19 setembro 2011

Operação especial contra a Dengue no Cajuru remove 3,5 mil kg de criadouros

A operação especial contra a dengue, realizada pela Prefeitura de Sorocaba no bairro Cajuru, por meio das Secretarias da Saúde (SES) e de Parcerias (Separ), removeu 3.530 quilos de possíveis criadouros do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.

“Esta grande quantidade de criadouros, retirada de residências e terrenos do bairro, mostra que muitas pessoas ainda não se conscientizaram sobre a importância da prevenção. Objetos que acumulam água de chuva devem ficar em local coberto. Quanto mais criadouros nos imóveis, mais mosquitos haverá e, consequentemente, mais casos de dengue na cidade”, alerta Leandro Arruda, chefe da Seção de Controle de Zoonoses de Sorocaba.

A Zoonoses informa que as operações especiais continuarão a ser realizadas aos sábados, justamente com o objetivo de eliminar o maior número possível de criadouros em determinados bairros da cidade e, principalmente, para orientar a população sobre a importância das ações preventivas contra a doença.

Além disso, Leandro lembra que sábado é o dia do sorocabano combater a dengue. “Reforçamos o pedido para que a população adote o sábado como o dia de combate à dengue. Assim, neste dia da semana, em que a maioria das pessoas tem um tempo livre, cada cidadão deve vistoriar sua casa, eliminando os criadouros do mosquito transmissor da doença. Precisamos agir juntos para que a vencermos a luta contra o Aedes aegypti”, diz.