19 janeiro 2011

Troca de experiências, ajuda mútua e mais saúde

Curso de terapia comunitária forma 1ª turma em março  Foto: Emerson Ferraz / Secom




“Quando a boca cala, o corpo fala. Quando a boca fala, o corpo sara”. Este é um dos lemas da terapia comunitária, que tem como objetivo a promoção da saúde: sua metodologia é a formação de grupos, onde cada participante relata suas experiências e problemas, auxiliando assim uns aos outros a superar as aflições do dia-a-dia, antes que elas se transformem em doenças ou se agravem.

Em Sorocaba, além de já existirem doze rodas de terapia comunitária em funcionamento e mais três que devem começar em breve, a Prefeitura em parceria com o Grupo Piracema – Núcleo Regional de Atenção à Família promovem desde agosto o curso de formação de terapeutas comunitários. A primeira turma, composta por 42 pessoas, entre elas profissionais das Secretarias da Saúde (SES), da Juventude (Sejuv) e da Cidadania (Secid) e dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), se formará em março.

Direcionada também a líderes comunitários e pessoas que desenvolvem algum trabalho relacionado à promoção social ou de saúde, a iniciativa tem como meta formar os chamados 'terapeutas comunitários', que irão auxiliar nos cuidados da saúde emocional e mental da população, principalmente nos bairros periféricos da cidade.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui