O terreno do Núcleo Central do Parque Tecnológico passou por serviços de terraplanagem Foto: Zaqueu Proença / Secom |
Um dos principais objetivos do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), que é o de aproximar o conhecimento produzido pelas universidades e as indústrias, começa a se concretizar. Ontem, a Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) oficializou o interesse na instalação de um laboratório de pesquisas nas áreas de biomedicina, bioengenharia, certificação de produtos e patentes e aparelhos artificiais.
Na semana passada, assinamos o primeiro protocolo voltado ao PTS com a Fundação Ricardo Franco, que dá apoio ao Instituto Militar de Engenharia (IME). Ela prevê investimentos na ordem de US$ 50 milhões na implantação de um laboratório de testes automotivos (Crash Test), o primeiro do gênero na América Latina. Também já confirmaram instalação de laboratórios a Unesp, a Ufscar, a Fatec e a Uniso.
Visando às instalações do PTS e do complexo industrial da montadora Toyota, também estamos desenvolvendo as obras para criar o acesso entre a Av. Itavuvu e o Km 92 da Rodovia Castello Branco. Além disso, concluímos a terraplanagem da área onde será instalado o Núcleo Central do PTS e ainda neste mês iniciaremos as obras de sua construção.
Em 2012, o PTS estará com plena atividade, formando um ambiente de sinergia para a pesquisa e inovação. Um espaço onde as universidades trabalharão em sintonia, desenvolvendo pesquisa e inovação, transformando o conhecimento em riqueza. Temos hoje uma forte economia industrial e iniciamos uma nova fase de desenvolvimento, o tecnológico, que tem sido o diferencial das cidades que mais se desenvolvem no mundo e mais conseguem agregar valor e produção.
Sorocaba fará parte das cidades tecnológicas, o que contribuirá fortemente para o desenvolvimento regional e da indústria nacional. Estamos construindo o futuro!
Vitor Lippi
Prefeito de Sorocaba
*Artigo originalmente publicado pelo jornal Bom Dia Sorocaba na edição desta quarta-feira (11/05/2001)