O prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi, recebeu, em seu gabinete, na tarde desta quarta-feira (27), uma comitiva com representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, da Coordenação Nacional de Saúde Mental e da Defensoria Pública de São Paulo.
Durante o encontro, foi formalizada a criação de uma comissão para discutir a saúde mental para que possa ser feita uma avaliação do sistema, viabilizando a construção de propostas para a área. A próxima reunião já ficou agendada para o dia 16 de maio, às 9h, no Auditório do Paço Municipal, localizado no andar térreo do Palácio dos Tropeiros. Todos os que estavam presentes se comprometeram a participar dessas reuniões que também serão abertas a demais interessados em contribuir com as discussões para a área.
A equipe estava na cidade para visitar hospitais psiquiátricos e procurou o prefeito para falar sobre o modelo de assistência atual e o histórico da saúde mental em Sorocaba e na região, além de dados que têm sido divulgados sobre os atendimentos realizados. O grupo estava acompanhado de integrantes dos Conselhos Federal e Regional de Psicologia e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), sendo alguns deles autores de um levantamento preliminar sobre a rede de saúde mental na região.
O prefeito Vitor Lippi abordou alguns avanços da rede de atendimento de Saúde Mental em Sorocaba, fez alguns esclarecimentos sobre a atuação dos hospitais e sobre a política municipal da área e informou que há levantamentos em andamento que poderão ser apresentados em breve. Para Lippi, a iniciativa da reunião foi muito oportuna, com a intenção de uma atuação colaborativa dos presentes.