21 julho 2011

Espanhol se apresenta na manhã desta sexta no Seminário de Educação

Crédito: Zaqueu Proença / Secom

A atração internacional do 13° Seminário Internacional de Educação desta sexta-feira (22) é o professor espanhol e escritor Francisco Javier Urra. Ele chegou a Sorocaba na noite de terça-feira (19) e, pela primeira vez no Brasil, ele se disse impressionado e gostou do que viu na cidade.

No Seminário, às 10h, ele abordará o tema “Educar em uma Sociedade Líquida”. Em entrevista à Secretaria da Comunicação da Prefeitura de Sorocaba, adiantou alguns tópicos de palestra, ponderando a necessidade de educar todas as pessoas, principalmente os pais, para atingir a sociedade que desejamos. “A sociedade líquida é uma sociedade em mudanças constantes, que precisa educar e preparar as crianças para aprender a lidar com a vida”, disse.

"Estamos numa sociedade que muitas vezes não é coerente. Índice tolerante ou não tolerante, onde os pais querem educar talvez diferente da sua juventude e isso, às vezes, gera algumas distorções. A sociedade conta com uma rede social, com altíssimo nível de informações e baixo nível de formação", destacou Urra.

Falou também dos desafios do educar para o mundo moderno e do importante papel dos profissionais da educação. Urra ressaltou que veio para o Seminário para trazer um pouco da experiência dos trabalhos realizados na Espanha, na Europa e que também quer aprender com os outros conferencistas.

Considera como maior desafio da educação que os pais tenham a consciência de que serão pais para toda a vida. "Que se eduquem em liberdade os jovens, no sentido de que sejam responsáveis por seus atos. Hoje as crianças não respeitam os avôs, os mais velhos e mudar isso é um desafio", finalizou.