26 janeiro 2011

Prefeitura de Sorocaba castrou quase 2 mil animais em 2010

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Unidade de Controle Animal (UCA), da Seção de Controle de Zoonoses da Secretaria da Saúde, realizou 1.931 castrações gratuitas em cães e gatos da cidade no ano passado, o que representa uma média de 160 esterilizações por mês. Este número é 87,4% maior do que o total de cirurgias feitas em 2009: naquele ano, 1.030 animais foram castrados pela seção.

Para o chefe da Zoonoses, Leandro Arruda, o conhecimento da população e o censo realizado nos bairros onde há maior concentração de animais, aliados à orientação dos moradores sobre o conceito de posse responsável, são apontados como fatores principais para o aumento do número de castrações realizadas pela UCA.

Do total de animais esterilizados em 2010, 60% corresponde a cães e 40% a gatos. Na distribuição por sexo, 68% deste total são fêmeas e 32% machos. Com esta divisão, a equipe da Seção de Zoonoses estima que 15.780 animais deixaram de nascer em Sorocaba no ano passado.

Lílian Nascimento, médica veterinária responsável pela UCA, explica que essa conta considerou apenas as fêmeas castradas em uma única geração, sem estimar as filhas e netas. O cálculo é baseado em estudos de que uma única cadela tem duas crias anuais, com 6 filhotes cada, e uma única gata tem três crias anuais, com quatro filhotes cada.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, clicando aqui.