22 julho 2011

Seminário de Educação: Conferência foca o professor como líder

Javier Urra destacou o compartilhamento dos conhecimentos como característica da educação atual  Foto: Emerson Ferraz / Secom


A primeira parte deste último dia do Seminário Internacional de Educação trouxe a conferência “Liderança, Gestão Escolar e Pedagogia: O desafio de fazer acontecer”, com o professor Júlio Furtado. Ele começou citando que o professor deve ser um líder natural, o gestor da sala de aula. “É quem deve fazer acontecer, conduzir a classe todos os dias”, disse. 

Furtado destacou que o líder, o gestor, nunca está satisfeito e busca formas de melhorar sempre mais e é assim que o professor, que o gestor escolar, deve se sentir e agir. Falou também da relação de poder entre o professor e o aluno e da necessidade de controle da sala de aula para que o aprendizado aconteça. “Mas é preciso discutir a forma de controle, dê voz aos liderados para que assimilem a melhor forma possível o que está sendo aplicado”, concluiu.

O medalhista olímpico e ex-iatista Lars Grael encerrou as conferências
Foto: Emerson Ferraz / Secom


Em seguida, o professor Francisco Javier Urra, da Espanha, proferiu a Conferência “Educar em uma Sociedade Líquida”. Destacou que a sociedade líquida é aquela que educa os pais, os filhos, os professores, a rede social, se caracteriza pelo que engrandece, constrói. “É uma sociedade que busca compartilhar, que neste momento está saturada com um alto índice de informação e muito carente de formação”, explicou. 

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui