12 agosto 2011

Prefeitura entrega oito novos micro-ônibus para atender o transporte especial


Foto: Emerson Ferraz / Secom



Com o objetivo de dar continuidade ao processo de melhorias do Transporte Coletivo e do Transporte Especial, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes, entregou, na manhã desta sexta-feira, dia 12, no estacionamento do Paço Municipal, oito novos micro-ônibus (zero km) adaptados com elevador para acesso de pessoas com deficiência física. Os novos carros começarão a rodar na próxima terça-feira, dia 16. 

Durante a solenidade de entrega dos veículos, o prefeito Vitor Lippi destacou que atualmente Sorocaba conta com o melhor serviço de transporte especial do estado. “Trata-se da renovação e ampliação da concessionária STU – Sorocaba Transportes Urbanos integrando a frota do serviço de Transporte Especial, que complementa o serviço regular do Sistema de Transporte Coletivo Urbano de Sorocaba que já conta com 73% da frota com elevador”, esclareceu Lippi. 

O presidentes da Urbes, Renato Gianolla, explicou que os novos veículos possuem chassis da marca Agrale com carroceria Neobus modelo Thander e elevador Ortobras na porta de acesso e com capacidade de acomodação de até cinco cadeiras de rodas ao mesmo tempo, permitindo a ampliação dos atendimentos e melhor acomodação dos usuários.

“Os veículos contam, ainda, com cintos de segurança de cinco pontos em todos os assentos e vidros fumês. Além disso, terão câmeras de vigilância com GPS de localização”, enfatizou o engenheiro Gianolla.


Melhor frota do estado


A idade média da frota do serviço de Transporte Especial que era de 5,86 anos, com a inclusão desses novos micro-ônibus, passa a ser de apenas 1,03 anos,  melhorando significativamente a qualidade dos serviços prestados. 

Atualmente o Transporte Especial atende 783 pessoas, operando regularmente de segunda a sábado das 5h30 à meia noite, rodando em média 72 mil quilômetros por mês. 

“A nossa expectativa é ampliar em 6,5% a demanda de usuários do serviço, ou seja, das atuais 783 pessoas pretendemos atender 830. Com isso teremos uma redução de 40% da demanda em espera. E A frota do serviço de Transporte Especial que era de 14 veículos, sendo 12 micro-ônibus e duas vans, agora é de 15 veículos, sendo 14 micro-ônibus e uma van”, finalizou o titular da Urbes.