29 setembro 2011

Unidades Pré-Hospitalares também realizam o Acolhimento

O sistema busca humanizar o atendimento e melhorar o encaminhamento a cada caso
Foto: Paulo Ochandio / Secom



Em pleno funcionamento em 23 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba, o sistema de Acolhimento também é realizado nas duas Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) Zona Norte e Zona Oeste. O programa Acolhimento é desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde (SES), desde 2002, quando o então prefeito Vitor Lippi era do secretário da pasta. O objetivo é atender as pessoas que buscam os serviços de saúde baseando-se na escuta e na avaliação individual do risco de cada cidadão, ampliando a resolutividade dos casos e tornando o atendimento ainda mais humanizado na rede municipal.

A equipe do Acolhimento, que recebe o paciente na unidade de saúde, é composta por médico, enfermeiro e auxiliar de enfermagem. Dependendo do caso ou necessidade, a pessoa é atendida no mesmo dia pelo médico do programa ou tem uma consulta marcada. Pode também ser encaminhado para uma unidade que tenha mais recursos. “Humanizar cada vez mais o atendimento na rede municipal de Saúde é uma das prioridades da administração. Por isso, a secretaria pretende implantar o sistema de Acolhimento em todas as unidades. Com o Acolhimento, ninguém fica sem atendimento”, diz o secretário Ademir Watanabe.

Hoje, o programa também é trabalhado em 23 Unidades Básicas de Saúde
Foto: Paulo Ochandio / Secom


A UPH Zona Oeste realiza o Acolhimento desde que foi inaugurada, em junho de 2008. A UPH Zona Norte iniciou o programa em maio deste ano, atendendo o público adulto, e, em junho, implantou também no setor pediátrico. “O objetivo do Acolhimento na área de urgência e emergência é organizar, com foco no paciente, todo o processo de trabalho, direcionando os recursos de forma mais adequada aos pacientes com risco maior de morbidade”, explica o coordenador médico da Área de Urgência e Emergência da SES, Vagner Guerrero Rinaldo.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui