12 setembro 2011

Nova interligação do Sorocaba Total facilita trânsito entre avenidas Ipanema e Itavuvu

Crédito: Zaqueu Proença / Secom
Há algumas semanas, os motoristas que transitam pela Zona Norte contam com uma nova alternativa para circular entre dois importantes pontos nas proximidades das avenidas Ipanema e Itavuvu, dentro do programa Sorocaba Total. A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (SPG), concluiu a interligação da Av. Edward Frufru Marciano da Silva, no Jd. São Guilherme, com a Alameda do Horto, no bairro Caguaçu. O novo trajeto dispõe de pista duplicada com ciclovia, incluindo uma travessia sobre um córrego local, sinalização viária, paisagismo e sistema de iluminação.

Integrante do Complexo Viário “Ulysses Guimarães”, o novo sistema viário possibilita a ligação entre a região da Cruz de Ferro, na Av. Ipanema, e Av. Itavuvu, nas proximidades da Casa do Cidadão. Com a previsão do aumento do tráfego de veículos, as obras na Edward Frufru consistiram na criação de uma pista e no reforço da original, com criação de uma nova base e recuperação do pavimento, seguida da construção de ciclovias.

Esta ligação está retirando da Avenida Ipanema e de vias secundárias a maior parte dos veículos utilizados por motoristas que precisavam sair da região da Cruz de Ferro e seguir até a Itavuvu, ou no sentido inverso. Agora eles não precisam mais transitar por toda a extensão da Ipanema para chegar de um ponto a outro, o que facilita o trajeto dos veículos naquela região.

Maior obra viária do interior de Estado de são Paulo, o Sorocaba Total está implantando três complexos viários na cidade para agilizar o trânsito de veículos e de pessoas entre diversas regiões, sem a necessidade de se utilizar a região central. Os complexos "Mário Covas", "Ulysses Guimarães" e "Franco Montoro" somados chegarão aos 33 quilômetros de avenidas, sendo 22 km de novas avenidas e 11 km de revitalização em vias já existentes.