18 julho 2011

Parque Tecnológico marca nova etapa do desenvolvimento industrial


O prefeito Vitor Lippi visitou na manhã desta segunda-feira (18) as obras do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), da interligação entre a Av. Itavuvu e a Rodovia Castello Branco e do complexo industrial da Toyota, acompanhado pelo vice-prefeito José Ailton Ribeiro, vereadores, secretários municipais e veículos de imprensa. Lippi destacou os investimentos em inovação e pesquisas de novas tecnologias como fundamentais para o crescimento industrial do país, marcando uma nova etapa para o desenvolvimento de Sorocaba.

O PTS funcionará com um organismo articulador entre universidades, escolas técnicas, institutos e empresas que investem em pesquisas de novas tecnologias. Lippi destacou a pesquisa e a inovação como fundamentais para as empresas que buscam manter sua posição no mercado ou crescimento, tendo em vista as rápidas mudanças provocadas pela tecnologia.

Para o prefeito, o PTS será um novo vetor de desenvolvimento econômico para Sorocaba e região. “A cidade irá mudar de patamar de competitividade: ela deixará de ser apenas uma cidade industrial para ser também uma cidade tecnológica, o que ajudará a garantir seu futuro, com a atração de novos investimentos, e ajudar o Brasil a ter competitividade tecnológica”, explicou Lippi.

Crédito: Zaqueu Proença / Secom
Também nesta segunda-feira (18) tiveram início as obras para a construção do Núcleo Central do PTS, localizado no final da Av. Itavuvu, altura do Km 92 da Castello Branco. A primeira fase das obras resultará na implantação de 11 mil m² do local, que abrigará incubadoras tecnológicas, a incubadora de empresas de base tecnológica e setores estruturais, por exemplo, para o registro de patentes, suporte jurídico e de negócios e atendimento do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, clicando aqui.