22 janeiro 2011

Toyota destaca fábrica de Sorocaba como principal investimento nos últimos anos

Além do prefeito e do vice-governador, o presidente da Fenabrave, Sérgio Reze, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mário Tanigawa, estiveram entre os convidados  Foto: Zaqueu Proença / Secom


O vice-governador e secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, e o prefeito Vitor Lippi participaram na noite de sexta-feira (21) da transmissão da presidência da Toyota no Mercosul. Após cinco anos, Shozo Hasebe deixou o cargo para dar lugar a Sunichi Nakanishi, em cerimônia realizada no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo. Hasebe classificou a futura fábrica de Sorocaba, a terceira da montadora japonesa no país, como principal legado da sua gestão.

O ex-presidente mencionou o crescimento da empresa no Brasil nos últimos cinco anos, quando o número de automóveis vendidos anualmente subiu de 60 mil unidades, em 2005, para 100 mil em 2010. Hasebe destacou a fábrica de Sorocaba como “herança para um futuro promissor da Toyota no país, marcando o início de um novo ciclo”, agradecendo ao “apoio fundamental dos governos Estadual e Municipal”. O novo presidente da Toyota Mercosul, Sunichi Nakanishi, citou o bom momento econômico vivido pelo país, sendo que “a nova fábrica em Sorocaba terá grande papel na expansão dos negócios e no desenvolvimento econômico e social brasileiro”.

Lippi agradeceu ao ex-presidente da Toyota Mercosul, Shozo Hasebe, pela confiança da empresa em Sorocaba  Foto: Zaqueu Proença / Secom


O parque industrial da Toyota em Sorocaba deve produzir, a partir de 2012, aproximadamente 70 mil veículos por ano, de um novo modelo compacto. Localizada na Av. Itavuvu, nas proximidades do Km 92 da Rodovia Castello Branco, a Toyota será a âncora do Parque Tecnológico de Sorocaba e terá no seu entorno outras 12 empresas fornecedoras de matéria-prima para ela, com a expectativa de gerar cerca de 1.500 empregos diretos e mais 10 mil empregos indiretos.

O prefeito Vitor Lippi destaca a fábrica da Toyota como resultado de quatro anos de esforços conjuntos da Prefeitura com o Governo do Estado, que permitiram que Sorocaba fosse escolhida, entre várias de cidades candidatas, a receber a nova unidade da montadora, num investimento acima de R$ 1 bilhão. “A Toyota não vai beneficiar apenas Sorocaba, mas toda a nossa região, com dezenas de unidades industriais fornecedoras de peças e prestadoras de serviços”, explicou.

O novo presidente da Toyota Mercosul, Sunichi Nakanishi (terno preto), destacou a importância da fábrica de Sorocaba na expansão da empresa
Foto: Zaqueu Proença / Secom


A planta da fábrica deve ser ampliada gradativamente, conforme as demandas do mercado, com capacidade de ultrapassar os 300 mil veículos, em investimentos superiores a R$ 1 bilhão.

A solenidade na noite de sexta-feira, na capital, reuniu também várias autoridades do Executivo e Legislativo de em nível Federal e Estadual e de diversos municípios e entidades representativas da indústria e comércio, em especial, do setor automotivo. Acompanharam o prefeito na cerimônia a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Denise Lippi, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mário Tanigawa, e sua esposa, Kasumi Tanigawa.