12 setembro 2011

Coleta de lixo conta com dez novos caminhões

Desde a semana passada, a coleta de lixo domiciliar de Sorocaba passou a operar com dez novos caminhões zero quilômetro. A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe), informa que os veículos renovam parcialmente a frota atual de 25 veículos, visando melhorar as condições de atendimento à cidade. Em 2009, a empresa Gomes Lourenço já havia trocado outros quatro caminhões, o que representa a substituição de mais de 60% da frota em menos de dois anos.

O sistema mecanizado para coleta de lixo conta com mais de 45 mil contêineres, distribuídos em todas as regiões da cidade. Para recolher cerca de 450 toneladas de lixo domiciliar por dia, os caminhões percorrem os bairros três vezes por semana, em dias alternados, e o Centro de segunda-feira a sábado.

Desde o início do ano, a Seobe já solicitou a manutenção de cerca de 20% dos contêineres existentes em Sorocaba, somando mais de nove mil unidades. Os serviços priorizaram as regiões onde os recipientes existiam há mais tempo, também visando diminuir as possibilidades de criadouros de mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Os serviços consistiram na troca, reposição e reparo de contêineres.