda o secretário de Habitação e Urbanismo de Sorocaba, José Carlos Comitre; o gerente-regional da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), Benedito Carlos Pereira Paschoal; e o presidente do Memorial da América Latina, Antônio Carlos Pannunzio.

Atualmente, se encontram em tramitação na CDHU os processos para a implantação dos conjuntos habitacionais Sorocaba “S” (no Cajuru, com 155 apartamentos), “T” (em Aparecidinha, com 124 apartamentos) e “U” (no Jd. Bethânia, com 355 apartamentos). 

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

4 mil alunos de escolas públicas participarão da Expo Literária

A 4ª edição da Expo Literária, que começa nesta quarta-feira (19), terá a participação de aproximadamente 4 mil estudantes das escolas públicas de Sorocaba. São alunos da 2ª Etapa ao 2º Ano do Ensino Fundamental, com faixa etária de 4 a 12 anos, de escolas municipais e do estado. De acordo com a professora Isabel Cardoso, da Secretaria da Educação (Sedu), o objetivo dessa participação é o incentivo à leitura, que contempla o trabalho realizado dentro da escola.

Segundo ela, o foco é o desenvolvimento da competência leitora da criança. “São iniciativas alinhadas com o projeto 'Este Livro é Meu', que prevê a distribuição de um total de 200 mil livros aos alunos. Somente neste ano, as crianças já receberam 65 mil livros”, explicou a professora.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Prefeitura, Saae e Caixa assinam convênio de 8,4 milhões para obras de contenção de cheias

Foto: paulo Ochandio / Secom


Sorocaba vai ganhar nos próximos meses mais um sistema de contenção e drenagem de águas de chuva, o que será possível a partir da assinatura de um convênio celebrado na tarde desta terça-feira (18/10), no gabinete do prefeito Vitor Lippi, entre a Prefeitura, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e Caixa Econômica Federal.

Com esse convênio, a Prefeitura e o Saae receberão um repasse no valor de R$ 8,4 milhões, proveniente  do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), sem a necessidade de contrapartida por parte da administração pública municipal.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

197 servidores participarão de cerimônia do Jubileu de Prata

O repórter-fotográfico Zaqueu Proença é um dos funcionários homenageados
Foto: Arquivo / Secom


Em evento agendado com o prefeito Vitor Lippi para as 19h desta quinta-feira (20), no Teatro Municipal “Teotônio Vilela”, 197 servidores públicos municipais participarão da cerimônia do Jubileu de Prata, numa promoção da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas. O evento é para homenagear os funcionários que, neste ano, completam 25 anos de dedicação e trabalho na administração municipal.

Os servidores receberão um troféu comemorativo e um diploma de honra ao mérito pelo tempo de serviço em prol de toda comunidade sorocabana.  Um dos homenageados é o fotógrafo da Secretaria da Comunicação, Zaqueu Proença. Ele destacou que é um orgulho ter vivido todos esses anos atuando na administração, vendo e participando do crescimento da cidade. “Agradeço muito a Prefeitura por ter lembrado esta data, pois acho que 25 anos de trabalho realmente é uma vida. Minha expectativa era essa mesmo, terminar a minha vida profissional aqui mesmo, trabalhando como fotógrafo da Prefeitura. Entrei pela porta da frente e quero sair pela porta da frente”, contou emocionado.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Volta Ciclística de São Paulo chega a Sorocaba nesta quarta-feira



O 8ª Tour do Brasil - Volta Ciclística de São Paulo 2011 chega a Sorocaba nesta quarta-feira (19). Os atletas partirão de São Carlos, às 7h15, com previsão de chegar à cidade por volta das 15h, num percurso de 179 km. Equipes de todo o país e do exterior participam do evento, que tem ao todo nove etapas. O Tour Brasil - Volta Ciclística de São Paulo é o mais importante evento ciclístico brasileiro, percorrendo cerca de 1.500 km pelo interior paulista.

O percurso da chegada será pela rodovia Senador José Ermírio de Moraes, popularmente conhecida como Castelinho, na saída na alça de acesso ao Jardim Iguatemi com destino ao Paço Municipal, pelas vias Alameda Batatais, avenidas Prof. Joaquim Silva e Rudolf Dafferner até o estacionamento da Prefeitura. De acordo com a Urbes – Trânsito e Transportes, as avenidas Joaquim Silva e Rudolf Dafferner serão interditadas ao trânsito nas suas pistas sentido centro-bairro, das 15h às 16h. A Urbes estará monitorando as vias com agentes de trânsito nos horários mencionados.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Evento orienta a população sobre as principais doenças respiratórias

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), promove nesta quinta-feira (20), das 8h às 13h, o evento “Dia do Pulmão”. As atividades serão realizadas na Praça Frei Baraúna (Fórum Velho), no Centro, e têm como objetivo orientar a população sobre as principais doenças respiratórias, como preveni-las e, principalmente, como tratá-las pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o secretário Ademir Watanabe, a principal doença abordada durante o evento será a DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica). Ela é de evolução progressiva, acomete principalmente indivíduos com mais de 40 anos e engloba a bronquite crônica e o enfisema pulmonar. 

