12 setembro 2011

Alunos do 'Mais Cultura' são premiados no 10º Festival Estudantil do Sesi

A comédia “Geração Pipoca”, encenada pelos alunos do programa “Mais Cultura”, da Secretaria da Cultura e Lazer, foi o único espetáculo sorocabano apresentado dentro do 10º Festival Estudantil do Sesi, realizado na última semana. O grupo ganhou os prêmios de “Melhor Direção”, para Hamilton Sbrana, e 2º lugar como “Melhor Espetáculo Categoria Adulto”. Além disso, a apresentação também foi indicada para as categorias “Melhor Atriz Coadjuvante” (Amanda Ramos), “Melhor Figurino” e para “Melhor Espetáculo”.

A comédia teatral é um painel sobre a juventude, com textos de diversos autores - como Rubem Alves, renomado educador, psicanalista e escritor -, abordando temas como sexualidade, relacionamento, drogas e saúde. Na peça, o ator/adolescente questiona seus valores e a importância dessa fase boa da vida, quando ocorrem grandes transformações físicas e emocionais.

Conforme Sbrana, a montagem pretende atingir pais e filhos, principalmente o adolescente que ainda não consegue localizar-se nesta etapa confusa da vida. O espetáculo é apresentado de forma divertida e leve: jovens que falam das suas descobertas e dos temores dos pais, que se sentem perdidos e incertos com a educação que devem oferecer aos filhos nos dias de hoje.

“Geração Pipoca” coloca a juventude reconhecendo o meio em que se vive. Isto é, o adolescente recebendo influências de valores que estão sendo constantemente modificados pelo nosso mundo repleto de inovações, mas sempre adquirindo as fortes características do local em que está agregado.

Estão no elenco: Amanda Ramos, André Roman Balbi, Andressa Assis, Bárbara Moraes, Beatriz Camargo, Bruna Alexandrino, Carol Arruda, Cecília Marques, Danilo Freitas, Jéssica Gabriela, Jéssica México, Juan Trevisan, Marina Santos, Michele Fernandes, Rica Blaseck, Samara Cerqueira, Vanessa Damasceno, Ber Bueno, Juan Robert e Gabriela Santos.

O Grupo “X da Cena”, que também participa da Escola de Teatro Camarim Casa do Ator, participará nos próximos meses de outros festivais de teatro, como os de Bauru, São José dos Campos e Piracicaba.