A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe), inicia uma campanha de orientação à população quanto à deposição correta de resíduos. Uma das questões que mais geram dúvidas nos sorocabanos é sobre os tipos de resíduos que podem ser colocados nas caçambas de entulho contratadas junto aos prestadores de serviços.
Nesse caso, o gerador (munícipe) deve evitar a mistura como, por exemplo: resíduos de galhos de árvores, grama e terra não podem ser depositados na mesma caçamba onde já tenha os de construção civil (entulho). Isso porque são lixos que têm destinação em locais diferentes.
Para facilitar o acesso às informações, a Prefeitura vai disponibilizar em seu portal um texto informativo, onde esclarece de quem é a responsabilidade pelo gerenciamento (destinação) de cada tipo de lixo. Explica também o que compete à municipalidade e ao gerador (munícipe) sobre a destinação adequada do resíduo, quer seja doméstico, industrial, hospitalar, agrícola ou orgânico. Incluem-se aí os eletroeletrônicos, como geladeiras, baterias, fogões e TVs.
O documento completo que disciplina a coleta e a destinação dos resíduos em Sorocaba podem ser conferidas no Portal da Cidadania, clicando aqui.