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

SOROCABA WEB TV: Prêmio Sorocaba de Gestão Pública 2011

Evento discute o Desenvolvimento Econômico e o Meio Ambiente

O ciclo de seminários “Quarta Tecnológica”, realizado mensalmente pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, traz como tema neste mês: “Desenvolvimento Econômico e Tecnológico e a Proteção do Meio Ambiente”. O evento, que desta vez acontecerá no auditório do prédio da Guarda Mirim, ao lado do Polo de Desenvolvimento e Inovação (Podi), no próximo dia 19, terá como palestrante Jussara de Lima Carvalho, secretária do Meio Ambiente de Sorocaba.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mário Tanigawa, o encontro tem como temática a tecnologia e a inovação, sendo uma iniciativa do Podi, que é vinculado à Sede. “O objetivo é o de aproximar as instituições de ensino e empresas locais, em prol do fortalecimento de Sorocaba como centro gerador de inovação e competitividade”, explica ele.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui


JES Mirim define finalistas do xadrez

A categoria Mirim dos Jogos Escolares de Sorocaba (JES) definiu na manhã desta terça-feira (18) as escolas classificadas para as decisões de 3º lugares e dos títulos do xadrez, nas competições masculina e feminina. A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Esporte (Semes), programou as finais para o próximo dia 26, às 14h30, no McDonald's do Esplanada Shopping. 

A disputa do xadrez envolveu 44 escolas, em partidas realizadas no Centro Esportivo “André Pieroni”, no Jd. Simus. Pelo masculino, a EE “Antônio Miguel Pereira Jr.” e a EE “Brigadeiro Tobias” decidirão o título e a EM “Achilles de Almeida” e EE “Gumercindo Gonçalves” o 3º lugar. Já pelo feminino, o campeão será definido entre o Colégio Dom Aguirre e o Colégio Montesso, enquanto o jogo entre a EM “Flávio de Souza Nogueira” e o Colégio Véritas/Vila Santana decidirão o 3º lugar. 

O JES Mirim segue nesta quarta-feira (19) com mais três partidas de handebol feminino e duas do masculino, previstas para o Ginásio Municipal de Esportes “Dr. Gualberto Moreira”, no Além Ponte. Veja abaixo os horários previstos para os jogos. 

Encontro com o Mito abordará os livros “O Senhor dos Anéis”

Nesta quinta-feira (20), a Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury” realiza mais um “Encontro com o Mito”, abordando temas culturais diversos. Nesta edição, o pesquisador José Rubens Incao falará sobre as obras “O Senhor dos Anéis”, do escritor britânico J.R.R. Tolkien.

O curso acontecerá das 14h às 16h, numa promoção da Secretaria da Cultura e Lazer (Secult). A Biblioteca Infantil fica na Rua da Penha, 673, Centro. Informações pelo telefone 3231.5723.

Prova do processo seletivo da Urbes será realizada neste domingo

Neste domingo (23), a Urbes – Trânsito e Transportes realizará a prova objetiva para os candidatos inscritos no processo seletivo para os cargos de Agentes de Trânsito, Fiscal do Transporte Coletivo, Fiscal do Transporte Especial e Motoristas. As provas serão realizadas na EE “Antônio Padilha” e na EM “Dr. Getúlio Vargas”, em dois horários: pela manhã, a partir das 8h (os portões fecham às 8h30), e à tarde, a partir das 13h30 (os portões fecham às 14h).

De acordo com a Urbes, 1.667 candidatos se inscreveram para as vagas, sendo 795 para Agentes de Trânsito (45 vagas/salário de R$ 1.496,98), 526 para Fiscal do Transporte Coletivo (cadastro reserva/R$ 1.364,35), 192 para Fiscal do Transporte Especial (cadastro reserva/R$ 1.364,35) e 154 para Motoristas (cadastro reserva/R$ 1.193,18).

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

Zoológico de Sorocaba comemora 43 anos com "Bolo" e "Presente Animal”, nesta 5ª feira

Nesta quinta-feira (20), o Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” completa 43 anos de fundação. E, para comemorar a data, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) organizou uma festa para os seus habitantes, com direito a “Bolo" e a um "Presente Animal”. Seis animais do Zoo foram escolhidos para ganhar três bolos e três presentes especiais, que serão produzidos por grupos de crianças que já se inscreveram para participar do evento. A festa está marcada para as 15h30 e estará aberta ao público que quiser prestigiar.

A garotada vai chegar ao Zoo às 13h e terão até às 15h para confeccionar os bolos e os presentes. Os animais homenageados deste ano são: arara-canindé, arara-da-testa vermelha e hipopótamo vão ganhar bolos, e o babuíno sagrado, jaguatirica e o macaco-aranha-da-testa-branca os presentes.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui

"Banco de Ideias" da Prefeitura terá o vencedor escolhido nesta quarta-feira

Acontece nesta quarta-feira (19), às 15h, no Salão de Vidro do Paço Municipal, a escolha e premiação das melhores sugestões do Banco de Ideias da Prefeitura de Sorocaba, feito pelos servidores municipais. Ao todo foram cadastradas 648 ideias desde junho deste ano e, durante o evento, as 10 finalistas selecionadas serão apresentadas e votadas por uma banca composta por um representante de cada Secretaria Municipal. A ideia vencedora ganhará uma viagem a Porto Segura com acompanhante. Também serão premiados o 2º e 3º lugares.

“Cerca de 80 ideias apresentadas pelo Banco serão implantadas na Prefeitura a curto prazo”, explica a secretária de Gestão de Pessoas.  O “Banco de Ideias” da Prefeitura foi lançado em junho e está à disposição dos 8.377 servidores municipais. A iniciativa visa incentivar que os funcionários enviem sugestões para melhorar os serviços prestados aos munícipes e o funcionamento da Prefeitura; bem como, estabelecer, como prática permanente, o diálogo entre administração e servidores, fortalecendo cada vez mais o relacionamento.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui