21 setembro 2011

Centro de Referência em Educação ajuda na inclusão de 455 alunos

Quem vê o pequeno Léo, de apenas 8 anos, correndo, andando de bicicleta e brincando com os amiguinhos, não imagina o longo caminho que ele percorreu. Foram muitas as lutas, o esforço e a união da família que o levaram a esta vitória. Desde os primeiros meses de vida começou a enfrentar as dificuldades da coordenação motora. Com isso, dependia dos pais e da família para quase tudo até os 7 anos.

Sua vida começou a mudar há cerca de um ano, quando passou a frequentar as atividades da Oficina do Saber – Escola em Tempo Integral, do bairro Laranjeiras. Concomitantemente, foi assistido pelo trabalho do Centro de Referência em Educação "Dom José Lambert", da Prefeitura de Sorocaba. A equipe escolar tem desempenhado papel fundamental na adaptação das atividades escolares e no desenvolvimento global do aluno. Também são grandes parceiros entidades como Apae, Afissore e outras.

Quando chegou a Oficina do Saber, Léo caminhava com dificuldade, não sabia ler e não se expressava direito. Hoje, ele corre, anda de bicicleta, brinca com os coleguinhas e até joga futebol, além de se destacar na classe. No entanto, o avanço mais comemorado por toda a classe foi o dia que ele começou a ler, conta sua avó, Rosimeire Pereira de Souza, que é professora da EM "Paulo Tortello". Agora ele é independente e é fácil perceber, por meio de seu sorriso, a alegria de estar entre os amiguinhos e participar das brincadeiras e atividades escolares.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, clicando aqui.