01 agosto 2011

Via Viva atrai cerca de 5 mil pessoas neste domingo

O mau tempo não atrapalhou a 11ª edição do Via Viva, programa municipal realizado pela Prefeitura de Sorocaba todos os domingos, das 8h às 13h, na Avenida Itavuvu, Zona Norte. Até o meio-dia deste domingo (31), quase 5 mil pessoas já tinham passado pelo local, segundo estimativa da Polícia Militar e dos organizadores.

Além de caminhar e andar de bicicleta e skate com segurança – 2,2 km de extensão das duas pistas da Avenida Itavuvu são abertas exclusivamente aos pedestres –, muita gente aproveitou para levar o bichinho de estimação para passear.

O casal de namorados Erick Matos, 27, e Alessandra Santos, 24, levaram a cadelinha dela, a Cherrie, para dar uma volta na Itavuvu. “Nós já tínhamos vindo aqui umas duas vezes, mas para andar de bicicleta. Aí resolvemos trazer a Cherrie, que pode passear tranquilamente e ver um monte de gente, que ela adora”, diz Alessandra.

A esteticista Matilde de Souza, 43, e a filha Mariane, 12, também optaram em aproveitar a manhã de domingo para levar o pastor alemão Nick para dar uma volta pela Via Viva. “Sempre que dá, faço questão de vir. A Mariane adora porque pode andar de bicicleta sem medo. Moramos aqui perto e de vez em quando, como hoje, trazemos o Nick junto com a gente”, comenta Matilde. “Eu adoro vir aqui”, completa Mariane.

Karatê, saúde e trabalho

O Via Viva deste domingo também contou com uma aula aberta de karatê, realizada sãs 9h às 12h. O programa municipal contou ainda com a participação do Instituto Anhanguera Educacional, que ofereceu à população serviços gratuitos de saúde, como aferição de pressão arterial, orientações posturais e ergonômicas e orientações à saúde e bem-estar.

Além disso, a Secretaria de Relações do Trabalho (Sert) levou à Avenida Itavuvu os atendimentos do Banco do Povo, com informações sobre empréstimos, e da Universidade do Trabalhador (Unit), que efetuou inscrições dos interessados para cursos e também do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), que passou orientações ao público.