30 março 2011

ARTIGO: Sorocaba contra a dengue

A operação especial "Guerra Contra a Dengue" visa impedir uma epidemia da doença
Foto: Zaqueu Proença / Secom



A dengue avança em todo o país. Somente no ano passado o Brasil teve quase um milhão de doentes e mais de mil mortes. Neste ano, Sorocaba já registrou 325 casos da doença e corre o risco de enfrentar uma epidemia da doença caso todos nós não declaremos guerra ao mosquito.

A Prefeitura tem feito o possível para orientar a população e fiscalizar o cumprimento das regras básicas da guerra contra o mosquito Aedes aegypti, mas infelizmente muitos sorocabanos não estão levando a sério o risco da doença.

Mais de vinte ações permanentes de combate e prevenção à dengue já são executadas pela Prefeitura com o objetivo de tentar evitar uma epidemia na cidade e, principalmente, mortes pela doença.

A partir de agora, para proteger a população a Prefeitura passará a multar todos aqueles que estão colocando em risco a saúde das pessoas ao manter em suas casas ambientes propícios para proliferação do mosquito. 

E para que não haja dúvidas de como a população deve agir no combate à dengue, a Prefeitura estará anexando nas contas de água do Saae um mini-roteiro com as tarefas básicas para evitar criadouros em suas casas. Além disso, ampla campanha publicitária está sendo deflagrada para alertar e orientar a população sobre as ações de combate à dengue. Seguindo essas orientações as pessoas estarão prevenindo a doença, evitando multas e ajudando a salvar vidas.

O combate à dengue deve ser um trabalho permanente e, mesmo com toda essa divulgação, 90% dos criadouros continuam sendo encontrados dentro das residências, sendo obrigação de cada cidadão cuidar da própria casa.

A responsabilidade é de todos. Não podemos deixar o mosquito vencer esta guerra, senão teremos sofrimento e mortes. Só com a união e o esforço de todos é que derrotaremos o mosquito. Sorocaba declara guerra contra a dengue. Faça a sua parte neste combate!



Vitor Lippi
Prefeito de Sorocaba




*Artigo originalmente publicado pelo jornal Bom Dia Sorocaba, na edição desta quarta-feira (30/03/2011)