Os ônibus e as vans iam chegando e, deles, saltando jovens alegres, caprichados em suas roupas e ansiosos para a cerimônia de formatura. Eram em 90, todos formandos do programa ProJovem Adolescente, administrado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), em parceria com o Governo Federal. “Somos todos vencedores”, disse o aluno Elias dos Santos Arcanjo no momento de discursar em nome dos colegas. E a formanda Luana Galvão assim se expressou para definir o ProJovem: “É um Programa da Esperança.”
A secretária Maria José Lima explica que esse programa é um serviço socioeducativo oferecido a jovens de 15 a 17 anos, oriundos de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família. “É bonito o fato de os jovens não serem obrigados a frequentar esse curso, aplicado nos seis Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), localizados nos bairros Ana Paulo Eleutério, Brigadeiro Tobias, Ipiranga, Maria Eugênia, Nova Esperança e São Bento. A adesão é livre, mas aqueles que participam o fazem ativamente.”
Elias dos Santos, morador do parque das Laranjeiras, conta que no CRAS eles são estimulados a participar de atividades que promovem o conhecimento, a capacitação profissional, o cooperativismo, os direitos civis, "coisas que nos auxiliam a lutar por uma vida melhor, e a conquistarmos uma vida social diferente daquela que ocupamos hoje.”
Leia esta matéria completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui