03 setembro 2010

Reunião da Sema com proprietários rurais gera resultados positivos

Crédito: Paulo Ochandio / Secom
A equipe da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) se reuniu na manhã desta sexta-feira (3) com os proprietários de áreas rurais da Zona Leste de Sorocaba. O objetivo foi de sensibilizá-los da importância da recuperação das nascentes que se encontram em suas propriedades e também solicitar autorização para que a equipe da Sema possa ajudá-los nesse importante trabalho. O encontro aconteceu na Casa do Cidadão de Brigadeiro Tobias e reuniu também representantes do Sindicato Rural e de associações de moradores de bairro da região.

“É muito importante a participação deles. Esse trabalho vai garantir que estas áreas sejam conservadas e recuperadas para a manutenção da disponibilidade de água para Sorocaba e região. Precisávamos de uma autorização deles para podermos trabalhar em conjunto nas nascentes dessas áreas privadas”, explica a secretária do Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho.

De acordo com Ricardo Naccarati, gestor ambiental da Sema e coordenador desse trabalho, os proprietários entenderam a necessidade dessa ação e se propuseram a informar os demais proprietários da região. “Muitos deles já têm essa preocupação e cuidam das nascentes”, destaca.

Inicialmente, serão contempladas as propriedades rurais inseridas nas Bacias dos Rios Pirajibu e Pirajibu-Mirim, detentoras de uma importante malha hídrica superficial e subterrânea. Conforme a Sema, a ideia é começar a realizar esse trabalho ainda na segunda quinzena deste mês e a previsão é de trabalhar com 200 nascentes inseridas nestas duas bacias hidrográficas.

Leia essa notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br, clicando aqui.