03 setembro 2010

Educadores recebem capacitação para o Saúde Emocional

Para aprenderem a lidar com as emoções pessoais, o autoconhecimento e, principalmente, na busca do crescimento pessoal e profissional, um grupo de 200 educadores (diretores, gestores escolares e supervisores), além de funcionários da Secretaria da Educação, está aprendendo sobre Saúde Emocional. O curso acontece em uma série de sete aulas (uma por mês), de três horas de duração, no Centro de Referência em Educação.

Nesta sexta-feira (03) aconteceu a terceira aula, aplicada por profissionais da Associação pela Saúde Emocional de Crianças (São Paulo) que, por sua vez, foram capacitados pela Partnership for Children, entidade de Londres (Inglaterra) que coordena o projeto “Amigos do Zippy” no mundo. Durante o curso, os profissionais aprendem a lidar com o autodesenvolvimento, reflexão sobre as próprias capacidades e dificuldades e oportunidades de melhorar o ambiente profissional, como forma de ajudar no bem-estar.

De acordo com a professora Meire Sforcim, gestora do programa na Rede Municipal, a saúde emocional ajuda no bem viver da pessoa. Ainda, durante este segundo semestre, a Secretaria da Educação promoverá a capacitação de outros 143 profissionais que atuam como segundo educador nas classes.

Eles participarão de um curso condensado dos projetos “Amigos do Zippy” e “Amigos do Maçã”, onde conhecerão um pouco mais sobre a educação emocional. Na sequência, são os vice-diretores, orientadores pedagógicos e inspetores de alunos da Rede Municipal que também serão treinados para lidar com a saúde emocional.