03 agosto 2011

Contram determina uso de antenas protetoras para motociclistas

A partir desta quinta-feira (04) entra em vigor a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contram) determinando o uso obrigatório de acessórios de segurança para o transporte remunerado de passageiros (mototáxi) e cargas (motofrete) em motocicletas. Entre os acessórios inclui-se o aparador de linha – antena destinada à proteção dos condutores de motos para evitar acidentes com as linhas de pipa com cerol.

Para o titular da Secretaria de Segurança Comunitária (Sesco) de Sorocaba, a nova resolução deve reduzir o número de acidentes provocados por linhas cortantes (no município o serviço de motofrete agora é regulamentado por Lei), bem como incentivar outros condutores de motocicletas a utilizarem as antenas. “A decisão do Contram surge num momento em que são cada vez maiores os índices de acidentes provocados pelo cerol em todo o País”, comenta. Ele entende que “a decisão deveria ser extensiva a todos os motociclistas, para garantir maior segurança a todos que se utilizam desse meio de locomoção”.

Subordinada à Sesco, a Guarda Civil Municipal possui 44 motos na sua frota, todas equipadas com esse dispositivo de segurança. O mesmo ocorre com as 14 motocicletas utilizadas pela Empresa de Desenvolvimento Urbano e Social (Urbes), na fiscalização de trânsito no Município.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, clicando aqui.