05 setembro 2011

Mais Cultura: oportunidade de aprendizado e vivência por intermédio da arte

Cerca de 850 pessoas, entre adultos, adolescentes e crianças, estão participando da temporada de oficinas do Programa “Mais Cultura” deste ano. Oferecido gratuitamente à comunidade pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura e Lazer desde 2008, o “Mais Cultura” tem o objetivo de proporcionar aos participantes a oportunidade de aprendizado e vivência de diferentes experiências. “Os cursos gratuitos possibilitam a ampliação dos horizontes culturais e formação de cidadãos mais conscientes de sua atuação na sociedade”, explica o secretário Anderson Santos.

Crédito: Zaqueu Proença / Secom
As oficinas (street dance, balé, teatro, coral, dança de salão, teclado, pintura em tela, violão, mangá, jazz, violino, Tai Chi Chuan, capoeira, percussão, DJ, flauta, sapateado) são oferecidas em vários locais da cidade, como o Território Jovem 33 (Nova Esperança), Palacete Scarpa (Centro), Biblioteca Infantil Municipal (Centro), Biblioteca Municipal de Sorocaba (Alto da Boa Vista), Parque dos Espanhóis (Pinheiros) e nas Casas do Cidadão Ipanema, Itavuvu, Brigadeiro Tobias e Ipiranga.

Para o professor de teatro, Hamilton Sbrana, o programa dá a oportunidade para que, principalmente a juventude, possa ter contato com as artes, além de ajudar com o desenvolvimento profissional. “Tivemos um aluno que cursou um ano de teatro conosco e, logo depois, passou em uma entrevista de trabalho para uma grande empresa de Sorocaba. No dia seguinte ele nos ligou agradecendo, explicando que as aulas o ajudaram em sua boa desenvoltura durante o processo seletivo. Para mim é este o nosso grande prêmio em participar de uma iniciativa com esta!”, explica o mestre.

Neste ano, as turmas do “Mais Cultura” de vários cursos vêm se destacando em apresentações variadas pela cidade. Só em 2011, eles estiveram em eventos como a Semana do Escritor, Feager, Se Liga Sorocaba!, Simpósio de Administração Pública Municipal, entre outros.

Crédito: Luiz H. Gonzales

Para a jovem Marina dos Santos, 15 anos, que participa do grupo do Grupo “X da Cena” de teatro, as aulas têm sido muito importante para ajudar em sua comunicação. “Sempre fui muito comunicativa, mas agora estou aprendendo a dosar isto, equilibrar. Além, é claro, de ganhar novas amizades, os meus colegas de oficina viraram uma família. É muito importante também participar do elenco das peças. A gente se supera a cada apresentação, é muito bacana”.

Para a professora de balé, Maria Teresa Araújo, que ensina cinco turmas de meninas com idade entre 6 e 12 anos, o curso estimula as meninas a conhecer melhor diferentes culturas. “Nós ensinamos a dançar, mas também estimulamos as crianças a conhecer diferentes artes, como as plásticas, cênicas e música. Além, é claro, de trabalhar o corpo e estimular as relações de amizade”, destaca.

Os interessados em participar da temporada 2012 das oficinas do “Mais Cultura” devem ficar atentos. As datas para a realização das inscrições serão divulgadas no início do próximo ano, via imprensa.