12 agosto 2011

'Mega Plantio Escolar' acontecerá na próxima semana

Na próxima sexta-feira, dia 19 de agosto, das 8h às 11h, a Prefeitura de Sorocaba vai realizar a 4ª edição do “Mega Plantio Escolar”. Desta vez, a ação será numa área pública no Wanel Ville, na Zona Oeste da cidade, envolvendo 1.400 alunos das Escolas Municipais “Oswaldo Duarte”, “Avelino Leite de Camargo”, “Benedito José Nunes” e do CEI-71 “Profª Yolanda Prestes Neder”. Ao todo, serão plantadas 2 mil mudas.

Coordenado pelas secretarias da Educação (Sedu) e de Meio Ambiente (Sema), o evento faz parte das ações do Plano de Arborização Urbana, que tem como meta o plantio de 500 mil árvores em Sorocaba até 2012. Ao todo, serão 10 mil mudas a serem plantadas em cinco ações ambientais com estudantes da Rede Municipal de Ensino.

“O nosso objetivo é envolver as nossas crianças na preservação do meio ambiente. Além disso, vamos trabalhar a questão da cidadania, criando um compromisso desses alunos com o meio ambiente, pois cada um deles vai fiscalizar o crescimento das mudas plantadas”, destaca a secretária do Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho.

No dia do evento, os alunos serão divididos em grupos. A cada hora, um grupo estará no local definido para realizar o plantio. Após a ação, cada criança receberá a carteirinha “Amigo do Meio Ambiente”, para poder acompanhar o crescimento das mudas e anotar informações a cada visita feita à 'plantinha' como, por exemplo, a altura e o desenvolvimento, se houve o aparecimento de flores, frutos e sementes, entre outras observações. A equipe da Sema já capacitou todos os alunos, com uma aula prática e teórica de plantio.