24 janeiro 2011

Aproximadamente 1.000 m² do novo piso já foi implantado no Bulevar Braguinha

Foto: Zaqueu Proença / Secom



O Bulevar Braguinha, um dos principais corredores comerciais da cidade, está com cerca de 1.000 m² do novo piso instalados desde a tarde desta segunda-feira (24), dentro das obras desenvolvidas para substituição do piso no Centro. A Prefeitura de Sorocaba iniciou os trabalhos no local na semana passada, a partir do cruzamento com o Bulevar Barão do Rio Branco, que vêm sendo desenvolvidos gradativamente ao longo da via. Nos próximos dias, a Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) começará o mesmo serviço na Praça Cel. Fernando Prestes, caso não haja grande incidência de chuva. 

Os 38 mil m² do antigo piso em porcelanato estão sendo substituídos pelos do tipo ladrilho hidráulico. Conhecido como “piso padrão”, o modelo foi definido pela Prefeitura a partir de uma enquete, quando foi escolhido por 89% dos 1.746 entrevistados, por ser considerado menos escorregadio. O piso em implantação é da cor cinza, sendo que nas laterais, os ladrilhos são amarelos e do modelo direcional, visando facilitar o deslocamento de deficientes visuais. Atendendo às normas de acessibilidade, as esquinas terão pisos do tipo tátil, voltado às pessoas com mobilidade reduzida e que, por exemplo, façam o uso de cadeiras de rodas ou andadores.

Foto: Zaqueu Proença / Secom


Os locais do Centro onde acontecem os serviços estão sinalizados e isolados por redes de proteção, de modo a garantir mais segurança aos pedestres e minimizar os impactos na região. O prefeito Vitor Lippi avalia como positivo o andamento das obras e agradece aos trabalhadores, frequentadores, comerciantes e moradores do Centro pela colaboração. Em breve, a troca do piso se estenderá por mais locais: Bulevar Braguinha (esquina com a Rua Souza Pereira), no entorno do Mercado Municipal e nas ruas Cesário Mota e Souza Pereira. 

Ao todo, a Prefeitura prevê a substituição de quase 38 mil m² de piso da área central, cuja obra deverá estar concluída em aproximadamente seis meses a partir desde mês, se não ocorrerem imprevistos. O investimento é de aproximadamente R$ 4,5 milhões. Conforme a licitação, duas empresas realizam as obras: Fábio Pilão Engenharia Ltda. e a Construtora Arco Ltda.

Foto: Zaqueu Proença / Secom


Mais informações sobre as obras para troca do piso do Centro estão disponíveis no Portal da Cidadania,  o Sorocaba.sp.gov.br. Ao clicar na imagem identificada como “Obras no Centro”, o internauta terá acesso a reportagens, em textos, fotos, vídeos e áudios, material produzido pela Secretaria da Comunicação (Secom) e que é atualizado três vezes por semana.