26 setembro 2011

Feira de Profissões teve recorde de público

Crédito: Zaqueu Proença / Secom

Foi um show a parte e agradou jovens e adultos. A palestra do professor José Inácio da Silva Pereira (Pachecão), realizada na noite da sexta-feira (23), encerrou com chave de ouro a 3ª Edição da Feira de Profissões, realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação. Pelo menos 1.500 jovens assistiram à aula-show desta noite de sexta-feira e passaram pela feira, avaliado pelo número de ônibus e de visitantes aos estandes.

Para o professor Pachecão, a feira é um ótimo ponto de apoio aos estudantes que precisam escolher qual curso fazer; e que a grande dúvida nessa escolha é normal na vida do jovem. “O jovem não se conhece, não conhece o mundo e como poderia tomar uma decisão tão importante, que também é desconhecida para ele”, questiona.

Em sua palestra, ele pontua que o essencial é o jovem se conhecer, pesquisar, conversar com profissionais da área desejada, ver o mercado de trabalho e, assim, chegar à futura profissão. “Fiz 13 vestibulares e abandonei o curso de Agronomia depois de uma conversa com um agrônomo. Acabei me formando em Engenharia Mecânica e me tornei professor de Física”, revela.

De acordo com a professora Valderez Soares, coordenadora da Feira de Profissões, um dos fatores que contribuiu para o grande público nos dois dias do evento foram as palestras vocacionais bastante abrangentes e o número de expositores, bem superior ao do ano passado. “A cada ano, queremos nos aperfeiçoar mais e chegar próximo daquilo que o jovem necessita para escolher bem a sua carreira. Trouxemos este ano várias instituições e instrumentos de ajuda, não só na escolha do curso, mas também os meios para que o aluno que vem de escola pública possa ter as mesmas oportunidades”, disse ela.

Para Gabriela Tomazin, estudante do 3º Ano do Ensino Médio da EE “Antônio Padilha”, de Sorocaba, o evento organizado pela Prefeitura de Sorocaba é o maior e melhor da cidade e dá uma grande contribuição para o jovem decidir sobre que carreira seguir. “O bom aqui é que a gente pode interagir com o palestrante, conhecer mais a fundo a profissão desejada. Eu já tinha escolhido Engenharia Ambiental, mas vim para saber mais sobre o curso e fiquei satisfeita”, disse.