Crédito: Emerson Ferraz / Secom |
O prefeito Vitor Lippi assinou na tarde desta sexta-feira (8) um protocolo de intenções com a Sanoh do Brasil Indústria Comércio de Produtos Automotivos Ltda., a oitava das 12 sistemistas que integrarão o complexo industrial da Toyota. A empresa será responsável pela fabricação e distribuição dos sistemas de tubos de combustível e fluído de freios para os automóveis produzidos pela montadora japonesa. Os investimentos da empresa superam os R$ 8,9 milhões, com a previsão de gerar 40 empregos diretos e 10 indiretos.
Lippi destacou a expectativa da cidade para o início das operações da Toyota. Lembrou ainda do esforço concentrado que está sendo feito para as obras de melhorias naquela região, como a pavimentação da Av. Itavuvu e a interligação com a Rodovia Castello Branco, além da implantação das redes de infraestrutura. “Esperamos muitos ver o primeiro Toyota sorocabano. E este dia está se aproximando cada vez mais”, ressaltou.
O gerente geral da Sanoh, Fábio Hirose Olivato, destacou que além da Toyota, a empresa é fornecedora da Honda e que a unidade de Sorocaba será estratégica para a expansão da produção. “Inicialmente, vamos utilizar componentes importados. Mas, a intenção é que, de acordo com a expansão do mercado, eles possam ser totalmente produzidos em Sorocaba. Agradecemos a confiança dada pela Toyota, juntamente à oportunidade de crescermos junto com ela e outras montadoras”, afirmou.
Lippi ainda ressaltou que a Toyota vem cumprindo os cronogramas para sua operação em Sorocaba, com a previsão de que os primeiros maquinários que servirão à produção dos veículos cheguem em agosto. A Sanoh assinou o 56º protocolo de intenções com a Prefeitura durante a gestão do prefeito Vitor Lippi, que somam cerca de R$ 3,89 bilhões em investimentos, com a geração de 21.635 empregos diretos e 33.855 indiretos.
A cerimônia ainda reuniu o vice-prefeito José Ailton Ribeiro, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mário Tanigawa, e o diretor presidente e o analista de marketing da Sanoh, respectivamente, Takehito Fukui e Ricardo Toshiyuki Hirose.