31 agosto 2011

'Academia ao Ar Livre' incentiva a vida saudável nos bairros

Os execícios passaram a controlar a hipertensão do seu Luiz
Foto: Zaqueu Proença / Secom


Acordar e fazer exercícios físicos pela manhã era uma prática que, até recentemente, não era rotina na vida do aposentado Luiz Gonzaga, de 60 anos. Morador do Jd. Prestes de Barros há aproximadamente 40 anos, hoje ele costuma ir diariamente até a Av. Carlos Sonetti para andar na pista de caminhada e se movimentar em aparelhos de ginástica, desde que o bairro passou a disponibilizar uma “Academia ao Ar Livre”. Até o final do ano, os equipamentos devem estar disponíveis 15 pontos, de um total de 50 previstos em todas as regiões da cidade, conforme o prefeito Vitor Lippi. 
Seu Luiz lembra que, durante muitos anos, conviveu com problemas de saúde decorrentes da hipertensão arterial. “A minha pressão era 16x10. Algumas vezes chegou até mesmo a medir 20x10, 20x11... Hoje, com esses exercícios, ela está controlada, com uma média de 12x8. Sinto-me ótimo!”, explica. 

Talitta está indo à "Academia" mesmo nos finais de semana
Foto: Zaqueu Proença / Secom

E a “Academia” está fazendo sucesso não só com os idosos, mas com pessoas de todas as idades. Vizinha da pista, Talitta da Silva Bueno, 25 anos, revela que antes da instalação dos equipamentos fazia caminhadas eventualmente. Agora, ela afirma que caminha e se utiliza dos aparelhos todos os dias, inclusive nos fins de semana. “Acredito que na correria do dia-a-dia, fazer caminhadas tem me ajudado muito a evitar o estresse. Venho para cá e me sinto mais calma e relaxada. É muito bom!”, destaca.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui