Foto: Paulo Ochandio / Secom |
Alguns bairros de Sorocaba atendidos pela coleta de lixo às terças, quintas-feiras e sábados estão com atraso nos serviços, em razão do aumento em aproximadamente 100% no volume de resíduos gerados pelas residências nos últimos dias. A Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) notificou a empresa responsável pela coleta, que ampliou o número de veículos e funcionários nas ruas. A situação deve se normalizar ainda nesta quarta-feira (29).
De acordo com a Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe), Sorocaba produz em média 500 toneladas de lixo domiciliar por dia. Entretanto, desde a última semana, este volume subiu para aproximadamente 1.000 toneladas diárias. A situação se agravou em razão de problemas mecânicos apresentados por caminhões responsáveis pela coleta. Notificada pela Seobe, a empresa Gomes Lourenço ampliou a frota de 15 para 22 caminhões e prestou atendimentos inclusive no último domingo (26).
O secretário de Obras e Infraestrutura Urbana, Wilson Unterkircher Filho, destacou a expectativa de que as providências tomadas regularizem os serviços nesta quarta-feira (29), além de solicitar à população paciência e colaboração, para minimizar a quantidade de lixo depositada nos contêineres. Uma destas medidas é a coleta seletiva dos materiais recicláveis, por exemplo, embalagens de plástico, papel e papelão, latas de alumínio e garrafas de vidro ou pet, utilizando os contêineres apenas para a deposição de lixo orgânico.
Para o secretário, a adoção de tais medidas podem minimizar possíveis transtornos depois das comemorações de Ano Novo. No próximo sábado (1º de janeiro), não haverá coleta de lixo, em razão de ser o único feriado concedido aos trabalhadores do setor durante o ano todo. Como os serviços são geralmente realizados aos domingos, o cronograma será retomado a partir da próxima segunda-feira (3 de janeiro).