12 agosto 2011

Dia de Combate à Poluição é lembrado neste domingo, no Via Viva

Neste domingo, dia 14, é comemorado o Dia de Combate à Poluição. E para sensibilizar o público e divulgar suas ações, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) estará com uma exposição no Via Viva sobre Controle de Fumaça Diesel (blitz educativa), demonstração de avaliação com escala de Ringelman e Opacímetro, além da Campanha de Prevenção e Combate às Queimadas “Patrulha Verde”.

A ideia é conscientizar os motoristas sobre os problemas associados às emissões de poluentes, particularmente a fumaça preta. As queimadas também são outra grande fonte de poluição do ar. E, para combatê-la, a Prefeitura de Sorocaba criou a “Patrulha Verde”. A equipe é composta por funcionários municipais para apoiar as ações de combate realizadas pelo Corpo de Bombeiros.

Neste ano, até julho, a equipe da “Patrulha Verde” combateu 539 focos de incêndio na cidade. De acordo com a Sema, foram 3 focos em janeiro, 33 em fevereiro, 47 em março, 41 em abril, 84 em maio, 151 em junho e 180 em julho. Em 2010, neste mesmo período, a “Patrulha” identificou e extinguiu 1.043 focos de incêndio, sendo 7 em janeiro, 79 em fevereiro, 61 em março, 112 em abril, 154 em maio, 210 em junho e 420 em julho.

A causa mais frequente das queimadas é a queima de lixo caseiro, da palha de roçadas dos terrenos e das matas existentes ao redor do centro urbano.

Além do trabalho realizado pela "Patrulha Verde", a população pode ajudar a campanha denunciando incêndios pelo telefone 193 (Bombeiros). De acordo com a Lei Municipal nº. 8.405, de 24/03/2008, queimada é crime e sua prática é passível de multa.