Crédito: Emerson Ferraz / Secom |
Prestar assistência às pessoas portadoras de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e àquelas que vivem e convivem com HIV/Aids e, principalmente, buscar a melhoria da qualidade de vida destas pessoas, reduzindo o preconceito e a discriminação que normalmente enfrentam. Estas são as missões do Serviço de Assistência Municipal Especializada de Sorocaba (SAME), inaugurado na tarde desta sexta-feira (17).
A nova unidade, instalada à Rua Manoel Lopes, 220, na Vila Hortência, era anteriormente denominada Clínica Municipal de DST/Aids. O imóvel, que é próprio, passou por obras de reforma e ampliação, totalizando mais de 800 metros quadrados de área construída, mais que o dobro da antiga estrutura da clínica, que funcionava no Jardim Faculdade.
“O SAME foi construído graças à parceria da Prefeitura de Sorocaba com o Ministério da Saúde, com todo o apoio do prefeito Vitor Lippi. Foram investidos cerca de R$ 2 milhões entre obras de reforma, ampliação e compra de equipamentos. Assim, o SAME passa a ser uma das melhores clínicas do interior”, declara o secretário da Saúde, Milton Palma.
O SAME atenderá pessoas de ambos os sexos e de todas as faixas etárias, que apresentem qualquer tipo de DST, principalmente aquelas que vivem com HIV/Aids. O serviço terá três modalidades de atendimento – ambulatorial, leito-dia e assistência domiciliar terapêutica. “Dentre eles, o diferencial encontra-se justamente na assistência terapêutica, que presta atendimento aos pacientes acamados, que recebem cuidados em casa, por uma equipe multiprofissional”, comenta Maria Tereza Morales Dib, coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids.
Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, clicando aqui.