09 setembro 2011

Anamma participa da celebração dos 30 anos do Conama e do lançamento do Plano de Resíduos Sólidos

A secretária do Meio Ambiente de Sorocaba e vice-presidente da Anamma Sudeste, Jussara de Lima Carvalho, participou das festividades do 30º aniversário do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) e do lançamento do debate público sobre o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, em Brasília, na semana passada. O evento também contou com a participação da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

Para Jussara, foi muito importante participar desses dois momentos significativos para o meio ambiente. “O Conama é um espaço democrático que representa toda uma luta pelas questões ambientais do Brasil, principalmente no que diz respeito a marcos regulatórios e padrões nacionais para o controle da poluição, manutenção da qualidade do meio ambiente, sempre de olho no uso racional dos recursos ambientais”, destacou.

A primeira versão do Plano Nacional de Resíduos Sólidos já está disponível no site do Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br) e as conferências regionais foram marcadas. Em São Paulo será realizada no início de outubro. A expectativa é que as conferências regionais possam incorporar as metas regionais para o Plano que deverá estar pronto até o final do ano. Para os municípios, o prazo para elaboração do Plano de Resíduos Sólidos é agosto de 2012.

O Plano Nacional foi feito pelo IPEA a partir dos cenários de crescimento do país, o que pode significar um aumento ainda maior na geração de resíduos, por isso a importância do ciclo: reduzir, reutilizar, reciclar.