16 dezembro 2010

Nova empresa pública irá apontar direções para o desenvolvimento regional

O prefeito Vitor Lippi destaca o Nuplan como um fórum permanente de desenvolvimento  Foto: Zaqueu Proença / Secom



Está pronto o Projeto de Lei de autoria do prefeito Vitor Lippi que cria o Núcleo de Planejamento do Sudoeste Paulista (Nuplan). A novidade foi anunciada durante a reunião de conclusão e avaliação dos trabalhos do Nuplan deste ano, realizada na terça-feira (14), na Prefeitura de Sorocaba. Representantes de trinta instituições, dentre elas todas as universidades e faculdades de Sorocaba, além de sindicatos e associações ligadas à sociedade civil, discutiram as possibilidades e a estrutura básica para a concretização de um organismo com objetivos planejar o futuro de modo regional. Os encontros vêm acontecendo há três anos. 
O projeto de lei será protocolado na Câmara Municipal no início do próximo ano. Se aprovado, conforme a proposta, uma empresa pública, ligada à Secretaria de Planejamento e Gestão, será a responsável pelas atividades. Segundo Vitor Lippi, ela possibilitará o estabelecimento de condições técnicas para o apoio a um desenvolvimento regional. “É óbvio que o desenvolvimento e o crescimento de cada uma das cidades dependem de decisões políticas. A nova empresa não irá substituir instância política, mas fornecerá os parâmetros técnicos fundamentais para os agentes políticos”, complementou.
De acordo com o advogado Vladimir Ribeiro, consultor jurídico e um dos responsáveis pela formatação do novo organismo, o Núcleo de Planejamento do Sudoeste Paulista começará as suas atividades de uma forma bastante diferenciada. “O Nuplan está aplicando na prática o que se propõe a fazer: o novo organismo foi discutido e planejado para alcançar todos os objetivos”, explica. 
Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui