A 9ª Semana de Posse Responsável de Animais, realizada pela Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), por meio da Seção de Prevenção e Controle de Zoonoses, entre os dias 16 e 21 de agosto, contabilizou a doação de 68 bichinhos, sendo 55 cães e 13 gatos. Durante as atividades, promovidas no Hipermercado Coop Itavuvu e no Parque Carlos Alberto de Souza, no Campolim, foram divulgadas informações e orientações sobre o conceito de adoção consciente e os deveres dos proprietários de animais.
O encerramento foi em clima de festa, com a realização da 3ª Mostra de Cães e Gatos Adotados e as atividades de cultura e lazer na pista de caminhada do Campolim. Nila Puglia, da Zoonoses, avalia que a cada ano tem sido possível observar que as pessoas estão mais familiarizadas com o conceito de posse responsável. “Ter um animal não é obrigação, é opção. As pessoas precisam compreender que a decisão de ter um bicho de estimação envolve a responsabilidade de cuidar deste animal durante toda a vida, não dá para desistir e abandoná-lo, como alguns insistem em fazer”, comenta Nila.