24 maio 2011

Fórum Municipal de Qualificação reuniu cerca de 200 pessoas

Crédito: Zaqueu Proença / Secom
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Relações do Trabalho (Sert), realizou na manhã desta terça-feira (24) o Fórum Municipal de Qualificação Profissional, reunindo aproximadamente 200 pessoas na Unidade Seminário, que fica na Av. Dr. Eugênio Salerno, 140, no Centro.

“Tivemos três encontros anteriores com diversos setores envolvidos e agora foi um encontro de pessoas interessadas em desenvolver informações suficientes para a composição do Plano Municipal de Qualificação Profissional para Sorocaba”, elucidou o secretário Luís Alberto Firmino. O primeiro encontro ocorreu dia 17, com os sindicatos e associações patronais; o segundo, no dia 19, com Escolas de Formação Profissional Técnicas e Tecnológicas, e o terceiro, dia 20, com empresários, comerciantes e prestadores de serviços, que discutiram melhorias para o setor.

O evento desta terça-feira teve a presença do coordenador de políticas de emprego e renda da Secretaria de Estado de Relações do Trabalho, José Roberto Fukumaru. “O fato de Sorocaba realizar este Fórum mostra uma preocupação fundamental da Prefeitura em adaptar a cidade ao seu crescimento industrial e econômico”, resumiu. Já o chefe de planejamento corporativo de Recursos Humanos, Marcos Minoru Nakatsugawa, falou aos presentes sobre as expectativas da empresa japonesa. “Quando a Toyota veio para Sorocaba sabia das boas condições e das futuras ações da cidade, prova disso é a sequência de eventos com temas importantes. Percebemos um comprometimento muito grande, além de um alinhamento que vem sendo reforçado”, contou.

No próximo encontro será no dia 31, às 20h, também na Unidade Seminário, e o Plano Municipal da Qualificação Profissional de Sorocaba será entregue ao prefeito Vitor Lippi. "O documento conterá todas as propostas, subsídios, planejamento e ações a curto, médio e longo prazo para a qualificação profissional dos trabalhadores de Sorocaba", salientou o secretário Firmino.