18 abril 2011

NOTA OFICIAL: A realidade da Saúde Mental na cidade

Muito tem sido divulgado sobre a Saúde Mental no Estado de São Paulo e na nossa região nas últimas semanas, incluindo denúncias e propagação de informações que não condizem com a realidade do setor na cidade de Sorocaba. Diante desses últimos acontecimentos, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da sua Secretaria da Saúde, informa que está em andamento um amplo levantamento sobre os atendimentos e causas dos óbitos ocorridos nos Hospitais Psiquiátricos instalados na cidade. 

Paralelamente a isso, é importante esclarecer que a Saúde Mental em Sorocaba não está focada exclusivamente na assistência hospitalar, mas sim na assistência ampla aos pacientes, de maneira humanizada, em vários níveis de atendimento, possibilitando reais alternativas à internação e à evolução clínica do paciente. 

No Estado de São Paulo, atualmente existem 54 hospitais psiquiátricos, com 10.780 leitos. E se historicamente a região de Sorocaba é conhecida pela elevada concentração de leitos de hospitais psiquiátricos, nos últimos anos, a cidade de Sorocaba se destaca exatamente pelas ações alternativas à hospitalização. Um dado que comprova isso é que atualmente, os quatro hospitais psiquiátricos instalados na cidade possuem 1.050 pacientes crônicos, dos quais 98, ou seja, menos de 10%, são da própria cidade. Demonstrando que esses hospitais atendem pacientes de todo o Estado, mas principalmente de outras cidades da região.   

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui