25 março 2011

ARTIGO: Desenvolvimento Regional

A criação da Emplan visa criar condições para um desenvolvimento regional integrado  Foto: Paulo Ochandio / Secom

Estabelecimento de condições técnicas para o planejamento, apoio e desenvolvimento regional. É essa a principal função do Núcleo de Planejamento do Sudoeste Paulista. É óbvio que o desenvolvimento e o crescimento de cada uma das cidades da nossa região dependem de decisões políticas, mas o planejamento é essencial para o sucesso. 
A formação deste Núcleo não irá substituir instância política, mas fornecerá alternativas para crescimento de forma sustentada dos municípios. Representantes de trinta instituições, dentre elas todas as universidades e faculdades de Sorocaba, além de sindicatos e associações ligadas à sociedade civil discutiram durante três anos as possibilidades e a estrutura básica para a concretização de uma instituição. O objetivo: planejar o futuro da região, auxiliando cada município, levantando propostas e projetos de fortalecimento da nossa região.
O propósito do encontro na Fundação Ubaldino do Amaral com representantes de toda a região nada mais foi que o de sensibilizar os gestores das cidades da nossa macrorregião para a necessidade dessa integração, bem como o de buscar soluções conjuntas para os muitos desafios da gestão pública.
É uma iniciativa importante, pois já conseguimos o mais difícil: o capital intelectual. Unir todas as instituições de ensino superior de uma cidade do porte de Sorocaba para discutir e trabalhar em prol de um objetivo, que neste caso é o desenvolvimento sustentável da região. 
Como a maior da região, Sorocaba tem também a maior cota de responsabilidade e nada mais justo que tome a iniciativa de liderar as outras cidades para, juntas, buscarmos o desenvolvimento mais harmônico, criando mais oportunidade para todos os municípios, principalmente os de menor porte.


Vitor Lippi
Prefeito de Sorocaba


*Artigo publicado originalmente pelo jornal Bom Dia Sorocaba na edição da última quarta-feira (23)