26 setembro 2011

Plano Cicloviário recebe prêmio internacional

Considerado referência no Brasil, o Plano Cicloviário de Sorocaba conquistou mais um prêmio e, desta vez, de reconhecimento internacional. O projeto desenvolvido pela Prefeitura foi um dos vencedores da 4ª edição do Concurso Internacional “Cidades Ativas Cidades Saudáveis”, com a Menção Honrosa na categoria “Transporte Saudável e Qualidade do Ar”. A premiação será entregue no dia 5 de outubro, no México, durante o VII Congresso Mundial de Transporte Sustentável.

Uma das ações prioritárias do Planejamento Estratégico estabelecidas pelo prefeito Vitor Lippi, o Plano Cicloviário representa um novo conceito de qualidade de vida e mobilidade urbana, pois garante segurança aos ciclistas, estimula o lazer e a prática de atividades físicas, além de oferecer uma opção econômica e não poluente de transporte. Com cerca de 80 km de ciclovias concluídos, Sorocaba deve chegar a 100 km até 2012, interligando todas as regiões da cidade.

O concurso é promovido pela Organização Panamericana de Saúde e pela Embarq - The WRI Center of Sustainable Transport. O vice-prefeito e secretário de Planejamento e Gestão, José Ailton Ribeiro, destaca o fato de os projetos finalistas terem sido escolhidos por votos de internautas. “A Prefeitura possui vários programas dentro do conceito 'Cidade Saudável', voltadas ao meio ambiente e à saúde da população. Nós ficamos felizes com a escolha, que serve de reconhecimento aos esforços para tornar Sorocaba uma cidade que incentiva um estilo de vida saudável para os seus cidadãos”, acredita.

Além do Plano Cicloviário, o Projeto Caminhada e o Mega Plantio também se classificaram à fase final do concurso “Cidades Ativas Cidades Saudáveis”, nas categorias “Atividade Física” e “Espaço Público”.