Encontro reúne cerca de 500 cidades de cidades do Brasil e do exterior Foto: Paulo Ochandio / Secom |
Foi aberto na manhã desta quinta-feira (14), em Sorocaba, o V Encontro da Rede Brasileira de Cidades Educadoras. O evento, integrante da Semana da Cidade Educadora, que ocorre no município desde segunda-feira (11), conta com a participação de 12 das 14 cidades brasileiras associadas na Associação Internacional das Cidades Educadoras (Aice), além do representante da Unesco no Brasil, Paolo Fontani, as representantes da Aice, Maria Angeles Sanches e Ana Lia Brada, e a diretora da Aice para a América Latina, Ana Lia Brada.
Em seu pronunciamento, o prefeito Vitor Lippi disse que Sorocaba se sente honrada em receber "pessoas que estão comprometidas em construir cidades com muito mais qualidade de vida para se viver, que fazem da educação o instrumento transformador e, por ele, melhorar o mundo".
O Prof. Juan Manoel Del Pozzo ressaltou os aspectos de uma cidade educadora Foto: Paulo Ochandio / Secom |
Falando em nome de Pilar Figueras Bellot, secretária geral da Aice, Maria Angelis, que veio de Barcelona, revelou que atualmente existem 432 cidades educadoras divididas por 32 países. Lembrou também dos desafios para atingir os objetivos descritos na Carta de Barcelona, onde nasceu o movimento. “Uma cidade educadora prepara uma forma de viver com a participação da sociedade, envolvendo a família, a escola, governo, todos os agentes que dela fazem parte”, disse.
Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui