28 setembro 2011

Paranaenses conhecem os programas 'Amigo da Família' e Clube do Nais

Crédito: Zaqueu Proença / Secom
Dirigentes do Fórum Social de Londrina, no Paraná, vieram a Sorocaba conhecer os projetos sociais desenvolvidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), e também o Clube do Nais – Núcleo de Acolhimento Integrado, da Secretaria da Juventude (Sejuv), cujo objetivo é acolher e dar atendimento aos jovens infratores buscando resgatar e fortalecer seus laços familiares e comunitários.

A secretária Maria José Lima e responsáveis pelo desenvolvimento dos programas e projetos da pasta recepcionaram o presidente o diretor do Fórum, Clóvis Souza Coelho e Cláudio Sérgio Tedeschi, respectivamente. Mazé esteve em Londrina recentemente para realizar uma palestra no Fórum Social daquele município e agora os diretores vieram conhecer pessoalmente os detalhes.

Eles visitaram também os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro Ana Paula Eleutério e do Jardim Ipiranga. E conheceram detalhes do Programa “Amigo da Família”, que já ajudou 480 famílias a saírem da condição de extrema pobreza em apenas um ano de atividade. No bairro Ipiranga, os visitantes estiveram no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e, por fim, no Clube do NAIS.

Cláudio disse que o Fórum de Londrina procura conhecer, em todo o país, modelos de projetos sociais que dão certo e, por isso, a vinda a Sorocaba. “Depois de visitar as cidades, conhecer os programas e projetos bem-sucedidos, nós os adaptamos às nossas necessidades e os oferecemos ao poder público como sugestão para que apliquem em Londrina", conta. Clóvis gostou dos projetos desenvolvidos em Sorocaba e comentou: “é importante notar o entusiasmo e o carinho com que os profissionais se entregam a esses trabalhos. E isso faz toda a diferença.”