O escritor Rubem Alves destacou o desafio dos professores nas escolas públicas Foto: Zaqueu Proença / Secom |
Com a conferência “Conversa sobre Educação”, o escritor Rubem Alves abriu o ciclo de conferências no Seminário Internacional de Educação de Sorocaba, na manhã desta quinta-feira (21), no Lar Escola Monteiro Lobato. O Seminário é uma promoção da Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação, e encerra nesta sexta-feira (22).
Aos 78 anos, o escritor esbanjou bom humor, fez brincadeiras, contou histórias aos educadores e, durante sua palestra, não poupou críticas ao sistema educacional brasileiro. “É muito difícil passar nos vestibulares, penso que nem mesmo o ministro da Educação passaria”, disse.
Uma apresentação especial do maestro João Carlos Martins abriu o Seminário Foto: Emerson Ferraz / Secom |
O escritor elogiou o papel do professor no Brasil, especialmente aqueles que atuam em escolas públicas e dos desafios que eles enfrentam diariamente para ensinar. Lembrou que a educação de qualidade passa pelos quatro pilares propostos pela Nações Unidas para a Educação (Unesco): Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Viver com os Outros e Aprender a Ser. Ao encerrar, Rubem Alves foi ovacionado e aplaudido em pé pelo público.
Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui