A campanha de orientação e detecção da tuberculose, promovida pela Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) desde segunda-feira (21), termina nesta sexta-feira (25). Os interessados em fazer o exame podem procurar uma das 30 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade; as duas Unidades Pré-hospitalares (UPHs Zona Norte e Zona Oeste); o Serviço de Assistência Municipal Especializada (Same - Rua Manoel Lopes, 220, Vila Hortência); o Centro de Orientação e Aconselhamento de Sorocaba (Coas - Rua da Penha, 770, Centro), e o Ambulatório de Saúde Mental ( Rua Rio Grande do Sul, 394, Centro). Durante todos esses dias da campanha, a SES também promoveu ações de orientação e exames nos hospitais psiquiátricos e nas penitenciárias da cidade.
Quem tosse há três semanas ou mais deve participar da campanha. O atendimento é gratuito. A Campanha de Busca do Sintomático Respiratório para marcar a passagem do Dia Internacional da Tuberculose, celebrado nesta quinta-feira, dia 24 de março.
A enfermeira Valquíria Carnio Gomes, coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, explica que a campanha visa examinar as pessoas que apresentam os sinais da doença e assim identificar novos casos em fase inicial. “O tratamento é gratuito, com antibiótico. Ele interrompe a transmissão para outras pessoas e garante a cura da doença no prazo de seis meses, se seguido corretamente”, explica.
Os casos identificados serão encaminhados para acompanhamento e tratamento na Policlínica Municipal de Especialidades, onde funciona o programa, que mantém um trabalho permanente. Além disso, todas as UBSs da cidade são habilitadas para fazer o exame do escarro e dar orientações sobre a tuberculose durante o ano todo.